Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 15 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Yuri Gagarin
Clique para zoom
Bernhard Lederer

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Turbilhão Gagarin

terça-feira, 26 de novembro de 2013

O Turbilhão Gagarin é um relógio criado por Bernhard Lederer para celebrar o histórico feito de Yuri Gagarin, o primeiro homem a realizar um voo espacial em 1961.




Todo homem sonha em voar, mas em 1961 o cosmonauta Russo Yuri Gagarin foi o primeiro homem a ir aonde nem os pássaros alcançam: o espaço.

O Turbilhão Gagarin foi inicialmente apresentado em 2011 para comemorar o 50o aniversário deste histórico evento, e agora surge em uma nova versão com caixa em ouro rosa ou branco e um belíssimo mostrador.

Este novo e espetacular mostrador representa a visão que Gagarin teve de sua cápsula Vostok. Feito em ouro e gravado com uma representação da Terra, exibe os oceanos em azul ou preto galvanizado. A sua porção externa, representando o espaço, foi produzida em diamante sintético.

O modelo apresenta um turbilhão voador de 60 segundos que gira ao redor do mostrador no sentido anti-horário em 108 minutos, o tempo total de duração do voo de Gagarin.

Uma lente giratória integrada permite a apreciação dos detalhes do mostrador. Olhar para o mostrador através da lupa lembra a experiência de se olhar para a Terra através da cápsula espacial Vostok.

O movimento mecânico de refinado acabamento manual foi inteiramente desenvolvido e produzido por Bernhard Lederer na Suíça.

O Gagarin Tourbillon é uma edição limitada de 50 peças em ouro branco ou rosa.


O voo de Gagarin

Na manhã do dia 12 de Abril de 1961, um cosmonauta Russo de 27 anos de idade chamado Yuri Gagarin embarcou no foguete Vostok-1 e ocupou um lugar na cápsula pressurizada em seu nariz.

Às 06:07 UTC (09:07 em Moscou) o foguete decolou e 10 minutos mais tarde foi desprendido o último estágio propulsor. Flutuando sem peso, Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem no espaço. Pouco mais de uma hora depois, retrofoguetes foram acionados para frear a cápsula para a sua reentrada na atmosfera terrestre.

A uma altitude de 7.000 metros (23.000 pés) foram acionados os paraquedas de seu módulo de reentrada e 10 minutos depois Gagarin pousou com segurança no solo. Em apenas 108 minutos após a decolagem, Gagarin realizou uma órbita terrestre completa. Pela primeira vez, o homem deixava nosso planeta e retornava. Um momento histórico.


O Turbilhão

O Turbilhão Gagarin apresenta um turbilhão voador orbital de 60 segundos que gira ao redor do mostrador no sentido anti-horário (simbolizando o leste, a direção do voo) em 108 minutos, que foi o tempo que Gagarin levou para orbitar a Terra na cápsula Vostok (que significa “Leste”).

O turbilhão é suspenso por uma ponte giratória inspirada na grande estátua comemorativa de 25 metros de altura que está no local onde Gagarin aterrissou, próximo a Engels.

A gaiola do turbilhão é formada pela palavra “VOSTOK” escrita verticalmente e curvada ao redor de seu perímetro.


Caixa e lente de aumento

A caixa do novo Turbilhão Gagarin é feita em ouro e incorpora uma lente integrada giratória que permite uma melhor apreciação do turbilhão e dos detalhes do mostrador. A lente de aumento pode ser fixada por uma trava inspirada em uma escotilha da cápsula Vostok.


O movimento

O movimento mecânico de refinado acabamento possui corda manual com três tambores que proporcionam uma reserva de marcha de 80 horas.

O complexo movimento com 264 componentes e 35 rubis foi inteiramente projetado, desenvolvido e produzido por Bernhard Lederer na Suíça.


Turbilhão Gagarin – Ficha Técnica

O Turbilhão Gagarin é uma edição limitada de 50 peças em ouro que apresenta um turbilhão voador de 60 segundos orbitando o mostrador no sentido anti-horário em 108 minutos.


Movimento

Movimento mecânico de corda manual inteiramente desenvolvido e produzido por Bernhard Lederer na Suíça
Gaiola do turbilhão formando a palavra “Vostok”
Dimensões de 38 mm x 11,5 mm
Frequência de 28.800 aph/4 Hz
264 componentes, 35 rubis
3 tambores, reserva de marcha de 80 horas

Mostrador

Indicação de horas e minutos
Microtexto gravado com destaques do voo de Yuri Gagarin
Representação do planeta Terra com os oceanos em preto ou azul galvanizado
Anel exterior em diamante sintético

Caixa

Ouro branco ou rosa, incorpora uma lente giratória integrada
Dimensões de 42 mm x 15 mm, 46,5 mm se considerada o anel da lente de aumento
Resistente à água a 30 metros/3 atm
Safira protegendo o mostrador e no fundo transparente da caixa

Pulseira

Couro de aligátor preto costurada à mão com fecho de fivela em ouro branco ou rosa


Yuri Gagarin (1934-1968)

Yuri Gagarin nasceu em uma fazenda coletiva Russa em Klushino, na região hoje conhecida como Smolensk Oblast, em 9 de Março de 1934. A irmã mais velha de Yuri, o terceiro de quatro filhos, ajudou na sua criação enquanto os pais trabalhavam. Como milhões de pessoas na União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial, sua família sofreu durante a ocupação Nazista.

Em sua juventude Gagarin desenvolveu um interesse pelo espaço. Após trabalhar em uma fundição, foi selecionado por uma escola técnica onde se uniu a um clube de aviação e aprendeu a voar em um pequeno avião. Após se formar, alistou-se à força aérea e se tornou um piloto de jatos.

Além de sempre praticar esportes e manter um excelente preparo físico, a pequena estatura de Gagarin (1,57 m) deu a ele uma significativa vantagem como cosmonauta devido ao reduzido tamanho da cápsula Vostok e em 1960 ele foi escolhido como um dos 20 cosmonautas do programa espacial Soviético.

No ano seguinte Gagarin foi designado para voar na primeira missão Vostok em virtude de sua performance, preparo físico, tamanho e estabilidade psicológica.

Após seu histórico voo, Gagarin tornou-se uma celebridade mundial. Em 27 de Março de 1968, quando se requalificava como um piloto de caça, Gagarin e seu instrutor morreram em um acidente.


Bernhard Lederer

Bernhard Lederer nasceu em 1958 próximo a Stuttgart, na Alemanha. Após seu aprendizado relojoeiro se tornou um Mestre Relojoeiro em 1984 e abriu um atelier para restauração e desenvolvimento de seus próprios relógios. Em 1985 Lederer seria um dos membros fundadores da prestigiosa AHCI (Academia Horológica de Criadores Independentes).

Entre os inovadores relógios de Lederer estão um relógio de mesa com uma fase de lua que precisa de correção somente após 1.000 anos, e um premiado relógio escultural chamado “Trojka”. Uma série de relógios de pulso com disco orbitais foi escolhida Relógio Alemão do Ano em 1996.

Lederer colaborou com o famoso designer Hans Donner na criação do relógio de pulso Time Dimension e nos monumentais relógios com a contagem regressiva para a comemoração do 500° aniversário do descobrimento do Brasil, no ano 2000.

Ele se mudou para Neuchâtel, na Suíça, no ano 2000, e fundou a marca de alta relojoaria BLU (Bernhard Lederer Universe).

A filosofia de Bernhard Lederer é criar relógios que marcam o tempo sem impô-lo ao observador, permitindo que ele aprecie a sua beleza sem que seja sufocado pela sua passagem.



O exclusivo relógio de Bernhard Lederer, que homenageia um feito de grande importância histórica em uma belíssima execução, tem um preço de venda de 260.000 Francos Suíços.


www.blu.ch



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 88, Set/Out 2013
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais