Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sábado, 25 de setembro de 2021                                                                         
notícias
Reverso Tribute Enamel Hokusai Kirifuri Waterfall

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Jaeger-LeCoultre apresenta o Reverso Tribute Enamel Hokusai Kirifuri Waterfall, relógio que une tradições artísticas do Oriente e Ocidente.


[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3817/jlc-reverso-tribute-enamel-hokusai.jpg[/img][/center]

Por quase dois milênios, um intercâmbio cultural bidirecional entre Ásia e Europa teve profunda influência em todas as formas de arte do Oriente e do Ocidente – das artes visuais às performativas – assim como nas técnicas de produção de tecidos, vidro e cerâmica.

Esta é uma troca que a Jaeger-LeCoultre abraçou ao longo da história da Manufatura. Coincidindo com os 90 anos do Reverso, a Jaeger-LeCoultre celebra esse intercâmbio cultural contínuo com um novo e requintado Reverso Tribute Enamel Kirifuri Waterfall (Kirifuri-no-taki).

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3817/jlc-reverso-tribute-enamel-hokusai_2.jpg[/img][/center]
Unindo a técnica artesanal europeia com a arte japonesa, o verso da caixa celebra a arte oriental com uma pintura esmaltada em miniatura que reproduz fielmente uma impressão em xilogravura da Cachoeira Kirifuri feita por Katsushika Hokusai no início dos anos 1830. Kirifuri Waterfall é inspirada na Tour of the Waterfalls of the Provinces, uma série de oito gravuras em xilogravura que retratam cachoeiras que o artista visitou entre 1831 e 1833 em diferentes regiões da principal ilha do Japão, Honshu.

Incorporando a criatividade de La Grande Maison e sua visão do mundo da arte e da cultura, o novo relógio é a prova do talento e habilidade dos artesãos que trabalham no atelier Métiers Rares (Artesanato Raro) na Manufatura Jaeger-LeCoultre.

Em um processo cuidadosamente orquestrado que começa pelo fundo da caixa, a decoração deste relógio apresentou muitos desafios que eram particulares a esta obra de arte. O primeiro deles foi reproduzir uma obra medindo 37 x 24,5 cm em uma superfície com pouco mais de um décimo do tamanho do original – capturando todos os detalhes em escala perfeita, incluindo o grupo de minúsculas figuras humanas na base da cachoeira.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3817/jlc-reverso-tribute-enamel-hokusai_3.jpg[/img][/center]
Para expressar o poder e a beleza da água - conforme ela desce em cascata por 100 metros pela encosta da montanha -, Hokusai usou um senso de perspectiva maior e cores mais ousadas para a Kirifuri Waterfall do que em seu trabalho anterior. O esmaltador precisava não apenas imitá-la perfeitamente, mas também criar a ilusão da técnica de xilogravura, que produz um efeito específico que é totalmente diferente do esmaltado. Um desafio particular é que as impressões multicoloridas requerem o uso de vários blocos de xilogravura, com cada cor aplicada individualmente – e havia o desafio adicional de reproduzir o efeito bokashi de cores sutilmente matizadas e graduadas vistas no original. Para alcançar essas ilusões, o mestre esmaltador da Jaeger-LeCoultre teve que desenvolver sua própria técnica.

A simplicidade do mostrador Reverso Tribute – com seus marcadores de horas de aplicação facetada e ponteiros Dauphine – valoriza totalmente a beleza de sua decoração. Uma resposta artística à pintura em miniatura no fundo da caixa, este mostrador é decorado com um padrão guilhochê ondulado incomum escolhido para ecoar o efeito da água em movimento. Executado à mão, usando um torno centenário para o qual um came especial foi feito para atingir esse padrão específico, o efeito visual das ondas é amplificado por camadas de esmalte translúcido em um tom suave de verde que corresponde exatamente a um detalhe da pintura no verso.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3817/jlc-reverso-tribute-enamel-hokusai_4.jpg[/img][/center]
Após várias queimas para formar as camadas de esmalte, o desafio final é a aplicação perfeita dos índices (o que requer que pequenos orifícios sejam perfurados na superfície imaculada do esmalte) e a transferência da faixa de minutos no formato estrada de ferro.

Como acontece com todos os esmaltados, o processo de queima pode mudar as cores de maneiras imprevisíveis. Portanto, tanto na parte traseira quanto na parte frontal do Reverso Tribute Enamel Hokusai, foram necessárias muitas horas de pesquisa e experimento para que a cor do mostrador combinasse perfeitamente com a pintura no verso, e para que a pintura fosse uma representação fiel das cores originais de Hokusai. Além dessas horas de pesquisa, quase cinco horas de trabalho devem ser dedicadas apenas ao guilhochê, seguidas de oito horas de trabalho para as camadas de esmalte verde translúcido. Mais de 70 horas de trabalho são necessárias apenas para pintar a obra-prima em miniatura na parte de trás da caixa.


Sobre Hokusai

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3817/jlc-reverso-tribute-enamel-hokusai_5.jpg[/img][/center]
O artista japonês mais conhecido no Ocidente, Hokusai (c.1760-1849) foi um ilustrador, gravador e artista ukiyo-e altamente prolífico. Sua fama foi consagrada quando ele tinha oitenta anos, por sua monumental série de xilogravuras Thirty-Six Views of Mount FujiI, que inclui The Great Wave off Kanagawa (Kanagawa oki nami ura), uma das obras de arte mais conhecidas do mundo (a Jaeger- LeCoultre homenageou esse trabalho reproduzindo-o como uma pintura em esmalte em miniatura em um Reverso de edição limitada em 2018).

Graças à febre da pintura ukiyo-e, que retratava o estilo de vida hedonista da classe mercantil em Edo Japão (1600-1868), a xilogravura floresceu do século 17 ao 19, como meio de reproduzir essas pinturas. Inovador em sua composição e uso de cores, Hokusai foi fundamental para transformar o ukiyo-e de um estilo de retrato em um gênero mais amplo que incluía paisagens, plantas e animais. Como consequência de sua fama, as gravuras ukiyo-e e xilogravuras tornaram-se centrais para formar a percepção ocidental da arte japonesa.


Reverso Tribute Enamel Hokusai Kirifuri Waterfall – Ficha técnica

Referência Q39334T2- Edição limitada de 10 peças

Caixa
Em ouro branco
Dimensões: 45,5 mm x 27,4 mm x 9,73 mm

Movimento
Calibre Jaeger-LeCoultre 822, a corda manual
Indicação de horas e minutos
Reserva de marcha de 42 horas
Mostrador guilhochê e esmalte Grand Feu
Fundo com pintura em miniatura em esmalte Grand Feu
Estanque até 3 atm

Pulseira
Couro de crocodilo preto

Preço
80.000 Euros


Sobre o Reverso

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3817/jlc-reverso-tribute-enamel-hokusai_6.jpg[/img][/center]
Em 1931, a Jaeger-LeCoultre lançou um relógio destinado a tornar-se um clássico de design do século XX: o Reverso. Criado para resistir aos rigores dos jogos de polo, suas elegantes linhas Art Déco e a caixa reversível exclusiva o tornam um dos relógios mais reconhecíveis de todos os tempos. Ao longo de nove décadas, o Reverso reinventou-se continuamente sem nunca comprometer a sua identidade: alojou mais de 50 calibres diferentes, enquanto o seu verso em metal branco tornou-se uma tela para a expressão criativa, decorada com esmalte, gravuras ou pedras preciosas. Hoje, após 90 anos de seu nascimento, o Reverso continua a sintetizar o espírito de modernidade que inspirou sua criação.


Boutique Jaeger-LeCoultre online no Brasil

A Jaeger-LeCoultre recentemente lançou sua primeira boutique online no Brasil.

Oferecendo acesso a relógios e know-how aos seus clientes de maneira remota, a nova boutique online da Jaeger-LeCoultre permite aos clientes descobrir o universo da marca e comprar peças de suas coleções icônicas.

Os clientes podem navegar, selecionar e comprar entre mais de 30 referências que vão de algumas das últimas novidades - como o Master Control Calendar e o Master Control Date, até modelos clássicos como o Reverso Tribute Small Seconds e o Polaris Automatic.




Para visitar a boutique online da Jaeger-LeCoultre, clique aqui.
 
Topo
Mais Notícias:
20/09/2021 - Jaeger-LeCoultre - Reverso Tribute Minute Repeater
 
17/09/2021 - Montblanc - Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph LE 200
 
15/09/2021 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine Perpetual em Paládio!
 
14/09/2021 - Ulysse Nardin - W&W 2021 - O incrível Blast Hourstriker
 
30/08/2021 - Greubel Forsey - GWD 2021 - GMT Earth Final Edition
 
30/08/2021 - H. Moser & Cie. - GWD 2021 - Streamliner Calendário Perpétuo
 
30/08/2021 - Bvlgari - Gerald Genta - Arena Retro Disney Mickey Mouse
 
30/08/2021 - Maurice Lacroix - Visita à manufatura e entrevista com Stéphane Waser
 
29/08/2021 - Audemars Piguet - Novos Royal Oak Calendário Perpétuo
 
27/08/2021 - IWC Schaffhausen - Pilot’s Watches Inspiration4
 
26/08/2021 - Bernhard Lederer - Cronômetro de Impulso Central
 
25/08/2021 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT Malachite
 
24/08/2021 - Edouard Koehn - World Heritage Alarm
 
24/08/2021 - Cyrus - O inovador Klepcys DICE
 
27/07/2021 - Montblanc - Promoção Dia dos Pais!
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2021

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais