Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sábado, 19 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Ballon bleu de Cartier Flying Tourbillon
Clique para zoom
Detalhe do mostrador e coroa
Clique para zoom
Detalhe do mostrador e turbilhão
Clique para zoom
Detalhe do calibre 9452 MC
Clique para zoom
Detalhe do calibre 9452 MC e o Selo de Genebra
Clique para zoom
Calibre 9452 MC, visto por trás

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Ballon bleu de Cartier Flying Tourbillon

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A Casa Cartier, uma das mais prestigiosas companhias relojoeiras do mundo, iniciou um novo capítulo em sua história ao se unir ao extremamente seleto grupo de manufaturas relojoeiras certificadas para exibir o Selo de Genebra.


Esta estampa altamente cobiçada marca a instalação da Manufatura Cartier em Genebra, onde seus mestres relojoeiros desenvolveram e fabricaram o calibre 9452 MC, que agora exibe esta respeitada certificação.

Criado no século XIX por uma associação atormentada por produtos falsificados, o Selo de Genebra é atualmente considerado como sendo o símbolo da perfeição relojoeira.

Promulgado como uma lei em 1886, o Selo de Genebra é provavelmente uma dos mais antigos selos profissionais, reconhecido tanto como indicação de origem independente como garantia de qualidade superior.

Três pré-requisitos determinam a concessão do Selo de Genebra:

- O movimento deve ser mecânico e, no mínimo, montado e ajustado no Cantão de Genebra.

- Cada calibre deve atender a doze critérios técnicos e estéticos descritos nos regulamentos, baseados em seu design e características, bem como na qualidade de sua manufatura e acabamento.

- O calibre deve ser aprovado e oficialmente reconhecido pelo Escritório de Inspeção Voluntária de Relógios de Genebra (Bureau de Contrôle Facultatif des Montres de l'Etat de Genève). Este órgão é supervisionado por uma comissão juramentada composta por membros indicados pelo governo do Cantão.

Para a Cartier, receber o Selo de Genebra para seu novo calibre confirma sua prioridade em preservar a mais prestigiosa de todas as tradições relojoeiras.

A primeira criação a ostentar o Selo de Genebra, o Ballon bleu de Cartier Flying Tourbillon, reflete seu tempo com modernidade e força. Ele atende aos critérios de excelência exigidos pelo Selo de Genebra em termos de precisão, confiabilidade e beleza de seu movimento.

O Ballon bleu de Cartier Flying Tourbillon é verdadeiramente um instrumento de Alta Relojoaria, um relógio refinado de grande tamanho, com um diâmetro de 46 mm e características tais como a abertura e o excepcional cabochon que fazem dele uma inconfundível criação Cartier.


O calibre 9452 MC com Selo de Genebra, um excepcional turbilhão “voador”

Um mecanismo mecânico manufaturado a corda manual, o calibre 9452 MC é composto de 142 peças e 19 rubis. Medindo 4,5 mm de espessura, é impulsionado por um turbilhão “voador” com seu índex no formato de “C” indicando os segundos.

Com um diâmetro de 10 e ¾ linhas, ele bate na freqüência de 21.600 vibrações por ora e tem uma reserva de marcha de 50 horas.

Ao invés de posicionar a carruagem do turbilhão em sua posição tradicional, protegido entre as pontes e a platina principal do movimento, o turbilhão do Ballon bleu de Cartier foi desenhado de modo a maximizar seu apelo estético. A carruagem do turbilhão parece “voar” sobre as pontes e aparenta flutuar livremente sobre o mostrador. Esta escolha, de maior apelo estético mas tecnicamente mais arriscada, levaram os mestres relojoeiros da Cartier a prestar particular atenção ao desenho da carruagem do turbilhão para fornecer a ela o mesmo nível de resistência a choques que o de um turbilhão tradicional.


Os acabamentos do Selo de Genebra

Um calibre com o Selo de Genebra atende a critérios de excelência que refletem tradições atemporais da relojoaria, mais notadamente através de excepcionais acabamentos. O cuidado tomado na execução dos acabamentos mostrado no calibre 9452 MC não apenas acentua a beleza estética do movimento, mas também assegura que todos os componentes tenham a mais longa vida útil possível e que seu ajuste seja otimizado:

- Todas as peças em aço apresentam cantos polidos e laterais chanfradas, enquanto superfícies visíveis recebem acabamento para reduzir o atrito e assegurar uma maior durabilidade do movimento. Cabeças de parafusos, ombros e faces dos pinhões também são polidas.

- Para assegurar que todos os componentes tenham a mais longa vida útil possível, particular foi tomado no acabamento dos rubis: os orifícios dos 19 rubis são polidos, ambos no trem de engrenagens e na roda de escape. No que se refere à ponte, os rubis são furados com cavidades polidas.

- A espiral é fixada em sua posição através de um rebite de corpo e cabeça arredondados. Esta operação relojoeira particularmente sensível assegura muito maior precisão ao se centralizar a mola do balanço e, em conseqüência, melhor ajuste do movimento.

- O peso da roda de escape foi reduzido ao mínimo de modo a minimizar o impacto de sua inércia no ajuste do movimento.

O calibre 9452 MC é acompanhado de um selo em chumbo com a marca oficial do Estado de Genebra, juntamente com um certificado de origem individualmente numerado, que certifica que o movimento passou com sucesso por todos os testes a ele impostos pelo Escritório de Inspeção Voluntária de Relógios de Genebra.


Características principais

O Ballon bleu de Cartier Flying Tourbillon é um relógio que combina as tradições relojoeiras de Genebra com a modernidade de um desenho masculino e elegante.

Uma sucessão de níveis, o mostrador cinza-ardósia com guilloché realçado por uma grade de minutos vazada - todos estes efeitos de contrastes e transparência, de espaços sólidos e abertos e profundidades de campo, trazem o tempo a uma nova perspectiva.

O Ballon bleu de Cartier Flying Tourbillon tem uma caixa em ouro rosa 18 quilates com diâmetro de 46 mm. A coroa em ouro 18 quilates tem granulamento circular e um cabochon de safira.

O mostrador guilloché é colorizado galvanicamente em ardósia, com numerais romanos sobre uma grade vazada. Ele é protegido por um cristal de safira, também presente em seu fundo transparente.

Os ponteiros, em aço azulado, têm o formato de espada.

A pulseira em couro de jacaré marrom tem fecho dobrável de duplo ajuste em ouro rosa 18 K.


Diferencial importante

Após a consolidação da Manufatura Cartier em La Chaux-de-Fonds, que uniu sob um único teto todas as atividades necessárias para a fabricação de um relógio, a Cartier dá mais um importante passo na busca de uma maior afirmação entre as grandes manufaturas relojoeiras.

Ao lançar um modelo com a importante certificação do Selo de Genebra, a Cartier se equipara a um pequeno grupo, mas de enorme prestígio, no universo da alta relojoaria, tentando fugir cada vez mais da imagem (ilegítima, diga-se de passagem) de uma casa joalheira que apenas aplica sua grife em relógios.

O Ballon bleu de Cartier Flying Tourbillon, mesmo sem o Selo de Genebra, já seria um relógio de manufatura magnífico. Com ele, ganha um diferencial que pode ser decisivo no ambiente cada vez mais competitivo da relojoaria topo de gama.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais