Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 22 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Fotos Torres Distribuição
Clique para zoom
A Torre de Belém, especialmente iluminada para o evento
Clique para zoom
Pedro Torres (Torres Distribuição) com Franck Muller e seu bolo de aniversário
Clique para zoom
O belíssimo estojo do conjunto
Clique para zoom
Pride of Portugal em ouro rosa
Clique para zoom
Pride of Portugal em aço
Clique para zoom
Pride of Portugal em aço PVD
Clique para zoom
Perfil do Pride of Portugal
Clique para zoom
Verso do Pride of Portugal

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
O lançamento do Pride of Portugal

quarta-feira, 23 de julho de 2008

A relação afetiva entre Franck Muller e Portugal reflete-se em mais uma edição limitada, especialmente concebida para o mercado lusitano: o cronógrafo Pride of Portugal. Para uma peça tão especial, foi elaborado um estojo exclusivo em madeira nas oficinas de artes decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva.

Há dez anos, o celebrado mestre genebrino Franck Muller esteve em Lisboa para anunciar com pompa e circunstância uma edição relojoeira elaborada especialmente para os aficionados lusos, denominada “Universo Português”. O relógio baseava-se no famoso modelo Master Banker e ostentava três fusos horários – uma homenagem à extensão global da lusofonia com os diferentes fusos “programados” para Lisboa, Rio de Janeiro e Macau.

Uma década depois, Franck Muller regressa para – novamente em parceria com a Torres Distribuição, representante da marca no País – apresentar mais uma série exclusiva de relógios, denominada “Pride of Portugal”. A visita, realizada em 30 de Junho, coincidiu com o seu 50º aniversário e teve duas etapas: uma visita seguida de almoço na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, onde é manufaturado o estojo em madeira para o relógio, e uma exposição relojoeira na Torre de Belém, seguida de um jantar, onde foi comemorado seu aniversário.


Estreitar Laços

A série “Pride of Portugal” consiste de três versões de um cronógrafo personalizado com detalhes únicos, que incluem simbologia e opções cromáticas de inspiração lusitana.

Além da estreita cumplicidade com os representantes da marca em Portugal, o próprio mestre Franck Muller é um confesso admirador do espírito lusitano e conta com vários portugueses entre os seus colaboradores. “Quando estou em Portugal, sinto-me em família, como se estivesse em casa. Sou latino por parte da minha mãe e Portugal é um país latino, caloroso, acolhedor, cultural. Trata-se de um lindo país; aprecio a arquitetura e o perfume de passado que ainda se sente. E o colecionador português de relógios Franck Muller é um líder, tem abertura de idéias.”

A edição “Pride of Portugal” foi oficialmente apresentada num monumento marcante da história portuguesa e brasileira (a Torre de Belém), às 20 horas de 30 de Junho. Antes, às 12 horas do mesmo dia, foi realizada uma visita às oficinas de artes decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva.


Iconografia Lusa

As quinas do emblema nacional e o vermelho envelhecido das camisas da seleção de futebol de 1966 são elementos preponderantes no mostrador da edição limitada “Pride of Portugal” – que consiste num cronógrafo automático de formato cintrée curvex em 40 exemplares em aço polido, 30 exemplares em ouro rosa e 20 exemplares de aço revestido com PVD preto (sendo que os primeiros 20 de cada série serão comercializados em conjunto), mantendo sempre o mesmo mostrador negro.

A escolha é evidente: o cronógrafo é uma função relojoeira tipicamente masculina e esportiva por excelência que sempre foi acarinhada pela casa Franck Muller, ao passo que o emblemático formato cintrée curvex é indissociável da marca. O desejado toque lusitano advém do vermelho sangue a contrastar com o fundo preto e os indicadores em branco, além dos cinco escudos em cruz. A opção por uma coroa negra condizente com o mostrador e a utilização, pela primeira vez na história da marca, de um fecho de báscula para as pulseiras, são outros pormenores exclusivos da edição “Pride of Portugal”.


A caixa do tesouro

Para uma criação excepcional era preciso idealizar um estojo tão especial como o seu recheio. A Fundação Ricardo Espírito Santo Silva foi desde logo encarada como a escolha ideal para levar a cabo tal tarefa. Sendo a maior especialista em Portugal no que toca a artes decorativas, adotando sempre o trabalho artesanal, a FRESS criou uma caixa sóbria, elegante e requintada para abrigar os três diferentes modelos “Pride of Portugal”.

O processo de manufatura da caixa passa por grande parte das 18 oficinas da FRESS. A madeira escolhida – o ébano, raro, escuro e denso – começa por passar pela Serralheria, para ser cortada nas medidas exatas. Segue depois para a oficina de Marcenaria, onde os malhetes são encaixados com extrema precisão, sem pregos nem cola. O passo seguinte ocorre na oficina de Marchetaria, para a gravação em ouro do nome de Franck Muller na tampa da caixa; na mesma oficina, definem-se os veios do exterior da caixa e são embutidos os fios de ouro decorativos. Na oficina de Encadernação, é chanfrada a pele fina e suave que encaderna o certificado que acompanha os relógios. Em paralelo, o mestre estofador prepara os rebordos e as almofadinhas que vão acolher os relógios. Na oficina de decoração de livros, o nome de Franck Muller é gravado com folhas de ouro de 23 K nos certificados e na pele do interior da caixa. A chave que abre o estojo é elaborada na Fundição e acabada na oficina de Cinzelagem. A caixa passa ainda por vários processos na oficina de acabamentos. No total, cada estojo da edição “Pride of Portugal” requer 15 dias para ficar pronto.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais