Adicionar aos Favoritos      Indique este Site quinta-feira, 13 de agosto de 2020                                                                         
notícias
Pop-Up Watch Show

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Feiras de relógios suíços - pequenas marcas lançam uma contraofensiva

Por Ivan Radja



[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3695/PopUpShow.jpg[/img][/center]

Carlo E. Naldi (à esquerda) e o designer relojoeiro Jorg Hysek


Privadas de Baselworld e excluídas de eventos organizados pelos grandes nomes da relojoaria, as pequenas marcas permanecem unidas. O Pop-Up Watch Show, no final de agosto em Genebra, preenche o vazio em 2020 e planeja um grande evento em 2021, provavelmente em Lausanne.

Para 2020, a escolha da data já foi feita: o Pop-Up Watch Show será realizado de 24 a 29 de agosto, simultaneamente ao Geneva Watch Days liderado pela Bulgari. Para Carlo E. Naldi, o responsável pelo evento, o desejo das grandes marcas de jogar sozinhas sem se preocupar com empresas menores, em termos de reputação ou faturamento, “não era aceitável”.

Assim, ele reserva três espaços em Genebra, estrategicamente localizados no triângulo dos grandes hotéis. A “La Maison de l'Horlogerie” sediará entre 3 e 5 expositores, quinze serão instalados no iceBergues e 5 ou 6 na St’Art Gallery, de sua propriedade. No total, cerca de 25 marcas, entre as quais A. Favre & Fils, Ernst Benz, Edelberg, Tiret, Gerald Charles, a casa de leilões Valorum, Balboa (pulseiras) e Wolf, a fabricante americana de cofres de luxo, muito popular entre colecionadores, além de AHCI e Watchanish.

O Pop-Up Watch Show será repetido todos os anos. “Enquanto os eventos tradicionais estão desaparecendo ou diminuindo, é preciso ter imaginação e criar espaços representativos”, diz Carlo E. Naldi, que liderou o Swiss Creative Lab por dez anos, à margem de Baselworld. Quanto à partida da Basileia, ele não acredita nem por um segundo em um possível retorno. “O nome foi oficialmente abandonado desde o final de maio e o grupo MCH está falando sobre uma nova exposição, um novo formato, mas, na minha opinião, é uma história terminada e acabada. Quem ainda confiaria na MCH?”.

Este último prometeu um comunicado até o final de junho, no mais tardar, sobre suas intenções. No entanto, o MCH, um grupo internacional especializado em “marketing ao vivo”, “não consegue mais mobilizar ninguém no mundo da relojoaria”, acrescenta Oliver Müller, da agência LuxConsult. Muitos expositores perderam dinheiro devido ao cancelamento da edição 2020 de Baselworld, e seu modelo foi sendo cada vez mais contestado nos últimos anos”.

Os eventos restantes são os das marcas do grupo Richemont, Watches & Wonders, adiado para 2021, e o Geneva Watch Days, com quinze marcas lideradas por Jean-Christophe Babin, CEO da Bulgari (Breitling, Ulysse Nardin, Girard-Perregaux, Urwerk, MB&F, etc). Carlo E. Naldi está, portanto, aproveitando uma brecha.

Seu objetivo é ambicioso: cerca de 400 marcas, suíças e estrangeiras, em um só lugar, na primavera de 2021. “Relojoeiros, joalheiros e fabricantes de acessórios relacionados, como pulseiras, canetas ou óculos. Vamos favorecer o produto final e emocional para o consumidor final”. Milhares de expositores em potencial já foram contatados.

O evento não será em Genebra - o Palexpo sequer entrou no mérito. “Tudo relacionado à relojoaria é bloqueado pelo grupo Richemont e pela Fondation de la Haute Horlogerie", explica ele. “O evento que estou organizando será realizado em um local na Suíça de língua francesa, que será anunciado em breve. Uma coisa é certa: o evento precisa de espaço, em torno de 10.000 m2, o que reduz drasticamente o leque de opções. Poderia ser Beaulieu em Lausanne? “Não posso dizer ainda, porque nada foi assinado”, disse Carlo E. Naldi.

Questão central: os preços para os expositores serão acessíveis, para contrabalançar os excessos de Baselworld. “Por cerca de 8.000 francos, uma empresa pode alugar um estande de 9 m2. Se quiser 400 m2, tudo bem, desde que não esconda os pequenos”. Jean-Daniel Pasche, presidente da Federação Relojoeira, que estava ciente desse projeto, o encorajou fortemente: “É muito positivo para as pequenas marcas, que precisam de visibilidade, porque é inútil ter bons produtos se ninguém o souber”.

A questão crucial da data permanece. A primeira quinzena de abril está marcada, mas de preferência depois da Páscoa (4-5 de abril) e antes do Ramadã, que começa no dia 12. Isto, desde que a Watches & Wonders (ex-SIHH), do grupo Richemont, não volte para o mês de Janeiro. “Nesse caso, vou me alinhar, porque também devo aproveitar a chegada da mídia e varejistas estrangeiros”. De certo modo, todo o setor está à espera da decisão da Fundação da Alta Relojoaria , resume Oliver Müller. “O projeto de Naldi é excelente e ele está certo em assumir a liderança. Só podemos lamentar que a relojoaria não consiga se unir mais e concordar com uma só data”.


Artigo publicado em 24 de junho de 2020 nos jornais Tribune de Genève e 24 Heures, de Lausanne (versão original em francês).
 
Topo
Mais Notícias:
30/07/2020 - Baume & Mercier - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
25/07/2020 - Montblanc - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
24/07/2020 - Audemars Piguet - [Re]master01
 
23/07/2020 - Watches & Wonders - Watches & Wonders 2020 em Xangai!
 
23/07/2020 - HOURUNIVERSE - O evento que substitui Baselworld!
 
22/07/2020 - Tudor - Black Bay Fifty-Eight Navy Blue
 
20/07/2020 - Jaeger-LeCoultre - Master Ultra Thin Kingsman Knife
 
20/07/2020 - DWISS - Entrevista com Rafael Miranda, fundador da DWISS
 
05/07/2020 - Patek Philippe - Calatrava Ref. 6007 em Aço
 
01/07/2020 - Audemars Piguet - Royal Oak Offshore Cronógrafo Automático Black Ceramic
 
30/06/2020 - Maximilian Büsser & Friends - LM101 MB&F x H. Moser
 
29/06/2020 - H. Moser & Cie. - Endeavour Cylindrical Tourbillon H. Moser x MB&F
 
28/06/2020 - Gerald Charles - Entrevista com Federico Ziviani
 
28/06/2020 - Gerald Charles - Interview with Federico Ziviani
 
26/06/2020 - IWC Schaffhausen - Big Pilot`s Watch Big Date Spitfire Mission Accomplished
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2020

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais