Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sexta-feira, 18 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Chapter One em vista frontal
Clique para zoom
Chapter One em vista lateral
Clique para zoom
O cilindro do dia da semana do Chapter One
Clique para zoom
O fundo do Chapter One
Clique para zoom
O Chapter One em frente e verso
Clique para zoom
A caixa em vista explodida
Clique para zoom
O movimento - lado do mostrador
Clique para zoom
O movimento - visão traseira
Clique para zoom
Vista explodida do movimento
Clique para zoom
A equipe do Chapter One: da esquerda para a direita, Speake-Marin, Roger Dubuis, Christophe Claret e Steven Holtzman
Clique para zoom
Da esquerda para a direita, Roger Dubuis, Peter Speake-Marin, Christophe Claret
Clique para zoom
Steven Holtzman

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Grandes mestres da relojoaria unidos em um novo projeto

terça-feira, 1 de julho de 2008

Dentro do panorama atual da alta relojoaria, em que temos de um lado as grandes marcas ou grupos, e de outro os mestres relojoeiros independentes, Maîtres du Temps destoa ao apresentar a colaboração de três dos maiores mestres relojoeiros do mundo, para criar um novo relógio totalmente original.


Chapter One, ou Capítulo Um, é o resultado da colaboração de Christophe Claret, Roger Dubuis e Peter Speake-Marin. Eles escreveram o primeiro capítulo da história da Maîtres du Temps (Mestres do Tempo).


Para assistir ao vídeo de apresentação deste novo modelo, clique no botão "Play" abaixo:





O catalisador da união dos mestres relojoeiros é Steven Holtzman, um homem com quase três décadas de experiência na indústris relojoeira e criador da Maîtres du Temps. Holtzman realiza sua visão extraindo e destilando o melhor que cada um dos mestres tem a oferecer. Cada capítulo da Maîtres du Temps será uma simbiose de experiência, influência, arte, trabalho manual e técnica, todos harmoniosamente encapsulados em um único relógio.

A filosofia da Maîtres du Temps é simbolizada por uma árvore, com cada ramo representando uma nova oportunidade de trabalhar com novos mestres, outra colaboração, um projeto futuro. E assim como os ramos se entrelaçam e a árvore dá frutos, um novo relógio ganha vida.

Chapter One é imbuído da fusão da indisputada maestria de Claret em complicações, da rica experiência de vida de Dubuis na alta relojoaria e da habilidade única de Speake-Marin em unir o melhor da relojoaria tradicional e moderna.

A primeira peça da Maîtres du Temps é, fazendo jus aos grandes nomes por trás dela, uma combinação inédita de complicações com turbilhão, cronógrafo mono-pulsante, data retrógrada, segundo fuso horário retrógrado, e duas exclusivas barras giratórias nas posições das 12 e 6 horas, indicando o dia da semana e fase da lua, respectivamente.

Maîtres du Temps e seu fundador Steven Holtzman

Mais do que uma marca, Maîtres du Temps é um diferente conceito horológico, com o objetivo de reunir grupos dos mais talentosos mestres relojoeiros para desenvolver relógios exclusivos.

Steven Holtzman iniciou sua carreira na horologia mais de vinte e cinco anos atrás com a venda e distribuição de relógios nos EUA. Em 1997, criou a Helvetia Time Corporation (HTC) para distribuir marcas suíças de alta qualidade — incluindo a Roger Dubuis — nas Américas Central e do Norte.

Em 2008, Holtzman realiza seu mais ambicioso projeto até agora: sua própria marca, Maîtres du Temps.

Chapter One — O primeiro lançamento da Maîtres du Temps

A forma elegante e aerodinâmica, com indicações inovadoras, e as funções ergonômicas do Chapter One, escondem a incrível complexidade de seu movimento único e a sofisticação de sua caixa composta por curvas.

Os três mestres do Chapter One — Claret, Dubuis e Speake-Marin — reuníram-se para produzir uma obra de arte horológica, tanto interna como externamente. Longas e fluidas curvas cruzam a caixa, transmitem um senso de nobreza e poder sem deixar traços da complexidade envolvida. A facilidade de leitura e ajuste das muitas indicações do Chapter One disfarçam o fato de que ele é uma inédita combinação de complicações fabricada com 558 componentes.

Nenhum relógio de pulso antes do Chapter One apresentou um movimento de turbilhão incorporando um cronógrafo mono-pulsante com roda de colunas, data retrógrada, segundo fuso horário retrógrado, além de indicações de fase da lua e dia da semana exibidas em suas próprias barras giratórias distintas. Transmitir energia eficientemente para os dois cilindros e assegurar que eles trabalhassem simultaneamente com a hora, data, GMT e cronógrafo foi um imenso desafio técnico. Que o desafio foi encarado e superado é mais uma prova do enorme talento da equipe do Chapter One.

Ao se percorrer o mostrador, observa-se os ponteiros de horas e minutos e o contador de 60 segundos do cronógrafo centrais e coaxiais, o turbilhão e o cilindro do dia da semana às 6 horas; GMT retrógrado às 9 horas; contador de 60 minutos do cronógrafo e cilindro da fase da lua às 12 horas; e data retrógrada às 3 horas.

A meticulosa atenção a cada mínimo detalhe no projeto e execução de todas os aspectos do Chapter One resultou em um relógio de excepcional presença e refinamento. Os cilindros harmoniosamente integrados, por exemplo, tinham que ser grandes o suficiente para uma leitura fácil e suficientemente pequenos para serem leves e homogêneos com a caixa. Uma Lua perfurada e estrelas cintilantes, no cilindro externo do indicador de fase da lua, acrescenta elegância estelar.

Uma miríade de detalhes faz do Chapter One um relógio que recompensa fartamente um olhar mais atento, da pequena janela entre o cilindro e do dia e o turbilhão, que permite uma visão única da gaiola do turbilhão, de soberbo acabamento, à série de superfícies anguladas com polimento-espelho que capturam e refletem a lua e trazem vida ao mostrador de múltiplos níveis. Mesmo os botões corretores são formados de curvas que se encontram em um ponto imaginário seguindo perfeitamente o gracioso fluxo da caixa.

Não é mero acaso que a arrojada e curvácea tridimensionalidade do Chapter One lembre mais um aerodinâmico supercarro que um relógio de pulso; pode-se antever que este relógio funciona tão suavemente como os contornos de seu belo exterior indicam.

Christophe Claret
Sua fascinação por relógios vem de longe, e com apenas 16 anos de idade, matriculou-se na prestigiosa Escola de Relojoaria de Genebra. Uma extensa experiência em restauração seguiu-se, fornecendo a Claret uma exposição à mais refinada e tradicional manufatura horológica.

Além de seu treinamento, Claret tinha a essencial habilidade de conceber designs que não apenas nunca haviam sido concebidos, mas que anteriormente seriam considerados impossíveis de serem executados. Iniciando em 1987, quando ele obteve seu primeiro contrato para movimentos com repetição de minutos, Claret construiu o que possivelmente é a mais sofisticada manufatura de movimentos complicados do mundo.

Sua manufatura em Le Soleil d’Or, em Le Locle, ostenta um vasto conjunto de equipamentos que vão da mais nobre das ferramentas da relojoaria tradicional aos últimos equipamentos de corte a laser por computador. Ele tornou-se tanto a primeira escolha como o último refúgio para visionários horológicos, cujos sonhos podem se tornar realidade apenas pelos mais hábeis mágicos. Na criação do Chapter One da Maîtres du Temps, Claret teve papel tanto de criador como de executor.

“Maîtres du Temps põe os relojoeiros em primeiro plano,” diz Claret. “Ela permite que o cliente, o amante da relojoaria extremamente complicada, conheça os criadores do produto, aqueles que projetaram, fabricaram e montaram o relógio.”

Roger Dubuis
Roger Dubuis é um relojoeiro no qual a tradição corre nas veias. Ele foi atraído em tenra idade pelo mundo mágico dos relógios quando, como um estudante, tocava os sinos do relógio da torre da igreja local. Aos doze anos, sua fascinação pela beleza e engenhosidade da relojoaria fez dele uma presença assídua no atelier do relojoeiro local. Dubuis então seguiu para a Escola de Relojoaria de Genebra. De seus mestres, adquiriu o incrível conjunto de habilidades necessárias para criar e reparar os mais complexos relógios.

Com raro talento, paixão e soberba educação horológica, Dubuis desfrutou de uma distinta carreira que incluiu 14 anos no departamento de altas complicações da Patek Philippe antes de reunir-se para construir o primeiro movimento com calendário bi-retrógrado do mundo. Na Patek Philippe, com seu próprio atelier relojoeiro, ou com a marca que leva o seu nome, Dubuis continuou a afiar sua visão de impecável união de complexitdade e talento artístico — uma visão indispensável à criação do Maîtres du Temps Chapter One.

“Maîtres du Temps é importante para mim porque permite a união de diversos relojoeiros para criar um novo produto,” diz ele. Através da Maîtres du Temps, Dubuis compartilhou seu precioso conhecimento em colaboração com outros grandes mestres para criar complicações únicas, inteiramente modernas em inspiração mas expressando os mais tradicionais valores de manufatura. Dubuis incorpora a rica experiência de toda uma vida em relojoaria, e Maîtres du Temps exibe toda a extensão de seu talento.

Peter Speake-Marin
Para o relojoeiro inglês Peter Speake-Marin, a rota preferida tem sido sempre a menos percorrida. Desde o início, sua personalidade iconoclástica tem se expressado não apenas na profissão escolhida e paixão pela horologia, mas também no modo como ele tem seguido seu caminho. Speake-Marin pôs seu talento a serviço do estudo da horologia em meados da década de 1980.

Seus talentos foram rapidamente reconhecidos, e ele logo ganhou a oportunidade, em uma famosa loja de relógios antigos em Londres, de criar um departamento de reparo e restauração. Esta foi uma inestimável experiência que permitiu a Speake-Marin uma exposição a diferentes marcas com complicações “vintage” do mais alto calibre. “Lá eu me apaixonei pela relojoaria”, diz ele sobre os anos de trabalho com aqueles extarordinários exemplos da arte relojoeira.

Trocando a Inglaterra pela Suíça, onde havia antes estudado, sua primeira parada foi a oficina dos renomados especialistas em complicações Renaud & Papi. Ele dedicou-se a aperfeiçoar os métodos através dos quais atualmente são concebidas complicações cada vez mais audaciosas. Ao mesmo tempo, começou a trabalhar em sua própria obra-prima — um turbilhão único em um relógio de bolso, projetado, construído e montado inteiramente a mão.

Para que o talento artístico horológico floresça, Speake-Marin acredita que os relojoeiros devem conhecer o passado e ter ciência das novas possibilidades oferecidas pelo futuro. “Novas tecnologias de projeto e manufatura permitem novas formas inimagináveis menos de dez anos atrás,” diz ele. Para Speake-Marin, Chapter One é o meio perfeito para expressar sua experiência na tradição histórica da alta relojoaria e conduzir sua crença em seu futuro.

Chapter One — Características Técnicas

Movimento mecânico a corda manual, turbilhão de um minuto, cronógrafo mono-pulsante, indicador retrógrado de data, indicador retrógrado GMT, dia da semana e fase da lua indicados em cilindro.

Indicações

- Ponteiros centrais de horas e minutos
- Ponteiro central de segundos cronográficos
- Contador de 60 minutos na posição das 12 horas
- Data retrógrada na posição das 3 horas
- GMT retrógrado na posição das 9 horas
- Turbilhão de um minuto na posição das 6 horas
- Dia da semana em cilindro às 6 horas
- Fase da lua precisa (patenteada) em cilindro às 12 horas

Funções

- Coroa de duas posições: primeira para dar corda; segunda para ajustar a hora
- Cronógrafo: início/parada/retorno a zero ativados por botão único na coroa

Corretores

- Corretor de data às 2 horas
- Dia da semana às 4 horas
- Fase da lua às 8 horas
- GMT às 10 horas

Calibre SHC02

- Dimensões: 51,3 mm x 31,6 mm
- Número de componentes: 558
- Número de rubis: 58
- Reserva de marcha: 60 horas
- Rotação do turbilhão: 60 segundos
- Freqüência do balanço: 21.600 vph (3 Hz)

Caixa

- Ouro vermelho 18K
- Número de componentes: 104
- Dimensões: 62,60 mm x 45,90 mm
- Cristal de safira com duplo revestimento anti-refletivo
- Fundo em cristal de safira com duplo revestimento anti-refletivo
- Corretores com sistema de trava integrado

Mostrador

- Ouro 18K
- Número de componentes: 7
- Multi-facetado e chanfrado
- Numerais romanos impressos
- Guilloche “raio de sol”
- Ponteiro do cronógrafo vermelho com contrapeso
- Ponteiros azulados no formato espada para contadores do cronógrafo, horas, minutos, data e GMT

Cilindros

- Dia: alumínio anodizado
- Fase da lua: alumínio anodizado no interior de uma cobertura fosca anodizada com lua e estrela perfuradas a laser
- Janela entre cilindro do dia e turbilhão

Pulseira

Couro de jacaré com fecho “deployant” em ouro vermelho 18K


Um relógio para poucos

O primeiro exemplar do Chapter One já foi entregue, e seu preço sugerido para venda é de US$ 395,000.00.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais