Adicionar aos Favoritos      Indique este Site domingo, 19 de maio de 2024                                                                         
notícias
O novo Chronomètre FB 3SPC

sábado, 1 de julho de 2023

A Chronométrie Ferdinand Berthoud recentemente revelou o terceiro pilar de suas coleções: o novo Chronomètre FB 3SPC.


[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3950/FB-3SPC1.jpg[/img][/center]
O Chronomètre FB 3SPC é equipado com um movimento mecânico de construção inovadora e uma espiral cilíndrica, abordando o tema central da precisão sob um novo ângulo. Foram necessários dois anos para aperfeiçoamento dos ajustes do órgão regulador antes da obtenção da certificação oficial de “cronômetro” (norma ISO 3159): algo inédito para este tipo de movimento.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3950/FB-3SPC2.jpg[/img][/center]
Esta nova coleção FB 3 tem sua inspiração estilística, técnica e estética em uma criação rara e excepcional: o relógio decimal Nº 26. Produzida no ateliê fundado por Ferdinand Berthoud em Paris, depois de lhe ter sido atribuído o título de mestre em relojoaria em 1753, esta criação é assinada por seu sobrinho, Louis Berthoud. Ela é símbolo de um renascimento neste período pós-revolucionário, durante o qual os cronômetros marinhos – instrumentos de medição destinados ao uso naval no século XVIII – abriram caminho para uma relojoaria de alta qualidade e despojada no século XIX com suas aplicações civis. O Chronomètre FB 3SPC reflete essa transição histórica e relojoeira.


Um cronômetro de espiral cilíndrica certificado pelo COSC

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3950/FB-3SPC3.jpg[/img][/center]
A terceira coleção de relógios de pulso da Chronométrie Ferdinand Berthoud surge na esteira daquelas criadas desde 2015. O novo modelo explora uma questão cronométrica, que foi objeto de pesquisa abundante e frutífera durante a época de ouro da relojoaria no século XVIII: a espiral cilíndrica. Esses experimentos foram, no entanto, mal documentados e foi, portanto, na ausência total de literatura especializada, que a Chronométrie Ferdinand Berthoud começou a criar o novo Calibre FB-SPC.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3950/FB-3SPC4.jpg[/img][/center]
Este novo movimento mecânico é baseado em uma espiral cilíndrica, uma rara especialidade relojoeira na qual o próprio Ferdinand Berthoud trabalhou. Seu sobrinho, Louis Berthoud, favoreceu seu uso no famoso relógio decimal Nº 26. O calibre FB-SPC é o único do gênero que atende aos critérios cronométricos do COSC: a certificação ISO 3159, possibilitada apenas pelos ajustes de precisão realizados pelos relojoeiros da Manufatura. Além do desenvolvimento de um novo balanço de inércia variável, equipado com quatro parafusos de ajuste fino e 12 parafusos de carga, muitos meses de pesquisa, testes e ajustes foram necessários para definir o número de bobinas da espiral e a geometria do terminal curvo nos pontos de fixação para otimizar a precisão da marcha.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3950/FB-3SPC5.jpg[/img][/center]
Este novo movimento mecânico a corda manual resultou de mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento, durante os quais cada detalhe foi cuidadosamente estudado. Aparecendo às 9 horas, os três principais órgãos do escapamento – a roda do balanço, a âncora e a roda do escape – são assim individualizados, distintos e proeminentes. Este amplo espaço dedicado ao órgão regulador permite que o seu funcionamento seja admirado na íntegra, e a espiral cilíndrica do balanço seja vista batendo ao longo da reserva de marcha de três dias, inclusive através de uma grande vigia no centro da caixa às 9 horas.


Um design inspirado nos relógios de bolso

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3950/FB-3SPC6.jpg[/img][/center]
Enquanto as coleções FB 1 e FB 2 pertencem ao legado dos cronômetros marinhos de Ferdinand Berthoud, a coleção FB 3 toma emprestado o estilo do sobrinho, aluno e sucessor do Mestre: Pierre-Louis Berthoud (1754-1813) conhecido como “Louis Berthoud”. Nascido em 1754 em Couvet, no Val-de-Travers, mudou-se para Paris a pedido do tio. Em 1784, tendo auxiliado habilmente na confecção e aperfeiçoamento dos cronômetros marinhos de seu ilustre parente, Ferdinand Berthoud lhe confiou a responsabilidade de sua oficina, localizada desde 1754 na Rue de Harlay, na Place Dauphine em Paris.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3950/FB-3SPC7.jpg[/img][/center]
Sob seu impulso, a relojoaria individual experimentou uma expansão considerável. Louis Berthoud acrescentou seu toque pessoal, que pode ser visto na estética do mecanismo. Ele inaugurou um estilo que estava enraizado na aparência altamente funcional dos cronômetros marítimos, onde a função ditava a forma. Ele desenvolveu esses projetos pragmáticos em um momento em que o espírito da época estava mudando do estilo barroco e opulento da monarquia para o neoclassicismo durante os primeiros dias da República e, posteriormente, do Império. Graças ao seu talento excepcional, Louis Berthoud fez a atividade da oficina prosperar, acompanhando naturalmente as mudanças sociais e estilísticas de seu tempo.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3950/FB-3SPC8.jpg[/img][/center]
Essa inspiração é evidente à primeira vista na coleção FB3. Sua nova caixa redonda, disponível em ouro branco ou rosa 18 quilates, lembra as curvas dos relógios de bolso do início do século XIX, tais como o relógio decimal Nº 26, feito em 1793 por Louis Berthoud e agora em exibição na coleção do patrimônio da Chronométrie Ferdinand Berthoud em Fleurier.

Uma única linha abraça as curvas do cristal convexo e o fino aro polido dos modelos FB 3, enquanto se estende harmoniosamente ao longo da pulseira e dos terminais parafusados à caixa. Este conjunto refinado e coerente ecoa a finura da caixa (42 mm de diâmetro e 9,43 mm de espessura), com um fundo transparente que exibe o espetacular movimento.


Arquitetura projetada para destacar cada detalhe

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3950/FB-3SPC9.jpg[/img][/center]
Outra característica arraigada da Chronométrie Ferdinand Berthoud reside no desejo de criar movimentos com uma arquitetura legível, gráfica e tridimensional. A platina principal é colocada no centro do Calibre FB-SPC e os componentes são montados em ambos os lados.

No lado do mostrador, um conjunto unido de seis pontes traça curvas e linhas diretamente inspiradas na obra de Louis Berthoud. Elas são ecoadas na parte de trás por outras dez pontes que compõem um mosaico justaposto.

A indicação do tempo é reduzida ao mínimo absoluto: um anel periférico para as horas e minutos e pequenos segundos às 6 horas. Às 2 horas, o indicador de reserva de marcha é gravado em um setor graduado em segmentos de 12 horas de “0” a “1”. O resto do mostrador, deliberadamente deixado aberto, permite admirar a estética dos componentes do movimento, sua disposição, bem como os acabamentos da superfície, alternando entre pontes chanfradas e polidas e superfícies foscas criadas por jato de areia fina. A arquitetura do movimento é minimalista na aparência, mas não menos complexa. O flange de horas e minutos, em forma de anfiteatro, estende-se verticalmente até a platina principal. O disco de segundos aberto e suspenso é preso por baixo a uma ponte dedicada. A ponte do balanço, com sua forma distinta em degrau parafusado, é uma referência histórica ao relógio astronômico Nº 3 de Ferdinand Berthoud. Posicionado às 12 horas, a ponte do tambor que abrange um amplo ângulo de 120° lembra uma ponte do relógio de repetição de quartos Nº 2575 feito por Louis Berthoud.

São necessárias mais de 100 horas para decorar os 230 componentes do movimento e se atingir o exigente grau de refinamento que caracteriza as criações com a assinatura da Chronométrie Ferdinand Berthoud.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3950/FB-3SPC10.jpg[/img][/center]
O Chronomètre FB 3SPC está disponível em duas versões. A primeira apresenta uma caixa em ouro branco 18 quilates, componentes do movimento em ouro amarelo pálido 2N e um mostrador na cor casca de ovo em latão prateado jateado. A segunda tem uma caixa em ouro rosa 5N 18 quilates emoldurando uma faixa de minutos envernizada em preto com componentes de movimento visíveis tratados com ródio negro. Seus ponteiros de ouro 18 quilates facetados, esqueletizados e com ponta aberta são inspirados em um regulador astronômico Ferdinand Berthoud de 1785 pertencente à coleção do patrimônio Chronométrie Ferdinand Berthoud em Fleurier.

O ouro utilizado na produção dos Chronomètre FB 3SPC provém do processo de fornecimento ético implantado por Karl-Friedrich Scheufele – Presidente e Fundador da Chronométrie Ferdinand Berthoud – na Chopard, da qual também é Co-Presidente.


Um novo capítulo na história da Chronométrie Ferdinand Berthoud

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3950/FB-3SPC11.jpg[/img][/center]
Como os modelos FB1 e FB2 anteriores, o Chronomètre FB 3SPC é um objeto nascido no século XXI, enquanto consagra o cuidado meticuloso, a cultura autêntica e a história da relojoaria. Sua estética poderosa e refinada baseia-se nos códigos dos relógios mecânicos que serviram de referência para os cientistas do século XVIII.

O Chronomètre FB 3SPC perpetua os elementos estilísticos mais emblemáticos da época de Louis Berthoud, os anos pós-revolucionários do início do século XIX, quando o relógio de bolso entrou em uma nova era tecnológica. A coleção Chronométrie Ferdinand Berthoud ganha assim um novo território de expressão, ainda enraizado na cronometria histórica, enquanto o seu grau de acabamento e o seu nível de qualidade permanecem inalterados. A produção do modelo é naturalmente limitada pelas capacidades da oficina Chronométrie Ferdinand Berthoud em Fleurier a um máximo de 25 relógios por ano.

Sua sofisticação mecânica e refinamento abrem um novo capítulo na história da Chronométrie Ferdinand Berthoud, que promete um belo futuro e uma riqueza de desenvolvimentos posteriores.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3950/FB-3SPC12.jpg[/img][/center]


Chronométrie Ferdinand Berthoud Chronomètre FB 3SPC – Ficha técnica


Movimento

Mecânico a corda manual Calibre FB-SPC
Diâmetro: 37,30 milímetros
Espessura: 6,84 milímetros
Número de componentes: 230
Rubis: 47
Frequência: 21.600 aph (3 Hz)
Reserva de marcha: 72 horas
Número de pontes: 16
Indicação central das horas e minutos, pequenos segundos às 6 horas e reserva de marcha às 2 horas
Tambor com mola principal deslizante (desacoplamento automático quando a reserva de marcha máxima é atingida)
Balanço de inércia variável com quatro parafusos de ajuste fino e 12 parafusos de carga
Espiral cilíndrica com curvas terminais Berthoud artesanais
Escape de âncora Suíço
Mecanismo de parada de segundos ativado pela coroa
Platina principal e pontes em níquel-prata jateado
Acabamento manual com os mais altos padrões da alta relojoaria
Cronômetro oficialmente certificado pelo COSC


Ref. FB 3SPC.1

Caixa

Caixa redonda em ouro branco ético 18 quilates com uma “vigia” de safira transparente às 9 horas
Diâmetro total: 42,30 milímetros
Espessura: 9,43 milímetros
Resistência à água: 30 metros
Diâmetro da coroa: 8,50 milímetros
Coroa em ouro branco ético 18 quilates
Fundo em ouro branco 18 quilates ético com um painel de safira antirreflexos
Cristal de safira convexo antirreflexos em ambos os lados


Mostrador

Anel interno periférico em latão jateado na cor casca de ovo para horas e minutos
Submostrador de segundos em latão jateado na cor de casca de ovo às 6 horas
Componentes visíveis do movimento jateados e dourados 2N


Ponteiros

Ponteiros de horas e minutos facetados e esqueletizados e com ponta aberta em ouro 18 quilates com tratamento CVD azul
Ponteiro de segundos com contrapeso em ouro 18 quilates com tratamento CVD azul
Ponteiro de reserva de marcha em forma de flecha em ouro 18 quilates com tratamento CVD azul


Pulseira

Pulseira de couro de jacaré (125 x 70 mm) – vários tamanhos disponíveis mediante solicitação
Fecho de fivela em ouro branco 18 quilates


Ref. FB 3SPC.2


Caixa

Caixa redonda em ouro rosa 18 quilates ético com uma “vigia” de safira transparente às 9 horas
Diâmetro total: 42,30 milímetros
Espessura: 9,43 milímetros
Resistência à água: 30 metros
Diâmetro da coroa: 8,50 milímetros
Coroa em ouro rosa 18 quilates ético
Fundo em ouro rosa 18 quilates ético com um painel de safira antirreflexos
Cristal de safira convexo antirreflexos em ambos os lados


Mostrador

Anel interno periférico em latão jateado, envernizado em preto, para as horas e minutos
Pequenos segundos em latão jateado envernizado em preto às 6 horas
Componentes visíveis do movimento tratados com ródio preto


Ponteiros

Ponteiros de horas e minutos com ponta aberta facetada e esqueletizada em ouro rosa 18 quilates
Ponteiro de segundos com contrapeso em ouro rosa 18 quilates
Ponteiro da reserva de marcha em forma de flecha em ouro rosa 18 quilates


Pulseira

Pulseira de couro de jacaré (125 x 70 mm) – Vários tamanhos disponíveis mediante solicitação
Fecho de fivela em ouro rosa 18 quilates


Preço

140.000 Francos Suíços, sem impostos




Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 144, Jan/Fev 2023
 
Topo
Mais Notícias:
20/04/2024 - Simon Brette - O Chronomètre Artisans
 
18/04/2024 - Czapek & Cie - Place Vendôme Complicité
 
10/04/2024 - Petermann Bédat - Chronographe Rattrapante Ref. 2941
 
31/01/2024 - Watches and Wonders - W&W 2024 abre as portas de 9 a 15 de abril!
 
30/12/2023 - Bell & Ross - Nova coleção BR 03
 
20/12/2023 - Cyrus - O espetacular Cyrus Klepcys DICE Saffron
 
25/10/2023 - Panerai - Radiomir Officine PAM01385
 
20/10/2023 - Vacheron Constantin - W&W 2023 - Les Cabinotiers Dual Moon Grand Complication
 
30/07/2023 - Patek Philippe - W&W 2023 - Grande Complicação Referência 5316/50P-001
 
15/07/2023 - Parmigiani Fleurier - W&W 2023 - O novo Tonda PF Xiali
 
31/05/2023 - Confraria do Relógio - Um novo canal no YouTube sobre relojoaria!
 
01/05/2023 - IWC - W&W 2023 - Novo Ingenieur Automatic 40
 
15/04/2023 - TAG Heuer - W&W 2023 - Carrera Chronograph Glassbox
 
05/04/2023 - Montblanc - W&W 2023 - Unveiled Secret Minerva Monopusher Chronograph
 
10/03/2023 - Audemars Piguet - Code 11.59 by Audemars Piguet Universelle
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2024

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais