Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sábado, 2 de agosto de 2025                                                                         
notícias
Split-Seconds Worldtimer

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

A Andersen Genève apresenta o primeiro Split-Seconds Worldtimer do mundo – uma fusão primorosa e inédita de duas das complicações mais sofisticadas da relojoaria: o cronógrafo split-seconds e a hora mundial.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4084/Split_Second_Chronograph_Worldtime.jpg[/img][/center]
Alojado em uma caixa de 38,8 mm em platina 950, o relógio, que concorre ao GPHG na categoria Cronógrafo, combina um movimento cronógrafo vintage Venus 179 de Split-Seconds – um calibre famoso usado historicamente por marcas como Breitling, Record, Excelsior Park e Ulysse Nardin – com o novíssimo módulo de hora mundial ultrafino projetado in-house pela Andersen Genève.

A combinação dessas duas complicações é inédita. O conceito foi idealizado pelo fundador Svend Andersen e Pierre-Alexandre Aeschlimann em 2017 e foi prototipado e aprimorado nos últimos dois anos com a ajuda de seus relojoeiros. Escolhas inovadoras de design, excepcional habilidade relojoeira e técnicas impecáveis de acabamento manual de alta relojoaria fazem deste um dos relógios mais completos e sofisticados já produzidos pelos ateliês da marca em Genebra e La Chaux-de-Fonds.


Claridade, arte, complexidade

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4084/Split_Second_Chronograph_Worldtime2.jpg[/img][/center]
A caixa, trabalhada com técnicas tradicionais e sem o uso de máquinas CNC, é feita de platina 950, com uma construção fina de três partes e asas curvas suaves. Medindo 38,8 mm de largura e 11,95 mm de altura, ela é habilmente polida à mão até um acabamento espelhado no tradicional ateliê de fabricação de caixas da Andersen Genève em La Chaux-de-Fonds.

Excepcionalmente, em um detalhe peculiar que reflete os pedidos de colecionadores e, ao mesmo tempo, ecoa certas peças únicas fabricadas pela Andersen Genève no passado, os botões e a coroa do cronógrafo estão posicionados no lado esquerdo da caixa. Embora não seja especificamente projetado para uso por canhotos, esse arranjo permite que o cronógrafo seja operado com o polegar e oferece um diferencial em relação aos layouts padrão. Uma segunda coroa, recuada nos contornos da caixa no flanco direito, é usada para ajustar o disco da cidade.

No centro está um mostrador para o cronógrafo, com submostradores às 3 e 9 horas, exibindo um contador de cronógrafo de 30 minutos e pequenos segundos, respectivamente. Ao redor estão os elementos para a função de hora mundial – um anel giratório de 24 horas e um disco da cidade ajustável em safira para indicar os 24 fusos horários.

Para a equipe de relojoeiros da Andersen Genève, era essencial priorizar a legibilidade sem comprometer as proporções discretas e clássicas do relógio. Para isso, o Split-Seconds Worldtime apresenta uma variação inovadora do layout clássico de hora mundial.

Em vez do arranjo usual de um anel de 24 horas circundado por um anel periférico de cidade, os dois são combinados, com o anel de 24 horas aparentemente integrado entre as camadas externa e interna do disco da cidade. Na realidade, os nomes das cidades são impressos na parte inferior de um disco de safira, com apenas 0,5 mm de espessura, que fica diretamente acima do anel de 24 horas. Essa construção permite que ambos os elementos permaneçam claramente legíveis enquanto funcionam de forma independente, sem adicionar volume indesejado ao relógio.

A este layout distinto, um conjunto de técnicas artesanais sutis, porém lindamente executadas, foi aplicado para aprimorar a legibilidade e a riqueza visual.

O mostrador central do cronógrafo é feito de ouro branco maciço, escovado verticalmente e adornado com marcadores de horas clássicos, trilhas de minutos e escalas de cronógrafo — todos aplicados à mão em esmalte azul grand feu, um processo que exige precisão e controle excepcionais.

O anel de 24 horas, feito em latão prateado, é dividido em seções diurna e noturna, utilizando textura delicada em vez de cor: a metade noturna é polida em preto com numerais foscos contrastantes, enquanto a metade diurna tem acabamento acetinado. Essas texturas de superfície criam mudanças encantadoras na aparência conforme a luz atinge o mostrador de diferentes ângulos.

Os ponteiros de aço para as indicações do cronógrafo são azulados à mão pelos relojoeiros da Andersen Genève, enquanto os ponteiros em forma de espada da exibição das horas são em ouro branco polido espelhado.


Duas complicações combinadas com grande qualidade

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4084/Split_Second_Chronograph_Worldtime3.jpg[/img][/center]
No coração do relógio está o calibre vintage Venus 179 – um movimento cronógrafo de corda manual com roda de colunas, de excepcional beleza e artesanato, produzido entre as décadas de 1940 e 1960. Uma variação do calibre 175 da Venus, o 179 incorpora a altamente complexa função de split-seconds, que permite a medição de tempos intermediários por meio de um ponteiro de segundos do cronógrafo que pode ser parado e ressincronizado.

Cada calibre vintage, proveniente de um estoque antigo de novos (NOS), nunca foi montado anteriormente e é cuidadosamente inspecionado, refinado e regulado pelos relojoeiros da Andersen Genève, antes de ser emparelhado com o módulo de hora mundial exclusivo da marca. Originalmente desenvolvido pelo fundador Svend Andersen no final da década de 1980, este módulo fino e sofisticado formou a base da expertise da marca em relógios com cronômetro mundial desde o seu primeiro modelo Communication 24, em 1990.


Relojoaria ‘AAA’ – um novo padrão Andersen Genève

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4084/Split_Second_Chronograph_Worldtime4.jpg[/img][/center]
O novo Split-Seconds Worldtimer marca o estreia de uma nova categoria na relojoaria da Andersen Genève: o nível "AAA". Embora todos os relógios Andersen Genève sejam individualmente trabalhados e refinados de acordo com os padrões mais rigorosos, a designação "AAA" – gravada discretamente no interior do aro traseiro, juntamente com os nomes dos membros da equipe – representa uma nova e excepcional convergência entre a excelência relojoeira e a intensidade artesanal. Aqui, complicações sofisticadas se unem às mais amplas e rigorosas técnicas de acabamento e decoração.

Assim, o movimento Venus 179 deste relógio foi elevado a um padrão deslumbrante de alta relojoaria. As técnicas decorativas incluem o polimento preto de vários componentes, como os braços robustos da garra de split-seconds; a roda de colunas, as cabeças dos parafusos e os elementos de ajuste de balanço ultrarrefinados (regulador em pescoço de cisne, índice de ajuste e placa de pinos de Genebra).

Os flancos das pontes e platinas são perfeitamente desenhados com lixas finas, e os ângulos cuidadosamente chanfrados em espelho. Acabamentos acetinados são aplicados a superfícies selecionadas usando pedra Pierre de Paris – uma fina goma-laca raramente usada na relojoaria, mas apreciada pela textura refinada que confere. As cubas são polidas com cortadores de rubi, e até mesmo os braços das engrenagens são delicadamente polidos em ângulo com grande precisão.

Este nível "AAA", que representa a expressão máxima da arte relojoeira em todas as suas formas, será reservado a apenas alguns relógios, devido ao extraordinário investimento de tempo e às técnicas especializadas que cada um exige.


Andersen Genève Split-Seconds Worldtimer - Ficha técnica

Série limitada de 8 peças

Movimento
Mecânico a corda manual
Frequência 18000 aph
Reserva de marcha: 50 horas
Indicação de horas, minutos, pequenos segundos, hora mundial, cronógrafo split-seconds

Caixa
Em platina 950
Estanque a 30 metros
Diâmetro 38,80 mm
Espessura 11,95 mm
Mostrador em esmalte dourado e anel de safira

Pulseira
Em couro com fecho de fivela

Preço
184.000 Francos Suíços com IVA
 
Topo
Mais Notícias:
31/07/2025 - Montblanc - Novo Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph
 
29/07/2025 - Omega - Seamaster Diver 300M Laranja
 
25/07/2025 - Breitling - Os novos Chronomat Erling Haaland Signature
 
19/07/2025 - IWC - Ingenieur Automatic 40
 
17/07/2025 - TAG Heuer - Novo Carrera Chronograph LE
 
16/07/2025 - Audemars Piguet - Uma nova geração de Calendário Perpétuo
 
15/07/2025 - Patek Philippe - Calatrava 8 Days Referência 5328G-001
 
09/07/2025 - Glashütte Original - SeaQ Panorama Date
 
04/07/2025 - Panerai - Os novos Luminor Luna Rossa
 
02/07/2025 - Mido - Ocean Star GMT
 
01/07/2025 - Emporio Armani - O novo Sea Explorer
 
27/06/2025 - Jaeger-LeCoultre - W&W 2025 - Reverso Tribute Minute Repeater
 
18/06/2025 - IWC - Os cronógrafos do filme F1!
 
17/06/2025 - Breitling - A nova coleção Superocean Heritage
 
17/06/2025 - Glashütte Original - Nova fábrica de mostradores
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2025

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais