A Universal Genève apresenta sua exclusiva coleção de homenagem ao Compax “Nina”.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4112/UG_Tribute_to_Compax.jpg[/img][/center]
Nos anos 60, Nina Rindt tornou-se um inesperado ícone de estilo no paddock dos circuitos de Fórmula 1. Casada com o piloto campeão Jochen Rindt, a modelo finlandesa era uma presença constante nas suas corridas, cronometrando as voltas com um relógio Compax Universal Genève no pulso. Mas não se tratava de um cronógrafo qualquer. Nina adaptou-o de uma forma que viria a transformar o relógio numa das peças de relojoaria vintage mais colecionáveis do século XX, hoje conhecido entre os colecionadores simplesmente como “o Nina”. A Universal Genève o traz agora de volta em dois conjuntos de três relógios com o nome Tribute to Compax. O artesão de couros japonês Satoru Hosoi foi o responsável por reinventar a emblemática pulseira bund usada por Nina ao misturar o seu estilo no paddock com as mais elevadas expressões do artesanato atual.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4112/UG_Tribute_to_Compax_2.jpg[/img][/center]
O relógio Compax da Universal Genève fora uma presente oferecido a Nina pelo seu marido, o campeão de Fórmula 1 Jochen Rindt. Para a ajudar a controlar o tempo de forma mais precisa durante as corridas, diz-se que Jochen pediu que o ponteiro dos segundos do cronógrafo fosse alterado de preto para vermelho, para maior visibilidade. No entanto, a pulseira do relógio era demasiado masculina e Nina queria algo que combinasse com o seu próprio sentido de estilo.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4112/UG_Tribute_to_Compax_12.jpg[/img][/center]
Numa viagem a Paris, viu uma pulseira de couro larga, estilo punho, num relógio. Conhecida como bund, este tipo de pulseira havia sido outrora utilizado pelos pilotos para se protegerem do calor do cockpit. A forma fazia lembrar as pulseiras marciais da Grécia e Roma antigas — uma escolha ironicamente masculina. Mas Nina viu nela algo diferente. Introduziu o seu relógio Compax nas aberturas da pulseira de couro e, de repente, o relógio tornou-se um reflexo do seu próprio estilo: arrojado, não convencional e surpreendentemente moderno.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4112/UG_Tribute_to_Compax_11.jpg[/img][/center]
A imagem de Nina a usar o relógio junto das pistas de corrida tornou-se icônica. As fotografias, onde aparecia elegante e discreta, com o seu Compax, circularam por todo o lado. O que poderia ter sido um instrumento de corrida puramente funcional acabou por se tornar uma declaração de moda. Com o tempo, a versão usada por ela viria a ser imortalizada com o seu nome por colecionadores.
Mais de meio século depois, Nina Rindt – agora com oitenta anos – juntou-se à Universal Genève para revisitar esta história. Para a marca, que prepara o seu tão aguardado regresso em 2026, esta foi a oportunidade de mostrar o que significa “Le Couturier de la Montre”, o costureiro de relógios, no século XXI: fazer a ponte entre a relojoaria e a mestria artesanal, entre a história e
a reinvenção.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4112/UG_Tribute_to_Compax_3.jpg[/img][/center]
Agora, a Universal Genève traz “o Nina” de volta, pela primeira vez em ouro branco e vermelho 18 quilates, num lançamento ultraexclusivo de dois conjuntos de três relógios Tribute to Compax. Enquanto o modelo dos anos 60 utilizava o calibre Valjoux 72, estes modelos são movidos pelo calibre “Universal 281” da Universal Genève – os únicos “Ninas” a utilizar este movimento histórico.
“Para nós, a coleção Tribute to Compax é uma afirmação do nosso caminho: luxo requintado moldado com o mesmo trabalho manual meticuloso que sempre definiu a UG”, afirma o diretor-geral, Gregory Bruttin.
“Estes seis relógios, elaborados individualmente, refletem a direção que definimos para a marca quando a adquirimos em 2023”, afirma o CEO Georges Kern. “O cronógrafo de Nina Rindt é uma das histórias marcantes da Universal Genève. Revisitá-la sempre fez parte da nossa visão para o regresso da marca.”
Revisitando a lenda
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4112/UG_Tribute_to_Compax_4.jpg[/img][/center]
A nova coleção Tribute to Compax é construída em torno de pulseiras bund artesanais em couro, criadas pelo célebre artesão japonês Satoru Hosoi, na sua primeira colaboração com uma marca de relógios.
Hosoi, que teve formação no Japão e em Itália antes de dominar o seu ofício na Hermès e na Moynat, recebeu o título de Meilleur Ouvrier de France em 2015 e trabalha atualmente no seu atelier em Paris. Para a Universal Genève, criou uma pulseira bund mais fiel à alta-costura do que às suas origens marciais. Criadas a partir de três peças de couro de vitela entrelaçadas e cosidas de forma a torná-las inseparáveis – ao contrário da pulseira bund tradicional, feita com peças destacáveis, estas interpretações ecoam aquilo que Nina trouxe para o seu relógio: elevar o utilitário ao sublime.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4112/UG_Tribute_to_Compax_5.jpg[/img][/center]
“O meu objetivo era criar algo sem precedentes e, ao mesmo tempo, altamente técnico e único”, refere Hosoi sobre a sua aventura na relojoaria.
Cada pulseira foi gravada a quente com as assinaturas Universal Genève e Hosoï-Paris. A paleta de cores é contemporânea, mas atemporal: marrom ou preta combinada com relógios em ouro branco; em tom cinza-castanho ou verde-oliva combinada com ouro vermelho. Como seria de esperar, as pulseiras Tribute to Compax foram criadas em Paris, a mesma cidade onde Nina transformou o seu relógio pela primeira vez e onde a sua história fica agora completa.
A mestria refletida no mostrador
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4112/UG_Tribute_to_Compax_6.jpg[/img][/center]
Da pulseira, a atenção dirige-se agora para o mostrador. Para este, a Universal Genève escolheu o esmalte grand feu, um dos trabalhos decorativos mais venerados na relojoaria. A técnica exige minerais enriquecidos com óxidos metálicos, cozidos a mais de 800°C e reaplicados até dez vezes, até que a superfície brilhe com profundidade e permanência impossíveis de reproduzir com máquina.
Executados por mestres esmaltadores, os seis mostradores da coleção variam entre o clássico branco e preto opaco e o azul e marrom translúcidos. O ponteiro vermelho dos segundos do cronógrafo, que evoca o Compax modificado por Nina, atravessa o esmalte com uma clareza gráfica.
A técnica grand feu é implacável: uma única imperfeição pode rachar ou deformar o esmalte durante o cozimento. No entanto, a sua resistência é inigualável. Se a técnica for executada corretamente, um mostrador grand feu nunca apresentará marcas de desvanecimento. Tal como a influência duradoura de Nina, estas seis peças extraordinárias estão destinadas a ficar na história.
O coração que pulsa no interior
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4112/UG_Tribute_to_Compax_9.jpg[/img][/center]
No interior, outro pedaço de história. A Universal Genève recorreu aos arquivos para restaurar os movimentos do Calibre 281 da época do Compax: cronógrafos de corda manual e roda de colunas, com 28,5 mm de diâmetro e 7,10 mm de espessura. Estes movimentos foram outrora a espinha dorsal técnica da reputação da Universal Genève. A sua atual reintrodução liga a coleção Tribute to Compax à sua era original, ao mesmo tempo que marca o regresso da marca à manufatura de movimentos, guiada pela mesma precisão, resiliência e longevidade que definiram os seus cronógrafos dos anos 60.
A filosofia por detrás da relojoaria
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4112/UG_Tribute_to_Compax_7.jpg[/img][/center]
Tal como a pulseira Polerouter em ouro branco criada em 2024 por Laurent Jolliet, o mostrador grand feu e a pulseira bund do Compax dão continuidade a uma filosofia que a Universal Genève adotou para o seu renascimento: tratar a relojoaria como um métier d’art. Assim como a elaboração e mestria artesanal artística se inspira nos ateliers mais qualificados do mundo, o mesmo acontece com estes relógios. Couro, esmalte, mecânica: cada disciplina manual e as respetivas obras são elevadas à categoria de arte.
Trata-se de uma abordagem baseada na reinterpretação. As improvisações de Nina – o ponteiro vermelho, a pulseira bund, o seu toque pessoal – são hoje reimaginados com o mais elevado nível artístico.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4112/UG_Tribute_to_Compax_8.jpg[/img][/center]
Serão produzidos apenas dois conjuntos completos da coleção Tribute to Compax, disponíveis exclusivamente mediante pedido. As receitas reverterão a favor da Escola de Relojoaria de Genebra, a mais antiga da Suíça e historicamente ligada à Universal Genève. Ao financiar aprendizagens e preservar ofícios raros, o projeto garante que o savoir-faire por detrás de relógios como estes perdure no próximo século.
A coleção Tribute to Compax é um sinal do rumo que a Universal Genève pretende tomar: rigorosa na arte da elaboração, criativa no espírito e sempre fiel ao seu ADN como Le Couturier de la Montre. O relançamento completo está previsto para 2026, mas estes relógios anunciam desde já o renascimento de uma casa onde o passado e o futuro, a relojoaria e a arte, se encontram em perfeita harmonia.
Sobre a Universal Genève
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4112/UG_Tribute_to_Compax_10.jpg[/img][/center]
Fundada em 1894 por Numa-Émile Descombes e Ulysse-Georges Perret, a Universal Genève é uma célebre marca de relógios com uma história ilustre. Conhecida pelos seus modelos emblemáticos, como o Polerouter e o Compax — incluindo o lendário relógio Nina Rindt — assim como a coleção Tri-Compax e o Cabriolet, a Universal Genève é sinônimo de design inovador, mestria artesanal e legado histórico, apresentando nos anúncios da década de 1960 o slogan “Le Couturier de la Montre.”
Após várias décadas de inatividade, a Universal Genève iniciou um novo capítulo em 2023 com a sua aquisição pelas empresas de investimento privado Partners Group e CVC Capital Partners, assinalando o renascimento da marca. Este relançamento promete preservar o legado da Universal Genève, ao mesmo tempo que introduz novos movimentos manufaturados, boutiques exclusivas e designs de relógio impressionantes. O ressurgimento da marca está sendo orientado em estreita colaboração com a comunidade de colecionadores, assegurando um renascimento fiel à tradição, mas impulsionado pela inovação. Os interessados em seguir o percurso da Universal Genève são encorajados a assinar a UG Magazine no website.
Universal Genève Tribute To Compax - Ficha técnica
Referências: JU281121A1X1, RU281121B1X1 e RU281121Q1X1
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4112/UG_Tribute_to_Compax_15.jpg[/img][/center]
Movimento
Calibre 281 Universal Genève original restaurado
Diâmetro: 28,5 milímetros
Espessura: 7,10 milímetros
Corda: manual
Reserva de marcha: aprox. 36 horas
Frequência da roda de balanço: 18.000 aph ou 2,5 hertz
Indicação de horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo com segundos centrais, contadores de 30 minutos e 12 horas
Caixa
Material: ouro branco ou vermelho 18K
Diâmetro: 36 milímetros
Espessura: 12,67 milímetros
Largura dos encaixes: 19 milímetros
Altura (da extremidade do encaixe superior à extremidade do encaixe inferior): 44,44 milímetros
Resistência à água: até 5 atm (50 metros)
Vidro: de safira, convexo, antirreflexo dos dois lados
Fundo: em ouro branco 18K polido ou ouro vermelho 18K, rosqueado
Coroa: em ouro branco de 18K ou ouro vermelho de 18K, não rosqueada, duas juntas
Aro: alumínio fixo com escala taquimétrica
Mostrador
Mostrador em esmalte branco com contadores do cronógrafo em esmalte preto, ponteiros das horas e dos minutos envernizados em preto, ponteiros dos contadores envernizados em branco e um ponteiro dos segundos do cronógrafo envernizado em vermelho – todos com SuperLuminova
Mostrador em esmalte preto com contadores do cronógrafo em esmalte branco, ponteiros das horas e dos minutos banhados a ouro vermelho, ponteiros dos contadores envernizados em preto e um ponteiro dos segundos do cronógrafo envernizado em vermelho – todos com SuperLuminova
Mostrador em esmalte marrom com contadores do cronógrafo em esmalte preto, ponteiros das horas e dos minutos envernizados e banhados a ouro vermelho, ponteiros dos contadores banhados a ouro vermelho e um ponteiro dos segundos do cronógrafo envernizado em vermelho – todos com SuperLuminova
Pulseira
Pulseira bund Satoru Hosoi em couro de vitela castanha com fecho de fivela em ouro branco 18K
Pulseira bund Satoru Hosoi em couro de vitela cinza-castanho e preto, com fecho de fivela em ouro vermelho 18K
Pulseira bund Satoru Hosoi em couro de vitela verde-oliva e preta, com fecho de fivela em ouro vermelho 18K
Universal Genève Tribute To Compax - Ficha técnica
Referências: JU281121B1X1, RU281121A1X1 e JU281121C1X1
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4112/UG_Tribute_to_Compax_14.jpg[/img][/center]
Movimento
Calibre 281 Universal Genève original restaurado
Diâmetro: 28,5 milímetros
Espessura: 7,10 milímetros
Corda: manual
Reserva de marcha: aprox. 36 horas
Frequência da roda de balanço: 18.000 aph ou 2,5 hertz
Indicação de horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo com segundos centrais, contadores de 30 minutos e 12 horas
Caixa
Material: ouro branco ou vermelho 18K
Diâmetro: 36 milímetros
Espessura: 12,67 milímetros
Largura dos encaixes: 19 milímetros
Altura (da extremidade do encaixe superior à extremidade do encaixe inferior): 44,44 milímetros
Resistência à água: até 5 atm (50 metros)
Vidro: de safira, convexo, antirreflexo dos dois lados
Fundo: em ouro branco 18K polido ou ouro vermelho 18K, rosqueado
Coroa: em ouro branco de 18K ou ouro vermelho de 18K, não rosqueada, duas juntas
Aro: alumínio fixo com escala taquimétrica
Mostrador
Mostrador em esmalte preto com contadores do cronógrafo em esmalte branco, ponteiros das horas e dos minutos banhados a ródio, ponteiros dos contadores envernizados em preto e um ponteiro dos segundos do cronógrafo envernizado em vermelho – todos com SuperLuminova
Mostrador em esmalte branco com contadores do cronógrafo em esmalte preto, ponteiros das horas e dos minutos envernizados em preto, ponteiros dos contadores envernizados em branco e um ponteiro dos segundos do cronógrafo envernizado em vermelho – todos com SuperLuminova
Mostrador em esmalte azul com contadores do cronógrafo em esmalte branco, ponteiros das horas e dos minutos banhados a ródio, ponteiros dos contadores envernizados em branco e um ponteiro dos segundos do cronógrafo envernizado em vermelho – todos com SuperLumiNova
Pulseira
Pulseira bund Satoru Hosoi em couro de vitela marrom com fecho de fivela em ouro branco 18K
Pulseira bund Satoru Hosoi em couro de vitela cinza-castanho e preto, com fecho de fivela em ouro vermelho 18K
Pulseira bund Satoru Hosoi em couro de vitela preta com fecho de fivela em ouro branco 18K
www.universalgeneve.com