Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 15 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
O 40° Aniversário do El Primero

sexta-feira, 20 de março de 2009

Em 2009, a Zenith comemora o 40° aniversário do cronógrafo El Primero, criado em 1969. Esta ocasião será marcada pelo lançamento de duas séries especiais que celebram o primeiro relógio equipado com o lendário calibre: “The Originals” e “New Vintage 69”.


O mítico El Primero, lançado em 1969 e um símbolo de excelência da Zenith, foi o primeiro movimento de cronógrafo mecânico automático integrado e capaz de medir intervalos de tempo com precisão de um décimo de segundo.

Naquele ano, o mundo, de olhos fixos nas telas da TV, acompanhou com respiração suspensa os primeiros passos de Neil Armstrong sobre a Lua. As pessoas ficaram tremendamente excitadas pela conquista do espaço, o sonho de absoluta e ilimitada liberdade que uniu a todos.

Aqui na Terra ocorria uma corrida pelo lançamento do primeiro cronógrafo mecânico automático, envolvendo diversas renomadas companhias relojoeiras.

Entre os mecanismos então lançados, o El Primero 400 – cujo nome em Esperanto expressa o conceito de universalidade humanística – destacou-se por ser um movimento totalmente integrado e por utilizar um balanço que oscilava a uma frequencia de 36.000 vibrações por hora, o que lhe permitia a medição de períodos de tempo com a precisão de um décimo de segundo.

O El Primero ilustrou o gênio criativo e a sutileza da Manufatura Zenith. Quase acadêmico em design, sem concessões ao que não fosse absolutamente essencial, foi uma obra-prima de inovação. Sua perfeita integração lhe permitia que ocupasse muito pouco espaço e fosse ao mesmo tempo confiável e preciso: a posição de cada platina, cada engrenagem e componente foi otimizada. Além disso, a roda de colunas, o real condutor do cronógrafo, centralizava e coordenava as ordens transmitidas pelos botões.


O El Primero fica complicado

Cronógrafo de dois botões com mais de 50 horas de reserva de marcha e certificado de cronômetro emitido pelo COSC, o El Primero, também provido de um calendário de mudança instantânea, aceita outras complicações adicionais, como calendário triplo, fases da lua e flyback.

Preciso, confiável e sofisticado, o El Primero veio a se tornar a base para muitos modelos da atual série 4000, com suas novas complicações integradas, sendo o famoso Open (4021) um bom exemplo.

Turbilhão, versões “open-heart”, reserva de marcha, grande data e flyback são as complicações que transformaram, complementaram e aperfeiçoaram este excepcional movimento; apenas cinco anos atrás, ninguém teria imaginado que estas complicações poderiam estar presentes em um calibre de alta frequencia.

O mecanismo exige um total de nove meses de trabalho, 5 a 50 operações separadas por peça, além de 50 operações separadas de polimento para as pontes. Vinte relojoeiros se envolvem ativamente na confecção de um movimento e não menos que 18 diferentes metais são usados. Ele compreende 278 componentes e 31 rubis.

O El Primero hoje é uma filosofia na forma de movimento para relógios que possui 23 versões. Eles são as bases para as coleções tais como Academy, Chronomaster e Class para os modelos clássicos, Defy e Port Royal para as linhas modernas, e Star e Starissime para os relógios femininos.


Duas Séries Especiais de Aniversário

O calibre El Primero para estas séries de Aniversário recebeu o nome de 469, homenageando o ano no qual o modelo original foi criado. O tributo é prestado com três materiais para o mesmo desenho de caixa (40 mm), diretamente inspirado no modelo original, em duas edições limitadas para colecionadores.

“Nós relançaremos os modelos em aço, produziremos uma versão mais refinada em ouro e os traremos ao século XXI com uma versão em titânio” anunciou Thierry Nataf. “Queremos celebrar o presente despretensiosamente, mas com muita relevância e talento, em honra de um modelo que se tornou uma verdadeira lenda”.

A primeira série, com o nome “The Originals”, é fiel ao desenho “vintage”, mas com uma sutil mudança nos contadores, que se encontram e quase se tocam no centro do mostrador.

A segunda coleção, “New Vintage 1969”, compreende modelos também inspirados pelo modelo original. O logo do Aniversário El Primero no mostrador às 7 horas ecoa na gravação sobre o fundo em cristal de safira transparente – um detalhe especial que imediatamente chama a atenção. Os mostradores desta série são cruzados por uma incomum faixa do tempo.

Esta faixa, simbolizando a passagem do tempo entre 1969 e 2009, é gravada com todos os guilloché históricos das coleções Zenith: Barleycorn, Clou de Paris, Draughtboard e Grand Clou de Paris.

A faixa também está presente nos modelos Open El Primero 4021. As coleções ChronoMaster, Class, Defy e Port Royal serão relançadas em ouro rosa e aço com um mostrador prateado com guilloché para este 40o aniversário.

As peças da coleção New Vintage 69 estarão disponíveis em uma série limitada e numerada, apenas durante o ano de 2009.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais