Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sexta-feira, 18 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Nicolas Rieussec Rising Hours

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A Montblanc apresentará no próximo SIHH um novo modelo de sua bem-sucedida linha Nicolas Rieussec, o cronógrafo Nicolas Rieussec Rising Hours.


A Montblanc inicialmente usou discos rotativos para substituir os ponteiros dos contadores de segundos e minutos do cronógrafo. Um disco rotativo foi posteriormente instalado para indicar a hora de um segundo fuso horário. Agora a Montblanc apresenta o Nicolas Rieussec Rising Hours, que conta com dois discos, um sobre o outro, para mostrar não só as 12 horas, mas também para indicar se é dia ou noite.


Uma diferença como o dia e a noite

A forma como as horas são mostradas no Nicolas Rieussec Rising Hours é tecnicamente inovadora. Como em todos os modelos da coleção, este relógio tem indicação descentrada para a hora. Mas, ao invés de um ponteiro, há uma abertura circular às 12 horas, na qual um disco com numerais arábicos para as doze horas gira sob um índice triangular.

Aficionados lembrarão de indicações digitais semelhantes, mas o Nicolas Rieussec Rising Hours vai mais longe: seus numerais de horas mudam de cor, dependendo da hora do dia ou da noite. Os numerais são azul-claros durante as horas da noite e pretos durante o dia. Esta interessante função caracteriza cada hora do dia ou da noite e torna mais fácil o ajuste correto da data, para que ela mude à meia-noite ao invés de ao meio-dia.


Um novo calibre de manufatura Montblanc com mecanismo dia/noite patenteado

Esta indicação incomum é feita pelo novo calibre MB R220, com um mecanismo patenteado constituído por dois discos rotativos posicionados um sobre o outro. Os algarismos de 1 a 12 são cortados no disco superior. Este disco de 12 horas gira sobre o disco bicolor dia/noite, que é metade preto e metade azul-claro, de modo que uma cor clara ou escura aparece no numeral esqueletizado na janela de acordo com a hora do dia ou da noite. O disco de 12 horas gira continuamente, enquanto o disco dia/noite gira em intervalos e velocidades variáveis para produzir a alteração de cor desejada (azul claro para a noite, preto para o dia) nos numerais vazados. Este movimento complexo é controlada com o auxílio de um mecanismo de cruz de Malta consistindo de duas cames. Uma dessas cames é montado sobre o eixo do disco de dia/noite, a outra é fixada a um prolongamento do eixo da hora. O perfil de cada came tem uma forma especial para que as cames girem desengatadas entre 9 e 15 horas (e de novo das 21 às 3); o disco de dia/noite é, portanto, imóvel ao longo de ambos os intervalos. O engate começa às 15 e às 3 horas. Este acoplamento faz com que o disco de dia/noite gire em um ritmo cada vez mais rápido até que dois dentes de ambos os lados engatem de modo tal que o disco de dia/noite já não acelera mas continua a rodar de forma síncrona com o disco de 12 horas – o que ocorre a partir de 04:30 a 7:30 (e 16:30 a 19:30).

Depois, o disco dia/noite desacelera entre 07:30 e nove horas (e 19:30 e 21:00) até que o engate é completamente desfeito; em consequência, o disco dia/noite é paralisado.

Este mecanismo patenteado “Rising Horas” é particularmente autoexplicativo duas vezes por dia: às 6 horas em cada manhã, o dígito “6” recortado aparece azul-claro à esquerda e preto à direita para mostrar que a noite está terminando e o dia se inicia; às 6 horas de cada noite, o preto do dia à esquerda muda para o azul-claro noturno da direita.

Além desse mecanismo de duplo disco, quatro outros discos giram no Nicolas Rieussec Rising Hours. O dia da semana é mostrado em uma janela às “9” e a data aparece em uma abertura às “3”. Naturalmente, a função do cronógrafo se baseia no mesmo conceito, com um disco de contar 60 segundos decorridos e outro para registro de até 30 minutos decorridos. A base técnica do calibre com cronógrafo é semelhante aos outros modelos Nicolas Rieussec. Ele tem apenas um botão, o que é pouco convencional, ergonomicamente posicionado às “8”, onde o polegar pode operá-lo convenientemente. De acordo com a tradição, este cronógrafo é controlado por uma roda de colunas, e acopla e desacopla, de uma forma muito moderna e de baixo desgaste, através de uma embreagem vertical. Destacam-se também os perfis inovadores nos dentes do trem de engrenagens, que otimizam a transferência de energia, minimizando o desgaste e o consumo de energia. A marcha é regulada por um balanço com parafusos de 10 mm de diâmetro que oscila muito regularmente graças ao seu elevado momento de inércia (12 mgcm²) e à sua frequência de 28.000 aph (4 Hz). A regularidade da marcha é ainda reforçada pelo tambor duplo, que acumula uma reserva de marcha de 72 horas e mantém um nível muito constante de torque durante um longo intervalo. O mecanismo do automático mantém a reserva de energia constante enquanto o relógio é usado.


Tradição e estética

O modelo possui caixa redonda de 43 mm, em ouro 18 vermelho com garras que fixam uma pulseira de couro de jacaré marrom com escalas grandes e fecho triplo dobrável de ouro. A coroa canelada tem incrustação de madrepérola na forma do emblema Montblanc. O cristal de safira curvado é antirreflexo em ambas os lados. Um segundo vidro de safira, no fundo, revela o rotor de ouro vermelho.

O cronógrafo Nicolas Rieussec Rising Hours também está disponível em platina e em aço. A edição de platina é limitada a 28 peças, e possui pulseira de couro de jacaré cinza com fecho de báscula de ouro branco. A versão de aço inoxidável tem pulseira de couro de jacaré preto com fecho de báscula.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais