Adicionar aos Favoritos      Indique este Site quinta-feira, 5 de dezembro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Versão em ouro vermelho e titânio
Clique para zoom
Versão em ouro branco e titânio
Clique para zoom
O fundo
Clique para zoom
A coroa e seu protetor
Clique para zoom
O mostrador das horas
Clique para zoom
O mostrador das fases da lua
Clique para zoom
O movimento em frente e verso
Clique para zoom
Vista de perfil
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Maximilian Büsser & Friends

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
MB&F - Horological Machine No.2

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

MB&F - Maximilian Büsser & Friends

Após décadas de aprendizado, seguindo as regras da relojoaria corporativa, Maximilian Büsser iniciou uma rebelião chamada MB&F. MB&F é um laboratório de conceitos artísticos e de micro-engenharia no qual diferentes grupos de profissionais horológicos independentes são reunidos a cada ano para projetar e construir Máquinas Horológicas radicais.

As ramificações destes audaciosos projetos são profundas. Ao respeitar a tradição sem ser acorrentado por ela, MB&F age como um catalisador da fusão da relojoaria tradicional de alta qualidade com tecnologia de ponta e escultura cinética tridimensional de vanguarda.

A primeira obra da MB&F, Horological Machine No.1, escreveu o primeiro capítulo desta história; Horological Machine No.2 prossegue com a aventura.

Horological Machine No.2

A Máquina Horológica No.2 (HM2) é um instrumento de medida do tempo cujas funções e indicações foram especificamente concebidas sob medida para as habilidades do relojoeiro chefe do projeto HM2, Jean-Marc Wiederrecht. A arquitetura sob medida deste movimento altamente técnico foi desenvolvida para tanto se ajustar como para complementar a forma radical da caixa modular.

HM2 é o primeiro movimento mecânico do mundo a oferecer horas saltantes instantâneas, minutos concêntricos retrógrados, data retrógrada, fases da lua com dois hemisférios e corda automática.
Com mais de 450 componentes compondo sua caixa e movimento, HM2 é uma máquina muito sofisticada; contudo, sua complexidade foi concebida para proporcionar uma funcionalidade simples e sem problemas.
O movimento apresenta um mecanismo retrógrado e de horas saltantes extremamente eficiente energeticamente, desenvolvido por Jean-Marc Wiederrecht. As exclusivas (e patenteadas) rodas de dentes assimétricos de Wiederrecht asseguram alta precisão e funcionalidade sem folgas.

A realização do complexo formato da caixa do HM2 - com seu volume arquitetural, arrojados suportes, janelas separadas e protetor de coroa deslizante – somente foi possível com o uso de um inovador “approach” modular: um método inspirado pelos conjuntos Meccano da infância de Maximilian Büsser.

O Horological Machine No.2 é repleto de tensão dinâmica entre elementos aparentemente incongruentes. Tensão entre tecnologia de ponta e arte escultural, texturas foscas e polimentos-espelho, ligas “high-tech” e metais preciosos e tensão entre a relojoaria tradicional e micro-engenharia do século XXI. Esta tensão vibrante é ampliada pelo jogo de luz e cor dos variados acabamentos, texturas e formas, e concede à máquina uma vitalidade pulsante.

Inovações técnicas

O principal desafio técnico no desenvolvimento do movimento foi assegurar que a hora saltante funcionasse tanto instantaneamente como simultaneamente quando o minuto retrógrado voltasse de 60 a 0. E não apenas instantaneamente, mas também sem consumir energia excessiva. O método de ativar indicações de horas saltantes é armazenar energia nos minutos que antecedem a mudança para fornecer ao salto; contudo, enquanto esta energia está sendo acumulada, ela retira potência do balanço causando perda de amplitude – um efeito prejudicial à precisão da cronometria. A solução de Wiederrecht foi tão brilhante quanto simples: ele projetou um engenhoso mecanismo em que, quando os minutos retrocedem, um “caracol” no seu mecanismo atinge a estrela das horas causando o seu salto. A hora salta instantaneamente com os minutes porque ela é ativada pelos minutos e, como o salto utiliza a energia dos minutos retrógrados quando retrocedem, isto virtualmente não tem efeito sobre a amplitude do balanço.

A complicação tem outra característica bastante especial. Engrenagens específicas no movimento do HM2 são fabricadas com altíssima precisão usando a tecnologia Mimotec UV-LIGA. Estas peças conectam-se com um engate virtualmente sem tolerância/jogo. Normalmente, engrenagens interagindo tão estreitamente iriam grudar; contudo, o desenho dos dentes assimétricos patenteado por Wiederrecht assegura que isto não ocorra. A alta precisão desta transmissão permite uma cronometria muito acurada e oferece alta confiabilidade.

Para maximizar a eficiência do já icônico duplo rotor Hakken da MB&F, uma das lâminas de ouro 22kt foi trabalhada até uma extremidade de 0,2mm – uma dimensão nos limites da micro-usinagem.

O inovador protetor de coroa deslizante indica claramente sua posição (dentro ou for a) e facilita o acesso ao ajuste da hora e à correção rápida da data.

Especificações Técnicas

Movimento:
Criado por Jean-Marc Wiederrecht/Agenhor, com oscilador e trem de engrenagens Girard-Perregaux
Freqüência de oscilação de 28.800 vph
Rotor Double Hakken de ouro rosa 22 K
Número de componentes: 349, incluindo 44 rubis

Funções:
Mostrador esquerdo: data retrógrada e fases da lua bi-hemisféricas
Mostrador direito: horas saltantes e minutos retrógrados concêntricos

Caixa:
Ouro branco 18k/ titânio ou ouro vermelho 18k/titânio
Edição limitada a 125 peças em cada combinação a serem entregues ao longo de 3 anos
Dimensões (sem coroa e asas): 59mm x 38mm x 13mm
Resistente à água a 30 metros (3 ATM)
Número de peças: 102 (apenas a caixa)

Cristais de safira:
Lado do mostrador com tratamento anti-reflexo em ambos as faces. Fundo com tratamento anti-reflexo em face única

Mostradores:
Prata e rutênio

Pulseira e fecho:
Couro de “alligator” preto costurada à mão com fecho dobrável personalizado em ouro 18 K e titânio

Estojo:
Caixa em alumínio e couro com termômetro Rüeger integrado

Uma máquina radical

Como o próprio nome indica, a HM2 não é um simples relógio, mas uma máquina horológica radical, com uma estética que certamente não agradará a todos. Contudo, aos 250 afortunados que tiverem o privilégio de ostentá-la em seus pulsos isto pouco importará. O prazer proporcionado por uma peça tão incomum e inovadora está além dos lugares comuns da alta relojoaria.
 
Topo
Mais Notícias:
29/11/2019 - MB&F - Legacy Machine 101 Palladium
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
26/06/2019 - MB&F - Horological Machine Nº 7 Aquapod Platinum Red
 
25/09/2018 - MB&F - Horological Machine N°9 Flow - Relojoaria aerodinâmica
 
29/08/2018 - MB&F e L’Epée 1839 - O relógio-robô Grant
 
22/05/2018 - MB&F - SIHH 2018 - MoonMachine 2 - MB&F e Sarpaneva
 
04/05/2018 - MB&F - HM7 Aquapod Ti Green
 
23/02/2018 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine Perpetual Titanium
 
11/12/2017 - MB&F - Kelys & Chirp
 
10/10/2017 - MB&F - Legacy Machine Split Escapement
 
19/09/2017 - MB&F e L’Epée 1839 - Octopod
 
31/05/2017 - Maximilian Büsser & Friends - Horological Machine N°6 Alien Nation
 
23/05/2017 - MB&F e L'Epée - Baselworld 2017 - Destination Moon
 
25/04/2017 - MB&F - Baselworld 2017 - LM1 Final Edition
 
20/02/2017 - MB&F - Baselworld 2017 - Legacy Machine No 2 Titanium
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais