Adicionar aos Favoritos      Indique este Site segunda-feira, 9 de junho de 2025                                                                         
notícias
Clique para zoom
Giulio Papi em seu trabalho
Clique para zoom
Giulio Papi no SIHH 2008
Clique para zoom
Giulio Papi e Octavio Garcia (Diretor de Design Audemars Piguet)
Clique para zoom
A última criação de Giulio, o Royal Oak Carbon Concept Toubillon and Chronogaph
Clique para zoom
O movimento do Royal Oak Carbon Concept Toubillon and Chronogaph
Clique para zoom
Detalhe do mecanismo de repetição de minutos do IWC Grande Complication

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Entrevista com Giulio Papi da Renaud & Papi

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Aos 43 anos de idade, o italiano Giulio Papi é uma figura lendária no mundo da relojoaria. Sua especialidade são as complicações, que tanto fascinam os aficionados.

Ao lado de seu amigo da escola de relojoaria, Dominique Renaud, criou obras fundamentais para a alta relojoaria moderna, como o IWC Grande Complication, o “Tourbillon pour le mérite” e o “Turbograph” para a A. Lange & Söhne.

Com a fusão de sua empresa à Audemars Piguet, no que veio a se constituir na Audemars Piguet (Renaud & Papi) SA, Giulio Papi, longe das funções administrativas, concentra-se na criação de obras inovadoras como os novos “Concept Carbon” e o “Jules Audemars Perpetual Calendar”.

Durante o SIHH 2008, Giulio Papi nos recebeu em Genebra para uma agradável entrevista.





Relógios & Relógios: Por favor, fale-nos um pouco sobre sua pessoa e sobre como ingressou no mundo da relojoaria.
Giulio Papi: Me formei na Escola Técnica de La Chaux-de-Fonds em 1984 e comecei a trabalhar com Dominique Renaud na Audemars Piguet. Tínhmos grandes sonhos, muitas idéias e realmente gostávamos de trabalhar com complicações. Então decidimos criar nossa própria empresa, Renaud & Papi.
Nosso primeiro projeto foi o repetidor de minutos modular para o IWC Grande Complication.


R&R: Você está envolvido na criação dos calibres?
GP: Sim, este é o meu trabalho. Temos um diretor para cuidar da administração da empresa. Eu estou totalmente envolvido com a criação.


R&R: Você poderia citar alguns movimentos da Audemars Piguet (Renaud & Papi) SA criados para outras empresas além da Audemars Piguet?
GP: Sim, nós criamos, por exemplo, o turbilhão para a Breitling, o IWC Grande Complication, movimentos para a Richard Mille e Cartier.


R&R: O desenvolvimento de um novo calibre usualmente leva um tempo considerável. Quão longo é este período para a R&P?
GP: Nós temos uma media de 3 anos, do desenho ao protótipo.


R&R: Acontece de uma idéia fantástica no início de um projeto se revelar um completo fracasso durante o desenvolvimento?
GP: Bem, nós pesquisamos bastante antes do início de um novo calibre, então seria muito difícil que isto acontecesse.


R&R: A Renaud & Papi envolve-se na criação dos movimentos “básicos” da Audemars Piguet ou apenas nos complicados?
GP: Nós participamos apenas dos complicados.


R&R: Há um movimento que você destaque especialmente entre todas as suas criações?
GP: O Concept Carbon que nós acabamos de lançar, é um relógio bastante inovador, tanto técnica como esteticamente. Trata-se de um calibre altamente complexo: um cronógrafo linear com dupla escala vertical combinado com um turbilhão, com seletor de funções. Há também um “mix” de materiais: carbono forjado, cerâmica, titânio.
Não é nada que já se tenha visto antes.


R&R: Em que tipo de movimento você está trabalhando atualmente?
GP: Nós estamos sempre trabalhando para melhorar e aumentar a precisão de um calibre, eliminano o atrito e adiiconado o inesperado (forma, funções, aparência).


R&R: Você tem preferência por algum tipo de complicação em especial?
GP: Pela “Sonnerie” (“Sonorização”). É a mais bela e desafiadora complicação.


R&R: Qual é o maior desafio na relojoaria atualmente?
GP: Penso que seja a melhoria da cronometria, a busca pela precisão cada vez maior.


R&R: Com relação à melhoria da cronometria, você acredita que o turbilhão realmente contribui para ela nos modernos relógios de pulso?
GP: Sim, se ele for bem executado. Caso não seja, ele não terá nenhum efeito na cronometria.


R&R: Muito obrigado, Giulio, por dispor de seu tempo e atenção.
 
Topo
Mais Notícias:
09/06/2025 - Bell & Ross - BR-03 Diver Lum Outline
 
04/06/2025 - Rolex - Oyster Perpetual GMT-Master II
 
03/06/2025 - Hublot - Square Bang Tourbillon 4-day Power Reserve
 
02/06/2025 - Montblanc - W&W 2025 - 1858 Split Second Chronograph Limited Edition
 
28/05/2025 - Breitling - Navitimer Cosmonaute Platinum
 
27/05/2025 - Bvlgari - W&W 2025 - Octo Finissimo Ultra Tourbillon
 
26/05/2025 - Zenith - Chronomaster Original Triple Calendar Lapis Lazuli
 
26/05/2025 - A. Lange & Söhne - O espetacular Minute Repeater Perpetual
 
24/05/2025 - MB&F - Special Project One
 
23/05/2025 - TAG Heuer - Monaco Split-Seconds Chronograph em TH-Titanium!
 
22/05/2025 - IWC - As novas edições O Pequeno Príncipe
 
22/05/2025 - Longines - Marca Suíça volta ao Brasil
 
15/05/2025 - Panerai - Submersible Chrono Marina Militare Experience Edition
 
15/05/2025 - Glashütte Original - Novos modelos Serenade Luna
 
06/05/2025 - Cvstos - Entrevista com o tenista Karen Khachanov
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2025

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais