Adicionar aos Favoritos      Indique este Site domingo, 19 de maio de 2024                                                                         
notícias
Carrera Chronograph Glassbox

sábado, 15 de abril de 2023

No 60º aniversário de seu atemporal Carrera, a TAG Heuer apresentou no Watches and Wonders dois novos modelos excepcionais, inspirados no design favorito dos colecionadores, o “glassbox”.





A história do TAG Heuer Carrera

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3947/Carrera_1963.jpg[/img][/center]
Tudo começou no início da década de 1960, quando o jovem Jack Heuer - então Diretor-Executivo da empresa — participou das 12 Horas de Sebring, na Flórida, uma corrida cronometrada pela Heuer. Aí, ele conheceu o Sr. e a Sra. Rodriguez, cujos jovens filhos já estavam encaminhados para se tornarem pilotos de corridas de sucesso.

Eles lhe falaram de uma corrida em seu país natal, no México, chamada Carrera Panamericana — uma corrida de estrada extremamente perigosa, que foi realizada por cinco vezes no início da década de 1950, antes de ser cancelada.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3947/Carrera_Panamericana.jpg[/img][/center]
Jack, que tinha um extraordinário dom para tirar proveito de uma boa história, ficou intrigado com a velocidade, emoção e paixão associados à corrida, decidindo que ela daria um bom nome para uma de suas novas linhas de cronógrafos de pulso.

Carrera era uma palavra com vários significados. Podia ser traduzida como “corrida”, “carreira” ou simplesmente “estrada”. Jack decidiu que este era o nome perfeito para um relógio com espírito de corrida, destinado a uma geração jovem, elegante e ambiciosa — em sintonia com os gostos cada vez mais emancipados da década de 1960.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3947/Jack_Heuer.jpg[/img][/center]
Jack era um engenheiro de produção especializado em engenharia elétrica, tendo estudado no prestigioso Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique. Ele também tinha curiosidade em outras culturas e havia se interessado no trabalho de nomes como Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro, e Ludwig Mies van der Rohe, designer de móveis — e tinha até economizado para comprar uma cadeira de lounge Eames para seu dormitório. Nos trabalhos destes dois ícones, ele constatou a existência de uma maravilhosa simbiose entre modernismo, função, beleza
e capacidade de criar um estilo próprio. Todos esses elementos seriam implementados nos designs de relógios que Jack supervisionou - e o Heuer Carrera não foi exceção.

Em 1963, o Heuer Carrera fez sua estreia. Este foi um design pensado ao pormenor e uma clara expressão da filosofia de Jack. Por um lado, era uma ferramenta criada com o propósito de ser útil e funcional, por isso, seu design era simples e legível — sem elementos irrelevantes que pudessem desviar a atenção do usuário. Por outro lado, era também moderno e inovador. Foi Jack quem teve a ideia, por exemplo, de empurrar a escala de taquímetro para o anel de tensão — um dispositivo inovador específico do Carrera, que era usado para manter o cristal no lugar e proteger o relógio da poeira e água.

A simplicidade e a eficácia elementar do design também tornaram o modelo atraente. Tanto que, ao longo de seis décadas, o TAG Heuer Carrera se tornou um eterno favorito entre compradores e colecionadores de relógios — assim como um ícone da indústria e uma incrível história de sucesso. A visão inspirada de Jack continua viva até os dias de hoje — e com a mesma intensidade de há 60 anos.

Um novo clássico atemporal: o novo TAG Heuer Carrera Chronograph

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3947/carrera_glassbox.jpg[/img][/center]
Para comemorar o 60º aniversário do Carrera, os designers e relojoeiros da TAG Heuer reformularam e melhoraram a forma do relógio, preparando-o para sua sétima década de uso.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3947/carrera_glassbox_2.jpg[/img][/center]
Tudo começa com a caixa em aço de 39 mm de diâmetro, com ergonomia aperfeiçoada e aprimorada de um modo geral, tornando o relógio extremamente confortável, independentemente do tamanho do pulso.

A caixa é coberta por um cristal de safira, com o formato dos cristais de hesalite abaulados que podiam ser encontrados nos Carrera da década de 1970. Contudo, o cristal foi redesenhado de modo que a curva flua continuamente sobre a escala de taquímetro em torno da borda do mostrador e para dentro da caixa. Da mesma forma, o flange e os índices também foram curvados, contribuindo de forma ainda mais significativa para a estética, coerência e legibilidade. Mantendo o propósito original de Jack para o relógio, este é um desenvolvimento mais do que estético, representando a possibilidade de ler o taquímetro a partir de uma maior variedade de ângulos.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3947/carrera_glassbox_3.jpg[/img][/center]
Igualmente destacados são os novos botões, cujo formato e posição foram projetados com a finalidade de maximizar a eficiência do ponto de vista do usuário. Em sua essência, o Carrera continua sendo um relógio extremamente refinado, projetado com propósito e definido tanto por sua função quanto por sua forma.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3947/carrera_glassbox_4.jpg[/img][/center]
Estão disponíveis dois modelos: um com mostrador azul, com pulseira de couro de bezerro azul, outro com um mostrador preto e prateado, no estilo “panda reverso” - nome atribuído aos mostradores pretos com contadores brancos ou prateados de alto contraste. O “panda reverso” lembra alguns dos melhores e mais cobiçados Carrera da década de 1960, como a referência 3147 Dato 12 - primeiro Carrera com cronógrafo e calendário - e a referência 2447 NS - possivelmente o mais raro Carrera de todos, com uma produção extremamente limitada de apenas alguns anos. Disponível com uma pulseira de couro de bezerro preta perfurada.


Uma evolução do Calibre Heuer 02

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3947/carrera_glassbox_5.jpg[/img][/center]

Ambas as iterações do novo Carrera Chronograph são equipadas com uma versão evoluída do movimento desenvolvido internamente pela TAG Heuer - o Heuer 02.

Designado por TH20-00 e visível através do fundo de safira, o movimento de última geração apresenta agora um massa oscilante de corda bidirecional - as versões anteriores tinha carga apenas no sentido anti-horário.

Esta evolução - supervisionada pela Diretora de Movimentos da TAG Heuer, Carole Forestier — é mais significativa do que pode parecer inicialmente. Ao ser usado diariamente, este sistema proporciona um movimento de corda mais rápido e confiável, garantindo que o relógio funcione de forma mais próxima de sua reserva de marcha máxima de 80 horas. Por conseguinte, a precisão melhora de forma proporcional ao tempo adicional em que o relógio estiver em uso. O TH20-00 também possui acabamentos de alta qualidade, indo assim ao encontro da visão da marca de criar relógios e movimentos técnicos, porém elegantes.

O modelo azul é inspirado na modernidade, enquanto o modelo preto e prateado é inspirado sobretudo no pedigree de corrida do Carrera. Diferenças sutis na aplicação das escalas dos contadores ajudam a alcançar este efeito - assim como a posição da data: às 6 horas, no modelo azul, e deslocada para a posição das 12 horas, no modelo preto e prateado, a fim de tornar a leitura do cronógrafo o mais clara possível.

A confiança da TAG Heuer na mecânica avançada por trás destes relógios é tal, que a marca está oferecendo uma garantia de cinco anos nos dois novos modelos.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3947/carrera_glassbox_6.jpg[/img][/center]


TAG Heuer Carrera Chronograph

Ref. CBS2210.FC6534 – Mostrador panda invertido
Ref. CBS2212.FC6535 – Mostrador azul

Movimento
Calibre de cronógrafo automático TH20-00
Indicação de horas, minutos, segundos, data

Mostrador
Mostrador escovado circular preto ou azul
Flange preto ou azul com escala de 60 segundos/minutos e escala de taquímetro
Três contadores:
- Às 3 horas: contador de minutos do cronógrafo “azuré” azul ou prateado; ponteiro rodiado
- Às 6 horas: indicador de segundos permanente “azuré” azul ou prateado; ponteiro rodiado
- Às 9 horas: contador de horas do cronógrafo “azuré” azul ou prateado; ponteiro rodiado
Ponteiros das horas e minutos facetados, rodiados, com SuperLuminova verde
Ponteiro central rodiado

Caixa
Caixa em aço polido com diâmetro de 39 mm
Cristal de safira abaulado com tratamento antirreflexo duplo
Coroa em aço às 3 horas
Botão circular em aço polido às 2 horas e às 4 horas
Fundo de safira rosqueado
Resistência à água até 100 metros

Pulseira
Pulseira de couro de bezerro perfurada preta de bezerro azul
Fecho fivela em aço polido com acionadores duplos de segurança

Preço
6.450 Dólares, sem impostos
 
Topo
Mais Notícias:
20/04/2024 - Simon Brette - O Chronomètre Artisans
 
18/04/2024 - Czapek & Cie - Place Vendôme Complicité
 
10/04/2024 - Petermann Bédat - Chronographe Rattrapante Ref. 2941
 
31/01/2024 - Watches and Wonders - W&W 2024 abre as portas de 9 a 15 de abril!
 
30/12/2023 - Bell & Ross - Nova coleção BR 03
 
20/12/2023 - Cyrus - O espetacular Cyrus Klepcys DICE Saffron
 
25/10/2023 - Panerai - Radiomir Officine PAM01385
 
20/10/2023 - Vacheron Constantin - W&W 2023 - Les Cabinotiers Dual Moon Grand Complication
 
30/07/2023 - Patek Philippe - W&W 2023 - Grande Complicação Referência 5316/50P-001
 
15/07/2023 - Parmigiani Fleurier - W&W 2023 - O novo Tonda PF Xiali
 
01/07/2023 - Ferdinand Berthoud - W&W 2023 - O novo Chronomètre FB 3SPC
 
31/05/2023 - Confraria do Relógio - Um novo canal no YouTube sobre relojoaria!
 
01/05/2023 - IWC - W&W 2023 - Novo Ingenieur Automatic 40
 
05/04/2023 - Montblanc - W&W 2023 - Unveiled Secret Minerva Monopusher Chronograph
 
10/03/2023 - Audemars Piguet - Code 11.59 by Audemars Piguet Universelle
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2024

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais