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O Carrousel Volant Une Minute Blancpain
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Vista frontal
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Detalhe do mostrador
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O calibre 225 - lado do mostrador
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O calibre 225 - verso
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Detalhe do carrossel, visto por cima
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Detalhe do carrossel, visto por baixo
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Vista explodida do carrossel
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Turbilhão x Carrossel, lado do mostrador
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Turbilhão x Carrossel, lado do movimento
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Princípio operacional - relógio padrão
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Princípio operacional - turbilhão
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Princípio operacional - carrossel

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Uma novidade mundial: o Carrousel Volant Une Minute

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A Blancpain mais uma vez exibiu sua capacidade de inovação ao apresentar em Baselworld 2008 o primeiro relógio de pulso equipado com um carrossel. Uma complicação esquecida por mais de um século pelos grandes nomes da indústria relojoeira, o carrossel é uma alternativa viável ao turbilhão.


Como o último, ele tem por objetivo a redução do efeito da gravidade na marcha de um movimento. Ao reabilitar este mecanismo e abrir novos horizontes para o carrossel, reduzido para o tamanho de um relógio de pulso pela primeira vez, a Blancpain novamente marca a história da relojoaria e põe um fim ao acalorado debate entre expoentes de divergentes pontos de vista sobre a definição do carrossel.

O Carrousel Volant Une Minute foi desenhado por Vincent Calabrese, que recentemente se juntou à equipe Blancpain.

Para assistir a um vídeo de apresentação do Carrousel Volant Une Minute da Blancpain, clique no botão "Play" abaixo (clipe de alta qualidade; por favor, aguarde o carregamento):





Em 1989, enquanto muito poucas marcas dominavam completamente sequer a criação de um turbilhão clássico, a Blancpain já se destacava ao apresentar o mais delgado turbilhão do mundo. Para chegar a ele, os mestres relojoeiros da Manufatura de Le Brassus modificaram o arranjo clássico do balanço de modo a conseguir uma menor espessura. Ao fazê-lo, eles naturalmente fugiram da arquitetura do modelo histórico desenvolvido por Abraham-Louis Breguet, no qual o balanço é colocado bem no centro da carruagem. A decisão da Blancpain em tomar tal liberdade já tinha gerado inúmeras reações entre conhecedores, alguns dos quais acharam difícil reconhecer tal incomum composição como um genuíno turbilhão, considerando-o erradamente como um carrossel. Embora a função definitivamente estivesse lá, a forma tinha sido inteiramente redesenhada. Esta reinterpretação de uma grande tradição já confirmava o duplo papel da Blancpain, como uma guardiã de um nobre patrimônio e uma destacada inovadora.


Uma grande evolução

Inventado em 1892 pelo relojoeiro Bahne Bonniksen, o carrossel apresenta um sistema que conduz a carruagem por um efeito diferencial. Por muito tempo ignorado por relojoeiros, ele foi aperfeiçoado pela Manufatura que agora oferece uma evolução patenteada do mecanismo. Enquanto os primeiros carrosséis levavam de 27 a 42 minutos, dependendo do modelo, para executar uma rotação completa, este apresentado pela Blancpain leva exatamente 60 segundos para cobrir a mesma distância – um feito por si só impressionante. Este rápido movimento e o esforço dedicado a reviver esta invenção estão inteiramente em sintonia com o espírito pioneiro da Manufature de Le Brassus.


Diferenças entre turbilhões e carrosséis

Turbilhões e carrosséis possuem a propriedade de compensar os efeitos da gravidade sobre o movimento do relógio. Ao fazer todo o mecanismo girar sobre seu eixo dentro de uma carruagem, o movimento age por si mesmo para compensar os efeitos prejudiciais da gravidade, atuando como um autêntico regulador do tempo.

Carrosséis e turbilhões, contudo, diferem no modo como executam essa função. Em um turbilhão, a carruagem é conectada ao tambor através de um único trem de engrenagens. Isto significa que, se a conexão mecânica for interrompida, o turbilhão pára de rodar.

Por sua vez, o carrossel é ligado ao tambor por dois trens de engrenagem. O primeiro fornece a energia requerida para conduzir o escapamento, enquanto o segundo controla a velocidade de rotação da carruagem. A diferença entre os dois sistemas, portanto, consiste em uma construção mais sofisticada e rica de componentes no caso do carrossel.


O Carrousel Volant Une Minute

Quando Bahne Bonniksen inventou o carrossel, seu maior interesse foi oferecer um relógio de bolso extremamente preciso com um custo de produção bastante razoável. Após a patente de seu invento, vários de seus relógios receberam prêmios de cronometria. No entanto, a natureza de sua invenção, com o grande número de componentes, não fez com que os custos baixassem. Além disso, Bonniksen não estava preocupado com a velocidade de rotação da carruagem.

Na criação do primeiro relógio de pulso com carrossel, o maior desafio da Blancpain consistia na miniaturização deste mecanismo extremamente complexo. Outra característica inovadora foi a colocação do balanço deste carrossel no centro da carruagem. Finalmente, o Carrousel Volant Une Minute da Blancpain apresenta um exclusivo sistema diferencial de engrenagens que controla precisamente a velocidade de rotação da carruagem. Ao executar uma revolução completa em um minuto, este calibre pioneiro inaugura uma linha inteiramente nova de relógios.

Acima e além de todos os desafios técnicos, a Manufatura de Le Brassus realiza uma divertida vingança histórica. Sempre que os diversos auto-intitulados especialistas explicavam em 1989 que o turbilhão Blancpain era de fato um carrossel (devido ao seu balanço descentrado), eles também deixavam claro que a posição central do balanço era a assinatura básica de um turbilhão.

A Blancpain delicia-se, portanto, ao apresentar seu inegável carrossel com um balanço... no centro da carruagem!


Características do Carrousel Volant Une Minute da Blancpain

O Calibre 225 é um mecanismo com 262 peças, 36 rubis, com um balanço com parafusos e espiral plana.

Conduzindo as funções de hora, minutos, segundos e data, está um carrossel “voador” que realiza uma rotação completa em 60 segundos. Este calibre automático, com freqüência de 21.600 vibrações por hora, tem reserva de marcha de 100 horas. A data é ajustada por meio de um exclusivo corretor sob as garras desenvolvido e patenteado pela Blancpain. Graças a um botão situado debaixo de uma das garras da caixa, às 10 horas, o usuário pode ajustar a data com a pressão de um dedo. Este estético e prático corretor sob asas garante um manuseio particularmente fácil e amigável.

O mostrador semi-esqueletizado revela o intricado balé das rodas dentadas e a arquitetura pura das pontes e platinas chanfradas a mão. Os ponteiros de horas e minutos no formato de adaga, parcialmente vazados e com revestimento de Superluminova nas pontas, marcam a hora em um trilho composto de marcadores chanfrados e delgadas linhas pretas. Às 12 horas, uma abertura revela o carrossel em toda sua complexidade. Este elaborado palco acentua as formas da carruagem, na qual uma das pontes tem a forma de um ponteiro de segundos. A reserva de marcha é indicada às 6 horas por meio de um ponteiro que se move sobre uma escala entre “+” e “-”.

Um engenhoso sistema com ponteiro duplo com braços de diferentes comprimentos indica a data em duas fileiras graduadas em um semi-círculo que também “abraça” o lado do mostrador às 9 horas.

O nome “Blancpain” aparece às 3 horas, desse modo assegurando um efeito visual perfeitamente balanceado.

Para ressaltar a natureza excepcional do Carrousel Volant Une Minute, a Blancpain criou um exterior digno de suas qualidades técnicas. A caixa de 43, 5 mm de diâmetro, um tamanho sem precedentes no universo da marca, foi confeccionada em platina 950, o mais precioso de todos os metais e um dos mais difíceis de se trabalhar. Seu design discreto e o tamanho generoso transmitem uma aura de força e elegância. A coroa é estriada e estampada com a logo Blancpain, enquanto a pulseira de couro de crocodilo preta possui um fecho dobrável em platina 950.


As idéias de Breguet e Bonniksen

Já em 1770, em face da dificuldade em eliminar as causas das falhas no equilíbrio do balanço, Breguet teve a brilhante idéia de multiplicar as causas para eliminar os efeitos.

Para consegui-lo, ele concebeu um meio de montar todo o escapamento em uma pequena plataforma que girava sobre seu eixo em um, quatro ou seis minutos. As falhas eram então repetidas em uma direção ou na outra em intervalos regulares, com isto cancelando-se mutuamente. O ganho ou perda obtido durante a metade do giro da plataforma era automaticamente compensado pelo ganho ou perda durante a metade seguinte. Breguet descreveu este princípio em várias memórias escritas entre 1779 e 1800, mas foi em 26 de Junho de 1801 que o Ministro do Interior da França concedeu-lhe a patente que lhe deu o direito exclusivo de construir este tipo de relógio durante um período de 10 anos. A patente de Breguet explica que, em um regulador turbilhão, seja qual for o tipo de escapamento, de âncora ou detent, a roda de escape é conduzida pela carruagem móvel, o que significa que a última é uma parte integral do trem de engrenagens. O balanço também executa uma revolução ao longo de seu eixo de oscilação. Em outras palavras, o ponto pivotante do balanço de Breguet está firmemente situado no centro da carruagem – que é precisamente o caso do carrossel da Blancpain...

Quase um século após Breguet, o relojoeiro dinamarquês, baseado em Londres, Bahne Bonniksen (1859-1935), decidiu atender a uma exigência específica da época: criar um relógio de bolso extremamente preciso que custasse menos que um turbilhão. Em 1892, ele registrou uma patente para um relógio que chamou de carrossel devido a seu balanço rotatório. O tempo desta rotação era de menor importância para Bonniksen, de quem alguns relógios viriam a vencer prêmios oficiais de cronometria em observatórios. Enquanto o objetivo da precisão foi atingido por Bonniksen, aquele de um preço mais acessível que o turbilhão provou ser bem mais difícil. O dinamarquês acreditava que o carrossel levaria menos tempo para ajustar, mas o fato de que ele possuía muito mais componentes levava a outras dificuldades. Isto sem dúvidas explica o porquê do carrossel ter sido desprezado e rebaixado por tanto tempo – para não mencionar o fato de que ele competia com uma invenção do brilhante Breguet, relojoeiro oficial da Côrte!

Hoje, o carrossel retorna ao centro das atenções graças às inovações da Blancpain, que permitiram a ele recuperar seu legítimo status e que demonstram sua autêntica originalidade e complexidade.


Técnica e exclusividade

A Blancpain escolheu uma roupagem bastante técnica para exibir sua nova criação. A mostrador transparente exibindo múltiplas camadas cumpre sua função brilhantemente. As imagens divulgadas não mostram o módulo do automático, para que nada esconda a beleza do movimento.

Algumas das características do modelo também não foram divulgadas, como a espessura da caixa e a distância entre as garras. A edição será limitada a 188 peças e o preço estimado de venda é de 200.000 francos suíços.
 
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