Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sábado, 30 de maio de 2020                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Português Tourbillon Mystère Squelette

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O tempo em sua mais bela forma

Este relógio preserva o tempo. O novo Português Tourbillon Mystère Squelette da IWC Schaffhausen é uma obra-prima mecânica, generosamente dimensionada, cujas origens remontam a séculos passados. O movimento combina o ápice da relojoaria, o turbilhão, com a tradicional arte da esqueletização, o guilloché e a gravação. Ele é abrigado em uma clássica caixa Portuguesa. Os amantes de relógios podem escolher entre platina, ouro rosa ou branco, em séries de 50 exemplares de cada material.


Os portugueses não apenas descobriram o Brasil, as ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde, mas também determinaram onde os melhores relógios poderiam ser encontrados: na Suíça. Isto foi o que trouxe os dois negociantes portugueses Rodrigues e Teixeira a Schaffhausen em 1936, onde eles solicitaram à International Watch Company um relógio de pulso com as qualidades de um cronômetro marítimo. Ele teria de ser um relógio grande, contrário à moda de então, e, naturalmente, muito preciso.

Rodrigues e Teixeira também exigiram uma ótima legibilidade. Com isto em mente, o Português Tourbillon Mystère Squelette pode ser considerado como uma interpretação contemporânea do relógio Português original. Contudo, ele é muito mais que isto. Ele combina as antigas artes da esqueletização, gravação e guilloché com a tradição da relojoaria, de forma muito refinada.

Um impressionante exemplo do sucesso da combinação da arte do relojoeiro com a arte do acabamento é o turbilhão, que gira em uma janela gravada à mão no mostrador do novo modelo. Fiéis ao seu espírito clássico, os engenheiros da IWC projetaram uma carruagem que gira sobre seu eixo uma vez por minuto e acomoda o escapamento com sua espiral Breguet e o balanço parafusado. Este turbilhão dita o ritmo em uma posição atraente: o turbilhão funciona como um “12 animado”. Ele é apoiado apenas em seu lado inferior, o que dá a ilusão de flutuar. Este é um importante feito técnico, bem como é o fato de que ele pesa não mais que 0,443 g, a despeito de ter 81 peças individuais. Esta montagem filigranada não deixa ao observador nenhuma dúvida do porquê de o turbilhão ainda ser considerado o ponto máximo da relojoaria.

O movimento base é o calibre manufaturado IWC 5000, que é caracterizado pela reserva de marcha de sete dias, indicada em um submostrador na posição das 5 horas. O tambor de corda recebe sua energia a partir do sistema Pellaton de corda automática.

Embora haja pouco espaço para a melhoria do desenho deste poderoso e altamente preciso movimento, sua aparência foi realçada. E há vezes em que menos pode ser mais. Tudo o que agora permanece do mostrador é um pequeno anel com índices dos minutos, enquanto as platinas, galos e mesmo o rotor foram reduzidos ao mínimo absolutamente essencial mecanicamente. Tudo que não era necessário foi removido para fornecer uma visão desobstruída do refinado mecanismo. A mão de um mestre – não há sentido mais verdadeiro para a palavra, e restam poucos deles em toda a Europa – esteve em ação aqui. O mestre da gravação e do guilloché Jochen Benzinger trabalhou praticamente todas as peças individuais do movimento à mão, não apenas para recortá-las, mas também para gravá-las. Ele também trabalhou em componentes individuais em suas máquinas de guilloché, que datam dos séculos XVIII e XIX.

Cristais de safira na frente e no verso permitem uma visão desobstruída do movimento. Esta obra-prima micro mecânica está abrigada em uma clássica caixa redonda Portuguesa, em platina, ouro rosa e ouro branco. Apenas 50 peças serão produzidas em cada material, o que enfatiza ainda mais a exclusividade deste relógio.

Todos os relógios Portugueses têm em comum um estilo clássico e atemporal, ao lado de um esforço pela perfeição relojoeira. Na obra-prima do Tourbillon Mystère Squelette, entusiastas podem apreciar não apenas a habilidade de engenheiros, relojoeiros e gravadores, mas também a experiência da IWC como manufatura, além de respirar um pouco da história de uma grande nação desbravadora. Uma coisa é certa: Rodrigues e Teixeira também o teriam comprado.


Características técnicas

Movimento mecânico Calibre 50910, esqueletizado, gravado e guilhochado à mão, turbilhão flutuante de um minuto, sistema automático Pellaton, indicação da reserva de marcha de 7 dias, pequenos segundos às 9 horas, espiral Breguet, rotor esqueletizado e gravado à mão com medalhão em ouro 18 K, 19.800 vibrações/h (2,75 Hz), 44 rubis

Caixa em platina, ouro rosa ou branco, vidro em safira convexo anti-refletivo, resistente à água a 3 bar, com diâmetro de 44,2mm e altura de 14,2 mm

Peso de 165 g (platina), 136 g (ouro rosa) e 135 g (ouro branco), todos com pulseira em couro de crocodilo
 
Topo
Mais Notícias:
29/05/2020 - Louis Moinet - Entrevista com Jean-Marie Schaller
 
28/05/2020 - Louis Moinet - Interview with Jean-Marie Schaller
 
25/05/2020 - Gerald Charles - Maestro Anniversary
 
22/05/2020 - Louis Moinet - Spirit of Jules Verne
 
21/05/2020 - Baume & Mercier - WW2020 - Clifton Baumatic Day-Date Moonphase
 
20/05/2020 - IWC - WW2020 - Portugieser Yacht Club Moon & Tide
 
19/05/2020 - Jaeger-LeCoultre - WW2020 - Master Control Chronograph Calendar
 
18/05/2020 - Panerai - WW2020 - Submersible EcoPangaea Tourbillon GMT - Mike Horn Edition
 
12/05/2020 - Purnel - WW2020 - Escape II
 
11/05/2020 - Vacheron Constantin - WW2020 - Traditionnelle Tourbillon Chronograph
 
24/04/2020 - Louis Moinet - Os Discovery Days
 
24/04/2020 - Louis Moinet - The Discovery Days
 
23/04/2020 - Watches & Wonders - Lançamento de plataforma digital
 
22/04/2020 - Maximilian Büsser & Friends - Horological Machine No.10 Bulldog
 
20/04/2020 - Baselworld - Rolex, Patek, Chopard, Chanel, Tudor e LVMH deixam Baselworld!
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2020

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais