Adicionar aos Favoritos      Indique este Site segunda-feira, 16 de dezembro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Neo-Tourbillon com Três Pontes

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Ao apresentar o espetacular Neo-Tourbillon com Três Pontes, a Girard-Perregaux demonstrou em Baselworld 2014, uma vez mais, a inesgotável capacidade de renovar uma de suas mais antigas tradições.


O novo modelo de fato representa uma renovação radical e conduz o emblemático Turbilhão Girard-Perregaux com Três Pontes a uma era de desenho e mecânica tridimensionais.

O Turbilhão com Três Pontes, um relógio verdadeiramente icônico, criado há quase 150 anos pela Girard-Perregaux, experimentou ao longo dos anos uma evolução espetacular.

Com toda esta transformação, que gerou um novo padrão em termos de desenho e manufatura relojoeira, a arquitetura e os códigos dos quais deriva sua força e originalidade foram conservados; as mudanças podem ser apreciadas no desenho das pontes, na forma do vidro e no coração do calibre completamente redesenhado do Neo-Tourbillon com Três Pontes.

Com um desenho vanguardista que rompe com muitas normas relojoeiras, o Neo-Tourbillon com Três Pontes exibe todo o potencial de inovação da Manufatura para honrar a história ao mesmo tempo em que aponta para o futuro.


Pontes arquitetônicos

O Neo-Tourbillon com Três Pontes exibe novas padrões em termos de estética. A busca de volume e tridimensionalidade em uma escala micrométrica nortearam a reflexão de seus engenheiros e desenhistas.

Isto conduziu às novas pontes, que apresentam uma estrutura e um corte radicalmente diferentes, evocando modernos elementos arquitetônicos. As pontes foram esqueletizadas para um aspecto ainda mais leve e suas linhas robustas criam um equilíbrio visual perfeito. Elaboradas em titânio, um metal mais duro que o aço, mas 45 % mais leve, são jateadas antes de receberem um revestimento em PVD negro.

A confecção destes arcos vanguardistas exige uma atenção muita especial para evitar a deformação durante seu complexo processo de produção. Quando vistos de cima, observa-se uma forma ligeiramente ovalada em cada lado, forma que também está presente nos ponteiros vazados.

As pontes são fixadas a dois eixos da platina posicionados verticalmente, constituindo um plano inclinado. De belo visual e aparência bastante técnica, esta construção resulta em um arco central para abrigar simultaneamente as partes do movimento e criar uma sensação de profundidade. A platina, tratada com rutênio-antracito e a seguir jateada, apresenta uma cor cinza que contrasta com o negro das pontes.


Um domo protetor

Atuando como um domo protetor, o vidro de safira foi criado com a forma de uma janela antirreflexos. Apoiado naturalmente contra a lateral da caixa (o aro foi suprimido), cria uma estrutura transparente que atua como uma janela através da qual pode ser contemplado o espetáculo cinético interior. O objetivo era desenhar uma forma que evitasse qualquer distorção visual e permitir que o calibre pusesse ser admirado também lateralmente, algo raro em relógios com alto nível de complexidade.

Elaborada em ouro rosa, com superfícies polidas e acetinadas, a caixa apresenta características exclusivas próprias das criações de Alta Relojoaria.


Um novo Calibre

O Neo-Tourbillon com Três Pontes apresenta um calibre completamente redesenhado, maior que o das versões anteriores, mas que conserva os principais elementos do Turbilhão com Três Pontes: um desenho simétrico, um trem de engrenagens alinhado, uma gaiola de turbilhão às 6 horas e um microrrotor montado sob o tambor às 12 horas. Além destas características, o Calibre GP09400 incorpora várias características exclusivas. Sua frequência de 3 Hz garante um excelente desempenho e longevidade. Ele foi também desenhado de forma modular para facilitar a montagem e a manutenção.


Um turbilhão de titânio

Lembrando a histórica gaiola em forma de lira Girard-Perregaux (uma das poucas Manufaturas que possui uma gaiola histórica que leva seu nome), o turbilhão apresenta um diâmetro maior que a média, de 14,44 mm. Também possui acabamentos de Alta Relojoaria com recessos e bordas biseladas. Completando uma volta em um minuto, ela foi construída pela primeira vez em titânio. Com uma cor negra especial, o balanço pode ser regulado graças a um conjunto de parafusos de ouro. Ele apresenta uma espiral com curva terminal Phillips. Apesar de reunir 80 componentes, seu peso total é de apenas 0,25 gramas!


Um novo sistema de corda

O tambor e seu sistema de corda unidirecional integrado foram retrabalhados para otimizar o rendimento. O microrrotor de ouro branco agora está situado completamente sob o tambor e não ao seu redor, como em calibres anteriores. A reserva de marcha foi aumentada ao se integrar um tambor maior, que permite o uso de uma mola mais longa.

Os dentes do tambor foram suprimidos e substituídos por uma engrenagem montada acima. Gravada, chanfrada e esqueletizada, apresenta seis braços inclinados, uma estética que se repete em outras engrenagens do calibre. Graças à sua construção única, o caráter arquitetônico do movimento foi conservado, e agora proporciona uma reserva de marcha de até 72 horas.


Harmonia estética

Muitos dos elementos do Neo-Tourbillon apresentam um desenho especialmente trabalhado para evocar o estilo único dos relógios Turbilhão com Três Pontes. No fundo, destaca-se uma ponte com forma de flecha que abrange todo o movimento. A “rochê” situada às 12 horas evoca a forma de uma lira. O número três e seus múltiplos, em referência ao número de pontes, pode ser apreciado no desenho do relógio. De forma natural, segundo a mais pura tradição Girard-Perregaux, todo o calibre exibe acabamentos contemporâneos de alta gama que realçam a beleza de seus componentes e ampliam a sua estrutura.

O Neo-Tourbillon com Três Pontes tem caixa com diâmetro de 45 mm e espessura de 14,45 mm. Estanque até 30 metros, é complementado por uma pulseira de couro de aligátor com fecho de báscula.


Girard-Perregaux, Neo-Tourbillon com Três Pontes – Ficha técnica

Referência: 99270-52-000-BA6A

Caixa
Material: ouro rosa
Diâmetro: 45,00 mm
Vidro: safira antirreflexos
Fundo: vidro de safira, fixado por 6 parafusos
Estanqueidade: 30 metros (3 atm)

Movimento
Girard-Perregaux Calibre GP09400-0001
Mecânico de corda automática
Diâmetro 36,60 mm (16 '''), espessura 8,21 mm
Frequência: 21.600 aph (3 Hz)
Reserva de marcha: mínimo de 70 horas.
245 componentes, 27 rubis
Platina: revestida em rutênio-antracito, acabado jateado
Pontes: três pontes em titânio com revestimento PVD, forma de flecha, jateadas e biseladas
Tambor: roda superior esqueletizada, chanfrada, polida, perlada e gravada

Turbilhão
Gaiola com 80 componentes (0,25 g), uma rotação por minuto
Gaiolas superior e inferior chanfradas à mão, equilibradas com parafusos de ajuste de ouro
Ponte do escape e da âncora chanfradas à mão
Balanço de inércia variável com parafusos de ajuste de ouro
Espiral com curva terminal Phillips
Corda através de microrrotor de ouro branco, coaxial ao tambor
Funções: horas, minutos, pequenos segundos no turbilhão

Pulseira
Couro de aligátor preto com pesponto feito à mão
Fecho de báscula de ouro rosa

Preço
O Neo-Tourbillon será vendido por um preço de 145.000 Francos suíços, sem impostos



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 92, Mai/Jun 2014
 
Topo
Mais Notícias:
10/12/2019 - Armin Strom - Minute Repeater Resonance
 
29/11/2019 - MB&F - Legacy Machine 101 Palladium
 
28/11/2019 - Panerai - Coleção Luna Rossa
 
27/11/2019 - Manufacture Royale - Micromegas Flying Tourbillon Micro Rotor Royale Bespoke
 
26/11/2019 - Only Watch 2019 - O relógio mais caro do mundo!
 
21/11/2019 - GPHG 2019 - Relógios & Relógios no Oscar da Relojoaria
 
28/10/2019 - Grönefeld - 1941 Decennium Tourbillon
 
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais