Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sexta-feira, 18 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Escala do altímetro
Clique para zoom
Horas e minutos
Clique para zoom
Barômetro
Clique para zoom
Sistema de estanqueidade e reserva de marcha
Clique para zoom
Cápsula aneroide
Clique para zoom
Escala altitude/pressão
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Génie 01

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O Génie 01 da Breva é o primeiro relógio de pulso do mundo com horas, minutos, indicador de reserva de marcha, altímetro integrado e barômetro – para a previsão meteorológica, com um mecanismo totalmente mecânico.



A maior parte destas funções é visível no mostrador aberto pela frente e por trás. O movimento foi desenvolvido por Jean-François Mojon/Chronode exclusivamente para a Breva. Génie 01 é uma edição limitada a 55 unidades em ouro branco e 55 unidades em ouro rosa 4N.

Os ponteiros das horas e dos minutos estão posicionados sobre um mostrador secundário semitransparente em safira fumê nas oito horas, com um pequeno ponteiro dos segundos abaixo das doze horas. Entre as 10 e 1 hora está embutida a escala do altímetro. Às duas existe um segundo mostrador fumê, que indica a pressão barométrica com a ajuda de símbolos meteorológicos para uma previsão meteorológica baseada em fatos científicos.

A reserva de marcha de 65 horas, às 4 horas, é imediatamente visível graças à sua rosa-dos-ventos. Às 6 horas existe uma cápsula anaeróbica que mede a pressão do ar e domina a parte inferior do relógio. Abaixo, uma segunda cápsula idêntica maximiza a sensibilidade face às menores alterações na pressão do ar.

Três coroas de dupla função são responsáveis pela corda, bem como pelos ajustes do exclusivo mecanismo Breva. Às 9 horas uma coroa permite dar corda ao relógio e ajustar a hora. Às 2, o anel exterior da coroa regula o indicador da pressão barométrica, enquanto o botão de pressão interior ajusta o indicador do altímetro.

À 4 horas, o anel exterior roda em 90° para bloquear ou desbloquear uma válvula de pressão do ar. Quando desbloqueada, a válvula abre-se e permite, com uma pequena quantidade de ar, compensar a pressão interior do relógio. A durabilidade e a fiabilidade do movimento são aumentadas por uma membrana osmótica de teflon, que filtra toda a umidade do ar antes que a mesma possa penetrar no relógio. Acima do anel, um indicador vermelho (com a marcação ‘SEALED’) avisa quando a válvula está desbloqueada.

O espetáculo visual e tecnológico continua na parte de trás do Génie 01. A escala gravada mostra as correlações entre a altitude e a pressão do ar, na medida em que a altitude influencia a pressão do ar, como também as condições meteorológicas.

No fundo é o balanço do relógio que, em primeiro lugar, capta a atenção do observador. Contudo, uma inspeção mais atenta revela muito mais deste belo mecanismo. Ao se dar corda no relógio, observam-se rosas do vento girando na tampa do tambor.

O nome “Breva” tem origem em “La Breva”, um vento quente proveniente do sul que sopra no Lago de Como, no norte da Itália. Segundo a marca, a Breva busca levar uma brisa refrescante à “Haute Horlogerie” Suíça, por vezes um pouco “abafada”.


O barômetro anaeróbico e o altímetro do Génie 01

Um barômetro é um instrumento para medir a pressão do ar, inventado por Evangelista Toricelli, um aluno de Galileu, em 1643. Existem dois tipos principais de barômetros. No barômetro de mercúrio, a pressão do ar faz subir o mercúrio por uma coluna (de forma idêntica a um termômetro). No barômetro anaeróbico, uma ou várias cápsulas aneroides (aneroide significa “sem ar”) comprimem-se ou expandem-se quando a pressão do ar se altera.

O barômetro e o altímetro (a pressão do ar altera-se com a altitude e a condição meteorológica) medem a pressão do ar com duas cápsulas aneroides pequenas posicionadas uma sobre a outra – a cápsula superior é bem visível nas 5 horas. Ambas foram desenvolvidas de forma específica para a Breva, de modo a otimizar a precisão e funcionamento em um relógio de pulso.

As cápsulas são fabricadas em um metal especial não magnético com efeito de memória (invenção patenteada da Breva), mais leve e forte que o alumínio e com o dobro da elasticidade do aço. As cápsulas são expostas durante um período de tempo prolongado a uma temperatura elevada e oxigênio puro para aumentar a condutividade térmica e a resistência à oxidação.

Uma alavanca bem visível está apoiada sobre as cápsulas aneroides e transmite as alturas combinadas das cápsulas através de um sistema complexo composto por rodas dentadas e suportes para o indicador do altímetro e o barômetro. O ajuste destes dois indicadores foi calculado de forma cuidadosa, uma vez que a escala da alteração da pressão do ar é, devido a alterações da altitude, totalmente diferente das condições meteorológicas.

O indicador do altímetro mede de -300 a +5.300 metros, enquanto o indicador barométrico se movimenta entre 973 e 1053 hectopascal (hPa). Com base no método original de medir a pressão do ar com o mercúrio, uma escala interna do barômetro foi marcada com mmHg: Hg é o símbolo do mercúrio (Hg do grego hydrargyrum que significa “água prateada”).

Antes de usar ou ajustar o barômetro, é necessário compensar a pressão do ar dentro do mecanismo com a válvula de pressão do ar exterior nas 4 horas. Compensada a pressão interna, o barômetro deverá ser ajustado de maneira que o seu ponteiro, através da palavra “Meteo”, aponte para 1013 hPa, correspondente à pressão do ar padrão (mas não necessariamente efetiva) ao nível do mar.

O que é importante na utilização da pressão do ar para poder fazer a previsão meteorológica é a alteração recente da pressão do ar em si. A subida da pressão indica que o tempo vai estar bom, a descida da pressão indica que se aproxima mau tempo. Quanto mais rápida e/ou maior for a alteração da pressão, mais extremo - bom ou mau - ficará o tempo.


O altímetro do Génie 01

Antes de usar ou ajustar o altímetro, é necessário compensar a pressão interna do mecanismo (válvula da pressão do ar nas 4 horas). Uma vez que a pressão do ar pode sofrer alterações ao longo do dia devido ao tempo, o altímetro deverá ser ajustado regularmente para uma altitude conhecida para garantir resultados precisos. Visto o ponteiro estar diretamente ligado à pressão do ar, o botão da coroa nas 2 horas move o indicador do altímetro para a esquerda ou para a direita para poder ser sincronizado com a altitude correta.


Condições meteorológicas extremas

Quando a pressão do ar desce para valores muito baixos, as quantidades maciças de ar são pressionadas para cima com tanta rapidez que começam a rodar, provocando turbilhões de ar, tornados, ciclones e furacões. Os ciclones e furacões são fenômenos idênticos, mas movimentam-se em sentidos diferentes devido ao “efeito Coriolis”: os ciclones rodam no hemisfério sul contra o sentido dos ponteiros do relógio, os furacões no norte no sentido dos ponteiros do relógio.


Alterações

Prever o tempo não é assim tão fácil, uma vez que aquilo que permite prever o tempo não é a pressão do ar em si, pois sabemos que a pressão do ar apenas lhe poderá dizer aquilo que também poderá saber ao olhar pela janela, ou seja, as condições meteorológicas atuais e não as futuras. É a alteração na pressão do ar que aponta para as condições meteorológicas esperadas e não a pressão em si.


O Génie 01 será vendido por CHF 150.000 (ouro branco) e 145.000 (ouro rosa).


Breva Génie 01 - Ficha técnica

Funções
Horas, minutos, segundos, indicador de altitude, indicador da pressão barométrica, indicador de reserva de marcha, válvula de compensação da pressão do ar, indicador de impermeabilidade, ajuste da escala barométrica, ajuste da escala de altitude

Caixa, ponteiros e pulseira
Caixa disponível em ouro branco (55 unid.) ou ouro rosa 4N (55 unid.)
Dimensões de 44,7 mm x 15,6 mm, 70 componentes
Coroa de ajuste da hora e de corda às 9 horas, ajuste da pressão barométrica e da altitude às 2 horas (botão de pressão para a altitude, anel exterior para a pressão), válvula de compensação da pressão do ar às 4 horas
Vidro de safira e fundo tratado com um revestimento antirreflexo dos dois lados
Mostradores em safira fumê com texto, números e marcações galvanizados
Escala do altímetro: disponível no sistema métrico ou imperial
Pulseira de couro de crocodilo feita à mão com fecho de báscula no material da caixa
Estanque a 30 metros
Válvula de compensação do ar com membrana osmótica de teflon hidro-repelente em torno de um anel em ouro

Mecanismo
Mecanismo de manufatura exclusiva de Jean-François Mojon/Chronode
Diâmetro de 36 mm, 405 componentes, 46 rubis, frequência de 4 Hz
Cápsulas anaeróbicas duplas para medir a pressão do ar
Espiral em LIGA da Mimotech, reserva de marcha de 65 horas


Perfil do fundador da Breva, Vincent Dupontreué

O fundador da Breva, Vincent Dupontreué, nasceu em 1977 nos arredores de Paris. Com 11 anos começou a fazer pulseiras para vender na praia durante as férias na Córsega. Aos 13 anos começou a construir e a vender rampas para skates, em conjunto com o seu irmão. Um emprego aos 18 anos numa empresa de confecção sob medida conduziu-o, anos mais tarde, ao cargo de diretor de vendas da Ermenegildo Zegna.

Posteriormente, Vincent quis gerenciar a sua própria loja e como isso não foi possível – tinha apenas 22 anos – começou a construir a sua própria marca de roupa, com o nome “Vincent Dupontreué”. Após sete anos de sucesso, Vincent vendeu a sua marca, fez um MBA em Lausanne na Suíça e dirigiu durante alguns anos uma galeria de arte.

No dia do seu 33º aniversário em 2010, o gosto por um relógio bonito voltou a despertar a sua veia de empreendedorismo e decidiu fundar a sua própria marca suíça “high-end” de relógios. Um fim de semana agradável no Lago de Como no norte de Itália forneceu, simultaneamente, a inspiração para o nome - Breva - “La Breva” é um vento quente proveniente do sul que envolve o ambiente microclimático do Lago de Como - e a ideia de um relógio mecânico que pudesse fazer a previsão meteorológica!

Em 2013, após três anos de pesquisa e desenvolvimento realizada por Jean-François Mojon/Chronode de acordo com as suas especificações, Vincent lançou o Génie 01.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais