Adicionar aos Favoritos      Indique este Site domingo, 13 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Benoît Mintiens
Clique para zoom
Ressence SeriesOne

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Ressence Type 3

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O inovador Ressence Type 3 recentemente foi o vencedor da categoria Revelação Horológica do Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra. O modelo já surpreende a partir da origem Belga de sua marca.


O nome Ressence é uma junção das palavras “Renaissance” e “essence”, representando o renascimento do que é essencial para um relógio: mostrar as horas. O novo Ressence Type 3 transporta o tempo do mostrador até o vidro do relógio.

Submerso em um líquido que não refrata a luz, a sua apresentação orbital assume a forma da safira, o que proporciona uma maior proximidade com quem o observa. Maximizando o contraste entre o fundo preto e o grafismo branco do mostrador, o líquido parece criar a impressão de que a informação é projetada no exterior do mostrador tal como se tratasse de um tela de computador.

Enquanto os discos dos dias da semana, horas, minutos e segundos giram dentro do domo de safira, o aro da data exibe os dias no contorno da seção central. A expressão do mostrador muda constantemente, tal como a nossa face se transforma de acordo com as emoções. Nunca a sensação de poder tocar o tempo foi tão palpável.

Com este novo modelo, Benoît Mintiens, o fundador da Ressence, inspirado pela visão de designer industrial, centra a sua abordagem na experiência do utilizador ao invés da mecânica relojoeira, ainda que esta escolha seja digna de uma grande complicação.

A preocupação inicial centrou-se na eliminação dos ponteiros tradicionais para uma representação desmaterializada do tempo, aperfeiçoada e poética, mas também instintiva. Para ver as horas nos seus quadrantes basta saber interpretar um ângulo: os ponteiros de comprimentos diferentes, pintados sobre os discos das horas, dos minutos e dos segundos apontam na mesma direção tal como fariam os ponteiros tradicionais.

Ainda que se pareça com um mostrador mecânico, a ilusão de se ver a informação como se fosse a tela de um computador é reforçada neste modelo Type 3 através da curvatura do vidro e de um efeito “gota de água” que acentua o contraste do branco e do preto do mostrador do relógio.

O Ressence Type 3 é a prova, tal como dizia Leonardo Da Vinci, de que “a simplicidade é o último grau de sofisticação”, já que, para alcançar esta nova etapa, Benoît Mintiens teve que conceber diferentes soluções técnicas particularmente originais.

O mostrador está situado em um domo antirreflexo de safira extremamente resistente. A forma do módulo de apresentação, originalmente plana, foi revista de modo a ajustar-se perfeitamente dentro do domo; inteiramente feito de titânio, o mecanismo de complicação (composto por 28 engrenagens e 57 rubis) está encerrado em um compartimento superior submerso em líquido do tipo nafta que não refrata a luz (índice 0), cuja válvula termostática evita a dilatação – daí a designação de Escafandrista.

A presença de uma membrana estanque em titânio entre o módulo e o movimento exclui qualquer ligação física, sendo esta realizada por transmissão magnética. As informações fornecidas sobre o tempo (minutos e data) transitam através de duas zonas da membrana próprias para esse efeito. De forma a evitar que os campos magnéticos não perturbem o funcionamento do movimento automático, este foi protegido por uma gaiola de Faraday.

A busca da Ressence pelo “essencial” é marcada pelo fim dos ponteiros tradicionais e, neste modelo, pelo desaparecimento de um apêndice relojoeiro deselegante e, muitas vezes, incômodo, a coroa. Esta foi substituída por uma função na parte posterior do relógio, que roda como um grande botão. Um sistema de engrenagens gravitacional permite separar duas funções: com a face do mostrador para cima pode-se alterar a hora e a data; com a face do mostrador para baixo dá-se corda ao relógio.

Tal como o mostrador, a parte posterior do relógio é curvada, assentando perfeitamente no centro do pulso, entre os ossos, assegurando notável conforto no uso.


Trazer o tempo até à superfície

Uma das características mais marcantes do Type 3 é a superfície do seu mostrador que não usa os ponteiros tradicionais, mas sim o conceito de ponteiros para mostrar o tempo. O Type 3 exibe as horas como se fossem projetadas numa tela. Ao contrário de relógios com ponteiros, em que diferentes camadas de informação estão sobrepostas, o sistema do mostrador projeta a informação no exterior da safira, eliminando a última barreira perceptível entre o mostrador e os olhos: a refração do vidro.

A solução é bem conhecida entre os escafandristas. De modo a eliminar a refração sob a água, o mostrador está submerso num líquido. No exterior, o efeito visual parece mágico, já que para compreender a tridimensionalidade de um objeto o cérebro usa o reflexo de uma superfície para reconhecer a forma e a refração para interpretar a profundidade.

Ao submergir o mostrador em líquido, os pontos de referência visuais que o cérebro utiliza para perceber a forma são eliminados. O efeito é ainda amplificado devido ao jogo de sombras do mostrador esférico não ser removido: é preciso tocar para acreditar.


A ergonomia da visão

Este conceito único de um mostrador projetado não é possível com ponteiros que tradicionalmente se sobrepõem. Contudo, a informação é ainda visualizada da mesma forma neste relógio, tal como com os ponteiros tradicionais, visto que a representação das horas com ponteiros requer um aprendizado no qual, uma vez adquirido, os olhos já não veem as horas, mas interpretam o ângulo entre os dois ponteiros.

O Type 3 usa toda a superfície do mostrador para a informação, pelo que esta pode ser vista através de ângulos superficiais – submergir o mostrador em líquido aumenta o contraste entre os ponteiros brancos e o mostrador negro. O carbono do DLC (Diamond-like carbon) negro torna-se ainda mais escuro no líquido, dando a sensação de que este absorve a luz. O contraste é tão intenso e o negro é tão profundo que o tempo se desmaterializa para revelar apenas o essencial.


Acertar as horas sem uma coroa

O design da Ressence é caracterizado pela pureza e minimalismo, mantendo, todavia, forte personalidade. Esta busca por um design único passa por uma lógica de desmaterialização do relógio, ilustrada pela eliminação dos ponteiros tradicionais e pela tecnologia do líquido invisível usado para projetar a informação.

Por outro lado, a remoção da coroa abre todo um novo capítulo nesta busca pela simplicidade. A safira inferior agora desempenha as funções da coroa. As diferentes posições da coroa são substituídas pelos quadrantes situados na parte posterior do relógio. Deste modo, o Type 3 é acertado virando-se o relógio ao contrário e rodando o fundo no sentido dos ponteiros do relógio.

Para alterar a data, é necessária apenas uma rotação mais alongada de 200o para alcançar o respectivo quadrante. Partindo da posição neutra e rodando no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio encontra-se a função de alterar a hora. O sistema de engrenagens gravitacional permite que a função de acertar o relógio seja desligada, a fim de devolver o fundo à sua posição neutra sem alterar a hora.


Arquitetura e sistema

O Type 3 é composto por três elementos básicos: a seção central é formada por uma placa de titânio com 2 mm de espessura que integra o espaço para a pulseira; em ambos os lados desta seção está situada a parte superior do mostrador que está submersa, sendo que o líquido está encapsulado entre a safira e esta seção; abaixo desta seção encontra-se o sistema de regulação do mecanismo para acertar a hora e o movimento dentro de uma gaiola de Faraday.

O módulo do mostrador é independente e hermeticamente separado do movimento. A transferência do movimento de rotação do eixo dos minutos e da data é feita por micro-campos magnéticos por uma membrana em titânio dentro da seção central.


O módulo do mostrador da hora

O mostrador é curvado (raio de 125 mm) e tratado com DLC. Todos os componentes são de titânio com exceção das engrenagens de níquel-fósforo. Os elementos gráficos, gravados em discos, são preenchidos com SuperLuminova branca, cinza e laranja. O sistema do mostrador foi inventado, desenvolvido e patenteado pela Ressence.

O sistema de arquitetura independente do movimento inclui 28 engrenagens e 57 rubis (no total de 82), e integra três satélites biaxiais de tamanhos diferentes e inclinados, e um aro exterior com a função da data. O módulo superior inclui igualmente um eixo cardã e um sistema de absorção de choque, e está totalmente imerso em líquido. Um sistema de válvula termostática permite restaurar as dilatações do líquido em função da temperatura ambiente.

Tendo em conta a curvatura do mostrador, o ângulo do satélite das horas encontra-se aproximadamente a 3o e o dos segundos e do dia a 4,75o. Os satélites estão nivelados com a superfície principal.


Ressence Type 3 – Ficha técnica

Funções
Horas, minutos, segundos (360’’), data, dia. Mostrador e indicações convexos (raio de 125 mm) em titânio grau 5 com DLC negro. Indicações gravadas e preenchidas com SuperLuminova branca, cinza e laranja, brilhando em verde e laranja no escuro

Arquitetura
Construção sanduíche com membrana de titânio entre movimento e módulo de indicação com líquido
Informação transmitida do movimento às indicações por micro-campos magnéticos. Total de 407 componentes, somente o módulo tendo 287. Peso de 175 gramas

Caixa
Safira e titânio grau 5. Dimensões de 44 mm x 15 mm
Vidros de safira curvados no topo e no fundo com antirreflexos em ambas as faces

Módulo
Sistema patenteado, inventado e desenvolvido pela Ressence, com módulo independente composto de 28 engrenagens e 57 rubis
Placa de titânio grau 5 integrando três satélites excêntricos biaxiais inclinados em 3° e 4,75° com um anel de data ao redor da circunferência
Sistema de absorção de impactos
O módulo e as indicações são completamente imersos em fluido
Uma válvula termostática compensa a expansão/contração do fluido

Movimento
Movimento automático baseado no calibre ETA 2824-2, 120 componentes, 25 rubis
Reserva de marcha de 36 horas, frequência de 28.800 aph
Rotor em formato de anel visível

O Ressence Type 3 é uma edição limitada de 50 peças, com um preço de 23.000 Euros.


Cronologia da Ressence

2010 - Exibição da Ressence em Basel com um protótipo do SeriesOne

2011 - Lançamento do ZeroSeriesOne, com uma pré-produção de 50 peças (30 em alumínio e 20 em titânio)

2012 - Lançamento do SeriesOne “Swiss Made”

2013 - Lançamento do Type 3 em Baselworld 2013


Benoît Mintiens, fundador da Ressence

Nascido na Bélgica, Benoît Mintiens terminou os estudos de Design Industrial em 1998, em Antuérpia, e iniciou a carreira profissional na Enthoven & Associates, nesse mesmo ano, onde ocupa atualmente a posição de Consultor Sênior. Paralelamente à atividade profissional e com o intuito de complementar a formação acadêmica, Benoît Mintiens concluiu, em 2003, um MBA na Vlerick Business School.

Benoît Mintiens sempre se sentiu atraído pela ideia de criar um novo tipo de relógio. Por volta de 2004, um amigo presenteou-o com essa oportunidade, dando-lhe a liberdade de criar um design original para um relógio masculino que apresentasse tantos diamantes quanto possível. Benoît Mintiens considerou aqui as propriedades funcionais dos diamantes, particularmente a sua característica refrativa.

Porém, enquanto Benoît Mintiens desenvolvia o seu protótipo, outra marca lançou um modelo semelhante à sua ideia, colocando o projeto em standby. Seu interesse pelo design de relógios foi aumentando ano após ano e, em 2007, Benoît Mintiens concluiu o design do primeiro relógio, o SeriesOne, que incluiu discos rotativos substituindo os ponteiros tradicionais.

Em 2009 Benoît Mintiens fundou a Ressence e lançou a marca na Baselworld. Em Janeiro de 2011, o SeriesOne ganhou o segundo prêmio no Super Watch Awards, organizado pela Geneva Time Exhibition, com uma menção honrosa do júri.




www.ressence.eu
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais