Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 15 de outubro de 2019                                                                         
notícias
O inovador Everywhere!

quinta-feira, 15 de março de 2018

O novo Everywhere da Krayon é um relógio que propõe um inédito cálculo mecânico universal das horas do nascer e do pôr do sol.


[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3472/Krayon_Everywhere.jpg[/img][/center]
A lista dos relógios pré-selecionados ao Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra trouxe uma grande surpresa na categoria “Calendário”: o modelo Everywhere, de uma marca de nome curioso, a Krayon.

A surpresa aumenta com a leitura de seu texto explicativo: o Everywhere é equipado com um movimento que realiza o cálculo das horas do nascer e do pôr do sol em qualquer ponto da Terra, uma novidade mundial.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3472/Krayon_Everywhere_2.jpg[/img][/center]
Atualmente, os poucos relógios mecânicos que trazem a indicação das horas do nascer e do pôr do sol devem ser calibrados para um lugar específico, levando em conta a sua latitude e a sua longitude; ou seja, a função torna-se inútil quando se viaja para outra cidade.

A Krayon, um estúdio especializado no design de movimentos situado em Neuchâtel, na Suíça, oferece a solução para este problema. O Everywhere possui uma complicação verdadeiramente única e engenhosa que calcula o nascer e o pôr do sol em qualquer lugar da Terra, que pode ser ajustada de forma bastante simples, apenas com o uso da coroa.

O calibre USS, abreviatura para “Universal Sunrise Sunset”, que equipa o Everywhere, fornece ao mostrador a transposição de um fenômeno astronômico fascinante: o movimento aparente do sol percorrendo o céu, onde quer que esteja o dono do relógio.


Tão simples como o dia e a noite

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3472/Krayon_Everywhere_7.jpg[/img][/center]
Um primeiro olhar no mostrador do Everywhere revela a quantidade de horas do dia em um círculo colorido mais claro, amarelo ou rosa, dependendo da versão. Um círculo mais escuro simboliza a noite. O ponto no qual os dois círculos se encontram corresponde ao nascer e ao pôr do sol. À medida que as estações mudam, ou em diferentes locais, o número de horas do dia aumenta ou diminui. Uma flecha azul na borda do mostrador materializa o caminho do sol enquanto viaja pelo céu.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3472/Krayon_Everywhere_8.jpg[/img][/center]


Uma calculadora mecânica

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3472/Krayon_Everywhere_6.jpg[/img][/center]
O Everywhere obtém esse resultado aparentemente simples ao combinar os cinco parâmetros que influenciam os cálculos do nascer e do pôr do sol. Primeiro, longitude e latitude, que definem geograficamente um ponto na Terra; depois o fuso horário UTC e, finalmente, a data e o mês. O dono do relógio define cada um deles como necessário, para então ver a hora precisa em que o sol aparecerá e desaparecerá, no local de sua escolha e no dia em que o desejar.


Um layout engenhoso

Os ponteiros e os indicadores de uso diário - data e hora - estão em azul para maior destaque visual e máxima legibilidade. Em contraste, os ponteiros correspondentes aos ajustes possuem uma cor mais suave, que pode ser ouro branco ou ouro rosa, dependendo da versão.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3472/Krayon_Everywhere_4.jpg[/img][/center]
As horas são lidas na periferia do mostrador graças a uma seta azul em uma escala de 24 horas, que também mostra quantas horas se passaram desde o último nascer do sol. Já os minutos são mostrados por um grande ponteiro central. Um submostrador na parte superior exibe a longitude entre + 180o e -180o, indicada pelo maior dos dois ponteiros. O ponteiro mais curto aponta para o fuso horário UTC e avança em incrementos de meia hora para levar em consideração cada fuso horário em uso ao redor do globo. Quando necessário, a indicação DST (horário de verão) pode ser ajustada para o horário de verão. Dois ponteiros ocupam o centro do mostrador principal: o da esquerda cobre a latitude entre +60o e -60o, enquanto o ponteiro à direita mostra o parâmetro escolhido: data, latitude, longitude ou UTC. Um submostrador na parte inferior apresenta data e mês.


Facilidade de uso pela coroa

Apesar da capacidade do Everywhere de combinar e exibir múltiplos parâmetros, os engenheiros da Krayon asseguraram que a configuração desses parâmetros fosse muito simples. O item em questão, data, latitude, longitude ou UTC, é inicialmente selecionado usando-se o botão no lado esquerdo da caixa, depois ajustado a partir da coroa. A configuração padrão é a data, pois ela corresponde à função mais usada. Além disso, os ajustes podem ser feitos girando a coroa para frente ou para trás, desta forma protegendo o mecanismo contra danos causados por erros de manipulação.


Um calibre verdadeiramente extraordinário

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3472/Krayon_Everywhere_3.jpg[/img][/center]
O conceito do calibre USS é nada menos que excepcional. Todos os 595 componentes foram projetados e fabricados especificamente para ele, permitindo assim que os engenheiros da Krayon conseguissem produzir um movimento surpreendentemente compacto - dada a sua imensa complexidade - de apenas 6,5 mm de altura.

Este calibre engenhoso é capaz de combinar parâmetros que dão informações opostas, como os horários do nascer e do pôr do sol. Também incorpora uma equação de tempo, uma função oculta que não é exibida no mostrador, para calcular os diferentes parâmetros. O calibre USS está equipado com quatro diferenciais e 84 conjuntos de engrenagens, em um total de 145 peças de engrenagens. Três patentes foram solicitadas para proteger essas invenções. Com corda automática fornecida por um microrrotor de ouro branco, o calibre USS entrega uma reserva de marcha de 72 horas e bate a uma frequência de 3 Hz.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3472/Krayon_Everywhere_5.jpg[/img][/center]
O acabamento e a decoração do Everywhere são feitos inteiramente à mão, de acordo com as técnicas tradicionais Suíças de alta relojoaria. São propostas duas versões, ambas com um diâmetro de caixa de 42 mm, em ouro rosa ou em ouro branco, que podem ser totalmente personalizadas sob encomenda.

Graças a uma complicação sem precedentes, o cálculo universal do nascer e do pôr do sol, o Everywhere convida seu feliz proprietário a olhar para o céu e contemplar o movimento do nosso Sol, um dos fundamentos da noção de tempo.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3472/Krayon_Everywhere_11.jpg[/img][/center]
Contudo, essa contemplação terá um alto custo: Everywhere tem um preço sugerido a partir de 600.000 Francos Suíços, um valor consideravelmente alto, mesmo levando-se em conta a natureza inédita de seu fantástico movimento.


Sobre a Krayon

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3472/Krayon_Everywhere_9.jpg[/img][/center]
A Krayon é um estúdio especializado no desenvolvimento de complicações relojoeiras situado em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, fundado por Rémi Maillat em 2013.

Maillat é um jovem Engenheiro Micro-mecânico formado na Universidade de Ciência Aplicadas de Le Locle. Ele trabalhou na criação e desenvolvimento de complicações como calendários perpétuos, repetidores de minutos, cronógrafos e turbilhões para diversas marcas relojoeiras.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3472/Krayon_Everywhere_10.jpg[/img][/center]
Agora, introduz o primeiro relógio que leva o nome de seu estúdio em alto estilo, com a indicação para o GPHG, o Oscar da Relojoaria!



Krayon Everywhere - Ficha técnica


Movimento

Calibre USS - Universal Sunrise & Sunset
Diâmetro 35,40 mm
Altura 6,50 mm
Frequência 3 Hz, reserva de marcha de 72 horas
Corda automática com microrrotor de ouro 22 K
595 componentes, incluindo 85 rubis


Funções

Indicação de horas em escala de 24 horas, minutos
Data, mês
Cálculo e indicação das horas do nascer e pôr do sol, baseadas em latitude, longitude e fuso horário
Duração do dia


Caixa

Em ouro branco, 42 x 11,7 mm
Vidro e fundo de cristal de safira
Aro opcionalmente com diamantes baguete
Resistente à água até 30 metros


Mostrador

Ouro branco, com chanfrados polidos à mão
Discos em safira com micro-pintura
Hora em escala na periferia, minutos centrais
Horas do nascer e pôr-do-sol em discos periféricos
Data às 6 horas
Longitude e UTC às 12 horas
Latitude às 9 horas
Indicador de função às 3 horas


Pulseira

Couro de aligátor preto, costurada à mão
Fecho de fivela em ouro branco


Preço

600.000 Francos Suíços, sem impostos


Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 114, Jan/Fev 2018
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais