Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sábado, 19 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Imagens divulgação
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Fotos Carlos E. Tiburcio Ramos
Clique para zoom
Clique para zoom
Gerard Butler com Jean-Marc Pontroué, CEO da Roger Dubuis

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Excalibur Quatuor

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O principal relógio apresentado pela Roger Dubuis e um dos mais comentados no SIHH 2013 foi o espetacular Excalibur Quatuor, o primeiro relógio com caixa de silício e também o primeiro equipado com quatro conjuntos balanço-espiral do mundo.




A Roger Dubuis dedicará o ano de 2013 à coleção Excalibur. Desta forma, decorou seu estande com motivos medievais, o que incluiu um guerreiro com uma águia em seu braço. Entre os visitantes ilustres, o ator Gerard Butler, amigo da marca, conferiu os lançamentos e se encantou com o Excalibur Quatuor, primeiro relógio com caixa de silício.

Nos últimos anos, o silício tem sido utilizado em pequenas componentes, com o objetivo de aumentar a precisão dos movimentos. Agora, a Roger Dubuis apresenta o primeiro relógio na história da relojoaria com uma caixa inteiramente produzida em silício.

O silício foi escolhido por sua leveza única e dureza sem igual. Ele é 2 vezes mais leve que o titânio, que por sua vez é 2 vezes mais leve que o aço, ao mesmo tempo 4 vezes mais duro. Sua cor singular, cinza profundo e intenso, confere um toque a mais de exclusividade a esta peça emblemática.

A estrutura atômica do silício é similar à do diamante e, de forma similar, sua manipulação é extremamente difícil. Por esta razão a Roger Dubuis recorreu à experiência de firmas especializadas e utilizou tecnologia de ponta para dar forma a uma peça excepcional que surge deste “cristal metálico”.


O órgão regulador, alma do relógio mecânico

Do coração do relógio mecânico, o conjunto balanço-espiral - ou órgão regulador - depende a medição do tempo e, por conseguinte, a precisão. Se muito poucas são as marcas que podem produzir em suas oficinas os outros componentes de um movimento, a produção “em casa” de um órgão regulador é algo excepcional no universo da Alta Relojoaria.

A Roger Dubuis é precisamente uma destas poucas manufaturas totalmente integradas, capazes de produzir esta peça essencial. Com seu savoir-faire, a marca genebrina criou e associou não um, mas sim quatro órgãos reguladores em um mesmo movimento, o calibre RD101, em um feito inédito.


Duas inovações importantes a serviço da precisão

Este relógio de exceção integra, além dos quatro órgãos reguladores, um mecanismo de indicação de reserva de marcha inédito. Duas proezas técnicas (registro de patentes em curso), destinadas a satisfazer a eterna busca da precisão.

A gravidade terrestre faz com que um relógio sofra desvios de marcha em determinadas posições. Este problema, ao qual o turbilhão fornece uma resposta parcial, encontra no Excalibur Quatuor uma nova resposta. Funcionando em pares, seus quatro órgãos reguladores, posicionados de maneira específica, compensam de forma instantânea os desvios de marcha. Ou seja, o que o turbilhão realiza em um minuto (para tentar compensar a gravidade terrestre), o Excalibur Quatuor o faz de forma instantânea.


Uma frequência excepcional de 16 Hz

Enquanto um relógio clássico dotado de um balanço que oscila a 4 Hz é considerado preciso, o Excalibur Quatuor dispõe de uma frequência de 16 Hz, que se referem ao movimento base e não a uma de suas funções.

Graças aos quatro balanços que descrevem cada um quatro oscilações por segundo, a frequência do Excalibur Quatuor se multiplica, pois os balanços não oscilam simultaneamente.

O Excalibur Quatuor associa cinco diferenciais, três deles unindo os balanços às engrenagens do relógio, um sobre a roda central, os outros dois sobre a roda média, assegurando o equilíbrio de posições para uma grande precisão. O quarto diferencial assegura a visualização da reserva de marcha, enquanto o quinto conecta a tige aos dois tambores em paralelo.


Leitura de reserva de marcha inédita

O Excalibur Quatuor oferece uma leitura inédita da reserva de marcha. Enquanto um duplo indicador em meia lua gira no ritmo dos tambores, a cerca de 4,5 voltas por dia, o ponteiro também gira, mas com menor velocidade.

À medida que o relógio se descarrega, o ponteiro segue o movimento dos tambores para posicionar-se de forma precisa nas duas meias-luas e indicar assim a reserva de marcha. Engenhoso, preciso e inovador, este mecanismo está sendo patenteado.


Um modelo muito exclusivo

O Excalibur Quatuor será produzido com caixa em silício, em uma edição de apenas 3 exemplares, e também em ouro rosa, limitada a 88 peças.

Os 590 componentes do calibre RD101 trazem desenho, produção, ajuste e decoração feitos à mão que refletem uma combinação perfeita entre mecânica e estética.

Sua caixa combina todos os códigos característicos da coleção Excalibur: grandes dimensões, aro canelado, protetor da coroa robusto e fixação da pulseira com três asas. Com diâmetro de 48 mm, é estanque a 30 metros e é complementada por uma pulseira de couro de aligátor com fecho de báscula em silício ou ouro rosa.

O movimento e o relógio Excalibur Quatuor em sua totalidade são estampados com o prestigioso selo “Poinçon de Genève”. Assim como todos os relógios Roger Dubuis, um exemplo único no universo da Alta Relojoaria.


O modelo em ouro será vendido a 380.000 Francos Suíços; os três exemplares em silício terão um preço de 1.000.000 de Francos Suíços.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais