Adicionar aos Favoritos      Indique este Site segunda-feira, 9 de junho de 2025                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Golden Ellipse - em perfeita forma aos 40 anos

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Coleções duradouras são uma das veneráveis tradições da Patek Philippe: a manufatura de Genebra celebrou em Novembro último o 40° aniversário de seu lendário Golden Ellipse com uma primeira versão em platina e um exclusivo conjunto de dois relógios com jóias combinadas.


100 anos após criar seu primeiro relógio de pulso, a Patek Philippe lançou um modelo que era arredondado sem ser redondo e retangular sem ter cantos. O Golden Ellipse era um híbrido de ambas as formas, e a razão da largura para o comprimento da caixa era de 1,618033988… a misteriosa secção dourada, na qual o comprimento combinado de duas linhas está para a maior assim como a maior está para a menor. Hippasus de Metapontum, um matemático Grego, descreveu esta razão em 450 a.C. enquanto analisava pentagramas, e no processo também descobriu os chamados números irracionais (números que não podem ser expressos como frações e têm um número infinito de casas decimais). Observou-se que muitas formas na arquitetura e na natureza que as pessoas percebem como harmoniosas realmente têm formas baseadas na secção dourada. A razão logo viria a ser referida como a proporção divina e permanece como um dos mais fascinantes fenômenos naturais e culturais.

Com o Patek Philippe Golden Ellipse, a proporção divina apareceu nos pulsos pela primeira vez em 1968, e seu nome também foi inspirado pelo termo “golden section”. O novo relógio era atraente não apenas pelo formato novo e incomum de sua caixa, mas também porque seu mostrador em ouro 18K irradiava um profundo brilho azul. O exato processo usado para produzir esta quase mágica tonalidade em um mostrador de ouro permanece como um dos mais bem guardados segredos da manufatura.

Em 2008, o Golden Ellipse celebrou seu 40° aniversário, fazendo desta coleção a segunda mais antiga depois da lendária Calatrava.


Ref. 5738P: O Golden Ellipse extragrande em platina

Pela primeira vez, a Patek Philippe apresenta o Golden Ellipse em um formato grande com caixa em platina. O Golden Ellipse original em formato grande, cobiçado entre colecionadores e conhecedores, foi fabricado entre o final dos anos 1960 até o início da década de 1980. O brilho frio da platina ressalta a elegância atemporal da caixa, amplificada pelo formato divinamente proporcionado e harmônico. As dimensões de 39,50 x 34,50 milímetros fornecem um amplo palco para o mostrador Blue Gold 18K® com seu impressionante efeito de profundidade. Um estudo em desenho minimalista, ele meramente possui doze delgados marcadores de horas aplicados, ponteiros combinados em formato de bastão em ouro branco 18K, e a assinatura do fabricante. E como em todos os relógios Patek Philippe em caixa de platina, a Ref. 5738P também tem um pequeno diamante entre as garras às 6 horas.

Este relógio decididamente elegante sempre foi aclamado por sua fina silhueta; nos primeiros anos, isto foi apenas possível com um movimento a corda manual. Mas desde o final dos anos 1970, quando a Patek Philippe lançou seu calibre 240 com um mini-rotor embutido na platina principal (patenteado pela Patek Philippe), mesmo relógios automáticos puderam ser finos e graciosos. Devido ao mini-rotor ser feito de ouro 22K, ele tem massa suficiente, a despeito de seu tamanho compacto, para confiavelmente converter movimentos normais do pulso em energia para a corda. Em termos de precisão e qualidade, o movimento está entre as lendárias máquinas medidoras do tempo da manufatura. Ele agrada tanto a conhecedores de calibres mecânicos como àqueles que admiram a estética de decorações como Côtes de Genève e bordas chanfradas. Os donos de uma Ref. 5738P geralmente não podem ver todo este acabamento artístico porque, tradicionalmente, o Golden Ellipse tem um fundo sólido. Mas isto dificilmente irá diminuir a satisfação de possuir tal obra-prima. O novo e maior Golden Ellipse em platina vem com um pulseira de couro de jacaré azul brilhante com um fecho de fivela de platina.


O conjunto do aficionado - dois Golden Ellipse e algo mais

Uma exclusiva edição limitada de aniversário foi criada para comemorar o 40° aniversário do Golden Ellipse. Cada uma das 100 preciosas caixas de madeira contém dois relógios Golden Ellipse: o extragrande Ref. 5738P e um Ref. 3738/100P de tamanho clássico (35,60 x 31,10 milímetros). Ambos têm caixas em platina com discretos diamantes entre as garras às 6 horas, mostradores misteriosamente cintilantes Blue Gold®, pulseiras de couro de jacaré azul e os soberbos movimentos mecânicos automáticos calibre 240.

Este magnífico conjunto de dois relógios é a escolha perfeita para pessoas cuja sensação de estar juntas é tão harmoniosa quanto as divinas proporções do Golden Ellipse. Para homens, o conjunto de aniversário inclui duas abotoaduras Golden Ellipse em ouro branco 18K com centro em Blue Gold®. Para senhoras, a gaveta de couro costurada contém um gracioso colar em ouro branco 18K com pendentes Golden Ellipse e 69 impecáveis diamantes Top Wesselton, bem como 29 cintilantes safiras azuis, uma das quais lapidada como um cabochon.

Dentro da atual coleção Patek Philippe, o Golden Ellipse Ref. 5738P extragrande e as abotoaduras serão também vendidos separadamente. A Ref. 3738/100P em platina no formato clássico e o colar, contudo, estão disponíveis apenas na edição limitada de aniversário e não serão integrados à atual coleção.
 
Topo
Mais Notícias:
09/06/2025 - Bell & Ross - BR-03 Diver Lum Outline
 
04/06/2025 - Rolex - Oyster Perpetual GMT-Master II
 
03/06/2025 - Hublot - Square Bang Tourbillon 4-day Power Reserve
 
02/06/2025 - Montblanc - W&W 2025 - 1858 Split Second Chronograph Limited Edition
 
28/05/2025 - Breitling - Navitimer Cosmonaute Platinum
 
27/05/2025 - Bvlgari - W&W 2025 - Octo Finissimo Ultra Tourbillon
 
26/05/2025 - Zenith - Chronomaster Original Triple Calendar Lapis Lazuli
 
26/05/2025 - A. Lange & Söhne - O espetacular Minute Repeater Perpetual
 
24/05/2025 - MB&F - Special Project One
 
23/05/2025 - TAG Heuer - Monaco Split-Seconds Chronograph em TH-Titanium!
 
22/05/2025 - IWC - As novas edições O Pequeno Príncipe
 
22/05/2025 - Longines - Marca Suíça volta ao Brasil
 
15/05/2025 - Panerai - Submersible Chrono Marina Militare Experience Edition
 
15/05/2025 - Glashütte Original - Novos modelos Serenade Luna
 
06/05/2025 - Cvstos - Entrevista com o tenista Karen Khachanov
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2025

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais