Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 18 de fevereiro de 2020                                                                         
notícias
Fotos Rolex / Carlo Borlenghi
Clique para zoom
Eduardo Souza Ramos, MITSUBISHI MOTORS/GOL, Renato Cunha, VENTANEIRO, Stephan Meili, Rolex Brasil e Fábio Filippon, KATUANA
Clique para zoom
MITSUBISHI MOTORS / GOL e a champagne do título
Clique para zoom
MITSUBISHI MOTORS/GOL visto de cima
Clique para zoom
TOUCHÈ SUPER vice-campeão
Clique para zoom
ALMACENERO fez um grande trabalho
Clique para zoom
VENTANEIRO, campeão da ORCi 600
Clique para zoom
Largada da oitava regata

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Mitsubishi Motors/Gol é campeão da mais disputada Rolex Ilhabela Sailing Week

sábado, 12 de julho de 2008

35 anos; 190 competidores; 8 regatas; 3 candidatos ao título; 15 segundos; 1 campeão

"Não me lembro de uma semana tão disputada como essa, com três veleiros chegando até o final com chances de ser campeão." A declaração é de ninguém menos do que o campeão da 35ª Rolex Ilhabela Sailing Week, Eduardo Souza Ramos. Seu barco, o Mitsubishi Motors/Gol, venceu a oitava e última regata e superou o então favorito Touchè Super, que chegou em sétimo e foi superado no desempate (3 vitórias contra 2, ambos com 17 pontos perdidos).

O título, que garantiu o relógio Rolex Submariner, veio de maneira emocionante. Ao começar o dia com 16 pontos perdidos e depender de um mau desempenho do Touchè para sagrar-se campeão, o Mitsubishi Motors/Gol fez uma largada taticamente arriscada, sujando o vento do adversário, mas ao mesmo tempo comprometendo sua própria arrancada. Contudo, na segunda perna de contravento o barco campeão já liderava a regata, enquanto o Touchè se encontrava em último lugar.

Mantendo o desempenho até o final e procurando abrir o máximo possível de tempo para garantir-se também no tempo corrigido, o Mitsubishi Motors/Gol cruzou a linha de chegada em 1h39min. Dentro do barco, contudo, a festa teve de esperar mais um pouco, pois restava ainda conhecer a colocação dos demais competidores: "O momento mais difícil dessa semana foi entre a linha de chegada e o momento da confirmação do título", brinca Souza Ramos.

Já no píer, com a champagne da vitória à mão, o Mitsubishi Motors/Gol foi congratulado por Lars Grael: "Vocês estão de parabéns! Venceu o melhor barco." Grael, medalhista olímpico que disputou a Rolex Ilhabela Sailing Week como tático do Sorsa III (4º colocado no geral), também fez questão de elogiar a organização da competição: "Foi uma semana excelente, com um ótimo nível técnico e muito bem organizada. A cada ano, a qualidade do evento cresce", afirmou.

Souza Ramos concorda: "O nível técnico do evento melhora a cada edição e, como o previsto, o campeonato foi disputadíssimo". Com mais esse campeonato, Eduardo Souza Ramos totaliza nove títulos na Rolex Ilhabela Sailing Week, evento do qual participa desde o ano de 1973. Se não bastassem todas essas conquistas, Souza Ramos também venceu as oito fitas azuis disputadas neste ano de 2008.

A 15 segundos do título

Outro barco que começou o dia com chances de ser campeão foi o Almacenero Sttela Artois, que também entrara na regata com 16 pontos perdidos. Os chilenos realizaram uma boa regata, terminando em segundo lugar. O título não veio por 15 segundo, diferença do tempo corrigido.

Com este resultado, está findada a recente hegemonia estabelecida por barcos estrangeiros na Rolex Ilhabela Sailing Week. Nos últimos dois anos, a competição havia sido vencida pelo uruguaio Memo Memulini (2006) e pelo argentino Personal (2007). O Almacenero Sttela Artois terminou a semana na terceira posição, com 18 pontos perdidos.

O Mitsubishi Motors/Gol

O Mitsubishi Motors/Gol é um Jüdel/Vrölijk de 57 pés. Além do proprietário, Eduardo de Souza Ramos, participaram da conquista os velejadores Gabriel Borgstrom, Alexandre Rimoli, Pablo Lynn, Manuel Bunge, Ricardo Costa, Sérgio Rocha, Tutu Lopes, Juan Jose Grande, Guilherme Baquerizas e Igor Stelli, além dos olímpicos André Fonseca (Bochecha), Rodrigo Duarte (Leiteiro) e Samuel Albrecht (Samuca), que irão representar o Brasil em Pequim.

A embarcação passou por algumas reformas para disputar a Rolex Ilhabela Sailing Week. "Vínhamos percebendo que o barco perdia rendimento no popa e estávamos buscando uma maneira de amenizar isso", conta Souza Ramos. A solução foi substituir o pau de spynnaker por um gurupés, a exemplo do barco utilizado na Volvo Ocean Race. "O ser humano é assim: sempre procurando mudar, melhorar alguma coisa", reflete.

ORCi 600 tem seu campeão: Ventaneiro

Na categoria ORCi 600, o grande campeão foi o Ventaneiro, que fez o necessário ao terminar em quinto na última regata da Rolex Ilhabela Sailing Week e fechar a competição com 20 pontos perdidos. Em segundo lugar na geral ficou o vencedor da última regata, Triksu, 1 ponto atrás. A embarcação Zeuz garantiu a terceira posição no geral ao chegar o dia em segundo lugar e atingir os 22 pontos perdidos.
O Ventaneiro, um Benneteau First 40.7 de Renato Cunha é representante do Iate Clube do Rio de Janeiro e Freqüentador assíduo do pódio da Rolex Ilhabela Sailing Week.

Após o vice-campeonato obtido em 2006 e a terceira colocação do ano passado, o veleiro chegou em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, em busca do título. Além comandante Renato Cunha, participaram da conquista Kadja Brandão, o experiente Ricardo Ermel, João Flávio Picolli, Gabriel Ribeiro e Rafael Pariz, entre outros.

Classificação Geral Final da ORCi 500
1º Mitsubishi Motors/Gol, com 17 pontos perdidos;
2º Touchè Super, com 17 pontos perdidos;
3º Almacenero Sttela Artois, com 18 pontos perdidos.

Classificação da 8ª regata da ORCi 500
1º Mitsubishi Motors/Gol, em 1h39min;
2º Sttela Artois, a 15seg;
3º Sorsa III, a 25 segundos.

Classificação Geral Final da ORCi 600
1º Ventaneiro, com 20 pontos perdidos;
2º Triksu-Pier, com 21 pontos perdidos;
3º Zeus, com 22 pontos perdidos.

Classificação da 8ª regata da ORCi 500
1º Triksu-Pier, em 2h02h42;
2º Zeus, a 25seg;
3º Wiki Wiki, a 1min29 segundos.
 
Topo
Mais Notícias:
31/01/2020 - Urwerk - UR-100 SpaceTime GunMetal
 
30/01/2020 - Alchemists - Cu29 - O relógio terapêutico
 
29/01/2020 - Bvlgari - Octo Finissimo Minute Repeater
 
28/01/2020 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine Thunderdome
 
27/01/2020 - H. Moser & Cie. - Streamliner Flyback Chronograph Automatic
 
20/01/2020 - Watches & Wonders Genebra - O SIHH agora é Watches & Wonders Genebra!
 
14/01/2020 - Greubel Forsey - GMT Sport
 
13/01/2020 - A. Lange & Söhne - Odysseus
 
07/01/2020 - Pedrozo & Piriz - Duplo Turbilhão Volante PP-01
 
10/12/2019 - Armin Strom - Minute Repeater Resonance
 
29/11/2019 - MB&F - Legacy Machine 101 Palladium
 
28/11/2019 - Panerai - Coleção Luna Rossa
 
27/11/2019 - Manufacture Royale - Micromegas Flying Tourbillon Micro Rotor Royale Bespoke
 
26/11/2019 - Only Watch 2019 - O relógio mais caro do mundo!
 
21/11/2019 - GPHG 2019 - Relógios & Relógios no Oscar da Relojoaria
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2020

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais