Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sábado, 15 de junho de 2024                                                                         
notícias
O Chronomètre Artisans

sábado, 20 de abril de 2024

O Chronomètre Artisans, uma verdadeira declaração de amor à relojoaria artesanal, é a primeira criação do relojoeiro independente e designer de movimentos Simon Brette.


[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3960/Simon_Brette_CA.jpg[/img][/center]
Lançado inicialmente em uma edição por assinatura de 12 exemplares, o Chronomètre Artisans apresenta um design bastante distinto e um excepcional movimento de cronômetro in-house, com uma ênfase em um superlativo acabamento artesanal.

Mais do que apenas uma nova marca, o empreendimento de Simon Brette é baseado em valores humanos. Trata-se de oferecer aos artesãos que elevam seus Métiers aos mais altos níveis artísticos a oportunidade de trabalhar em projetos nos quais tenham uma palavra a dizer no resultado e possam estar genuinamente orgulhosos da sua contribuição.

Após anos de experiência no desenvolvimento e no ajuste fino de alguns dos movimentos de relógios mais excepcionais do nosso tempo ao trabalhar para marcas conhecidas, com o Chronomètre Artisans Simon Brette criou uma plataforma na qual artesãos independentes redescobriram e reinterpretaram a manufatura e as mais antigas técnicas de acabamento – e desenvolveram novas. Representando o que há de melhor em seus respectivos ofícios, esses artesãos contribuíram para o projeto enquanto apreciam seu trabalho e se orgulham dos resultados.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3960/Simon_Brette_CA_2.jpg[/img][/center]
Na sua essência, o Chronomètre Artisans é um diálogo entre Simon Brette, o designer do movimento e responsável pela concepção e desenvolvimento do relógio, com artesãos e relojoeiros que trouxeram seu inestimável know-how e artesanato. Livres da pressão de elevados volumes de produção, os envolvidos tiveram tempo para garantir que cada componente fosse fabricado sem compromissos.

Simon e os seus parceiros estão buscando criar relógios no mais alto nível de expressão artística, e o Chronomètre Artisans é o primeiro deste esforço colaborativo que certamente irá construir uma base sólida.


Uma nova expressão da relojoaria neoclássica

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3960/Simon_Brette_CA_3.jpg[/img][/center]
Com o Chronomètre Artisans, Simon Brette desenvolveu um relógio altamente original, facilmente reconhecível e evidentemente acabado à mão, concentrando-se no essencial: horas, minutos e segundos. É no design e na execução que Simon expressa a sua sensibilidade estética e permite que o trabalho de todos os artesãos envolvidos se destaque de forma espetacular.

Embora as suas experiências anteriores lhe tenham ensinado que as características técnicas vêm antes da estética e do design, o Chronomètre Artisans adotou a abordagem inversa, concentrando-se primeiro no design e depois adaptando o movimento para se adequar. O objetivo desde o início foi evitar o uso de componentes pré-existentes para se construir tudo a partir do zero.

Para o Chronomètre Artisans, Simon Brette não se limitou a um relojoeiro ou a um período particular da relojoaria, mas sim a criações específicas e a elementos singulares que há muito se destacam para ele como excepcionais. Entre as muitas peças que o fascinam estão os relógios de bolso originais de Urban Jurgensen e seus descendentes, os emblemáticos relógios de bolso Três Pontes de Ouro da Girard-Perregaux, entre outros.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3960/Simon_Brette_CA_10.jpg[/img][/center]
Mas, além dos relógios históricos, são as proezas técnicas e a engenhosidade de relojoeiros do século XX, como George Daniels e Derek Pratt, que inspiram Simon Brette. O seu relógio ideal seria um relógio de bolso miniaturizado com mecanismos otimizados e decorado da mais bela forma possível, ao mesmo tempo incorporando um acentuado toque contemporâneo.

E foi precisamente isso que ele se propôs a criar com o seu relógio de estreia, o Chronomètre Artisans.


O Calibre SBCA, um movimento cronômetro contemporâneo

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3960/Simon_Brette_CA_5.jpg[/img][/center]
Simon Brette começou a desenhar o seu primeiro relógio de dentro para fora, começando pelo movimento. Concebido como um cronômetro clássico, Simon optou por uma construção visualmente pura e simétrica, com um grande balanço proeminente. Sustentado por uma única ponte reta e arredondada fabricada em titânio não magnético de grau 5, o grande balanço bate a uma frequência tradicional de 2,5 Hz, semelhante aos cronômetros marítimos históricos que usavam um balanço de grande diâmetro/alta inércia acoplado a uma baixa taxa de batimento. Todas as peças de aço adjacentes ao balanço são fabricadas em Phynox, uma liga de aço não magnética.

O balanço do Chronomètre Artisans é equipado com uma espiral com “overcoil” Breguet e blocos de inércia ajustáveis para ajuste fino do balanço, servindo para aumentar ou diminuir ligeiramente a frequência e a amplitude com que o balanço oscila.

Para um ajuste preciso da hora, o movimento possui um mecanismo de parada de segundos na forma de um único braço flexível em forma de “S”, que engata através de um pinhão deslizante para entrar em contato com a roda do balanço, a fim de impedi-lo de oscilar enquanto a hora está sendo definida.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3960/Simon_Brette_CA_6.jpg[/img][/center]
Para oferecer uma visão desobstruída do balanço, a terceira e a quarta rodas são abaixadas para o lado do mostrador. A roda de escape e a âncora com polimento espelho apresentam um design completamente novo com contra-pivôs. Estes são posicionados de forma a permitir o acesso do relojoeiro sem a necessidade de remover o balanço.

Exibindo tons mais contemporâneos, a ponte de três quartos é decorada com uma textura granulada e acabamento em tom rutênio antracito. Quando totalmente carregados, os tambores da mola principal, com superfícies côncavas polidas espelhadas, proporcionam uma reserva de marcha de 3 dias. Em uma homenagem aos cronômetros da era dourada da relojoaria, a catraca e a roda da coroa apresentam engrenagens com “dentes de lobo”.

O mecanismo de corda do Chronomètre Artisans é um destaque técnico que pode ser visto, ouvido e sentido. Utilizando um sistema inovador que Simon desenvolveu enquanto estudava engenharia, o clique é uma solução contemporânea e pragmática para um componente raramente abordado. Este clique inovador substitui os múltiplos componentes normalmente encontrados nos movimentos convencionais.

O clique do Chronomètre Artisans é mais robusto e confiável em comparação com convencional, pois também proporciona uma sensação muito mais responsiva ao se dar corda ao movimento. Um mecanismo monolítico compatível integrado na roda de coroa, o mecanismo de corda realça ainda mais o aspecto simétrico do movimento.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3960/Simon_Brette_CA_7.jpg[/img][/center]
A roda de coroa é um dos componentes de produção mais complexa no movimento do Chronomètre Artisans e foi desenvolvida a partir de um profundo conhecimento da micromecânica. Ela compreende três tipos diferentes de corte de engrenagens: dentes de lobo em conexão com as rodas da catraca, dentes verticais que engatam no pinhão de corda e dentes internos que garantem o encaixe das “patas” que engatam em apenas uma direção durante a corda.

Talvez os componentes visualmente mais distintivos encontrados no Chronomètre Artisans sejam os incríveis parafusos. Simon queria dar a estes parafusos o seu toque pessoal, por isso as superfícies são profundamente côncavas e polidas com perfeição. Isto proporciona profundidade visual porque, à distância, as cabeças parecem abobadadas em vez de côncavas. Os parafusos do movimento são fixados em chatons de ouro maciço, proporcionando contraste visual e enfatizando a tridimensionalidade do movimento.

O restante do movimento é igualmente superlativo na execução, onde se pode admirar o acabamento impecável e a atenção aos detalhes tanto na forma como na execução da miríade de componentes. As bordas finamente chanfradas e polidas à mão da ponte de três quartos e das individuais de titânio foram todas totalmente polidas espelhadas, assim como as bordas dos raios das engrenagens e dos aros internos, os chatons e até mesmo os pinhões.


Harmonia do mostrador através da assimetria

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3960/Simon_Brette_CA_8.jpg[/img][/center]
Embora o movimento do Chronomètre Artisan tenha sido construído tendo em mente a simetria, o mostrador toma uma direção totalmente diferente. Parcialmente aberto, o mostrador revela uma interação equilibrada entre tradição e modernidade. Formas familiares fundem-se perfeitamente com formas completamente originais, criando uma sensação de volume e profundidade. Assimétrico mas equilibrado, o mostrador apresenta duas aberturas distintas para revelar partes móveis do movimento e realçar a sua complexidade.

No seu lado esquerdo, uma abertura revela a terceira e a quarta rodas, que são sustentadas por duas pontes paralelas de titânio com superfícies arredondadas e polidas espelhadas. O movimento do ponteiro dos segundos é acompanhado por uma visão clara da engrenagem que o conduz num fluxo cinético sem fim.

O pequeno ponteiro dos segundos em aço azulado é colocado no mesmo plano do mostrador, minimizando o efeito de paralaxe. Isso proporciona uma leitura ideal dos segundos em relação ao submostrador de safira fosco, independentemente do ângulo de visão. Para otimizar ainda mais a legibilidade, o contraste é aprimorado através de diferentes cores e técnicas de decoração da platina principal, ponte de titânio e engrenagens.

O lado direito do mostrador apresenta uma abertura menor na qual se pode admirar o engenhoso e ricamente acabado mecanismo de acerto da hora, mudando conforme o sistema alterna entre as posições de corda e de acerto da hora. Engenhosamente concebidas, três molas constituem um único mecanismo, desempenhando eficazmente múltiplas funções.

Muitas vezes uma parte negligenciada da estética geral do movimento, essas molas são polidas espelhadas com bordas chanfradas e ângulos internos afiados, que são ainda embelezados com parafusos côncavos polidos espelhados fixados em chatons de ouro.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3960/Simon_Brette_CA_9.jpg[/img][/center]
O mostrador é fabricado em ouro vermelho (5N) e decorado com uma técnica exclusiva que será exclusiva da edição de assinatura do Chronomètre Artisans.

Cintilante com uma estrutura de mosaico tridimensional, o acabamento excepcional do mostrador foi apelidado de “escamas de dragão”. Este mostrador brilhante é o resultado da integração de artesãos excepcionalmente talentosos no início do processo criativo. Muito mais do que apenas fornecedores terceirizados, esses artesãos ampliaram os limites de sua criatividade para produzir algo verdadeiramente sem precedentes.

Aumentando ainda mais a sensação de profundidade visual e conferindo um toque contemporâneo ao mostrador, o anel com marcadores de minutos é feito em cristal de safira translúcido com acabamento fosco garantindo alta legibilidade com brilho mínimo. O anel de safira em relevo é cercado por um anel opalino prateado no qual os marcadores de cinco minutos em algarismos arábicos estão impressos.

O ponteiro central de horas é inspirado pelo ponteiro “observatório” da Urban Jurgensen desenhado por Derek Pratt, aqui reinterpretado com um ângulo interior na ponta. Arredondada, azulada e polida à mão, a superfície superior da parte aberta do ponteiro de aço é polida como um espelho, aparentemente desaparecendo e reaparecendo à medida que se move com a luz.

Perfeitamente proporcionada com demais elementos do mostrador, a abertura do ponteiro das horas passa precisamente acima do pinhão do ponteiro dos segundos, bem como do parafuso principal do mecanismo da coroa. O fino ponteiro dos minutos em aço azulado apresenta uma curva voltada para baixo na ponta, enfatizando o volume do mostrador enquanto faz uma leitura precisa e sem esforço dos minutos.


Uma caixa ergonômica de zircônio para a edição de assinatura

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3960/Simon_Brette_CA_4.jpg[/img][/center]
Depois que o movimento e o mostrador foram projetados e suas proporções estabelecidas, Simon começou a trabalhar na caixa. Ele se concentrou nas proporções e na ergonomia, ao mesmo tempo em que manteve a coerência no design, estendendo-se do movimento ao mostrador e, finalmente, à caixa.

Medindo 39 mm de diâmetro e 10 mm de altura (incluindo o cristal de safira convexo), a caixa é surpreendentemente compacta para um relógio com tamanha profundidade. O Chronomètre Artisans Subscription Edition é produzido em uma liga de zircônio leve, porém durável e altamente resistente à corrosão. Ligas metálicas tradicionais serão utilizadas na produção em série.

Em consonância com as superfícies côncavas das cabeças dos parafusos, esta característica marcante se estende aos componentes do relógio com os quais o usuário irá interagir: a caixa e a coroa. A coroa ligeiramente sobredimensionada e fácil de segurar apresenta a mesma forma côncava polida dos parafusos, enquanto a combinação da caixa de superfícies escovadas acetinadas e chanfros côncavos polidos completam o acabamento excepcional e coerente deste cronômetro moderno.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3960/Simon_Brette_CA_11.jpg[/img][/center]
A caixa consiste em três partes distintas, mas não há parafusos visíveis, por isso oferece uma aparência uniforme e monolítica. As asas são parafusadas de forma invisível à caixa interna por dentro. O aro e a parte traseira da caixa são então parafusadas à carrura. Este tipo de construção prática acomoda o uso de diferentes materiais e permite que a caixa tenha o mesmo acabamento que o movimento e o mostrador.

As asas cônicas são incomuns porque apresentam dois conjuntos de orifícios que acomodam barras de mola curvas ou retas, cada uma oferecendo uma aparência diferente para a pulseira no pulso.

O Chronomètre Artisans é entregue com duas pulseiras em couro de bezerro texturizado e um fecho de báscula, além de um fecho de fivela para conforto personalizado.

Como toque final à sua primeira criação, Simon incorporou uma pequena assinatura sentimental na caixa. No lado esquerdo, um pequeno elemento polido em forma de cauda de andorinha se projeta sutilmente – excepcionalmente trabalhado em ouro rosa para a série de assinatura. A cauda de andorinha é algo que Simon frequentemente via no trabalho de carpintaria de seu pai e, no Chronomètre Artisans, serve como uma homenagem a ele, que o inspirou a seguir uma vida dedicada à independência e à excelência, ao mesmo tempo que é um símbolo do artesanato que ele procura defender e cultivar.

Com os Chronomètre Artisans, Simon Brette escreve o primeiro capítulo de sua aventura autointitulada. As suas convicções e o papel dos seus colegas artesãos são intencionalmente evidentes desde o início. Este relógio de três ponteiros incorpora e estabelece muitos dos códigos que continuarão em criações futuras, anunciando uma nova era da relojoaria centrada no artesão.

A Edição de Assinatura do excepcional Chronomètre Artisans de 12 peças já está esgotada. A versão de produção será lançada no final do 2023, e terá uma caixa de titânio e diferente técnica de acabamento no mostrador.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3960/Simon_Brette_CA_12.jpg[/img][/center]


Chronomètre Artisans – Ficha técnica

Caixa
Caixa de zircônio com aro e fundo parafusados
Diâmetro: 39,00 mm
Altura: 10,50 mm
Comprimento total: 45,00 mm
Distância entre as asas: 20,00 mm
Cristal de safira com tratamento antirreflexo
Resistente à água até 30 metros

Mostrador
Em ouro vermelho, gravado à mão
Face superior com granulamento circular
Anglage polida à mão e flancos granulados retos
Ponteiros em aço azulado com chama, face superior com polimento espelho, anglage arredondada e polido à mão

Movimento
Calibre SBCA
A corda manual: 45 rotações da coroa para corda total
24 rubis
Diâmetro: 33,30 mm
Diâmetro de encaixe: 32,70 mm
Altura total: 7,80 mm
Balanço de inércia variável com massas de ajuste
Espiral com overcoil Breguet
Suporte de pino ajustável
Balanço de livre oscilação
Frequência: 18.000 aph (2,5 Hz)
2 tambores em paralelo
Coroa de duas posições (corda e ajuste)
Ajuste da hora na posição 2
Horas e minutos centrais
Pequenos segundos às 9h15
Reserva de marcha de 72 horas (±5 horas)
Decoração de alta relojoaria, com platina principal e pontes com granulação e anglage com acabamento manual
Movimento sem mostrador: 194 peças
Caixa com pulseira: 226 peças

Pulseira
Couro de bezerro texturizado e fecho de báscula, além de uma pulseira adicional e fecho de fivela

Preço
Os 12 exemplares da Edição por Assinatura foram vendidos por 50.000 Francos Suíços. O modelo de produção em titânio terá um preço de 60.000 Francos Suíços.


Sobre Simon Brette

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3960/Simon_Brette_CA_13.jpg[/img][/center]
Depois de concluir seus estudos para se tornar engenheiro em 2011, o francês Simon ingressou na Chronode, empresa de concepção e desenvolvimento de movimentos do renomado relojoeiro Jean-François Mojon, onde passou anos como construtor técnico trabalhando em alguns dos calibres mais inovadores da relojoaria contemporânea.

Mais tarde, Simon ingressou na marca de relógios de vanguarda MCT como gerente de projeto, responsável por transformar em realidade os conceitos de exibição do tempo sem precedentes da marca. Por fim, Simon ingressou na MB&F como Gerente de Desenvolvimento de Projetos, onde foi responsável pela gestão e implementação de conceitos de movimento desde a P&D até a produção.

Após o nascimento da sua filha em junho de 2021, Simon decidiu embarcar em um novo capítulo na sua carreira, onde as suas convicções sobre o artesanato e os valores humanos na relojoaria pudessem ser expressas em um projeto relojoeiro colaborativo. O Chronomètre Artisans Souscription Edition é o primeiro fruto de seu projeto.




Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 150, Jan/Fev 2024
 
Topo
Mais Notícias:
13/06/2024 - Bell & Ross - BR 03 White Steel & Gold
 
11/06/2024 - Panerai - W&W 2024 - Submersible Tourbillon GMT Luna Rossa Experience Edition
 
10/06/2024 - MB&F - LM Sequential Flyback Platinum
 
28/05/2024 - Cyrus - W&W 2024 - Klepcys Réveil
 
27/05/2024 - TAG Heuer - W&W 2024 - Cronógrafo Monaco Split-Seconds
 
24/05/2024 - Cartier - W&W 2024 - Tortue Monopoussoir Chronograph
 
23/05/2024 - Montblanc - W&W 2024 - Iced Sea 0 Oxygen Deep 4810
 
20/05/2024 - IWC - W&W 2024 - O espetacular Portugieser Eternal Calendar
 
10/05/2024 - Hublot - MP-10 Tourbillon Weight Energy System
 
18/04/2024 - Czapek & Cie - Place Vendôme Complicité
 
10/04/2024 - Petermann Bédat - Chronographe Rattrapante Ref. 2941
 
31/01/2024 - Watches and Wonders - W&W 2024 abre as portas de 9 a 15 de abril!
 
30/12/2023 - Bell & Ross - Nova coleção BR 03
 
20/12/2023 - Cyrus - O espetacular Cyrus Klepcys DICE Saffron
 
25/10/2023 - Panerai - Radiomir Officine PAM01385
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2024

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais