Adicionar aos Favoritos      Indique este Site quinta-feira, 24 de setembro de 2020                                                                         
notícias
InnoVision 2

quinta-feira, 18 de maio de 2017

A Ulysse Nardin apresenta InnoVision 2, um relógio com muitas características inovadoras, que surge 10 anos após o lançamento do primeiro modelo InnoVision.


[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3257/InnoVision2.jpg[/img][/center]

A Ulysse Nardin no SIHH

Em sua primeira participação no SIHH, em Genebra, a Ulysse Nardin manteve sua tradição de inovação com a apresentação do InnoVision 2, uma verdadeira vitrine das mais recentes novidades tecnológicas da manufatura de Le Locle.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3257/InnoVision2_2.jpg[/img][/center]
A Ulysse Nardin foi uma marca independente até o ano de 2014, quando foi adquirida pelo grupo Kering, ao qual pertencem diversas marcas relojoeiras, entre elas a Girard-Perregaux.

O ano de 2017 foi marcado por uma nova expansão do SIHH, com a presença, entre outras, da Girard-Perregaux, retornando ao evento de Genebra, do qual havia participado até 2012, e de sua agora “marca irmã” Ulysse Nardin, pela primeira vez em sua história.


O conceito Innovision

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3257/InnoVision2_3.jpg[/img][/center]
O Innovision 2 surge 10 anos após o lançamento do Innovision, um modelo que trouxe novidades como as tecnologias “DRIE” (acrônimo inglês para Gravação Iônica Reativa Profunda) e LIGA (acrônimo alemão para Litografia, Eletrodeposição e Moldagem).

O primeiro Innovision foi um conceito lançado em 2007 como uma versão do modelo Freak, de 2001, com nada menos que 10 grandes inovações, incluindo a produção de componentes com as tecnologias já citadas.

O Innovision 2 também tem seu design baseado no modelo Freak, e se trata de um relógio conceitual, que não será colocado à venda como exibido no SIHH. O que se espera é que suas inovações sejam introduzidas em modelos lançados comercialmente ao longo dos próximos anos.

Considerando a relevância de todas as inovações contidas nesse conceito, a Ulysse Nardin não julgou necessário divulgar uma ficha técnica do Innovision 2. Ou seja, não estão disponíveis informações como materiais e dimensões da caixa, frequência, número de rubis, etc.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3257/InnoVision2_4.jpg[/img][/center]

As 10 inovações do Innovision 2


#1 - Duplo Escape Constante

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3257/Duplo-Escape-Constante.jpg[/img][/center]
Seguindo-se ao Duplo Escape Direto de 2001, que estabeleceu novos padrões de eficácia, o novo Duplo Escape Constante vai mais além. Este sofisticado escape de força constante utiliza de forma engenhosa uma complexa estrutura de silício com elementos de bloqueio e lâminas flexíveis de silício que não dependem da mola principal. Isto significa que o atrito é reduzido, e que os pequenos pulsos de energia transmitidas ao balanço e à espiral são iguais e constantes ao longo do tempo. O resultado é uma notável precisão mecânica.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3257/Moldura-flexivel-de-Silicio.jpg[/img][/center]

Esta inovação tem 2 patentes registradas e 1 patente pendente


#2 - Ligação de silício direta

O escape do InnoVision é feito em um processo no qual se utiliza a DRIE para produzir dois microcomponentes iniciais a partir do silício monocristalino. Um tipo de ligação de silício, desenvolvido pela Ulysse Nardin, é utilizado para fundir os componentes em um complexo elemento tridimensional. A ligação selada é criada mediante a compressão das superfícies a temperaturas de 1.000 a 1.200oC e acrescentando-se oxigênio. A novidade é que o processo cria juntas estáveis de óxido de silício, que se estendem em todas as direções a partir do ponto de contato.

Esta inovação tem 1 patente pendente


#3 - Balanço de Silício, elementos de ouro, micro-paletas estabilizadoras

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3257/Balanco-de-Silicio.jpg[/img][/center]
Tanto para os engenheiros como para os relojoeiros, o balanço deve atender a critérios claramente definidos. Seu centro deve ter a menor quantidade de massa possível, mas um elevado momento de inércia. O novo balanço do InnoVision 2 conta com estas duas características aparentemente contraditórias. O segredo é o avançado processo de fabricação empregado na produção do corpo do balanço extremamente leve de silício, combinado com a exclusiva forma da âncora do regulador e os quatro elementos de ouro maciço fixados na borda externa. Isto permite que a massa total do balanço seja muito menor que nas construções tradicionais.

Esta inovação tem 1 patente pendente


#4 - “Grinder”, um novo mecanismo de corda automática

Desde 1942, os engenheiros vêm tentando melhorar a eficácia do mecanismo de corda automática giratório bidirecional dos relógios. Finalmente, os engenheiros, técnicos e relojoeiros da Ulysse Nardin obtiveram um grande avanço. “Grinder” é o resultado de um novo e radical desenho do mecanismo de corda automática. A Ulysse Nardin desenvolveu um sistema de conversão de energia que permite otimizar a transmissão. Utiliza a flexibilidade do material e o potencial cinético do sistema em si para liberar energia e dar corda ao relógio através do movimento do pulso do usuário.

Esta inovação tem 1 patente registrada, 1 patente pendente


#5 - Ponte de silício com revestimento de safira

Uma vez mais, a Ulysse Nardin é pioneira no uso de novos materiais na relojoaria mecânica. Em 2007, a marca criou um processo para revestir os componentes de silício com uma capa de diamante sintético nanocristalino para aumentar sua durabilidade. Agora, em colaboração com a École Polytechnique Fédérale (EPFL) de Lausanne e a empresa Sigatec, a Ulysse Nardin desenvolveu um método patenteado para revestir o silício com uma fina camada de safira. Este novo componente conta com superfícies mais duras e uma maior estabilidade mecânica.

Esta inovação tem 1 patente registrada


#6 - Rodas de ouro 24K endurecido

As rodas das engrenagens dos movimentos mecânicos geralmente são feitas de latão. Não é o caso do InnoVision 2. A Ulysse Nardin escolheu o ouro 24K endurecido pelo processo LIGA para estes componentes. Quando as rodas das engrenagens dos relógios interagem com os pinhões de aço, o normal é que se gere um atrito. O uso do ouro garante que a transmissão de energia seja mais eficiente. Isto tem um efeito positivo no consumo de energia do movimento, e consequentemente, na reserva de marcha do relógio. As rodas de ouro têm superfície exterior com estruturas estáveis e delicadas.


#7 - Ponte de cristal com proteção integrada contra os impactos no balanço

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3257/Ponte-de-Vidro.jpg[/img][/center]
Os desenhos clássicos da proteção contra impactos em um relógio mecânico incluem cinco microelementos que trabalham em conjunto, incluindo os rolamentos, o rolamento fixo e a pedra de contrapivô, e uma espiral. Isto significa que deve-se superar uma grande inércia. A Ulysse Nardin desenhou e produziu um sistema bastante inovador, completamente integrado e elaborado em um material inesperado: o vidro. Longe de ser frágil, como seria de se imaginar, o vidro deste sistema de proteção contra impactos se caracteriza por sua força e sua flexibilidade.


#8 - Efeitos de SuperLuminova na ponte do balanço de cristal

A nova ponte do balanço do InnoVision 2 é inédita: elaborada em cristal, oferece uma gama de novas possibilidades aos engenheiros e cientistas de materiais. Uma delas é a criação de delicados canais no cristal repletos de SuperLuminova. SuperLuminova é um tipo de pigmento fosforescente que se ativa com a luz do dia ou luz artificial, brilhando durante horas. Esses canais revelam belos efeitos luminosos na obscuridade.

Esta inovação tem 1 patente pendente


#9 - Visualização da hora dividida de 1 a 11 e de 13 a 23

Diferentemente da visualização tradicional da hora, que dá uma volta sobre si mesma a cada 12 horas, o InnoVision 2 reinventa a maneira como ela é visualizada. Este conceito inovador representa digitalmente as horas de 1 a 11, e então de 13 a 23. Os dígitos podem ser lidos através de aberturas com formas específicas para uma ótima legibilidade.

Uma ideia extraordinária cuja patente se encontra pendente.


#10 - Ponteiros de minutos de cristal tridimensionais

Além de sua excepcional indicação das horas, o InnoVision 2 conta com um ponteiros de minutos sem igual no mercado. Trata-se de uma escultura de cristal tridimensional, manufaturada com corte laser de precisão, um processo extremamente delicado com uma resolução de 3 a 5 micrômetros. Uma fina placa de metal serve de base para esta delicada criação de cristal, garantindo sua estabilidade mesmo diante dos impactos mais violentos.


[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3257/InnoVision2_5.jpg[/img][/center]

Ulysse Nardin – Tradição e inovação

A Ulysse Nardin foi uma das marcas responsáveis pelo “revival” da relojoaria mecânica na década de 1980, sob o comando de Rolf W. Schnyder, que adquiriu a tradicional marca quando ela se encontrava em grandes dificuldades, como tantas outras na época.

A tradicional marca reconhecida pela precisão de seus cronômetros marítimos tornou-se sinônimo de inovação com peças como a Trilogia Astronômica e modelos mais recentes como o Freak e o Moonstruck.

O Innovision 2, embora não seja um produto comercial, certamente terá um lugar nessa notável galeria, e suas inovações brevemente serão vistas em novos lançamentos Ulysse Nardin.


Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 109, Mar/Abr 2017
 
Topo
Mais Notícias:
06/09/2018 - Ulysse Nardin - Executive Tourbillon Free Wheel - O tempo em levitação!
 
10/02/2018 - Ulysse Nardin - SIHH 2018 - O inovador Freak Vision
 
10/11/2017 - Ulysse Nardin - Pré-SIHH 2018 - Classico Manufacture Grand Feu
 
24/08/2017 - Ulysse Nardin - Executive Moonstruck Worldtimer
 
13/12/2016 - Ulysse Nardin - Diver Chronograph Artemis Racing
 
01/11/2016 - Ulysse Nardin - Marine Chronometer Manufacture
 
20/07/2016 - Ulysse Nardin - Baselworld 2016 - Marine Chronograph Annual Calendar
 
11/04/2016 - Ulysse Nardin - Baselworld 2016 - Grand Deck Marine Tourbillon
 
30/12/2015 - Ulysse Nardin - Ulysse Anchor Tourbillon Blue
 
30/11/2015 - Ulysse Nardin - Freaklab Boutique Edition
 
17/09/2015 - Ulysse Nardin - Dual Time Manufacture Monaco
 
05/09/2015 - Ulysse Nardin - Baselworld 2015 - Hourstriker Erotica Jarretière
 
29/07/2015 - Ulysse Nardin - Only Watch Stranger
 
09/07/2015 - Ulysse Nardin - Classico Manufacture
 
07/04/2015 - Ulysse Nardin - Baselworld 2015 - Ulysse Anchor Tourbillon
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2020

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais