Adicionar aos Favoritos      Indique este Site quinta-feira, 17 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Papillon Chronograph
Clique para zoom
Detalhes do mostrador do Papillon Chronograph
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
O primeiro Papillon, de 1999
Clique para zoom
O Papillon Ellipsocurvex

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Papillon Chronograph, o vôo do tempo

segunda-feira, 24 de março de 2008

O desenho dos relógios Daniel Roth, com suas caixas no formato de “dupla elipse”, é inconfundível. Seu estilo próprio, associado aos movimentos complicados e ao extremo refinamento de sua construção e de seu acabamento, faz de suas peças um símbolo de bom gosto e requinte.


O Papillon Chronograph

Os cronógrafos atualmente experimentam um retorno à cena como uma complicação útil e um importante símbolo de expertise horológica. Sensível a este interesse renovado, a Daniel Roth apresenta a primeira versão cronógrafo de seu icônico modelo Papillon: o Papillon Chronograph.

O surgimento de um ícone

Inicialmente, um pequeno histórico se faz necessário. Introduzido em 1999 como parte da celebração do 10o aniversário da marca Daniel Roth, a primeira edição do Papillon criou um considerável alvoroço entre conhecedores de relógios. Sua mistura de inovações técnicas e estéticas ilustrava eloqüentemente as peculiares características da abordagem da Daniel Roth à relojoaria, combinando tradição técnica com design inovador.

Lançado em uma edição limitada a 250 peças, o Papillon foi posteriormente revisitado pela Daniel Roth em 2005. Como seu predecessor, abrigava um movimento automático ultrafino Girard-Perregaux, capaz de acomodar os módulos adicionais de complicações desenvolvidos e manufaturados pelos engenheiros, técnicos e relojoeiros da Daniel Roth, e inteiramente acabado na Manufatura em Le Sentier. Este excelente calibre foi abrigado na nova versão da caixa “ellipsocurvex” que é a assinatura da marca, que assegura um ótimo ajuste ao pulso. Uma “cobertura” polida envolve a parte superior do relógio, cuja suave superfície é quebrada apenas pela janela de horas saltantes e uma janela de segundos menor. Enquanto isso, um mostrador na forma de “sorriso” que se estende sobre toda a porção inferior do mostrador permite que se observe o intrincado trabalho do mecanismo do ponteiro de minutos em operação.

Mais do que a vista alcança

Muito mais sofisticado do que se pode inicialmente imaginar, o que à primeira vista aparenta ser um mostrador de minutes retrógrados tradicional, é de fato composto por ponteiros de minutos no formato de losangos com cabeças pivotantes que se tornaram a marca registrada da linha Papillon. Posicionados em um ângulo de 180°, eles giram na mesma direção sobre um único eixo, conduzidos por um disco que gira sobre o eixo central. Ao alcançar a posição 60, um deles pivota 90° sobre seu próprio eixo para se recolher, e o outro instantaneamente estende-se para surgir ao 0 minuto. Comparado aos tradicionais sistemas de minutos retrógrados, este mecanismo utiliza menos energia e exige menos peças. Ele é, portanto, mais resistente e confiável, ao mesmo tempo consumindo menos da reserva de marcha do movimento.

Cronometria transparente

O ano de 2008 vê a introdução do Papillon Chronograph, no qual a cobertura desapareceu, portanto revelando totalmente o patenteado mecanismo de dois ponteiros, agora azulados e maiores, e também provendo amplo espaço para as indicações do cronógrafo. Este modelo abriga o Calibre DR 2319, que possui o Frédérique Piguet 1188 como movimento base, especialmente modificado pela Daniel Roth, com 45 horas de reserva de marcha.

A generosa caixa de 43 x 46 mm em ouro amarelo, branco ou vermelho, a primeira versão no estilo “curvex Z”, apresenta maiores garras e isto naturalmente implica em um maior espaço entre elas e, portanto, uma pulseira mais opulenta. Para assegurar ao usuário conforto ideal, a pulseira de couro recebeu inserções para se adaptar ao pulso com perfeição. A lateral da caixa recebe a coroa com sulcos que é uma marca registrada da Daniel Roth, ladeada pelos dois botões do cronógrafo, enquanto a caixa curvada possui fundo plano em safira que revela a bela decoração do movimento. O original mostrador compreende elementos visuais que tanto facilitam a leitura como levam à contemplação. Talvez o aspecto mais marcante do modelo seja o senso de franqueza e transparência. O mostrador com base prateada ou em rutênio é adornado com Côtes de Genève, e protegido por um cristal transparente de safira curvex, com anti-reflexo em ambos os lados.

Os contadores transparentes de 12 horas e 30 minutos do cronógrafo estão posicionados às 10 e 2 horas, respectivamente, sobrepondo o círculo central dos segundos do cronógrafo com seus numerais pretos. O semicírculo preto dos minutos confere um visual de apelo técnico, enquanto seus grandes numerais asseguram perfeita legibilidade em um mostrador de múltiplas camadas que também possui um guilloché com motivo “clous de Paris”. Ele é emoldurado por um trilho de minutos branco semicircular localizado dentro do círculo de segundos que complementa o mostrador externo de minutos. Em um prova da extrema atenção aos detalhes pelos designers da Daniel Roth, o ponteiro de segundos do cronógrafo pára às 6 horas para não atrapalhar a visibilidade das horas saltantes, o que ocorreria se sua posição de descanso fosse no ponto convencional, às 12 horas.

Apresentado dentro da horologicamente refinada coleção Académie, o novo Papillon Chronograph possui pulseira de couro de crocodilo preta, azul ou marrom, completada com o fecho Daniel Roth.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais