Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sábado, 19 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
MusicMachine

quinta-feira, 13 de junho de 2013

MusicMachine Reuge por MB&F é uma caixa de música que parece e soa fora deste mundo. Ela contém todos os elementos tradicionais e consagrados de uma caixa de música “high-end”, mas projetada e configurada de uma forma totalmente incomum.


Mas isto é o mínimo que se poderia esperar de uma colaboração entre Reuge, principal fabricante de caixas de música do mundo, com quase 150 anos de conhecimento e experiência, e MB&F, o premiado laboratório artístico e de micro-engenharia aclamado por suas máquinas horológicas tridimensionais de vanguarda.

Com suas duas hélices e cilindros de prata gêmeos montados em elegante trem de pouso estabilizador, MusicMachine parece uma nave espacial vinda de uma galáxia muito, muito distante.

Cada um dos cilindros de MusicMachine toca três músicas, todas pessoalmente selecionadas pelo fundador e diretor criativo da MB&F, Maximilian Büsser. À esquerda, “Que a Força esteja com você”, tema de “Star Wars”, “Imperial March” de “O Império Contra-Ataca”, e o tema de “Star Trek”. De volta à Terra, o cilindro direito toca “Another Brick in the Wall” do Pink Floyd, “Smoke on the Water” do Deep Purple e “Imagine” de John Lennon - todas canções em sintonia com a atitude inconformista radical da MB&F.

Para MusicMachine, Büsser se aprofundou nos sonhos de infância e fantasias inspiradas por heróis como Luke Skywalker e o capitão James T. Kirk.

Um dos maiores desafios para a Reuge era respeitar a simetria mecânica do projeto da MB&F, e isso significava romper com algumas convenções. MusicMachine, na verdade, tem dois movimentos independentes, cada um composto por hélice propulsora, tambor de corda (como um pistão sob a hélice), cilindro horizontal com pinos, criando três melodias, e pente vertical com dentes individuais afinados à mão com o som de cada nota.

Quando a música toca, a velocidade com que o cilindro desenrola é regida por um regulador a ar na forma de um ventilador circular fora de cada tambor de corda em forma de pistão.

Teria sido muito mais fácil duplicar os movimentos e apenas mudar as melodias, mas o conceito original da MB&F exigia simetria perfeita e, se os movimentos fossem idênticos, o pente em um cilindro não estaria do lado de fora. Então a Reuge deu o passo sem precedentes de configurar os dois movimentos como espelhos um do outro, o que significou inverter completamente o desenho dos componentes de movimento e sua arquitetura.

O resultado final é um “tour de force” visual e acústico que mesmo o fã de “sci-fi” Büsser acha difícil de acreditar: “Reuge é o mestre Jedi das caixas de música. É incrível como eles foram capazes de transformar nosso projeto em realidade. E isso sem mencionar o quão bom é o seu som!”

O CEO da Reuge, Kurt Kupper, ficou igualmente satisfeito com o resultado da colaboração: “MB&F chegou até nós com este conceito radical e nós mostramos que, quando se trata de caixas de música high-end, a Reuge transforma sonhos em realidade.”

MusicMachine é uma edição limitada de 66 peças: 33 peças em branco e 33 peças em preto (este último para aqueles com uma preferência pelo “lado negro”).

Caixas de música mecânicas produzem melodias por meio de dentes afinados em um pente de aço tocado por pinos em um cilindro giratório. Movimentos de caixa de música partilham muitas semelhanças com os seus homólogos da relojoaria, tanto técnica quanto esteticamente: a energia de uma mola é transferido por um trem de engrenagens e a velocidade de desenrolamento é cuidadosamente regulada. Componentes de uma caixa de música high-end recebem um refinado acabamento semelhante ao dos movimentos de relógios de alta gama.

Não é de se admirar, então, que as caixas de música surgiram no início do século 19, na Suíça, a casa da alta relojoaria. Em 1865, Charles Reuge foi um dos pioneiros do gênero, quando montou sua primeira loja de relógios de bolso musicais em Sainte-Croix. Quase 150 anos depois, a Reuge é o principal fabricante de caixas de música “high-end” do mundo, ainda baseada na mesma cidade.


Projeto “sci-fi”

A Reuge criou MusicMachine com base em um projeto de nave espacial futurista proposto pela MB&F, cujo fundador, Maximilian Büsser, é um grande fã dos filmes de ficção científica e séries de TV. Em colaboração com o designer Xin Wang, da ECAL, a MB&F desenvolveu um conceito que habilmente incorpora todas as características essenciais da caixa de música.


MusicMachine - Especificações técnicas

Caixa e quadro
Corpo principal: câmara de amplificação em nogueira, laqueada em branco ou preto piano (laca branca resistente aos raios UV)
Estabilizadores: alumínio jateado e anodizado, anodizado preto fosco para a versão preta
Dimensões: 395 milímetros de largura x 475 milímetros de comprimento x 165 milímetros de altura; Peso total: 2,97 kg
Plataforma de reforço acústico: branco ou preto laqueado

Movimento e acabamento
MusicMachine apresenta dois movimentos 3.72 (3 refere-se ao número de melodias em cada cilindro; 72 refere-se ao número de notas em cada pente), um movimento é configurado “à direita”, outro “à esquerda” (giram em sentidos opostos)

Platina principal: latão niquelado, decorado com Côtes de Genève. A platina principal fixa ambos os movimentos; cada movimento inclui uma mola principal, cilindro, pente e regulador

Molas principais carregadas através de hélices
Tambores em aço inoxidável, cada um com 6 parafusos azulados termicamente no topo; laterais “pistão” ranhuradas, regulador: pás em aço inoxidável

Cilindros em bronze
Funções de iniciar/parar e continuar
Suportes dos cilindros de latão niquelado
Uma melodia = uma revolução do cilindro
Três melodias por cilindro
Duração de cada melodia: 35 segundos
Reserva de marcha por cilindro: 15 minutos
Pinos aplicados e polidos à mão
Comprimento dos pinos: 1 mm, diâmetro de 0,3 mm
Pinos do cilindro direito: 1.279; pinos do cilindro esquerdo: 1.399

Pentes de liga de aço e chumbo; 72 dentes por pente, cada pente ligado à placa de vibração de bronze por seis parafusos de aço azulados termicamente

Melodias

Cilindro direito

“Another Brick in the Wall” (1979) por Roger Waters, originalmente executado por Pink Floyd
“Smoke on the Water” (1973), escrito e originalmente executado por Deep Purple
“Imagine” (1971), escrito e originalmente executado por John Lennon

Cilindro esquerdo

“Star Wars” (1977) por John Williams
“Imperial March” (1980) por John Williams
“Star Trek” (1979) por Jerry Goldsmith
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais