Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sexta-feira, 25 de setembro de 2020                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Polo FortyFive - a moderna reinterpretação de um clássico

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O modelo Piaget Polo foi originalmente apresentado no ano de 1979, inspirado na elegância dos campos de Pólo. Integralmente esculpido em ouro, o Polo estava destinado a converter-se em um mito da Alta Relojoaria e em uma peça de grande prestígio. Desde então, tem vestido os pulsos das principais estrelas e celebridades internacionais. Seu desenho original baseava-se na integração do bracelete à caixa e na alternância dos acabamentos. Com o Polo, a Piaget não somente concebeu um novo estilo de relógio, mas também criou uma nova maneira, refinada e audaz, de trabalhar o ouro.


Para o 30° aniversário da coleção Polo, a Piaget reinterpretou esta linha em um estilo decididamente moderno. No SIHH 2009, em Genebra, a marca revelou quatro novos relógios de espírito esportivo e contemporâneo, equipados com os movimentos de manufatura própria calibres 800P e 880P – uma perfeita ilustração do princípio de que relembrar o passado ajuda a escrever o futuro.


Piaget Polo FortyFive Chronograph e Automatic

Os modelos Piaget Polo FortyFive são feitos de titânio, uma novidade para a marca. Eles reinterpretam a estética original em uma caixa que é resistente à água a 100 metros, expandida a um diâmetro de 45 mm – um tamanho em sintonia com nossos tempos e também reminiscente da duração média de uma partida de pólo. A caixa recebeu uma nova curvatura que assegura uma perfeita adaptação ao pulso e é complementada por uma pulseira de borracha moldada. O fundo em cristal de safira revela os movimentos, projetados e desenvolvidos inteiramente “in-house”.

Além de suas funções de cronógrafo flyback, o calibre 880P exibe horas e minutos, juntamente com os pequenos segundos às 6 horas, a data às 12 horas e um segundo fuso horário às 9 horas. Este movimento automático de 5,6 mm de espessura possui um grande balanço com parafusos e dois barriletes de corda que garantem uma reserva de corda de 50 horas quando o cronógrafo está ativado. Com sua roda de colunas e acoplamento com embreagem vertical, ele tem as qualidades de um finíssimo movimento de cronógrafo.

O outro movimento, o mecânico automático 800P, exibe horas, minutos e segundos no centro e a data às 6 horas. Seus dois barriletes asseguram uma reserva de corda de 72 horas. Ele opera a 21.600 vibrações por hora (3 Hertz), uma frequencia comum para a marca.

Desempenho técnico e expertise são realçados por uma arquitetura inspirada pelo modelo histórico do Piaget Polo feito de metal precioso, mas interpretado em titânio, aço e borracha, com um acabamento contrastante em perfeita sintonia com o legado histórico da coleção. O material da caixa, titânio grau 5, é particularmente robusto e leve, e aqui é trabalhado como se fosse um metal precioso. Ele é decorado com elementos em aço dispostos em intervalos regulares ao longo do aro. Estes elementos continuam ao longo da pulseira de borracha moldada, acentuando visualmente a integração da pulseira com a caixa.

A coroa e os botões da versão com cronógrafo também são feitos de titânio e decorados com cabochões de borracha. A harmonia é mantida pelo marcante efeito dos contrastes entre claro e escuro, fosco e brilhante. A sutil união de superfícies polidas e acetinadas, aqui interpretada de forma original em titânio e aço, traz a este poderoso relógio um caráter ainda mais forte. O fundo em cristal de safira exibe a decoração dos movimentos: a platina possui granulamento circular (perlage), as pontes são chanfradas; o padrão de Côtes de Genève circulares e parafusos azulados são assinaturas estéticas da marca; o rotor em cinza escuro tratado com PVD é gravado com o emblema Piaget.

Os mostradores apresentam elementos contrastantes e dão à intrínseca elegância de coleção uma energia bastante moderna. As versões com cronógrafo focam na legibilidade: os marcadores de horas e os ponteiros de horas e minutos ganham brilho com material luminescente, enquanto o ponteiro de segundos do cronógrafo utiliza um matiz carmim.

Placas semicirculares ao redor do indicador do segundo fuso horário e do contador de 30 minutos descrevem as suas funções, enquanto o disco de data com sua flecha indicadora em vermelha surgem em uma abertura às 12 horas.

As versões automáticas também realçam os indicadores da hora: numerais Arábicos, marcadores de horas aplicados e ponteiros de horas e minutos luminescentes; ponteiro de segundos vermelho, marcadores de minutos contrastantes. Todos esses elementos aumentam a aparência esportiva e enfatizam suas qualidades tecnicamente avançadas.

Os modelos Piaget Polo FortyFive em titânio assim enriquecem a coleção Piaget Polo e provam que ela está mais atualizada do que nunca. Seu sucesso duradouro é garantido por um excepcional senso de fabricação artesanal pela Manufatura de Alta Relojoaria Piaget.


A Manufatura de Alta Relojoaria Piaget – duplamente talentosa

Fundada em 1874, a Piaget tem uma dupla personalidade — uma relojoeira, a outra joalheira. Uma de suas especialidades relojoeiras é a produção de movimentos ultrafinos, e a Manufatura ostenta uma fabulosa linha de calibres de produção própria. Ao mesmo tempo, a criatividade da Piaget tem consistentemente levado à produção regular de novas coleções de joalheria. São dois locais de produção, em La Côte-aux-Fées, no Cantão de Neuchâtel, região do Jura e em Plan-les-Ouates, próxima à cidade de Genebra.

Contudo, a fabulosa produção joalheira, e a sua constante presença nos tapetes vermelhos de grandes eventos internacionais, ofuscam aos olhos de muitos a fértil criação relojoeira da Piaget, levando muitos a considerá-la como uma mera grife de luxo.

Nada poderia ser mais falso: a Manufatura domina todas as etapas da produção de um relógio, constituindo-se em uma das mais completas manufaturas relojoeiras suíças. Tradicionais técnicas de acabamento, como o esmaltado, a pintura de miniaturas, o guilloché e a gravação, também são realizadas por artesãos da Piaget.

Apenas nos últimos 10 anos, a Piaget apresentou 17 diferentes movimentos mecânicos. Muito poucas marcas de alta relojoaria ostentam tal impulso criativo.

Ao lado dos tradicionais movimentos ultrafinos, também tem crescido a linha de mecanismos complicados, incluindo turbilhões voadores, calendários perpétuos retrógrados e cronógrafos flyback.


Discrição e uma especialidade

O estilo “low-profile” da Piaget na relojoaria vem de seus primórdios. A empresa fundada por Georges Edouard Piaget produzia finíssimos movimentos e os vendia para grandes marcas da época, muitas vezes sem sequer assiná-los, por influência da rígida moral Calvinista.

A empresa somente foi produzir seus primeiros relógios completos a partir da década de 1940, sob a liderança de Gérald e Valentin Piaget. A produção de seus próprios movimentos garante-lhe o título de "Manufatura"

O lançamento em 1957 do movimento mecânico a corda manual 9P (9 linhas), com 2,00 mm de espessura, e do calibre "12P", automático com um mini-rotor de ouro, com 2,30 mm de espessura total, em 1959, contribuiu para estabelecer a reputação da Piaget na produção de movimentos ultrafinos.


O Piaget Polo

1979 foi um grande ano na história da Piaget, com o lançamento do modelo Polo, um grande sucesso que brilhou pela engenhosa integração do bracelete à caixa, sempre manufaturados em metais preciosos.

Este excepcional relógio soube adaptar-se a cada época, especialmente em 2001, com a chegada das primeiras pulseiras de couro à coleção. Os numerais arábicos e o aro acetinado com molduras polidas também são características desta nova era do Polo. Sua nova silueta também inclui a indicação da data às 6 horas.

Cinco anos depois, o novo calibre 800 P enriquece a coleção, e o movimento com turbilhão 608P dá vida ao excepcional modelo Piaget Polo Tourbillon Relatif.

Em 2007, uma inédita versão cronógrafo abriga o calibre 880P, primeiro movimento de cronógrafo mecânico concebido, desenvolvido e produzido pela Manufatura de Alta Relojoaria Piaget. Em 2009, o Piaget Polo se integra decididamente ao universo esporte-chique com a apresentação da linha Piaget Polo FortyFive.


Ao longo de seus trinta anos de existência o Piaget Polo deixou uma marca indelével na história da relojoaria. Hoje, mais do que nunca, o modelo é um relógio decididamente atemporal e um ícone da marca.




Publicado originalmente na Revista Pulso no. 63, Julho/2009
 
Topo
Mais Notícias:
18/12/2017 - Piaget - SIHH 2018 - Altiplano Ultimate Automatic
 
29/09/2017 - Piaget - Relógio de Bolso Altiplano 60o Aniversário
 
03/08/2017 - Piaget - Uma pré-estreia do longa “João, o Maestro”
 
01/02/2017 - Piaget - A reedição do relógio de Jackeline Kennedy
 
19/01/2017 - Piaget - SIHH 2017 - Altiplano Tourbillon High Jewellery
 
17/12/2016 - Piaget - Pré-SIHH 2017 - Os 60 anos do Altiplano Ultrafino
 
23/09/2016 - Piaget - Festa em São Paulo para o lançamento do Polo S
 
25/08/2016 - Piaget - Leilão em prol da Fundação Bachiana
 
19/08/2016 - Piaget - Leilão em homenagem a João Carlos Martins
 
15/07/2016 - Piaget - A nova coleção Polo S em aço!
 
12/01/2016 - Piaget Pré-SIHH 2016 - Limelight Gala Milanês
 
18/12/2015 - Piaget - SIHH 2016 - Emperador Coussin XL 700P - Mecânica e quartzo unidos com ousadia
 
01/12/2015 - Piaget - Chega ao Brasil o Emperador Coussin Minute Repeater!
 
01/10/2015 - Piaget - Limelight Stella
 
21/08/2015 - Piaget - Para o Dia dos Pais, a união de duas grandes paixões
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2020

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais