Adicionar aos Favoritos      Indique este Site domingo, 19 de maio de 2024                                                                         
notícias
Code 11.59 by Audemars Piguet Universelle

sexta-feira, 10 de março de 2023

O espetacular Code 11.59 by Audemars Piguet Universelle RD#4 é o primeiro relógio automático ultra-complicado da manufatura.


[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle.jpg[/img][/center]
Mais de um século após a produção do relógio de bolso ultracomplicado Universelle, a Audemars Piguet apresenta seu primeiro relógio de pulso automático ultracomplicado (RD#4) na coleção Code 11.59 by Audemars Piguet.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_2.jpg[/img][/center]
Esta nova criação reagrupa o savoir-faire relojoeiro da marca em um único movimento, o calibre automático 1000, com mais de 1.100 componentes. Uma façanha de engenharia e tradição relojoeira, este mecanismo inovador se baseia em três gerações de inovações em P&D e incorpora 40 funções, incluindo 23 complicações, entre as quais uma Grande Sonnerie Supersonnerie, repetição de minutos, calendário perpétuo, cronógrafo flyback split-seconds e turbilhão volante. O relógio é resultado de mais de 7 anos de P&D.


Gênese de uma ultra-complicação excepcional

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_3.jpg[/img][/center]
O projeto iniciou em 2016 com o objetivo de desenvolver um relógio de pulso altamente complicado para uso diário que encontrasse o equilíbrio certo entre complexidade, ergonomia e estética.

Indo além das normas tradicionais de construção, ele funde a linha entre movimento e caixa, com corretores ergonômicos e botões que permitem que os usuários ativem as múltiplas funções com facilidade. Ele também incorpora as três inovações recentes de P&D da Manufatura - a Supersonnerie revelada em 2015 (RD#1), o movimento de calendário perpétuo ultrafino de 2018 (RD#2) e o oscilador com maior amplitude dos dois Royal Oak Selfwinding Flying Tourbillon Extra-Thin RD#3, de 2022.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_4.jpg[/img][/center]
Embora a caixa Code 11.59 tenha mantido a curvatura ergonômica e os códigos de design da coleção, suas proporções foram ligeiramente adaptadas para abrigar o mecanismo ultracomplicado. A nova caixa com 42 mm de diâmetro (em vez de 41 mm) e 15,55 mm de espessura representa um verdadeiro feito de engenharia.


Coroas e botões - complexidade técnica e ergonomia

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_5.jpg[/img][/center]
O novo movimento, medindo não mais que 34,3 mm de diâmetro (15 linhas) e 8,75 mm de espessura, simplifica o uso das funções para o usuário, reduzindo o grande número de botões e corretores normalmente encontrados em relógios altamente complicados para três coroas e três botões.

Os botões discretos, mas grandes o suficiente para serem acionados com o dedo, foram integrados ao lado esquerdo da caixa. Enquanto o superior inicia a função de repetidor de minutos, os dois botões servem, respectivamente, para corrigir as indicações da lua e do dia – um sistema totalmente pensado para facilitar a correção sem recorrer a minúsculas ferramentas.

No lado direito, três coroas com botões coaxiais permitem ao usuário dar corda no relógio, acertar a hora e a data com a coroa central e selecionar o modo carrilhão (Grande Sonnerie, Petite Sonnerie ou modo silencioso). O cronógrafo flyback pode ser iniciado e parado com a coroa às 2 horas e zerado com a outra coroa às 4. Esta também corrige o mês em sincronia com o ano. Entre as inovações, o botão ergonômico da coroa – ou “supercoroa” – às 4 horas traz a correção a um novo patamar. Enquanto o botão aciona o mecanismo de redefinição zero do cronógrafo flyback, a coroa também permite a correção do mês para frente ou para trás. Além disso, a coroa retorna automaticamente à sua posição neutra após girá-la (até 70°) em qualquer direção. Essa facilidade de uso esconde dispositivos mecânicos altamente técnicos localizados tanto na coroa quanto no movimento, além de um complexo sistema de segurança que evita o uso indevido.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_5.jpg[/img][/center]
Por fim, pequenos símbolos intuitivos gravados em cada coroa e botão lembram o usuário de suas respectivas funções.


Hora de tocar - um encontro de acústica poderosa e beleza visual

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_7.jpg[/img][/center]
O Universelle RD#4 representa o que há de mais moderno em termos de mecanismo de carrilhão, pois combina o sofisticado Grande Sonnerie com a tecnologia patenteada Supersonnerie introduzida em 2015.

Uma Grande Sonnerie marca as horas e a cada quarto de hora passando (repetindo a hora antes do quarto todas as vezes), sem qualquer envolvimento do usuário. Na posição Petite Sonnerie, o relógio toca apenas as horas, enquanto o carrilhão automático é desativado no modo silencioso. Além disso, o usuário pode ativar a repetição de minutos a qualquer momento por meio do botão às 10 horas. Para otimizar o gerenciamento e distribuição de energia, as funções de carrilhão do relógio são alimentadas por um tambor dedicado que é carregado pelo movimento do pulso, alternadamente com o tambor principal.

A Supersonnerie concede a este relógio de pulso ultracomplicado a potência acústica, qualidade do som e o tom harmônico dos relógios de carrilhão mais antigos. Esta tecnologia patenteada resultou de 8 anos de pesquisa iniciada em 2006 em colaboração com o EPFL, Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne. Inspirada pela harmonia dos instrumentos musicais, uma comunidade dedicada de relojoeiros, técnicos, acadêmicos e músicos revisou a construção da caixa para produzir uma tecnologia de carrilhão patenteada adequada para relógios contemporâneos, robustos e resistentes à água. Os gongos não estão mais presos à platina principal, mas a um componente dedicado que atua como uma caixa de som que melhora a sua transmissão. A tecnologia Supersonnerie também fornece um tempo mais nítido, pois as horas e os minutos soam sem interrupção quando não há sequência de toques de um quarto.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_8.jpg[/img][/center]
Levando os limites da viabilidade um passo adiante, os engenheiros e relojoeiros da Manufatura revisaram a construção da Supersonnerie para o Code 11.59 Ultra-Complication Universelle RD#4 para revelar a beleza do mecanismo, geralmente escondida no fundo da caixa. Para trazer à luz o ultracomplicado Calibre 1000, eles desenvolveram um sistema de fundo duplo, composto por uma tampa extrafina “secreta” e uma nova caixa de ressonância, com apenas 0,6 mm de espessura, inteiramente trabalhada em safira, na qual os gongos são montados. Foram necessários três anos de desenvolvimento para criar um componente de safira resistente à água, com geometria e espessura corretas, capaz de atuar como caixa de ressonância.

A tampa “secreta” apresenta uma série de aberturas laterais para deixar o ar passar e aumentar a amplificação do som quando o relógio é colocado no pulso. Além disso, foi escavada para reter o mínimo de material possível e reduzir a espessura geral. Esta tampa giratória pode ser aberta graças a uma alavanca discreta localizada logo abaixo da coroa às 3 horas na parte traseira para admirar o mecanismo e a massa oscilante de platina. Por fim, a massa oscilante apresenta uma variedade de técnicas de acabamento refinadas, incluindo ondas sonoras gravadas que acenam para o notável desempenho acústico do relógio.


Um refinado e intuitivo mecanismo de calendário perpétuo

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_9.jpg[/img][/center]
O mecanismo do calendário perpétuo semi-gregoriano foi concebido para otimizar a exibição e o uso das funções do calendário, ocupando o menor espaço possível. Para tanto, o Calibre 1000 se baseia nas inovações patenteadas do Calibre 5133 que estreou em 2018 com o lançamento do protótipo Royal Oak Selfwinding Perpetual Calendar Ultra-Thin RD#2, que fundiu as funções do calendário perpétuo em um único nível. A came do final do mês foi integrada de forma semelhante à roda da data, enquanto a came do mês foi combinada à roda do mês. Para melhorar a ergonomia, funções de calendário adicionais, como a data grande às 12 horas e a indicação do ano às 4, complementam o mecanismo do calendário perpétuo.

Além disso, o sistema de correção das funções do calendário foi simplificado para o usuário. Enquanto as fases do dia e da lua podem ser corrigidas graças a dois botões dedicados localizados no lado esquerdo da caixa, o sistema de data reversível permite mover a data para frente e para trás girando a coroa às 3 horas em qualquer direção. O mês também pode ser ajustado para frente ou para trás por meio da inovadora “supercoroa” às 4 horas.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_10.jpg[/img][/center]
Da mesma forma, a exibição das funções do calendário perpétuo combina legibilidade ideal com estética refinada. As indicações do calendário foram dissociadas dos contadores do cronógrafo e organizadas simetricamente no eixo vertical. Além de exibir o dia, data grande e mês às 9, 12 e 3 horas, respectivamente, o relógio indica o ano graças a uma janela de dois dígitos localizada às 4 horas - um sistema que substitui a indicação de ano bissexto mais tradicional. Sincronizado com o mês, o ano muda automaticamente sempre que a roda do mês passa de dezembro para janeiro. O mecanismo do calendário perpétuo semi-gregoriano avança automaticamente dia, data e ano, levando em consideração o número de dias do mês, incluindo os anos bissextos, bem como a correção de 100 anos normalmente exigida nos calendários perpétuos gregorianos tradicionais. Portanto, nenhum ajuste manual é necessário antes de 2400!

Por fim, o Code 11.59 Ultra-Complication Universelle RD#4 incorpora um inovador sistema astronômico lunar de salto instantâneo que transmite uma representação mais realista da lua. Dois discos concêntricos, nos quais estão impressas seis posições lunares diferentes, combinam-se para formar dez imagens que representam fielmente os estágios transitórios de crescimento e declínio entre a Lua Nova e a Lua Cheia, enquanto o satélite orbita a Terra em uma média de 29,53 dias. Como em outras luas astronômicas, esta indicação requer correção manual a cada 122 anos, desde que o relógio tenha sido mantido totalmente carregado. Localizado às 8, sua janela está em perfeita harmonia com a indicação do ano às 4 horas.


Um cronógrafo flyback split-seconds

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_11.jpg[/img][/center]
Enquanto o cronógrafo flyback permite redefinir e reiniciar o cronógrafo sem ter que pará-lo primeiro, o mecanismo split-seconds mede intervalos de tempo intermediários graças à adição de um ponteiro split-seconds que pode ser parado independentemente do ponteiro do cronógrafo central quando o botão dedicado é ativado. Quando o botão é pressionado novamente, ele alcança o ponteiro contínuo para retomar sua jornada juntos ao redor do mostrador, em perfeita sincronia. A ação pode ser repetida à vontade.

O cronógrafo flyback e o ponteiro split-seconds podem ser ativados por meio dos botões coaxiais das três coroas no lado direito. O botão das 2 horas inicia e para o cronógrafo, enquanto o das 3 horas aciona o mecanismo de split-seconds. Por fim, o botão às 4 ativa o flyback e reset.

Além disso, o Code 11.59 Ultra-Complication Universelle RD#4 está equipado com uma embreagem que evita que os ponteiros centrais do cronógrafo “engasguem” quando o mecanismo é acionado. Este tipo de embreagem foi lançado em 2015 no Royal Oak Concept Laptimer.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_12.jpg[/img][/center]
A arquitetura do cronógrafo foi otimizada para economizar espaço e mostrar componentes normalmente ocultos. Um dos principais desenvolvimentos envolveu a integração do mecanismo de split-seconds dentro da espessura dos rolamentos do rotor central. Ao fundir dois sistemas geralmente sobrepostos, os engenheiros reduziram a espessura do movimento em 1,1 mm, revelando a beleza do mecanismo de split-seconds quando o usuário abre a tampa “secreta”.

Por fim, para melhorar a legibilidade das funções do cronógrafo, os contadores de horas e minutos foram ampliados e ligeiramente descentrados do eixo das 3 às 9 horas para ficarem mais distantes da gaiola do turbilhão voador às 6 horas.


O turbilhão volante

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_13.jpg[/img][/center]
O Code 11.59 Ultra-Complication Universelle RD#4 é dotado de um turbilhão volante às 6 horas que completa uma revolução por minuto para compensar o efeito da gravidade na precisão do relógio. Esta gaiola pulsante revela parte do órgão regulador, incluindo seu oscilador de grande amplitude.

De fato, para otimizar a distribuição e a eficiência energética, o Calibre 1000 incorpora um novo oscilador com maior amplitude, que a Manufatura estreou em 2022 nos dois modelos RD#3 Royal Oak Selfwinding Flying Tourbillon Extra-Thin. Para evitar que o relógio pare quando todas as funções estiverem funcionando, a geometria do escapamento foi repensada para aumentar a amplitude do balanço e eliminar batidas – um estado que ocorre quando energia excessiva do escapamento é transferida para o oscilador. Essa solução também exigia aumentar a energia do movimento base do relógio, mantendo uma frequência de 21.600 aph para destacar a beleza do turbilhão voador no lado do mostrador. Um tambor principal maior foi desenvolvido para alimentar os ponteiros, bem como as funções de cronógrafo e calendário, enquanto as complicações do carrilhão são alimentadas por um tambor dedicado. Este mecanismo mais potente garante ao relógio cerca de 60 horas de autonomia quando não está no pulso, dependendo da ativação das funções.


Code 11.59 By Audemars Piguet - uma arquitetura complexa multifacetada

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_14.jpg[/img][/center]
Uma tela criativa de exploração e expressão de design, a coleção Code 11.59 by Audemars Piguet oferece inúmeras possibilidades técnicas e estéticas. Sua caixa multifacetada representa uma das mais complexas já fabricadas pela Manufatura com seu cristal de safira curvado duplo, aro extrafino, asas estilizadas, caixa central octogonal e fundo redondo – uma combinação perfeita para o Calibre 1000.

A Manufatura levou a complexidade desta caixa multidimensional um passo adiante com o Código 11.59 Ultra-Complication Universelle RD#4. Numerosos desenvolvimentos técnicos foram necessários para oferecer ergonomia, conforto e simplicidade de uso sem precedentes ao usuário, mantendo os códigos estéticos refinados da coleção. Um total de seis coroas e botões fáceis de usar são equilibrados uniformemente em torno do meio da caixa, ecoando sutilmente as geometrias arredondadas da peça. O relógio também ostenta pela primeira vez um fundo “secreto” em ouro que amplifica o desempenho acústico do relógio quando usado e revela a beleza do mecanismo graças ao novo tampo de safira Supersonnerie, uma vez aberto. A inserção do Calibre 1000 também levou a um ligeiro aumento no diâmetro e na espessura do relógio (42 mm x 15,55 mm) em comparação com outros modelos da coleção – uma façanha de engenharia para um relógio de pulso ultracomplicado de corda automática.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_15.jpg[/img][/center]
As superfícies angulares e arredondadas da caixa foram finalizadas à mão com a alternância de acetinado e chanfros polidos, marca registrada da Manufatura, proporcionando infinitos jogos de luz.


Um modelo oferecido em quatro variações

A primeira versão combina caixa em ouro branco 18 quilates com um mostrador em ouro galvânico preto opalino, aro interno e contadores do cronógrafo iluminados por detalhes brilhantes. A gaiola do turbilhão volante às 6 horas, que revela o órgão regulador em tom de ródio pulsando no interior, ecoa as zonas externas cinza claro dos contadores do cronógrafo, bem como a zona ao redor do mostrador, na qual a faixa preta dos minutos e a indicação Swiss Made foram transferidas. Os marcadores de horas e ponteiros aplicados em ouro branco, bem como a assinatura Audemars Piguet aplicada obtida por crescimento galvânico, amplificam o jogo de luz.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_16.jpg[/img][/center]
A segunda une caixa em ouro branco 18 quilates com mostrador em ouro PVD bege opalino e contadores pretos do cronógrafo e uma zona externa preta na qual foram transferidos a trilha dos minutos em rosa e a indicação Swiss Made. Ponteiros e marcadores de horas discretos em ouro rosa 18 quilates, ecoados pela roda de balanço em tom de ouro rosa, visível através da gaiola do turbilhão volante, dão os toques finais.

O mostrador das duas referências foi organizado para maximizar a legibilidade das funções de cronógrafo e calendário, fornecendo indicações de calendário em janelas separadas distribuídas uniformemente pelo mostrador. As janelas do dia e do mês, localizadas logo acima dos marcadores de horas às 9 e 3 horas, respectivamente, foram sobrepostas aos contadores circulares de minutos e horas do cronógrafo. Essa combinação de formas promove o acabamento manual meticuloso que adorna esses relógios ultracomplicados. Até os delicados fios de ouro que circundam todos os contadores e janelas foram acabados à mão com um chanfro polido muito fino. Por fim, a justaposição de geometrias circulares e angulares do mostrador lembra sutilmente a complexa arquitetura da caixa Code 11.59.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_17.jpg[/img][/center]
A Manufatura também lança duas referências que permitem vislumbrar os componentes refinados e acabados à mão do Calibre 1000 no lado do mostrador. Ambas incorporam uma caixa em ouro branco ou rosa 18 quilates e um mostrador de dois tons em ouro com pontes vazadas contrastando com detalhes em preto. Para enfatizar as geometrias multifacetadas do mostrador, o dia e o mês são indicados em uma zona cinza no centro dos contadores do cronógrafo pretos parcialmente vazados. O cristal de safira curvado duplo promove o jogo de luz criado pelo mostrador e pela estética bicolor do movimento.

Os quatro relógios de 2023 são todos montados em uma pulseira de crocodilo preta e vêm com uma pulseira adicional de couro de bezerro texturizado preto revestido de borracha para um toque de elegância esportiva.


Uma homenagem ao passado - relógio de bolso L’Universelle de 1899

O Code 11.59 Ultra-Complication Universelle RD#4 homenageia o relógio de bolso L’Universelle, um dos relógios mais complicados já fabricados pela Manufatura. Com 26 funções, incluindo 19 complicações clássicas, este relógio de bolso está hoje entre os relógios mais complicados do mundo, ao lado do Breguet Marie Antoinette (1802), La Merveilleuse de Ami Lecoultre (1878), Leroy 01 de Louis Leroy (1900), Patek Philippe Henry Graves Supercomplication (1933) e Le Cabinotier da Vacheron Constantin (2019), para citar apenas alguns. Enquanto é dotado de Grande Sonnerie Carillon e calendário perpétuo, também inclui um cronógrafo split-seconds, segundos saltantes, entre muitas outras complicações. Seu mecanismo de cronógrafo continua sendo um dos mais integrados na história da relojoaria, com quatro dos cinco ponteiros do cronógrafo controlados por um único botão.

A Audemars Piguet entregou o movimento Universelle ao relojoeiro alemão Dürrstein, Uhrenfabrik Union Glasshütte em 1899, juntamente com dois mecanismos ultracomplicados semelhantes, que seriam concluídos anos depois. Embora os três calibres incorporassem movimentos e funções similares de Louis Elisée Piguet, seus diâmetros diferiam consideravelmente. L’Universelle era o menor dos três com um calibre de 22 linhas (49,5 mm), contendo 1.168 componentes incluindo 316 parafusos.

Após algumas trocas entre as duas oficinas, um modelo inacabado foi apresentado em 12 de agosto de 1900 em uma feira de relojoaria em Leipzig (Die Leipziger Uhren-Austellung). O relógio de bolso foi anunciado pela primeira vez na Alemanha em 1901 sob o nome “Universal-Uhr” antes de ser apresentado no catálogo de Dürrstein até a década de 1920.

Depois de desaparecer por algumas décadas, L’Universelle voltou em 1993 em um leilão organizado pela Sotheby's, onde foi adquirido por um renomado colecionador britânico de relógios antigos Audemars Piguet. O relógio de bolso sofreu grandes modificações em 2001: enquanto recebeu caixa em platina, o mostrador foi personalizado de acordo com o gosto do proprietário.

L’Universelle voltou ao Atelier de Restauração da Audemars Piguet em 2012, onde foi totalmente restaurado e encaixado em sua caixa original de ouro rosa por dois relojoeiros-restauradores especializados da Audemars Piguet - um esforço meticuloso de quatro anos. Adquirido pela Manufatura em 2016, este relógio de bolso ultracomplicado encontra-se hoje no coração da exposição permanente do Museu Atelier Audemars Piguet, onde está rodeado por oito relógios Grande Complication que marcaram a história da marca.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_18.jpg[/img][/center]


Code 11.59 by Audemars Piguet Ultra-Complication Universelle RD#4 – Ficha técnica

Movimento
Calibre Automático 1000
Diâmetro total 34,3 mm (15 linhas)
Espessura total 8,8 mm
Número de rubis: 90
Número de peças: 1.140
Reserva de marcha de 64 horas
Frequência de 3 Hz (21.600 aph)

Funções
Um total de 40 funções, incluindo 23 complicações e 17 dispositivos técnicos especiais
Entre os destaques: Grande e Petite Sonnerie, repetição de minutos, turbilhão volante, calendário perpétuo semi-gregoriano (dia, grande data, mês, ano, lua astronômica, fases da lua), cronógrafo flyback, split-seconds, horas e minutos.


Ref. 26398BC.OO.D002CR.01

Caixa
Diâmetro 42 mm, altura 15,55 mm, em ouro branco 18 quilates
Cristal de safira curvo duplo e antirreflexo, fundo “secreto” em ouro branco 18 quilates abrindo para a membrana de safira Supersonnerie
Resistente à água até 20 metros

Mostrador
Mostrador preto, contadores pretos com zona externa cinza claro, marcadores de horas e ponteiros aplicados em ouro branco

Pulseira
Em couro de jacaré preto com fecho dobrável AP em ouro branco de 18 quilates. Pulseira adicional de couro de bezerro texturizado preto revestido de borracha


[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_19.jpg[/img][/center]


Ref. 26398BC.OO.D002CR.04

Caixa
Diâmetro 42 mm, altura 15,55 mm, em ouro branco 18 quilates
Cristal de safira curvo duplo e antirreflexo, fundo “secreto” em ouro branco 18 quilates abrindo para a membrana de safira Supersonnerie
Resistente à água até 20 metros

Mostrador
Mostrador bege, contadores pretos, marcadores de horas e ponteiros aplicados em ouro rosa

Pulseira
Em couro de jacaré preto com fecho dobrável AP em ouro branco de 18 quilates. Pulseira adicional de couro de bezerro texturizado preto revestido de borracha


Ref. 26398BC.OO.D002CR.02

Caixa
Diâmetro 42 mm, altura 15,55 mm, em ouro branco 18 quilates
Cristal de safira curvo duplo e antirreflexo, fundo “secreto” em ouro branco 18 quilates abrindo para a membrana de safira Supersonnerie
Resistente à água até 20 metros

Mostrador
Contadores cinza com zona externa preta, ponteiros em ouro branco 18 quilates, aro interno preto

Pulseira
Em couro de jacaré preto com fecho dobrável AP em ouro branco de 18 quilates. Pulseira adicional de couro de bezerro texturizado preto revestido de borracha


Ref. 26398OR.OO.D002CR.01

Caixa
Diâmetro 42 mm, altura 15,55 mm, em ouro rosa 18 quilates
Cristal de safira curvo duplo e antirreflexo, fundo “secreto” em ouro rosa 18 quilates abrindo para a membrana de safira Supersonnerie
Resistente à água até 20 metros

Mostrador
Contadores cinza e zona externa preta, ponteiros em ouro rosa 18 quilates, aro interno preto

Pulseira
Em couro de jacaré preto com fecho dobrável AP em ouro rosa de 18 quilates. Pulseira adicional de couro de bezerro texturizado preto revestido de borracha


[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3945/ap_universelle_20.jpg[/img][/center]


Lista de funções

23 complicações 17 dispositivos técnicos

Cronógrafo
Cronógrafo com segundos centrais
Ativador split-seconds via botão coaxial com a coroa
Split-seconds
Embreagem para evitar engasgos na partida
Contadores de minutos (semi-instantâneos)
Contador de horas (contínuo)
Função flyback

Sonnerie
Repetidor de minutos (pressionando um botão)
Seleção do modo de carrilhão girando o botão de início/parada do cronógrafo
Grande Sonnerie (modo)
Isolamento da corda automática durante o acerto da hora
Petite Sonnerie (modo)
Caixa de ressonância transparente
Silêncio (modo)
Regulador de velocidade de toques silencioso
Silêncio de quartos (regularização do silêncio entre horas e minutos)
Bloqueio de acionamento automático e manual quando o tambor não está suficientemente carregado
Corda automática do tambor da Grande Sonnerie
Supersonnerie

Calendário perpétuo
Correção rápida de data para frente e para trás (através da coroa de 3 horas na posição 2)
Grande data, dezenas e unidades
Exibição do dia (por discos ou abertura)
Correção rápida do dia da semana por meio de um botão às 9 horas
Exibição do mês (por discos ou abertura)
Correção rápida de mês e ano para frente e para trás por rotação parcial do botão às 4 horas
Fases da lua composta de dois discos
Exibição do ano por dois discos (dezenas e unidades)
Semi-gregoriano (calendário automático até 2400)
Correção rápida da fase da lua usando um botão dedicado
Lua astronômica precisa
Transição segura de 31 -> 1 e de 1 -> 31 (dispositivo anti-quebra)

Outros
Turbilhão volante
Corda automático
Abertura automática da tampa do fundo “secreto”
 
Topo
Mais Notícias:
20/04/2024 - Simon Brette - O Chronomètre Artisans
 
18/04/2024 - Czapek & Cie - Place Vendôme Complicité
 
10/04/2024 - Petermann Bédat - Chronographe Rattrapante Ref. 2941
 
31/01/2024 - Watches and Wonders - W&W 2024 abre as portas de 9 a 15 de abril!
 
30/12/2023 - Bell & Ross - Nova coleção BR 03
 
20/12/2023 - Cyrus - O espetacular Cyrus Klepcys DICE Saffron
 
25/10/2023 - Panerai - Radiomir Officine PAM01385
 
20/10/2023 - Vacheron Constantin - W&W 2023 - Les Cabinotiers Dual Moon Grand Complication
 
30/07/2023 - Patek Philippe - W&W 2023 - Grande Complicação Referência 5316/50P-001
 
15/07/2023 - Parmigiani Fleurier - W&W 2023 - O novo Tonda PF Xiali
 
01/07/2023 - Ferdinand Berthoud - W&W 2023 - O novo Chronomètre FB 3SPC
 
31/05/2023 - Confraria do Relógio - Um novo canal no YouTube sobre relojoaria!
 
01/05/2023 - IWC - W&W 2023 - Novo Ingenieur Automatic 40
 
15/04/2023 - TAG Heuer - W&W 2023 - Carrera Chronograph Glassbox
 
05/04/2023 - Montblanc - W&W 2023 - Unveiled Secret Minerva Monopusher Chronograph
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2024

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais