Adicionar aos Favoritos      Indique este Site segunda-feira, 25 de maio de 2020                                                                         
notícias
Imagens divulgação
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Fotos por Carlos E. Tiburcio Ramos
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Rotonde de Cartier Duplo Turbilhão Misterioso

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A Cartier apresentou no SIHH duas complicações que se inscrevem na tradição da marca em relógios misteriosos. Uma delas, o Rotonde de Cartier Duplo Turbilhão Misterioso, exibe um turbilhão voador que parece flutuar no vazio.


O Rotonde de Cartier Duplo Turbilhão Misterioso é dotado de um turbilhão volante que parece flutuar no vazio, efeito proporcionado pelo calibre 9454 MC, movimento certificado pelo Selo de Genebra.

Desvendar toda a magia que oculta a sua mecânica exige uma observação atenta. De fato, o turbilhão volante, que realiza uma volta completa sobre si mesmo em sessenta segundos, parece em total suspensão no vazio, sem nenhuma conexão aparente com qualquer engrenagem. A ilusão se completa quando este mesmo turbilhão efetua uma segunda rotação, realizando uma volta a cada 5 minutos.


Magia transformada em ciência

Com uma sobriedade que dissimula uma incrível complexidade, o relógio Rotonde de Cartier realça uma construção mecânica muito original chamada “Duplo Mistério”.

Em um truque de magia, o artista tem que desviar a atenção para realizar seu passe e fazer crer, graças à ilusão produzida, na existência de forças sobrenaturais. Para o Rotonde Duplo Turbilhão Misterioso, a equipe de criadores se inspirou nos “truques” de Jean-Eugène Robert-Houdin, pai dos magos modernos, para criar a ilusão de levitação.

O mecanismo do turbilhão permite, em uma posição vertical, e mediante a rotação da gaiola em um certo tempo, compensar a influência da gravidade sobre o balanço (órgão de regulação), fazendo com que ele ocupe todos os pontos de um círculo em um dado período de tempo.

Instalado no coração do Rotonde Duplo Turbilhão Misterioso, este órgão fascinante e aéreo parece desafiar as leis da gravitação, dando a impressão, com sua levitação no vazio, de que a gaiola, ao efetuar uma rotação em um minuto e realizar uma volta completa em seu espaço em 5 minutos, conseguiu escapar completamente à gravidade.


Ocultando o que não deve ser visto

Os relojoeiros da Manufatura Cartier utilizaram um disco de safira com tratamento antirreflexos, no qual foi feita uma abertura no tamanho do turbilhão, para oferecer a ilusão o mais perfeita possível de uma gaiola em levitação. Para tanto, eles fizeram com que o disco apoiasse a gaiola em rotação.

Desta forma, e posicionando a roda de minutos, que impulsiona o oscilador, sobre o eixo destinado a limitar o “torque de resistência” inerente à rotação do suporte do turbilhão, conseguiu-se transmitir sua força ao turbilhão, fazendo com que o órgão completo gire no espaço em 5 minutos. Como resultado, enquanto o turbilhão efetua uma volta completa no espaço aberto e transparente em 5 minutos, a gaiola efetua ao mesmo tempo 5 giros completos.

O truque para se obter este resultado é colocar, na periferia desta plataforma de safira, um “rack” que transforma o disco em uma grande roda dentada que efetua uma volta em 5 minutos.


Desafiando as leis da gravidade

O movimento 9454 MC Duplo Turbilhão Misterioso é resultado de uma longa pesquisa. Por exemplo, a velocidade de rotação das distintas peças móveis é fruto de numerosos cálculos. Para otimizar o consumo energético, a gaiola do turbilhão efetua uma volta completa no espaço que lhe foi reservado em 5 minutos, já que fazê-la girar em um minuto exigiria 25 vezes mais energia.

Para melhorar o rendimento desta peça móvel, reduziu-se ao mínimo possível o peso dos componentes, de forma a limitar a inércia do conjunto giratório, que compreende o disco e a gaiola do turbilhão em titânio. Para compensar o peso do órgão regulador e da gaiola “volante”, cuja massa foi reduzida ao mínimo possível (0,28 g), um segmento de círculo desenhado para aliviar o denteado foi posicionado em frente ao turbilhão para restaurar o equilíbrio entre as massas, com o efeito de criar equilíbrio dinâmico.


Rotonde de Cartier Doble Tourbillon Misterioso – Dados técnicos

Movimento

Movimento mecânico de Manufatura de corda manual, calibre 9454 MC, certificado com o Selo de Genebra, duplo turbilhão misterioso
Diâmetro de encaixe de 35 mm, diâmetro total de 35,5 mm, espessura de 5 mm, 242 peças, 25 rubis, frequência de 21.600 alternâncias/hora, reserva de marcha de 52 horas

Caixa

Caixa de platina com diâmetro de 45 mm, coroa em platina adornada com um cabochão de safira. Cristal de safira, fundo em safira, estanque a 30 metros/3 atm

Mostrador

Mostrador galvanizado com guilloché de cor ardósia, grade prateada recortada com efeito raios de sol, decalque em preto dos numerais romanos. Ponteiros na forma de espada em aço azulado

Pulseira

Pulseira de aligátor preto com fecho duplo de báscula regulável em ouro branco 18 quilates
 
Topo
Mais Notícias:
22/05/2020 - Louis Moinet - Spirit of Jules Verne
 
21/05/2020 - Baume & Mercier - WW2020 - Clifton Baumatic Day-Date Moonphase
 
20/05/2020 - IWC - WW2020 - Portugieser Yacht Club Moon & Tide
 
19/05/2020 - Jaeger-LeCoultre - WW2020 - Master Control Chronograph Calendar
 
18/05/2020 - Panerai - WW2020 - Submersible EcoPangaea Tourbillon GMT - Mike Horn Edition
 
12/05/2020 - Purnel - WW2020 - Escape II
 
11/05/2020 - Vacheron Constantin - WW2020 - Traditionnelle Tourbillon Chronograph
 
24/04/2020 - Louis Moinet - Os Discovery Days
 
24/04/2020 - Louis Moinet - The Discovery Days
 
23/04/2020 - Watches & Wonders - Lançamento de plataforma digital
 
22/04/2020 - Maximilian Büsser & Friends - Horological Machine No.10 Bulldog
 
20/04/2020 - Baselworld - Rolex, Patek, Chopard, Chanel, Tudor e LVMH deixam Baselworld!
 
13/04/2020 - Cyrus - Klepcys Alarm
 
08/04/2020 - Jacob & Co. - Bugatti Chiron Tourbillon
 
07/04/2020 - Cartier - Santos Dumont XL
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2020

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais