Durante a Dubai Watch Week a TAG Heuer lançou o inovador Monaco Split-Seconds Chronograph Air 1, um dos modelos mais complexos já criados pela marca.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4117/Monaco_Air1.jpg[/img][/center]
O modelo tem uma caixa ultraleve de titânio Grau 5 produzida com uma técnica de fabricação de vanguarda chamada Selective Laser Melting (SLM), um processo de manufatura aditiva frequentemente utilizado nos setores aeroespacial, médico e automobilístico para criar componentes de precisão com geometrias complexas. O TAG Heuer LAB, o renomado departamento de inovação da marca, adaptou o SLM para a relojoaria, permitindo que os designers e engenheiros da TAG Heuer imaginassem e concretizassem uma notável forma tridimensional que reflete as linhas aerodinâmicas dos hipercarros contemporâneos.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4117/Monaco_Air1_2.jpg[/img][/center]
O resultado é que o TAG Heuer Monaco Split-Seconds Chronograph Air 1 parece esculpido por dentro, com cada detalhe pensado para velocidade e aerodinâmica, como se tivesse surgido de um túnel de vento. Pesando apenas 85 gramas, mesmo com diversos componentes em ouro maciço, o modelo oferece uma excepcional relação peso-desempenho, refletindo os rigorosos processos de design e fabricação utilizados no universo paralelo da Fórmula 1.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4117/Monaco_Air1_8.jpg[/img][/center]
Essa caixa excepcional abriga o movimento de cronógrafo mais complexo da TAG Heuer: o Calibre TH81-00, um movimento automático de alta frequência com a função de cronógrafo rattrapante.
Apenas 30 peças numeradas serão produzidas nesta edição limitada.
Tecnologia a serviço do design
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4117/Monaco_Air1_5.jpg[/img][/center]
Ao utilizar a tecnologia Selective Laser Melting (SLM), a TAG Heuer colocou a tecnologia a serviço do design, libertando o processo criativo e permitindo que seus designers imaginassem formas antes impossíveis.
Mas como isso funciona? As caixas de relógio tradicionais são compostas por múltiplos componentes de base, cada um esculpido a partir de um bloco único de material com o uso de máquinas CNC, que removem matéria, ou seja, adicionam pelo processo de subtração. Já o processo SLM é totalmente aditivo, semelhante à impressão 3D.
O processo começa com uma fina camada de pó metálico, como alumínio, aço ou, neste caso, titânio Grau 5, que é fundida seletivamente por um laser de alta potência, guiado por um modelo tridimensional CAD (Computer Aided Design). À medida que o material esfria e se solidifica, surge uma fina lâmina, e camada por camada, o objeto ganha forma exatamente como projetado pelo designer. Uma etapa final suaviza a superfície, dando à caixa um acabamento liso e uniforme. Assim, a construção antes considerada impossível da caixa do Monaco Split-Seconds Chronograph Air 1 tornou-se realidade, unindo tecnologia de ponta e design visionário.
Um relógio digno de um túnel de vento
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4117/Monaco_Air1_3.jpg[/img][/center]
A caixa de 41 mm reúne todos os atributos de um design de ponta e alta tecnologia. Suas linhas firmes e arestas marcantes se unem em formas únicas e fluidas, que remetem às entradas de ar dos carros de alta performance.
Juntas, essas estruturas funcionam como um complexo exoesqueleto que envolve uma malha de duas camadas com motivo de favo de mel, inspirada nas tampas em treliça dos motores de carros de alta performance, mas que aqui servem como estrutura de suporte do movimento. A caixa é feita em titânio Grau 5, assim como as treliças que emolduram o movimento nas laterais da caixa, enquanto as treliças sob o aro são cortadas a laser em ouro amarelo 2N maciço, em uma combinação de um metal precioso e um material tecnológico e de alto desempenho. O aro de titânio Grau 5 recebe um revestimento em DLC preto, criando um contraste intencional, porém equilibrado, que realça o perfil imponente do relógio.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4117/Monaco_Air1_4.jpg[/img][/center]
Enquanto o cronógrafo rattrapante exclusivo da TAG Heuer, o Calibre TH81-00, pulsa silencioso e confiavelmente em seu interior, a forma aerodinâmica do relógio transmite uma sensação de potência e tensão, como se pudesse ganhar vida a qualquer instante com o rugido de um motor V12 de combustão interna.
A produção dessa caixa complexa é extremamente trabalhosa: exige cerca de 10 vezes mais tempo de programação e 5 vezes mais tempo de fabricação do que uma caixa Mônaco tradicional. O resultado é uma caixa de titânio Grau 5 futurista, que parece um componente de supercarro desenvolvido em um túnel de vento.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4117/Monaco_Air1_6.jpg[/img][/center]
Completando o visual de alta tecnologia do relógio, o mostrador de safira translúcido revela o movimento em seu interior, enquanto os acionadores de cronógrafo e coroa cônica são em titânio Grau 5 com DLC preto. Os ponteiros do cronógrafo, as pontas dos ponteiros de horas e minutos e os índices de horas são em ouro, além de cristais de safira frontal e traseiro fixados por quatro parafusos visíveis. O botão rattrapante às 9 horas é feito de ouro amarelo 2N, lembrando a coroa original posicionada à esquerda do Monaco. O relógio vem com uma pulseira esportiva em borracha preta com inserções de Alcantara, com fivela de titânio Grau 5 revestida em DLC preto.
Em uma frequência mais alta
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4117/Monaco_Air1_9.jpg[/img][/center]
No interior do Monaco Split-Seconds Chronograph Air 1 pulsa o Calibre TH81-00, um movimento automático de alta frequência (36.000 alternâncias por hora - 5 Hz), com reserva de marcha de 65 horas, desenvolvido em colaboração entre a TAG Heuer e a renomada fabricante de movimentos Vaucher Manufacture Fleurier.
Com componentes principais também produzidos em titânio Grau 5, o Calibre TH81-00 oferece leveza excepcional, pesando apenas 30 gramas, sem comprometer o desempenho, a estabilidade ou a confiabilidade, mesmo sob condições ambientais extremas. Seus componentes recebem acabamento manual de alto padrão, incluindo o padrão de bandeira quadriculada, visível através do fundo em safira que revela toda a beleza do movimento.
Esse movimento mecânico de última geração dá vida à complicação rattrapante, ou cronógrafo de duplos segundos, que permite cronometrar dois eventos iniciados simultaneamente, mas com tempos de término independentes, como, por exemplo, a medição das voltas de dois carros de Fórmula 1 na mesma corrida.
TAG Heuer Monaco Split-Seconds Chronograph Air 1 - Ficha técnica
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4117/Monaco_Air1_7.jpg[/img][/center]
Ref.CBW218B.FT8124
Movimento
Calibre TH81-00 em titânio Grau-5 com acabamentos manuais
Cronógrafo automático rattrapante
Frequência: 5 Hertz (36.000 aph)
Reserva de marcha: 65 horas (cronógrafo desligado) / 55 horas (cronógrafo ligado)
Massa oscilante escovada fina e jateada com padrão de favo de mel gravado e preenchido com laca dourada, gravada “Limited Edition”, “X/30”
Funções
Horas, minutos, segundos, cronógrafo, rattrapante
Mostrador
Mostrador de safira com marcações brancas
Marcadores quadrados aplicados com SuperLuminova branca e índices dourados
3 horas: contador de minutos do cronógrafo opalino preto, marcações brancas, ponteiro laqueado dourado
9 horas: contador de horas do cronógrafo opalino preto, marcações brancas, ponteiro laqueado dourado
6 horas: anel indicador de segundos contínuos polido e revestido a ródio, marcações pretas, ponteiro revestido a ródio
Ponteiros de horas e minutos vazados e revestidos a ródio com SuperLuminova branca e detalhes em laca dourada
Ponteiro central do cronógrafo em laca branca
Ponteiro central rattrapante em laca dourada
Caixa
Diâmetro: 41 mm
Lug to lug: 47,9 mm
Espessura: 15,2 mm
Em titânio Grau 5 escovado fino e jateado com treliças de titânio grau 5
Aro de titânio Grau 5 escovado fino e jateado com revestimento em DLC preto, treliças em ouro amarelo 18K 2N
Cristal de safira chanfrado e abaulado
Coroa em titânio Grau 5 com revestimento em DLC preto às 3 horas
Botão moldado em titânio Grau 5 com DLC preto escovado fino e jateado às 2 horas
Botão moldado em titânio Grau 5 com DLC preto escovado fino e jateado às 4 horas
Botão moldado em ouro amarelo 18K 2N às 9 horas
Fundo em safira
Resistência à água: 30 metros
Pulseira
Pulseira em borracha preta e alcântara
Fecho dobrável tipo borboleta em titânio Grau 5 com revestimento em DLC preto, polido e escovado fino, com botões de segurança
Preço
150.000 Francos Suíços, sem impostos
tagheuer.com