Adicionar aos Favoritos      Indique este Site domingo, 20 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Stephen Forsey
Clique para zoom
Robert Greubel
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Tourbillon 24 Secondes Contemporain

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Greubel Forsey “Tourbillon 24 Secondes Contemporain”

O “Tourbillon 24 Secondes Contemporain”, apresentado pela Greubel Forsey durante o SIHH 2012, foi um dos relógios pré-selecionados pelo corpo de jurados do Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra 2012, na categoria Relógio Masculino.



Credenciais para a premiação não faltam para esse belo relógio, que seguramente poderia ser também indicado para as categorias de “Relógios Complicados” ou “Inovação Relojoeira”. Contudo, a Greubel Forsey teve outros modelos indicados para essas categorias, e o “Tourbillon 24 Secondes Contemporain” é um relógio relativamente “simples” se comparado a eles.

Simplicidade, em se tratando da Greubel Forsey, significa “apenas” um mecanismo com turbilhão único inclinado, com período de rotação de 24 segundos. Com ele Robert Greubel e Stephen Forsey mais uma vez desafiam os limites da arquitetura relojoeira tridimensional.

O “Tourbillon 24 Secondes Contemporain” é caracterizado por uma caixa redonda que permite a admiração de toda a técnica com a qual foi construído, mais particularmente de seu belíssimo mecanismo de turbilhão.

A sensação de profundidade é aqui acentuada pela cor azul-marinho da platina e das pontes integradas, em um tratamento totalmente inédito para os relógios da Greubel Forsey. Este relógio é apresentado em uma edição única de 33 exemplares, com caixa de platina e calibre construído em titânio.


Expressão arquitetônica

Este calibre foi totalmente desenvolvido com o objetivo de oferecer uma visão tridimensional em um pano de fundo circular, que destaca a beleza do mecanismo do seu Turbilhão de 24 Segundos.

A busca do equilíbrio em todas as dimensões guiou a criatividade arquitetônica e tecnológica de Robert Greubel e Stephen Forsey. Este enfoque arquitetural pode ser observado na gestão dos componentes espaciais, cujo índice em relevo situado na altura das 12 horas é um exemplo bastante significativo.

A ponte do turbilhão, construída em safira, confere ao dispositivo de regulação um aspecto flutuante e uma leveza hipnótica, e sua execução se constituiu na superação de um dos maiores desafios criativos impostos no projeto do relógio. A combinação de simplicidade e complexidade, de acordo com a perspectiva com que se contempla este relógio, lhe confere uma inédita peculiaridade e perfeita harmonia.


Azul-marinho

O Tourbillon 24 Secondes Contemporain captura todos os olhares através da magia da cor azul-marinho de seu calibre de titânio, em franco contraste com a beleza etérea do turbilhão. Esta tonalidade única lembra as profundidades abissais e reforça enormemente a tridimensionalidade de sua arquitetura.

A homogeneidade da cor foi obtida mediante uma oxidação específica, fruto de intensa pesquisa e muitos testes. O azul brilha em uma gama infinita de matizes de acordo com a luz incidente, e proporciona a este relógio um dinamismo arrebatador.


O Turbilhão de 24 Segundos

Este relógio abriga aquela que a Greubel Forsey denomina de sua terceira invenção fundamental, o Turbilhão 24 Segundos, um mecanismo de grande rendimento e grande fiabilidade, com uma gaiola de turbilhão de alta velocidade de rotação – uma volta em 24 segundos – e uma inclinação de 25°. Ele permite contrabalançar os efeitos negativos da atração gravitacional sobre o órgão oscilante, particularmente para as posições estáveis.

O mecanismo compreende 267 componentes, dos quais 88 para a gaiola do turbilhão, que pesa apenas 0,39 gramas. Ele possui dois tambores coaxiais em série, os quais lhe proporcionam uma reserva de marcha de 72 horas. Seu balanço de inércia variável está dotado de uma espiral com curva terminal Phillips, oscilando a uma frequência de 21.600 alternâncias por hora.

A platina e suas pontes integradas são de titânio com acabamento anodizado azul-marinho e são decoradas à mão, granuladas e perladas. As pontes de alpaca também são granuladas e perladas e recebem um tratamento à base de níquel-paládio, além de biselados polidos. O efeito final obtido é o chamado acabamento de superfície “frosted”.

A ponte do turbilhão é feita de safira, enquanto a plataforma da caixa é de titânio com acabamento oxidado anodizado azul-marinho. O mostrador dos ponteiros de horas e de minutos é feito de safira, enquanto que os mostradores dos pequenos segundos e do indicador da reserva de marcha são feitos em ouro. Todo o conjunto é integrado em uma caixa de platina de 43,50 milímetros de diâmetro e uma altura de 15,20 milímetros. Foi utilizado um cristal de safira convexo para o mostrador e um fundo transparente com cristal de safira plano. Sua pulseira azul é costurada à mão e é complementada por um fecho de báscula de platina 950.

O “Tourbillon 24 Secondes Contemporain” é um belíssimo relógio que encanta pela coloração incomum e pela poesia de um turbilhão inclinado que parece flutuar sobre seu mostrador. É um legítimo representante da coleção Greubel Forsey e como tal muito exclusivo.

Cada uma de suas 33 peças será vendida a um preço de 430.000 Francos Suíços, sem incluir taxas ou impostos.


Greubel Forsey “Tourbillon 24 Secondes Contemporain” – Ficha técnica

Movimento

Dimensões: diâmetro de 36,40 mm, espessura de 10,90 mm
Número de peças: movimento completo 267 peças, gaiola do turbilhão 88 peças, peso da gaiola de 0,39 g, 40 rubis
Reserva de marcha: 72 horas
Tambores: dois tambores coaxiais acoplados em série de rotação rápida (1 volta em 3,2 horas), um dos quais equipados com uma brida deslizante para evitar tensão excessiva
Balanço de livre oscilação com inércia variável com parafusos de ouro, com 10 mm de diâmetro
Frequência de 21.600 alternâncias/hora
Espiral com curva terminal Phillips
Platinas de titânio com chanfrados polidos, “frosted”, tratamento azul royal
Pontes de níquel prata, “frosted”, tratamento níquel-paládio com chanfrado polido, uma placa em ouro, outra em titânio, gravadas com o número individual, ponte do turbilhão em safira
Gaiola do turbilhão inclinada em 25°, rotação de 24 segundos, pilares em Avional, pontes de titânio, contrapeso de ouro
Indicações de horas e minutos, pequenos segundos, reserva de marcha

Exterior

Caixa de platina 950 com vidro de safira convexa
Fundo transparente de safira, gravação polida “Tourbillon 24 Secondes Incliné”, garras de geometria variável, parafusos de segurança em ouro, duas placas de platina com textos, gravadas e acabadas manualmente e parafusadas à lateral, edição de 33 peças
Dimensões: diâmetro de 43,50 mm, espessura de 15,20 mm
Resistente à água a 3 atm (30 m) - Norma NIHS 92-20/SN ISO 22810:2010
Coroa em platina com logo GF gravada e laqueada em preto
Pulseira em couro de aligátor azul escuro costurado à mão, com fecho de báscula em platina 950, gravado à mão com a logo Greubel Forsey

Mostrador

Anel de horas em safira, pequenos segundos e setor da reserva de marcha em ouro
Ponteiros de horas e minutos em ouro polido, com SuperLuminova
Pequenos segundos (triângulo vermelho), reserva de marcha em ouro polido, ponteiro de 24 segundos com ponta dupla, em alumínio anodizado preto



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 83, Nov/Dez 2012
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais