Adicionar aos Favoritos      Indique este Site segunda-feira, 14 de outubro de 2019                                                                         
notícias
1740: The First 8

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Membro-candidato da AHCI, a prestigiosa Academia Horológica dos Criadores Independentes, David Candaux apresentou em Baselworld 2017 o primeiro relógio com a marca que leva o seu nome: “1740: The First 8”.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740.jpg[/img][/center]
O nome escolhido por David Candaux faz alusão ao ano em que se registrou a presença de um relojoeiro no Vallée de Joux (Samuel Oliver Meylan) pela primeira vez. Já “The First 8” (“Os Primeiros 8”) refere-se ao número de exemplares da série limitada inicial do modelo, com mostrador em ouro rosa.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_2.jpg[/img][/center]
Candaux também apresentou “La 1740”, modelo de produção não limitada, com mostrador em platina, que seguir-se-á aos primeiros oito exemplares da série inicial.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_5.jpg[/img][/center]
O primeiro relógio de David Candaux, relojoeiro independente e de enorme talentoso, apresenta sua visão muito pessoal da alta relojoaria. Sóbrio de aspecto, “1740” questiona as regras clássicas com desenho e concepção baseados na assimetria e amplia os limites com diversas inovações técnicas, um todo executado com extremo rigor e muito cuidado.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_15.jpg[/img][/center]
David Candaux nasceu e foi criado no Vallée de Joux, um berço de excelência da alta relojoaria tradicional Suíça. Filho e neto de Mestres relojoeiros, foi naturalmente envolvido pelo ambiente tranquilo e atemporal dos ofícios relacionados à medição do tempo.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_16.jpg[/img][/center]
O lago e as florestas vizinhas contribuíram em sua formação tanto quanto as bancadas de relojoeiro nas quais se inicia desde os 14 anos. Mais de 20 anos depois, com uma brilhante carreira no mundo da alta relojoaria e que lhe permitiu consolidar todo seu conhecimento, decidiu compartilhar sua visão própria da alta relojoaria do século 21.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_17.jpg[/img][/center]

“Le Cœur Et L’Esprit” – (“Coração e alma”)

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_18.jpg[/img][/center]
“1740” concentra todo o talento, as ideias e a sensibilidade de David Candaux, reunindo 3 patentes e 8 desenhos registrados. Candaux define-o pela máxima “Coração e alma”, segundo ele a combinação imprescindível para se criar com liberdade. Para Candaux, um relógio deve nos emocionar para transmitir prazer. Para tanto, pesquisa, reflexão, e trabalho são indispensáveis. Assim, se coração e alma trabalham em harmonia, conduzem ao resultado esperado: emoção e um toque de mágica verdadeiramente únicos.


Um jogo de assimetria

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_7.jpg[/img][/center]
O desenho do “1740” é um jogo de assimetria – tanto em termos da caixa como do movimento – que leva a um conjunto perfeitamente equilibrado e a um estilo totalmente novo, com resultado visível no mostrador. Elevado às 12 horas e em recesso às 6, este posicionamento incomum facilita a leitura da hora, otimizando o campo de visão para o observador, auxiliada ainda pelo brilho da superfície, esmaltada e acabada à mão.


Submostrador “Rosa-dos-Ventos”

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_19.jpg[/img][/center]
Na parte direita do mostrador encontram-se as indicações da hora e dos minutos com ponteiros em “seringa” invertida e azulados termicamente de forma manual. O esmalte do submostrador em ouro branco 18 quilates é produzido segundo a tradicional técnica do esmalte “Grand Feu”. As inscrições – algarismos arábicos e índices de minutos, em esmalte negro – são aplicadas por tampografia. Os índices dos quatro pontos cardeais (rosa-dos-ventos) são de ouro branco. O fundo central em ouro rosa 5N 18 quilates é granulado à mão. Um verniz neutro negro protege o flange principal em ouro escovado.


Turbilhão Inclinado em Duplo Plano

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_13.jpg[/img][/center]
Na parte esquerda do mostrador gira a gaiola do turbilhão volante. Feita de titânio, é montada sobre um rolamento de esferas de cerâmica e inclinada 3o em relação à caixa. O balanço do turbilhão apresenta uma segunda inclinação em relação a esta base móvel, de 30o. Chamado portanto de turbilhão volante de duplo plano, sua construção assegura um mudança contínua da posição da gaiola, e assim uma excelente capacidade de compensar perturbações – gravidade ou impactos – que poderiam influir em sua marcha.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_8.jpg[/img][/center]
Efetuando uma revolução completa em 60 segundos, apresenta uma amplitude constante de 250o, proporcionada pela sua arquitetura, pela espiral com curva terminal Breguet para uma oscilação perfeitamente uniforme, e pela presença do “remontoir d’égalité” (dispositivo de força constante). Este equilíbrio assegura a marcha otimizada do movimento e melhora ainda mais sua precisão.


Movimento inclinado

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_6.jpg[/img][/center]
A estética e o design ergonômico baseados na assimetria das proporções influenciou na concepção do movimento, totalmente inovadora, que é protegida por uma patente. As imposições técnicas relacionadas à coroa secreta implicaram na inclinação de todo o trem de engrenagens e das pontes em 3o em relação à platina principal. Esta reinterpretação dos princípios de construção-padrão modificou a posição das pontes entre si. Como resultado da mudança, cada uma delas está inclinada em 3o com relação à sua vizinha.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_9.jpg[/img][/center]
Assim, o conjunto das pontes não constitui uma superfície uniforme, mas sim em cascata, realçando ainda mais os acabamentos de cada uma e acentuando os reflexos. A maior refração luminosa valoriza as “Côtes du Solliat”, uma nova decoração elaborada por David Candaux. Largas e delicadas de se executar, cada franja é feita com sutileza, dando a impressão de ser constituída por três linhas diferentes. Os ângulos, arredondados, são todos feitos à mão, o que tornou ainda mais exigente a criação dos 23 ângulos internos.


Platina e pontes em titânio

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_10.jpg[/img][/center]
Exceto pela pequena ponte de aço, todos os elementos fixos do calibre são de titânio natural, sem nenhum tratamento de superfície, à exceção das decorações adicionais (polimento e escovado). Os rubis do tipo semi-brilhante são colocados em chatons de ouro para variar o campo de cores e para suavizar as linhas do trem de rodas. Todas as inscrições são gravadas à mão.


Dados técnicos gravados

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_11.jpg[/img][/center]
Todos os dados técnicos indispensáveis para a atualização do calibre foram gravados na platina, assegurando assim a perenidade do movimento. As especificações do balanço, seu número CGS, sua inércia, o ângulo de elevação e o fator de qualidade estão inscritos na roda fixa dos segundos.


Certificação cronométrica

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_14.jpg[/img][/center]
Com 309 componentes, o movimento integra pinhões polidos com madeira e com uma ranhura logo após o pivô. Esta antiga técnica permite que o óleo lubrificante permaneça em seu local correto. Com certificado cronométrico, o relógio oferece uma reserva de marcha garantida de 55 horas, indicada por uma escala às 12 horas, cujo sistema com came está sendo patenteado.


Coroa “secreta”

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_4.jpg[/img][/center]
O “1740” não exibe nenhuma coroa aparente, para evitar alterar o equilíbrio geral do desenho. Ela foi substituída por uma versão secreta, retrátil e exclusiva, composta de 31 peças. Posicionada às 6 horas, é ativada por pressão com três posições sucessivas: neutro, ajuste da hora e corda. Removendo a coroa da lateral da caixa, David Candaux resolve o que segundo ele é um dos maiores problemas estéticos dos relógios de pulso: o desequilíbrio visual causado pela coroa. Um verdadeiro feito de engenharia, o sistema foi protegida por uma patente pendente.


Caixa ergonômica

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_3.jpg[/img][/center]
O diâmetro da caixa em aço inoxidável 316L é de 43,5 mm, com uma espessura de 12,65 mm. Seu vidro superior assimétrico é de safira com tratamento antirreflexos. Atrás, o vidro de safira do tipo “box” é fixado em um chassis metálico dotado de uma oliveta para garantir um aceso seguro e facilitado ao movimento. As asas assimétricas integram de maneira coerente e natural a pulseira à caixa. Em couro de crocodilo, a pulseira é feita à mão e possui um fecho de fivela.


Tour de Force

David Candaux não era exatamente um nome desconhecido no mundo da Alta Relojoaria. Após ter trabalhado por vários anos na Jaeger-LeCoultre, tornou-se um criador de movimentos independente. Como tal, colaborou no projeto do conceito Fonderie 47 e também na criação do HM6 da MB&F.

Com o lançamento do primeiro relógio com sua própria marca, Candaux realiza um verdadeiro Tour de Force em um dos mais surpreendentes relógios de Baselworld 2017. Prova da qualidade e inovação de seu trabalho, “1740: The First 8”, é um dos relógios participantes do Grand Prix D'horlogerie de Genève, o Oscar da Relojoaria, na categoria “Turbilhão e Escapamento”, da qual é um sério candidato a estar entre os finalistas.

À altura de sua sofisticação e exclusividade, o “1740: The First 8” tem um preço de 216.800 Francos Suíços, sem impostos.


[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3414/David_Candaux_1740_13.jpg[/img][/center]

D. Candaux “1740: The First 8” - Ficha técnica


Movimento

Mecânico a corda manual, diâmetro 35 mm, espessura 6,20 mm
Platina e pontes em titânio natural, gaiola do turbilhão em titânio natural e titânio natural azulado
Trem de engrenagens, rodas e pontes inclinados em 3o com relação à platina
(desenho com patente pendente)
Turbilhão volante em titânio inclinado em 3 graus às 9 horas, inclinação do balanço de 30o em relação à gaiola
Espiral com curva terminal do tipo Breguet
Frequência de 21.600 alternâncias por hora (3 Hz)
Reserva de marcha de cerca de 55 horas
309 componentes, 53 rubis “semi-brilhantes” com chatons em ouro maciço
Ponte do “remontoir d’égalité” em aço com polimento espelho
Acabamentos de alta relojoaria incluindo ângulos feitos à mão, polimento espelho, flancos escovados, Côtes du Solliat
Indicação de horas e minutos em submostrador, segundos centrais
Indicação da reserva de marcha às 12 horas por sistema de came
Cronometria com parada automática quando a energia é insuficiente


Caixa

Assimétrica, de forma “bassine”, em aço inoxidável 316L
Diâmetro 43 mm, espessura total 12,65 mm
Vidro superior assimétrico em safira com antirreflexos; fundo em safira do tipo “box”
Fundo encaixado com uma oliveta às 6 horas
Inserções laterais em aço inoxidável 316L parafusadas
Asas assimétricas em aço inoxidável 316L
Acabamento de alta relojoaria com acetinado
Estanque até 30 metros


Coroa

Secreta, desbloqueio por pressão
3 posições: neutro, ajuste da hora, corda
31 componentes, patente solicitada


Mostrador

Fundo central em ouro rosa 18 quilates 5N granulado à mão
Submostrador das horas e minutos em ouro branco 18 K coberto com esmalte branco “Grand Feu”
Algarismos pretos em esmalte “Grand Feu”
Índices angulados e polidos à mão em ouro branco 18 K
Flange em ouro acetinado, envernizado em preto


Ponteiros

Horas e minutos em aço na forma de “seringa”, angulados, polidos e azulados à mão
Segundeiro central em aço, angulado, polido e azulado à mão
Reserva de marcha na forma de “seringa” invertida em aço, angulado, polido e azulado à mão


Pulseira

Integrada à caixa, em couro de crocodilo com grandes escamas, feita à mão
Inserções em aço inoxidável 316L
Fecho de fivela em aço inoxidável 316L e titânio


www.dcandaux.ch


Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 112, Set/Out 2017
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais