Adicionar aos Favoritos      Indique este Site quarta-feira, 16 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Horological Machine No. 3

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Cuidado! A Horological Machine No. 3 (HM3) , da Maximilian Büsser & Friends, está tão fora das referências relojoeiras existentes que poderá causar uma explosão sensorial. A mente tenta, em primeiro lugar, seguir o seu movimento contínuo, paradoxalmente visto em todo o seu esplendor da parte de cima do relógio e parcialmente circunscrito por um anel com números em alto relevo.

Antes mesmo de a informação ter sido processada somos subjugados novamente: dois cones erguem-se majestosamente da caixa tridimensional. Não admira que muitos lutem para conciliar a realidade. Esta escultura dinâmica é na verdade uma peça de alta relojoaria que nos indica as horas e a data.

Os individualistas exigem poder de escolha; por isso, o HM3 está disponível em duas versões: o “SideWinder”, com cones alinhados perpendicularmente ao braço, e o “Starcruiser”, com cones em linha com o braço. Cada versão tem as suas próprias e distintas características, e cada uma revela o seu próprio ângulo de indicação das horas.

Os cones duplos indicam respectivamente as horas e os minutos, com o cone das horas indicando o dia e a noite. A roda de horas, superdimensionada, permite uma fácil leitura dos números, com a indicação da data feita por um triângulo desenhado no seu perímetro.

De qualquer modo, é através da espetacular abertura que podemos vislumbrar os fantásticos acabamentos manuais e o rotor em forma de machado que fascina os olhos e surpreende os sentidos.

Voltando ao relógio, é revelado o segredo técnico por detrás do HM3 com o seu movimento invertido: dois rolamentos de esferas superdimensionados em cerâmica que transmitem a energia constante para os cones e para a roda da data.


Inspiração e Realização

A Horological Machine No. 3 foi desenvolvida para expor o movimento em funcionamento. As pontes harmoniosamente trabalhadas, a roda de equilíbrio rapidamente oscilante, a distinta forma do sinuoso rotor, estão todas expostas para exame. Isto permite, a quem use o relógio, apreciar totalmente a arte e o ofício que compõe o HM3, uma máquina constituída por mais de 300 componentes de alta precisão meticulosamente finalizados.

O movimento da HM3 foi literalmente posto de cima para baixo, de modo a ter em conta um panorama ininterrupto dos arcos graciosos, do sinuoso e sólido rotor dourado, e das oscilações de alta velocidade da roda de equilíbrio. Jean-Marc Wiederrecht, vencedor do prêmio inaugural de Melhor Relojoeiro, no Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra 2007, ganhou confiança dos designers Max Büsser e Eric Giroud numa realidade relojoeira. Com a sua equipe da Agenhor, não só encontrou, mas superou o desafio.

Starcruiser e SideWinder

Os MB&F´s Horological Machines são para individualistas que exigem a arte, o ofício, a excelência, a exclusividade... e a escolha. Para satisfazer a esses aficionados, a Horological Machine No. 3, está disponível em duas versões: “SideWinder”, com os seus cones alinhados perpendicularmente ao braço; e ‘”Starcruiser”, com os seus cones ligados em série com o braço. Tal como os seus potenciais proprietários, cada um é muito especial, cada um é muito diferente.


Indicações

Os três cones dimensionais permitem ler as horas de imediato, quer a conduzir, quer a escrever. No entanto, o fato de nada do gênero ter sido alguma vez tentado na relojoaria, colocou desafios consideráveis. Os gorros superiores dos cones são revestidos com metal (não colado) para assegurar a máxima resistência à água. As “mãos” vermelhas nos ponteiros das horas e minutos tiveram de ser cortadas a laser, para obter uma precisão inacreditavelmente alta, com a massa mínima que o desenho exigiu.

A enorme roda de data tem na verdade um diâmetro maior do que o movimento; um fato que permitiu a utilização de números de 2,5 mm de altura, muito legíveis e bem espaçados. Um triângulo arrumado gravado no topo da caixa registra a data.


Rotor Misterioso

A proeminência na forma de machado de batalha de 22 K no mostrador do HM3 vai certamente aumentar o reconhecimento deste símbolo ícone da MB&F. O rotor é misterioso por desafiar as leis da física, sendo equilibrado simetricamente, em vez de ser apenas uma massa descentrada. Tal é possível através da fresagem na parte debaixo de um dos braços, que reduz desta forma a sua massa.


Inovações Técnicas

Rolamentos de esferas em cerâmica

As indicações do tempo estão normalmente localizadas na parte de cima, ou na lateral do calibre. Tendo em conta que o movimento da HM3 está invertido para que se possa ver todo o lado operacional, uma solução eficiente foi necessária para levar a energia da parte de baixo do movimento até os cones e roda da data no topo. Carretos normais montados em rubis teriam requerido grande complexidade, rodagem com fricção e seria necessária uma ponte de fixação na parte de baixo – fator que iria aumentar o peso do movimento e do próprio relógio. Em vez de usar os carretos convencionais, a HM3 tem dois rolamentos de esferas com 15 mm de diâmetro. Devido ao seu grande diâmetro, este sistema diminui o número de rodagens e por sua vez a fricção, e só necessita de suporte numa das extremidades (na base) devido à rigidez resultante do desenho ultra-preciso e manufatura, permitindo desta forma um movimento mais fino.

Grande Data

A enorme roda de data tem na verdade um diâmetro maior do que o movimento; fato que permitiu a utilização de números de 2,5 mm de altura, muito legíveis e bem espaçados. Enquanto se adiciona legibilidade, é requerido engenho no acerto da mesma. Constrangimentos técnicos no uso de uma coroa para a regulação da data ditaram um ponto de acerto; de qualquer modo, o ponto de acerto tem um espaço e funcionamento de apenas 1 mm – bastante mais curto do que os 4 mm necessários para mover a roda da data de um dia para o outro. Um sistema engenhoso amplifica o espaço de ação usando uma embreagem multiplicadora, que multiplica por quatro a distância percorrida pelo punção de acerto.

Cones em Safira

Cones tridimensionais nunca foram usados para mostrar o tempo e não admira que a sua fabricação tenha se tornado tarefa quase impossível. Felizmente um fornecedor aceitou o desafio da MB&F… e conseguiu.
A dificuldade não esteve na fabricação dos cones, mas sim no polimento interior e da sua (original) superfície translúcida até ficar transparente. A base dos cones é soldada usando uma técnica que utiliza altas temperaturas, técnica que garante uma construção sólida e estanque.

Cabeça dos parafusos

A perfeição está apoiada nos detalhes, a forma segue a função. Estas duas declarações explicam a razão pela qual a MB&F fez o esforço de redesenhar as cabeças dos parafusos da caixa afastando-se da sua usual forma abaulada.

Os parafusos com arestas vivas requerem chaves próprias afiadas e que podem riscar os mesmos, especialmente quando são em ouro.
A patente em forma de trevo arredondado na cabeça dos parafusos do HM3 não só é agradável ao olhar, mas também reduz as chances de danificá-los. As Horological Machines são obras de arte micro-mecânica e exigem que cada componente tenha um aspecto soberbo e um funcionamento perfeito.

Caixa e acabamentos

Embora totalmente original no design, a dupla indicação, acabamentos com partes polidas e escovadas, rotor ícone misterioso e caixa talhada em declive asseguram que a HM3 é inconfundível! 100% pura máquina relojoeira!


Características técnicas


Movimento

Motor relojoeiro tridimensional desenhado por Jean-Marc Wiederrecht/Agenhor
Oscilador e rodagem manufaturada pela Girard-Perregaux
Freqüência do balanço de 28.800 A/h
Rotor tipo machado de batalha em ouro 22 K
Informação das horas e minutos transmitida através de esferas de cerâmica e ponteiro em forma de laser

Número de rubis: 36 (todos funcionais)
Número de componentes: 304

Funções

Horas e indicação de dia e noite no primeiro cone;
Indicação dos minutos no segundo cone;
Indicação da data em redor do movimento.

Caixa

2 versões:
Starcruiser (cones em linha com as asas)
Sidewinder (cones perpendiculares às asas).

Ambas disponíveis em ouro branco 18 K/titânio ou ouro rosa 18 K/titânio
Coroa rosqueada
Dimensões: 47 mm x 50 mm x16 mm
Numero de componentes: 53 – Starcruiser; 57 – Sidewinder

Vidros em safira

Tanto os cones como o fundo são em vidro safira com tratamento anti-reflexo.

Pulseira e fecho

Pulseira em couro de crocodilo com fecho dobrável em ouro 18 K e titânio.


Amigos responsáveis pela Horological Machine No. 3


Conceito: Maximilian Büsser/MB&F
Design do produto: Eric Giroud – Eric Giroud Design Studio
Responsável técnico e de produção: Serge Kriknoff/MB&F
Desenvolvimento do movimento: Jean-Marc Wiederrecht/Agenhor, Nicolas Stalder/Agenhor
Manufatura do movimento: Georges Auer/Mecawatch, Salvatore Ferrarotto/APR Quality
Rolamentos de esfera em cerâmica: Patrice Parietti/MPS
Montagem do movimento: Didier Dumas/MB&F, Gilles Dalloz/Agenhor
Construção e produção da caixa e báscula: Philippe Marti, Dominique Mainier e Stéphane Lhomme of G.F.Châtelain
Cones em safira: Sébastien Sangsue e Grégory Esseric/Sebal, Peter Bloesch/Bloesch
Mostradores: François Bernhard e Denis Parel of Nateber
Ponteiros: Pierre Chillier, Isabelle Chillier e Félix Celetta of Fiedler
Pulseira: Pierre Chillier, Isabelle Chillier e Félix Celetta of Fiedler
Apresentação da caixa: Frédéric Legendre/Lekoni, Isabelle Vaudaux/Vaudaux

Comunicação:
Design gráfico: Alban Thomas e Gérald Moulière/GVA Studio
Fotografia do produto: Maarten van der Ende
Arquitetura: Frédéric Legendre/Lekoni
Pôster: Régis Golay/Federal.
Webmasters: Stéphane Balet e Guillaume Schmitz/Sumo Interactive
Textos: Ian Skellern
Responsável pelo projeto: Estelle Tonelli/MB&F
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais