Adicionar aos Favoritos      Indique este Site domingo, 19 de maio de 2024                                                                         
notícias
O novo Tonda PF Xiali

sábado, 15 de julho de 2023

A Parmigiani Fleurier recentemente apresentou o novo Tonda PF Xiali – uma novidade mundial que pela primeira vez traz um calendário Chinês completo.


[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3951/pf_xiali_14.jpg[/img][/center]
Mais do que um relógio com calendário, o Tonda PF Xiali é uma ode aos calendários e civilizações do mundo através da arte mecânica Suíça tão cara à Parmigiani Fleurier desde a sua fundação. Com toda a poesia e cultura que representa, Xiali leva o nome da tradução do “Calendário Completo Tradicional Chinês”.

Ao longo da história, o homem procurou controlar o tempo, prever e traçar o seu fluxo, de forma a melhor organizar o ritmo da vida social, religiosa e agrícola. O calendário, que é universal, permite identificar datas que se inscrevem como marcos na passagem do tempo. A Parmigiani Fleurier há muito é fascinada por esse fenômeno cultural e apresenta o Calendário Tonda PF Xiali, uma criação extremamente complexa que vem na sequência de outras edições especiais dedicadas à recriação dos Calendários Gregoriano e Muçulmano e que é a terceira desenvolvida pela Manufatura em uma de suas incomparáveis áreas de especialização.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3951/pf_xiali.jpg[/img][/center]
As funções do calendário estão entre as mais fascinantes, espelhando civilizações e sociedades, receptáculos de crenças e fenômenos indefiníveis, como o movimento das sombras, a alternância das estações e os mistérios do ciclo lunar. Juntos, tais fenômenos desempenham um papel vital na atividade humana.


Calendário Lunar-Solar

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3951/pf_xiali_2.jpg[/img][/center]
O calendário chinês é complexo, pois combina elementos de um calendário solar e lunar, que são calculados separadamente e depois sincronizados. Isso é conseguido pela adição de um mês lunar extra ou intercalar. Este 13º mês, que permite que os dois ciclos coincidam, ocorre aproximadamente a cada três anos. Finalmente, o calendário chinês divide o ano solar em 24 termos solares, ou fôlegos, que simbolizam o calendário agrícola.

O Ano Novo surge de acordo com regras precisas e leva o nome do mês que o precede. O cálculo é complexo, mas permite acompanhar as estações e definir o Ano Novo Chinês na chegada da primavera, que varia entre o final de Janeiro e o final de Fevereiro do nosso calendário — entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro.


Período de sessenta anos

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3951/pf_xiali_3.jpg[/img][/center]
Ao contrário do calendário Gregoriano, que nomeia os meses e numera os anos, o calendário chinês nomeia os anos lunares e numera os meses. Os nomes dos anos são repetidos em um ciclo de 60 anos (sexagesimal), mas o calendário incluindo datas, dias e meses é calculado com base em observações astronômicas e varia. Como esses cálculos variam, é impossível fazer um calendário chinês “perpétuo”. No entanto, a criação da Parmigiani Fleurier vai tão longe quanto possível para criar o mais completo e preciso calendário chinês na forma de um relógio. O sistema de numeração das unidades de tempo é baseado na combinação de um ciclo decimal, os dez Troncos Celestiais, e um ciclo duodecimal, os doze Ramos Terrestres.

Os 10 Troncos Celestiais têm a função de atribuir elementos às estações e aos planetas - água, madeira, metal, fogo e terra. Os 12 Ramos Terrestres correspondem aos signos do zodíaco: cada um é representado por um animal, que designa os anos do ciclo sexagesimal e influenciará o destino e o caráter dos seres humanos nascidos naquele ano.


Múltiplos Elementos e Informações Complexas

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3951/pf_xiali_11.jpg[/img][/center]
A Parmigiani Fleurier conseguiu condensar todas essas informações complexas em um só mostrador: horas e minutos; a exibição do mês e sua numeração; um mês adicional quando aplicável (ou seja, a cada três anos); mês curto (29 dias) ou mês longo (30 dias); termos solares correspondentes a 24 divisões de 15° do caminho do sol ao longo da eclíptica (a trajetória do sol vista da terra); ponteiro e nome do ano; indicação do animal e dos elementos com cores alternadas, seja Yin ou Yang; numeração dos dias e fases da lua. Todas as informações e ajustes são feitos rapidamente graças aos vários corretores localizados em ambos os lados da lateral da caixa.

O relógio esconde um mecanismo extremamente sofisticado no novo movimento, o Calibre PF008, que permite a exibição dessas informações nos caracteres clássicos chineses. Como o calendário chinês não é cíclico, a complicação é programada mecanicamente e cobre um período de 12 anos por meio de um sistema de cames. Ao final desses doze anos, o relógio deve ser reiniciado para um novo período equivalente. Durante este período, todas as informações permanecem precisas sem qualquer intervenção necessária, desde que o relógio não pare. Se o relógio estiver parado, você pode fazer correções simplesmente alterando o número do dia e do mês com um corretor rápido que facilita os ajustes por longos períodos.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3951/pf_xiali_4.jpg[/img][/center]
Este não é o primeiro caso de sucesso da Parmigiani Fleurier em replicar as poéticas e distintas complicações do calendário cujos elementos há muito inspiram Michel Parmigiani a alcançar novos patamares relojoeiros. Primeiro veio o calendário anual gregoriano, seguido em 2019 pelo Calendário Perpétuo Tonda Hijri, ou calendário muçulmano, uma feito de miniaturização que conquistou o Grand Prix D'Horlogerie de Genève (GPHG) na categoria Inovação em 2020. O Calendário Chinês, que sucede essas obras-primas, permite à Casa oferecer uma trilogia de calendários excepcional.


Uma pureza imperial

Além de estender o tema do calendário tão caro à Parmigiani Fleurier, o Tonda PF Xiali Calendar também reforça os códigos sartoriais da coleção Tonda PF. Todo o processo de desenvolvimento e design deste relógio foi um ato balanceamento. Complicação não significa necessariamente complexidade. O desafio de se criar tal calendário foi levado até o último detalhe, garantindo que os códigos da coleção Tonda PF fossem respeitados. O mostrador em vários níveis, com aplicações em ouro branco 18 quilates banhado a ródio e ponteiros de horas e minutos esqueletizados, é executado em Vermelho Imperial com um padrão guilloché “grão de cevada” que realça sua superfície.

A caixa em aço inoxidável tem um aro serrilhado em platina 950, enquanto o bracelete integrado, no mesmo material, oferece conforto e elegância no pulso. Como é costume na Parmigiani Fleurier, o fundo da caixa é aberto para revelar o movimento e suas decorações através de um cristal de safira. O acabamento Côtes de Genève e a massa oscilante esqueletizada em ouro rosa 18 quilates trazem leveza e abertura a este calibre excepcional.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3951/pf_xiali_5.jpg[/img][/center]
“Os calendários são uma radiografia das civilizações. É algo mágico porque o calendário vem da observação dos humanos e também da natureza. A natureza está cheia de códigos que são lindos de descobrir. É sempre mais difícil falar sobre a natureza quando você está em uma área urbana. É melhor mergulhar na natureza e nos seus ritmos para criar e estimular a criatividade. Ao observar a natureza, pode-se viajar pela história e acompanhar o desenvolvimento das civilizações. Penso nas culturas Maia e Tolteca, que tinham calendários muito semelhantes ao calendário chinês. Os calendários nasceram da necessidade de se compreender as estações da natureza, de planejar as épocas de semear e colher, de antecipar e gerir o frio do inverno e o calor do verão. O calendário existe porque precisamos antecipar os fenômenos da natureza”, diz Michel Parmigiani, Fundador e Mestre Relojoeiro.

“Este ano é realmente um ano muito especial. Este é um projeto ao qual estou muito apegado,
e é o núcleo da coleção deste ano. O Tonda PF Xiali é um calendário chinês completo, nascido da paixão de Michel por calendários culturais. E é muito caro para mim porque também se trata de respeitar e compreender as diferentes culturas. O que diferencia as civilizações é a maneira como elas interpretam o tempo. O calendário chinês está entre os calendários mais difíceis de se dominar porque é um calendário solar e lunar em conjunto. Pela primeira vez no pulso, você poderá ver todos os elementos do calendário que não são cíclicos. Ele se constituiu em um grande desafio”, diz Guido Terreni, CEO da Parmigiani Fleurier.


A Parmigiani Fleurier

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3951/pf_xiali_6.jpg[/img][/center]
Levando o nome de seu fundador, relojoeiro e restaurador Michel Parmigiani, a marca de alta relojoaria foi fundada em 1996 em Fleurier, no vale Suíço de Val-de-Travers. Com seu próprio centro de relojoaria garantindo sua independência, a marca tem controle total sobre o processo de produção e liberdade criativa única. Por mais de vinte anos, a assinatura Parmigiani Fleurier residiu em relógios que impõem enorme respeito, em harmonia com as tradições relojoeiras. Eles são o trabalho de uma vida inteira – a de Michel Parmigiani, das pessoas talentosas que o auxiliam e da relação especial entre a Manufatura e as obras-primas do passado, permitindo-lhe inventar um futuro ousado.

O novo Tonda PF Xiali é uma peça muito especial que faz jus à fama da manufatura Parmigiani Fleurier de sempre se superar na criação de peças belas e inovadoras, dignas do gênio de seu fundador, Michel Parmigiani.

E, embora seja um relógio que provavelmente se destine majoritariamente ao mercado Chinês, certamente também agradará aos colecionadores que buscam complicações originais e inovadoras como seu inédito calendário completo Xiali!


Explicação do mostrador

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3951/pf_xiali_8.jpg[/img][/center]
- Indicação do número do dia do mês (1 a 29 ou 1 a 30 dependendo da duração do mês) no contador às 3 horas
- Indicação da duração do mês atual (longo ou curto) através da abertura às 3 horas
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3951/pf_xiali_12.jpg[/img][/center]
- Indicação da fase da lua (sincronizada com o número do dia) via contador às 6 horas
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3951/pf_xiali_9.jpg[/img][/center]
- Indicação do número do mês (1 a 12) no contador às 9 horas
- Indicação do mês bissexto através de abertura às 9 horas
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3951/pf_xiali_13.jpg[/img][/center]
- Indicação do nome do ano/animal e elemento correspondente no contador às 12 horas
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3951/pf_xiali_7.jpg[/img][/center]
- Indicação dos 24 termos solares no setor externo


Quadro 1 – os animais do zodíaco chinês

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3951/pf_xiali_10.jpg[/img][/center]
O calendário chinês, que divide o tempo combinando elementos e animais, remonta à dinastia Shang (1570 -1045 aC). O sistema sexagesimal combina os Dez Troncos Celestiais e os Doze Ramos Terrestres. As Hastes Celestiais, também chamadas de Hastes Celestiais, são baseadas nos cinco elementos - Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água, todos ligados aos princípios yin/yang. Os Doze Ramos Terrestres são representados pelos animais do Zodíaco Chinês, que podem variar ligeiramente dependendo do país de origem do Leste Asiático — China, Japão, Coréia ou Vietnã.

Para dar nome aos anos, a China utiliza um ciclo de calendário de sessenta anos, cujo sistema de numeração se baseia na combinação dos Troncos Celestes e Ramos Terrestres, permitindo sessenta combinações numéricas diferentes. Os Troncos Celestiais estão associados ao ciclo yin-yang e ao conceito dos cinco elementos primários, também conhecidos como os Cinco Agentes, reconhecidos pelos chineses: madeira, água, terra, metal e fogo. A cada mudança para um novo ano, o incremento de 1 no Tronco Celestial e no Ramo Terrestre permitirá cobrir o ciclo sexagesimal, ou seja, o nome dos anos ao longo de 60 anos. Essa numeração é a mais usada para marcar o curso dos anos.

Diz a lenda que em um dia de Ano Novo, o Imperador de Jade, ou Governante do Céu, chamou todos os animais da criação para visitá-lo com a promessa de uma recompensa. Apenas doze animais foram a este encontro celestial, chegando na ordem descrita abaixo. A cada um deles o Imperador ofereceu um ano que levaria o seu nome, e pela ordem de chegada. Para muitos na Ásia, nenhum movimento de importância pessoal, financeira ou política é feito sem consultá-los.

Os sinais em ordem são:

- O Rato 鼠
- O Boi 牛
- O Tigre 虎
- O Coelho 兔
- O Dragão 龍
- A Serpente 蛇
- O Cavalo馬
- O Bode 羊
- O Macaco 猴
- O Galo 鷄
- O Cachorro 狗
- O Porco 豬

Ao contrário do Ocidente, onde celebramos apenas o dia do Ano Novo, a celebração do Ano Novo Chinês dura 15 dias completos de festividades, terminando com o Festival das Lanternas.


Quadro 2 – Termos solares: as leis da natureza, determinando o calendário agrícola

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3951/pf_xiali_11.jpg[/img][/center]
Os 24 termos solares (ou períodos) são baseados na posição do sol no zodíaco chinês, refletindo mudanças no clima, fatores agrícolas e outros fenômenos que afetam a vida humana. Criados por fazendeiros da China antiga, eles correspondem a 24 divisões de 15o do caminho do sol ao longo da eclíptica, ou o caminho do sol como visto da terra.

Cada ano é dividido em quatro estações e dentro de cada estação há seis termos solares, dois por mês. Alguns desses 24 termos solares correspondem a festivais tradicionais chineses.

Cada termo solar tem um nome chinês cujo significado é derivado do mundo natural e seus fenômenos, principalmente relacionados às mudanças de estações e climas. Os nomes refletem a crença de que a natureza é nossa professora e devemos aprender com ela. Os 24 termos solares eram importantes na China antiga para cultivar e obter o melhor rendimento da terra de acordo com as mudanças climáticas. Mais tarde, eles foram adotados na medicina chinesa e na alquimia interna taoísta para melhor prescrever tratamentos de acordo com os ciclos da natureza.

Os 24 termos solares do calendário chinês são:

1 - Início da primavera (lì chun)
2 - Água da Chuva (yu shui): As chuvas e as temperaturas aumentam. Os botões começam a cobrir a paisagem, o gelo do rio derrete, os gansos selvagens migram do sul para o norte, as árvores e a grama ficam mais verdes.
3 - Despertar dos Insetos (jing zhé): A explosão da primavera que dá vida aos insetos e desperta os animais em hibernação de seu sono marca o pico das atividades agrícolas da primavera.
4 - Equinócio de Primavera (chun fen): O dia em que o sol está diretamente sobre o equador, criando durações iguais de dia e noite, antes de se mover para o norte, produzindo um aumento gradual dos dias no hemisfério norte e das noites no hemisfério sul.
5 - Brilho Puro (qing míng)
6 - Chuva de grãos (gu yu): As primeiras safras começam a mostrar seus brotos, segundo o provérbio que “a chuva faz crescer centenas de cereais”, tornando este um período importante para a colheita.
7 - Início do verão (li xia): Hoje os raios do sol estão em um ângulo de 45 graus em relação à Terra. As temperaturas sobem rapidamente no sul da China, mas no norte o clima permanece ameno.
8 - Pequeno Cheio (Grão) (xiao man) Grão em botão: Os grãos começam a amadurecer, mas ainda não atingiram a maturidade.
9 - Grãos na Espiga (máng zhong): O amadurecimento de safras como cevada e trigo faz com que os agricultores comecem a plantar no verão.
10 - Solstício de verão (xià zhì): O dia mais longo e a noite mais curta: durante esse período, grande parte do hemisfério norte recebe muitas horas de sol sem as temperaturas mais altas, que só chegarão 20 a 30 dias depois.
11 - Calor menor (xiao shu): O período mais quente está em andamento, mas o calor extremo ainda não chegou.
12 - Calor intenso: Nesta época, a maioria das áreas da China entra na estação mais quente do ano, com temperaturas em muitas cidades chegando a mais de 35 graus.
13 - Início do outono (lì qiu): O verão acabou e a estação da fartura se aproxima.
14 - Limite do Calor (chù shu) Fim do Calor: A maior parte da China se despede do calor do verão e entra no outono.
15 - Orvalho Branco (bái lù): O verdadeiro início do frescor outonal: as temperaturas caem gradualmente e o vapor d’água se condensa em um orvalho branco que cobre a grama e as árvores ao anoitecer.
16 - Equinócio de Outono (qiu fen): Após este dia de igual duração de dia e noite, que divide o outono em duas partes iguais, a radiação direta da luz solar move-se para o sul; no hemisfério norte, os dias ficam mais curtos e as noites mais longas.
17 - Orvalho Frio (hán lù): Nesta época, as temperaturas são muito mais baixas do que durante o orvalho branco na maior parte da China. O orvalho é mais espesso e mais frio, e a chuva diminui.
18 - Descida da Geada (shuang jiàng): O último período solar do outono é marcado pelo clima ficando muito mais frio e geadas se formando no norte.
19 - Início do inverno (lì dong): O inverno chega e os agricultores trazem a colheita do outono.
20 - Pequena neve (xiao xue): A neve começa a cair, principalmente no norte da China, e as temperaturas continuam caindo.
21 - Grande Neve (dà xue): A neve se torna mais profunda e pesada, acumulando-se no solo à medida que as temperaturas caem para quase zero no norte da China.
22 - Solstício de Inverno (dong zhì): A hora diurna do solstício é a mais curta, enquanto as horas noturnas são as mais longas.
23 - Frio menor (xiao hán): A maior parte da China entra na fase de frio intenso do inverno. O solo e os rios estão congelados. O ar frio do norte se estende para o sul.
24 - Frio Maior (dà hán): No último período solar do calendário lunar, a neve, a chuva e o frio pesam muito na vida das pessoas.


Parmigiani Fleurier Tonda PF Calendário Xiali – Ficha técnica

Ref.: PFH982-1022301-100182


Movimento

Calibre PF008 –calendário chinês completo e fases da lua de precisão
Reserva de marcha de 54 horas
Frequência: 28.800 aph (4 Hz)
353 componentes, 42 rubis
Diâmetro: 32,6 mm
Espessura: 6,9 mm
Decoração: Côtes de Genève, pontes chanfradas
Massa oscilante: ouro rosa 22 quilates, esqueletizada, polida e jateada


Caixa

Em aço polido e acetinado com aro serrilhado em platina 950
Diâmetro: 42 mm
Espessura: 12,2 mm
Coroa: diâmetro de 6 mm, rosqueada
Vidro de safira antirreflexos
Fundo da caixa em safira
Gravação no verso da caixa do número de série e “PARMIGIANI FLEURIER”
Resistência à água até 100 metros


Mostrador

Cor vermelho Imperial
Acabamento: guilloché grão de cevada
Índices: apliques em ouro 18 quilates banhados a ródio
Fase da lua em aventurina azul
Ponteiros de horas e minutos: esqueleto em forma de delta banhado a ródio em ouro 18 quilates
Ponteiros de segundos e calendário: aço banhado a ródio


Pulseira

Aço polido e acetinado
Fecho: fecho de báscula em aço


Preço

59.000 Francos Suíços, sem impostos



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 145, Mar/Abr 2023
 
Topo
Mais Notícias:
20/04/2024 - Simon Brette - O Chronomètre Artisans
 
18/04/2024 - Czapek & Cie - Place Vendôme Complicité
 
10/04/2024 - Petermann Bédat - Chronographe Rattrapante Ref. 2941
 
31/01/2024 - Watches and Wonders - W&W 2024 abre as portas de 9 a 15 de abril!
 
30/12/2023 - Bell & Ross - Nova coleção BR 03
 
20/12/2023 - Cyrus - O espetacular Cyrus Klepcys DICE Saffron
 
25/10/2023 - Panerai - Radiomir Officine PAM01385
 
20/10/2023 - Vacheron Constantin - W&W 2023 - Les Cabinotiers Dual Moon Grand Complication
 
30/07/2023 - Patek Philippe - W&W 2023 - Grande Complicação Referência 5316/50P-001
 
01/07/2023 - Ferdinand Berthoud - W&W 2023 - O novo Chronomètre FB 3SPC
 
31/05/2023 - Confraria do Relógio - Um novo canal no YouTube sobre relojoaria!
 
01/05/2023 - IWC - W&W 2023 - Novo Ingenieur Automatic 40
 
15/04/2023 - TAG Heuer - W&W 2023 - Carrera Chronograph Glassbox
 
05/04/2023 - Montblanc - W&W 2023 - Unveiled Secret Minerva Monopusher Chronograph
 
10/03/2023 - Audemars Piguet - Code 11.59 by Audemars Piguet Universelle
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2024

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais