Adicionar aos Favoritos      Indique este Site domingo, 20 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Luminor 1950 Tourbillon GMT

quarta-feira, 19 de março de 2008

Embora um relógio com o característico desenho de um Panerai e seus 47 mm de caixa não possa exatamente ser chamado de discreto, o novo Luminor 1950 Tourbillon GMT surpreende pelo comedimento em exibir aquilo que a maioria dos relógios que o possui faz questão de ostentar: o turbilhão.

De fato, a não ser por um pequeno indicador de seu funcionamento no mostrador, a presença do turbilhão passaria despercebida, pois ele somente pode ser visto através do fundo transparente.


Para assistir a um vídeo de apresentação do Luminor 1950 Tourbillon GMT, clique no botão "Play" abaixo (clipe de alta qualidade; por favor, aguarde o carregamento):




Com seu debut na história da relojoaria em 1938 com a produção dos primeiros modelos subaquáticos profissionais para a Marinha Real Italiana, e tendo agora décadas de experiência no campo, a Officine Panerai recentemente deu um salto de qualidade com a criação de diversos calibres de manufatura, completamente projetados, desenvolvidos e fabricados em suas próprias oficinas.

Dos quatro movimentos desenvolvidos nos anos recentes, o Panerai P. 2005 é certamente o mais sofisticado do ponto de vista construtivo. Usando este calibre, o Luminor 1950 Tourbillon GMT é uma excepcional síntese de tradição, qualidades esportivas, precisão e tecnologia no mais alto nível.

O novo Luminor distingue-se por seu turbilhão. Este dispositivo foi inventado pelo grande relojoeiro Abraham-Louis Breguet no final do século XVIII, com o propósito de eliminar erros na marcha (ou seja, desvios mais rápidos ou mais lentos na indicação do tempo) causados por mudanças no efeito da gravidade sobre o balanço, imperfeições na manufatura, espessamento da lubrificação e a conseqüente variação da fricção nas diferentes posições do relógio.

Para consegui-lo, Breguet construiu uma gaiola contendo o balanço, escapamento e respectivos pivôs, que gira continuamente. Desta forma, qualquer variação da marcha que possa ocorrer quando o balanço estiver em uma posição particular será cancelada quando o balanço estiver na posição oposta. Por mais de dois séculos o turbilhão tem sido sinônimo de extrema dificuldade construtiva, exigindo a máxima precisão na manufatura, e há poucos anos tem sido usado em relógios de pulso que, inevitavelmente, são mais alta qualidade. O escapamento turbilhão tem fascinado gerações de entusiastas e sempre foi reconhecido como um substancial desafio técnico.

A Officine Panerai assumiu este desafio e se propôs a inovar neste campo, pondo sua marca em uma especialidade horológica que permanece substancialmente inalterada desde que foi inventada.

No Luminor 1950 GMT a gaiola gira em um eixo paralelo à base do movimento em ângulo reto ao eixo ao eixo de oscilação do balanço; adicionalmente, a gaiola faz duas rotações por minuto. Estas duas inovações fazem do desenho Panerai melhor na compensação de erros resultantes de mudanças de posição, que são muito mais numerosos em um relógio de pulso que em um modelo de bolso. Trabalhando através de uma série de engrenagens que lembram o diferencial de um automóvel, o dispositivo é a característica peculiar do calibre P.2005, diferente dos outros turbilhões atualmente em produção em vários outros detalhes. Consistindo de 239 componentes, sua corda é manual e seus três tambores de corda garantem 6 dias de reserva de marcha. Ele também é equipado com a função GMT, ou seja, um segundo fuso horário. O Luminor 1950 Tourbillon GMT possui um fundo em cristal de safira que permite que a fascinante rotação do turbilhão seja admirada, bem como a leitura da reserva de marcha indicada por um ponteiro que percorre um arco circular.

Com sua inconfundível caixa e protetor de coroa que caracterizam os Panerai Luminor há mais de 60 anos, o novo relógio foi executado aço polido e escovado, com um diâmetro de 47 mm. Resistente à água a 100 metros, seu mostrador é protegido por um cristal de safira de dois milímetros com tratamento anti-refletivo. A construção do mostrador em “sanduíche”, uma das inovações da Panerai, com grandes marcadores e numerais arábicos particularmente visíveis no escuro, devido à grande quantidade de material luminoso contido entre as suas duas camadas. Os grandes ponteiros de horas e minutos contrastam com o menor da função GMT, que também é acionada através da coroa.

Ao contrário da grande maioria dos modelos equipados com um turbilhão, o Luminor 1950 não ostenta sua especialidade técnica; o dispositivo não é revelado por uma abertura no mostrador, e sua existência é indicada apenas por um detalhe original. Em um pequeno submostrador à esquerda, junto com o ponteiro de segundos, há um indicador circular azul. Este é conectado ao turbilhão e, portanto, se move duas vezes mais depressa que o ponteiro de segundos, fazendo uma rotação a cada 30 segundos. O outro submostrador possui um ponteiro que faz uma rotação a cada 24 horas, apontando para as inscrições “pm” e “am” para indicar se a hora mostrada pelo ponteiro GMT é diurna ou noturna.

O relógio é completado por uma pulseira de jacaré com o característico fecho Panerai em aço escovado, e é acompanhado de uma segunda pulseira em couro, além de uma chave de fenda e uma ferramenta para substituí-la. Identificado pela referência PAM00276, o Luminor 1950 Tourbillon GMT é certamente uma dos mais sofisticados e exclusivos modelos esportivos a surgir nos últimos tempos. Sua produção se dá em edição limitada e numerada, com preço de venda de 79.000 euros.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais