Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sábado, 15 de junho de 2024                                                                         
notícias
Place Vendôme Complicité

quinta-feira, 18 de abril de 2024

A Czapek & Cie apresenta o Place Vendôme Complicité, reinterpretação única de uma antiga combinação de escape duplo criada em 1930, mas ainda bastante rara em relógios de pulso.


[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3959/Czapek_Place_Vendome_Complicite.jpg[/img][/center]
O novo Place Vendôme Complicité possui um movimento com dois osciladores independentes que batem no seu próprio ritmo, onde quaisquer variações de marcha são equilibradas por um diferencial às 12 horas, com todo o mecanismo sendo exposto no lado do mostrador.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3959/Czapek_Place_Vendome_Complicite_2.jpg[/img][/center]
O desenho do Place Vendôme Complicité é tanto o resultado de um encontro casual, como é um feito técnico e artístico. Os encontros humanos e o compartilhamento de ideias estão no centro de tudo o que a Czapek faz.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3959/Czapek_Place_Vendome_Complicite_3.jpg[/img][/center]
Como valor fundamental, a marca defende o conceito de établissage – o ecossistema de oficinas especializadas que outrora definiu toda a indústria relojoeira; isto permite-lhe escolher os especialistas mais talentosos e independentes em cada uma das artes relojoeiras, reunindo-os – como um maestro unindo músicos em uma orquestra – para criar relógios excepcionais.

Para a Czapek, os fornecedores também são parceiros da criatividade e isso acabou por ser decisivo para que o Place Vendôme Complicité se tornasse uma realidade.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3959/Czapek_Place_Vendome_Complicite_4.jpg[/img][/center]


Na busca pela beleza

A ideia do relógio nasceu em 2018 como uma evolução dos já famosos modelos iniciais da Czapek, Quai des Bergues e Place Vendôme; a arquitetura do movimento dessas peças é traduzida em uma “face” Czapek distinta com submostradores nas posições 7h30 e 4h30 do mostrador.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3959/Czapek_Place_Vendome_Complicite_5.jpg[/img][/center]
Embora o aspecto técnico do conceito de escape duplo, totalmente visível na lateral do mostrador e distribuído ao redor do centro, tenha fascinado o CEO da Czapek, Xavier de Roquemaurel – e o grupo de “pessoas raras” que compõem o círculo interno de colecionadores, investidores e entusiastas da marca – é um princípio orientador da Czapek que a beleza de um mecanismo seja tão importante quanto a beleza da habillage – conjunto de mostrador, ponteiros e caixa. Consequentemente, a arquitetura de cada calibre Czapek é projetada para unir os elementos técnicos e estéticos, servindo e aprimorando ambos em igual medida.

O ponto de partida para o Complicité foi respeitar o layout do mostrador do modelo original da coleção Place Vendôme – no qual os dois submostradores exclusivos formam a base de uma pirâmide, completada por um terceiro submostrador no ápice. Foi então desenhado um esboço inicial: os escapes estariam às 7h30 e às 4h30 e o diferencial que os conecta estaria na posição das 12 horas, com ambos os trens de escapamento abraçando o centro.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3959/Czapek_Place_Vendome_Complicite_6.jpg[/img][/center]
“A verdadeira beleza da ideia reside nesta forma de expressar o duplo escapamento, tendo o diferencial às 12 horas como elemento central”, explica Xavier de Roquemaurel. “E, trazendo o mecanismo para o lado do mostrador e abrindo tudo, teríamos também uma bela escultura cinética.”

Contudo, construir tal movimento era muito mais fácil na teoria do que na prática; depois de uma procura infrutífera por um parceiro relojoeiro capaz de conciliar a estética com as exigências técnicas, a ideia acabou sendo deixada de lado. E então, um dia, uma história de família e amizade trouxe-a de volta à vida. Paul, um dos filhos de Xavier, frequentava a mesma turma em Neuchâtel da filha do relojoeiro Bernhard Lederer, e um amigo em comum apresentou os dois pais. O encontro deles gerou amizade, troca mútua de ideias, conselhos e ajuda e, em última análise, resolveu o problema, tornando possível a nova arquitetura de escape duplo e dando origem ao relógio.

O nome do novo relógio, Place Vendôme Complicité, alude a esta colaboração – bem como à cumplicidade entre dois escapes independentes que trabalham em uníssono.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3959/Czapek_Place_Vendome_Complicite_7.jpg[/img][/center]


Estética e mecânica sofisticada: um vínculo inquebrável

O princípio do regulador de escape duplo é que, com duas rodas de balanço oscilando de forma independente, e com a energia entregue a partir de um único tambor através de um diferencial, qualquer variação na marcha (que pode ser causada pela gravidade ou por diversos outros fatores inerentes à vida cotidiana) será cancelada, garantindo assim maior precisão na cronometria.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3959/Czapek_Place_Vendome_Complicite_8.jpg[/img][/center]
Com o escape duplo no seu centro, o novo Calibre 8 da Czapek recebe corda manualmente para fornecer uma reserva de marcha de 72 horas, que é indicada no mostrador entre os balanços, às 6 horas. Duas pontes de safira revelam todo o trem de engrenagens no lado do mostrador, protegido por um vidro de safira do tipo “caixa”.

Dominada por pontes triangulares distintas nas quais os balanços são suspensos, a estética combina modernidade com tradição, brincando com as cores de diferentes metais de vários componentes enquanto atrai o olhar profundamente para o funcionamento do movimento. Naturalmente, os acabamentos de alta relojoaria são abundantes, com artesanato tradicional complementado por acabamentos decorativos mais contemporâneos – não apenas no lado do mostrador, mas também na parte traseira do movimento, onde 18 ângulos internos foram chanfrados à mão.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3959/Czapek_Place_Vendome_Complicite_9.jpg[/img][/center]
O mecanismo da roda de coroa – uma assinatura oculta de Bernhard Lederer – é integrado ao design do movimento como uma homenagem sutil à sua contribuição para o desenvolvimento do Complicité.

Como pano de fundo do movimento, são oferecidas duas cores de mostrador: tons frios de cinza que criam uma harmonia sutil com uma caixa em ouro branco para o Place Vendôme Complicité Stardust, e uma combinação mais ousada que sintetiza o espírito mais aventureiro da Czapek: azul safira profundo em um caixa de ouro rosa para o Place Vendôme Complicité Harmony Blue. O acabamento acetinado do flange e do anel dos índices contrasta com a superfície granulada fosca da placa de base.

Acrescentando um estilo contemporâneo, os ponteiros têm formato de espada e são abertos, para não obstruir a visão do mecanismo, e seu formato é refletido pelos marcadores de horas aplicados. Todos são banhados a ouro para combinar com o material da caixa e possuem revestimento luminescente para melhorar a legibilidade em condições de pouca luz. No verdadeiro estilo Czapek, alguns detalhes quase ocultos foram adicionados puramente para efeito estético; por exemplo, um olhar atento para o movimento revela que o tubo no qual os ponteiros estão montados foi aberto para criar uma pequena “arcada des heures” (arcada das horas).

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3959/Czapek_Place_Vendome_Complicite_10.jpg[/img][/center]
Inspirada nas caixas do Quai des Bergues e da Place Vendôme, a caixa – no diâmetro relativamente compacto e bastante usável de 41,8 mm – é uma destilação da iconografia característica da Czapek, com linhas mais nítidas adicionando um toque contemporâneo. O olhar é atraído por uma tensão dinâmica entre as curvas fluidas das laterais da caixa e os ângulos nítidos dos recessos profundos nas laterais das alças, o jogo de luz e sombra amplificado por uma mistura de superfícies escovadas e polidas. Completando o conjunto, uma pulseira de crocodilo que combina ou complementa a cor de cada mostrador possui um fecho de báscula em ouro.

“Nossa visão na Czapek é estar na vanguarda da evolução da Alta Relojoaria moderna, projetando a herança da relojoaria no futuro”, afirma Xavier de Roquemaurel. “A ligação com o passado continua a ser fundamental, mas estamos a expressá-la de novas formas – sendo o Place Vendôme Complicité apenas o exemplo mais recente desta filosofia” – uma filosofia que é sustentada pelos valores de precisão, criatividade, abertura, colaboração e o amor pela beleza.

Os dois primeiros modelos do Place Vendôme Complicité serão oferecidos em edições limitadas de 50 peças para cada versão.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3959/Czapek_Place_Vendome_Complicite_11.jpg[/img][/center]


Sobre a Czapek & Cie

A Czapek & Cie é uma marca de relojoaria contemporânea criada no espírito de François Czapek, um relojoeiro polonês nascido na República Checa do século XIX. Em 1832, Czapek escapou da turbulência política em Varsóvia e fugiu para Genebra, onde criou uma série de negócios durante a década de 1830. Depois de fundar a Czapek & Cie em 1845, tornou-se o relojoeiro oficial de Napoleão III e abriu a primeira boutique relojoeira na Place Vendôme, em Paris.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3959/Czapek_Place_Vendome_Complicite_12.jpg[/img][/center]
O nome Czapek & Cie renasceu em 2015 por um grupo de entusiastas de relógios que procuravam reviver a herança e o artesanato da Maison. Inspirado em um relógio de bolso Czapek & Cie de 1850, o principal modelo da primeira coleção, “Quai des Bergues 33bis”, ganhou o Prêmio do Público no GPHG 2016. Em 2020, a empresa lançou “Antarctique”, uma coleção “sport-chic” com o primeiro movimento Czapek in-house. Hoje, os relógios de alta relojoaria da Czapek são conhecidos por seus designs distintos, artesanato de alta qualidade e produção limitada. Com sede em Genebra e atelier em La-Chaux-de-Fonds, a Czapek defende exaustivamente o conceito de “établissage” de uma forma moderna.


Sobre Bernhard Lederer

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3959/Lederer.jpg[/img][/center]
O mestre relojoeiro alemão Bernhard Lederer, estabelecido em Saint Blaise, cidade próxima de Neuchâtel, é um vencedor de vários prêmios, inventor de conceitos inovadores e relógios excepcionais. A sua criatividade e conceitos inovadores nascem da forma como aborda os desafios - ele respeita e analisa conceitos e técnicas tradicionais, mas sempre os desafia. Tudo isto com um profundo conhecimento da herança da relojoaria e um grande respeito pelos mestres do passado. O seu cronômetro “Central Impulse” recebeu o Prêmio de Inovação do Grand Prix d'Horlogerie de Genève 2021.

Bernhard Lederer é casado e pai de 2 filhos. É um dos primeiros membros históricos da prestigiada Académie Horlogère des Créateurs Indépendants (Academia de Relojoeiros Independentes - AHCI).


Only Watch 2023

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3959/Czapek_Place_Vendome_Complicite_14.jpg[/img][/center]

Para o leilão beneficente Only Watch 2023 – adiado para Maio de 2024, a Czapek criou um exemplar único do Place Vendôme Complicité em aço. O mostrador é circundado por um anel de esmalte champlevé com as cores oficiais da instituição beneficente para 2023, em um padrão inspirado nas ondulações da superfície do Lago Genebra. A peça única foi doada ao leilão Only Watch, que será realizado em Genebra no dia 10 de maio de 2024.


[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3959/Czapek_Place_Vendome_Complicite_13.jpg[/img][/center]


Czapek & Cie Place Vendôme Complicité – Ficha técnica

Edição limitada de 100 peças


Movimento

Calibre 8 a corda manual esqueletizado criado em colaboração com Bernhard Lederer
Número de peças: 293
Escape duplo com engrenagem diferencial
Reserva de marcha: 72 horas
Frequência: 21.600 aph (3 Hz)
Duas rodas de balanço de inércia variável oscilando em direções opostas, com quatro parafusos de ajuste e quatro pesos
Espirais com curvas terminais Breguet
Duas pontes de safira com seis rubis incrustados em chatons de ouro
Acabamento com chanfrado manual em pontes e platina principal
18 ângulos internos chanfrados à mão
Indicação de horas, minutos e segundos centrais e reserva de marcha


Caixa

Caixa em ouro rosa 5N ou ouro branco 18K
Vidro de safira convexo
Asas ocas jateadas
Protetores de coroa
Diâmetro: 41,8 mm
Ponta a ponta: 48,22 mm
Altura com asas: 14,8 mm
Altura no pulso: 13,3 mm
Altura sem vidro: 8,8 mm
Vidro de safira com duplo tratamento antirreflexos
Resistência à água: 5 atm (50 metros)


Mostrador

Aberto com escape duplo sobre placa principal granulada com tratamento galvânico azul ou prateado
Trilho de minutos e horas granulados
Ponteiros em espada parcialmente esqueletizados
Índices facetados com polimento espelho em ouro


Pulseira

Pulseira de crocodilo com fecho de báscula em ouro rosa 5N ou ouro branco 18K


Preço

100.000 Dólares (sem impostos)




Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 150, Jan/Fev 2024
 
Topo
Mais Notícias:
13/06/2024 - Bell & Ross - BR 03 White Steel & Gold
 
11/06/2024 - Panerai - W&W 2024 - Submersible Tourbillon GMT Luna Rossa Experience Edition
 
10/06/2024 - MB&F - LM Sequential Flyback Platinum
 
28/05/2024 - Cyrus - W&W 2024 - Klepcys Réveil
 
27/05/2024 - TAG Heuer - W&W 2024 - Cronógrafo Monaco Split-Seconds
 
24/05/2024 - Cartier - W&W 2024 - Tortue Monopoussoir Chronograph
 
23/05/2024 - Montblanc - W&W 2024 - Iced Sea 0 Oxygen Deep 4810
 
20/05/2024 - IWC - W&W 2024 - O espetacular Portugieser Eternal Calendar
 
10/05/2024 - Hublot - MP-10 Tourbillon Weight Energy System
 
20/04/2024 - Simon Brette - O Chronomètre Artisans
 
10/04/2024 - Petermann Bédat - Chronographe Rattrapante Ref. 2941
 
31/01/2024 - Watches and Wonders - W&W 2024 abre as portas de 9 a 15 de abril!
 
30/12/2023 - Bell & Ross - Nova coleção BR 03
 
20/12/2023 - Cyrus - O espetacular Cyrus Klepcys DICE Saffron
 
25/10/2023 - Panerai - Radiomir Officine PAM01385
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2024

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais