Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sexta-feira, 18 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Fotos Laziz Hamani © Cartier 2012
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Ballon Bleu turbilhão com duplo fuso horário saltante

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A Cartier exibiu seus novos modelos de Alta Relojoaria, que serão apresentados oficialmente durante o próximo SIHH, em Nova Iorque, no último dia 7 de Novembro.


Entre os modelos apresentados durante esse encontro do Cartier Fine Watchmaking Club, no Oak Room da boutique Cartier da 5a. Avenida, estava o Ballon Bleu de Cartier turbilhão com duplo fuso horário saltante.


Ballon Bleu de Cartier turbilhão com duplo fuso horário saltante

O Ballon Bleu de Cartier turbilhão com duplo fuso horário saltante foi projetado como um regulador. Com seu ponteiro de minutos central e seus dois indicadores de horas saltantes – um para a hora local e o outro para a hora de origem, ele busca revolucionar o mundo dos relógios para viajantes.

É uma sutil mas complexa obra-prima de equilíbrio, estampada com o Selo de Genebra, que faz de sua transparência um jogo para conhecedores, ao lhes permitir descobrir os detalhes de seu fascinante mecanismo.

As imutáveis leis da “Divina Proporção” estabelecem que a beleza é invariavelmente o resultado de um equilíbrio dimensional. No Ballon Bleu de Cartier Turbilhão com duplo fuso horário saltante, a simetria de seu design e a nobreza de suas proporções são realçadas por uma série de interrupções, cuidadosamente estudadas, à harmonia geral.

O objetivo é conduzir os olhos a vários pontos predeterminados, tais como os discos das horas saltantes, para instintivamente leva-los às duas principais informações de tempo que são fornecidas, e para as quais o relógio foi criado.

Mas, uma vez os olhos tenham lido os números indicados pelos ponteiros azuis individualmente ajustáveis, eles se movem para admirar as poderosas dimensões do relógio.

Como por mágica, seu refinado design, baseado em um relógio de bolso, desvia a atenção do seu diâmetro de 46 mm para as curvas de sua magnífica caixa que possui formas ideais para o pulso.

Complementado por uma pulseira de aligátor e disponível em uma edição limitada de 50 peças em ouro rosa e 50 em ouro branco, o Ballon Bleu de Cartier turbilhão com duplo fuso horário saltante encantará todos aqueles que apreciam raros objetos, o prazer de viajar e os magníficos mecanismos.


Equilíbrio nascido da simetria

Quando se observa o relógio na mão antes de se coloca-lo no pulso, a face e o fundo transparente do Ballon Blue de Cartier turbilhão com duplo fuso horário saltante revelam uma peça de verdadeira escultura cinética.

O movimento perfeitamente balanceado que recebe o Selo de Genebra é produto de uma íntima associação entre relojoeiros e engenheiros. Este movimento mecânico de Manufatura com corda manual (calibre 9456 MC) é regulado por um turbilhão voador inspirado na letra “C” de Cartier e tem sua carruagem ligeiramente elevada para maior destaque no coração do mecanismo de duplo fuso horário saltante.

Através do mostrador meticulosamente esqueletizado, este coração perfeitamente simétrico e individualmente numerado revela uma parte do sutil mecanismo retrógrado, que permite que duas horas saltantes completamente sincronizadas mas individualmente ajustáveis sejam exibidas.

A primeira, controlada pela coroa, está posicionada à direita do mostrador. A ponta do ponteiro de aço azulado do grande contador com numerais Romanos mostra a hora do local de origem. A segunda, controlada pelo botão na posição das 10 horas, indica a hora local.


Uma indicação simples para um mecanismo complicado

Esta original complicação modular, muito útil para estetas que apreciam viagens de longa distância, possui um charme raro. Amantes de relógios observarão o relógio horas a fio, notando o lento movimento das alavancas que controlam as horas saltantes através do mostrador vazado.

Seu movimento quase imperceptível ao longo de um período de 60 minutos significa que apenas uma mínima quantidade de energia é necessária para armá-las e isto não tem impacto na precisão do regulador.

Mas todo mecanismo sofisticado envolve algo mágico e neste caso a magia acontece em uma fração de segundo: cada hora termina com um pequeno clique seco, que os amantes de sofisticados mecanismos irão apreciar.

As duas alavancas estão ligadas a uma mola espiral, e quando alcançam o final de seu curso elas são liberadas. Acionadas por suas molas, estas duas peças retornam ao seu ponto de origem em uma fração de segundo.

Durante esse movimento, um “finger” retrátil sobre a alavanca engata com seu respectivo dente da roda em estrela. Em um flash, isto avança cada uma das duas rodas em 1/12 de uma volta, o que faz com que os dois ponteiros indiquem a próxima hora em seus respectivos contadores – uma para a hora local, o outro para a hora de origem.


Ballon Bleu de Cartier turbilhão com duplo fuso horário saltante – dados técnicos

Caixa
Ouro rosa ou branco 18 K
Espessura de 13,8 mm
Diâmetro 46 mm
Coroa canelada, em ouro rosa ou branco 18 K, engastada com um cabochão de safira
Vidro de safira
Fundo de safira
Resistência à água a 30 metros

Mostrador
Grade vazada acetinada com efeito “sunray” e numerais arábicos e romanos transferidos. Ponteiros no formato de espada, em aço azulado

Pulseira
Em couro de aligátor preto, com fecho de báscula duplo ajustável em ouro 18 K rosa ou branco

Movimento
Calibre 9456 MC, movimento de Manufatura mecânico, a corda manual, certificado pelo Selo de Genebra, turbilhão “voador” com carruagem na forma de um “C”, 2 fusos horários de salto instantâneo.

Diâmetro de encaixe de 24,5 mm, diâmetro total de 30 mm, espessura de 6,75 mm. 302 peças, 44 rubis. Frequência de 21.600 alternâncias/hora. Reserva de marcha de 50 horas.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais