Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 22 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
TAG Heuer Monaco V4

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Como um relógio-conceito, o Monaco V4 da TAG Heuer conquistou prêmios como Melhor Desenho no Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra, "Relógio do Ano" para a Wallpaper Magazine, "Melhor Novidade" para a Popular Science; mas, como uma realidade comercial, muitos diziam ser impossível...



Por ocasião de seu 150° aniversário, a TAG Heuer converte em realidade comercial sua mais revolucionária e audaz inovação desde o cronógrafo mecânico de centésimo de segundo (o Calibre 360).


A Tag Heuer refere-se ao Monaco V4 como o primeiro movimento mecânico avançado do terceiro milênio, e provavelmente a primeira grande contribuição do século XXI à inovação relojoeira, constituindo uma ruptura absoluta com a tradição e um atrevido passo adiante na engenharia do movimento mecânico. Esta maravilha impulsionada por correias de transmissão, exibida inicialmente como Relógio Conceito em Baselworld 2004, agora surge em uma exclusiva edição de luxo de apenas 150 unidades em platina, fabricada integralmente à mão nas oficinas da TAG Heuer em La Chaux-de-Fonds.



TAG Heuer na História: pioneira na relojoaria Suíça desde 1860

Durante 150 anos, a TAG Heuer sempre questionou as tradições, desafiou as normas e realizou grandes feitos na relojoaria Suíça. Líder mundial dos relógios e cronógrafos de luxo inspirados no esporte desde 1860, mantém sua primazia reinventando-se constantemente e, com isso, mudando também o mundo da relojoaria – revolucionando as funções e o aspecto de relógios e cronógrafos.

Em 2004 a empresa revelou o Monaco V4 Concept Watch, o primeiro relógio do mundo com correias de transmissão, massa linear e rolamentos de esferas. Às vésperas de seu 150° aniversário, a TAG Heuer realiza o incrível feito de revelar ao mundo o que muitas indústrias do setor proclamaram que não veria a luz: o Monaco V4 em uma produção comercial. O Monaco V4, patenteado e fabricado 100% pela TAG Heuer, supera seu próprio legado. Uma audaz obra-prima da técnica, sem comparação com nenhum outro relógio já visto ou imaginado.

Com sua criação mais audaz até agora, a TAG Heuer reivindica novamente para si a ponta de lança da inovação no design, honrando seu lema mundialmente famoso: “Swiss Avant-Garde since 1860.”



TAG Heuer e o MonacoV4: revolucionando os princípios fundamentais da relojoaria mecânica


Transmissão

Até o V4, todos os movimentos mecânicos modernos, sem importar quais as suas complicações, se baseavam nos grandes componentes relojoeiros "clássicos", a maioria dos quais remontam aos séculos XVIII e XIX. Os principais elementos desse sistema tradicional são: a reserva de marcha, mediante uma ou várias molas; a transmissão, por meio de engrenagens; e a função reguladora, normalmente organizada em torno de um sistema de escape.

Transmissão por engrenagens e corda automática: a equipe V4 os colocou de lado e partiu do zero. O resultado é uma completa mudança de paradigma, 2 patentes mundiais e toda uma nova geração de movimentos mecânicos.

Em uma novidade mundial, a seleta equipe de engenheiros e mestres relojoeiros da TAG Heuer substituiu os pinhões e as rodas do movimento mecânico tradicional por um sistema de transmissão de alto rendimento: 5 micro-correias dentadas controladas por 2 tensores. As correias de transmissão são de Pebax® (Polyether Block Amida) um composto cujas características são a elasticidade e a resistência. Estas correias têm uma seção de 0,07 mm, aproximadamente o mesmo tamanho de um cabelo humano, e são 10 vezes menores que qualquer outra correia já fabricada. Diferentemente de qualquer calibre tradicional, este sistema síncrono e modular de transmissão não requer engrenagens adicionais para transmitir o movimento de um ponto a outro. Sendo mais eficiente (menos vibrações, movimento otimizado) e muito mais fácil de manter, permite transmitir a energia para onde quer que seja necessário, evitando obstáculos e tornando possível introduzir complicações adicionais.


Energia

A equipe da TAG Heuer recebeu ainda uma segunda patente mundial ao revolucionar a massa oscilante, que tradicionalmente se sobrepõe ao mecanismo e se movimenta de forma giratória. O Monaco V4 foi o primeiro relógio de pulso do mundo dotado de uma massa linear, montada sobre os menores rolamentos de esferas do mundo (de 2,2 a 4 mm de diâmetro, com uma espessura de 0,6 a 1 mm). O lingote de tungstênio de 12 g não se move para frente para trás, mas sim para cima e para baixo entre os 2 pares de barriletes em forma de V em série, dispostos em paralelo com uma inclinação de +/-13°. Cada série de barriletes armazena 450 g de energia, com uma força total de 900 g. Um sistema de engrenagens situado ao longo do peso engata com uma roda dentada e converte o movimento linear em um movimento giratório.



O MonacoV4: um desenho de vanguarda para um movimento de vanguarda

Ganhador em sua fase de conceito de numerosos prêmios de design, o Monaco V4 é a nova e revolucionária encarnação do icônico Monaco – o ousado relógio de face quadrada que foi visto pela primeira vez no pulso de Steve McQueen no clássico dos filmes de corridas "Le Mans".

A caixa original do Monaco, grande e quadrada, conquistou a imaginação de uma geração inteira e assinalou uma ruptura absoluta com a estética relojoeira convencional. Era lógico, portanto, recorrer a esse legado icônico para exibir o mais recente avanço da TAG Heuer, com todo o luxo de um desenho de ponta. Da mesma forma que o Monaco original, equipado com o primeiro cronógrafo automático do mundo dotado de um microrrotor (lançado em 1969 por Jack Heuer, atualmente o Presidente Honorário da TAG Heuer), o poderoso novo movimento abrigado agora no Monaco V4 é um tributo à alta tecnologia e ao alto rendimento do mundo do automobilismo.

O nome deriva-se da placa principal de platina em forma de “V” sobre a qual estão montados os quatro barriletes do movimento. A série de correias 2-por-2 sobre rolamentos de esferas está colocada em um ângulo de +/-13 graus, e se asemelha aos cilindros de um motor de competição de alto desempenho.

A aparência externa de vanguarda do Monaco V4 reflete o revolucionário movimento que bate em seu interior. Todas as suas complexas superfícies e seus ângulos diedros estão polidos segundo os mais elevados cânones da alta relojoaria. O cristal de safira, cinzelado e curvado, manufaturado em 3D, se curva para baixo até alcançar as laterais. A caixa é de platina 950, bem como o fundo, tripartido com 3 aberturas de cristal. Não existe um mostrador propriamente dito — os indicadores cinzelados polidos estão fixados diretamente às pontes, com o pequeno ponteiro de segundos claramente descentrado às 4 horas.

Os sistemas de rolamentos são visíveis em ambos os lados, enquanto que o singular escape do movimento e 3 de suas correias de transmissão podem ser apreciados pela frente, e as 2 séries de barriletes por trás. O bracelete é uma elegante pulseira de couro de crocodilo con escalas grandes, costurada à mão, com uma inserção de titânio. O desenho geral é assombrosamente novo, distinto de qualquer outro, e sem dúvida a influência do Monaco de face quadrada de Steve McQueen salta à vista, bem como seu espírito e seu DNA. Isso é o que na verdade impulsiona a TAG Heuer e o Monaco V4: a ousadia, o rendimento e uma apaixonada devoção pela vanguarda.



TAG Heuer e o MONACO V4: pioneirismo em inovação humana e tecnológica

Acima de todo, criar um paradigma totalmente novo de dinâmica do movimento mecânico requer homens e mulheres com visão e paixão, dedicados de corpo e alma a superar os limites.

Os melhores engenheiros e relojoeiros da TAG Heuer, trabalhando com o inventor Jean-François Ruchonnet, começaram a se aprofundar nos conceitos fundamentais do movimento do relógio mecânico no mais estrito segredo. Assim, a história do Monaco V4 converteu-se em uma autêntica saga humana, reunindo em seu seio uma equipe extraordinária de dedicados pensadores, mestros relojoeiros, engenheiros e artesãos, radicados na Suíça mas em estreita colaboração com uma rede internacional única em seu gênero, com membros procedentes de prestigiosas empresas de alta tecnologia, universidades e centros de pesquisa.

As técnicas utilizadas no design, prototipação e produção do V4 são as mesmas que se empregam para desenvolver complexos sistemas aeroespaciais. As ferramentas, as técnicas e a experiência provêm de uma eclética fusão de disciplinas, como a industria automobilística e o setor de TI, matemática aplicada, a química, a climatologia, a engenharia informática e as ciências micromecânicas. Foram criadas especificamente novas máquinas e métodos desenhados pela TAG Heuer, incluindo software próprio (TAG Heuer é pioneira na modelagem em 3D e a infografia), micro-acopladores automatizados e injetores de alta pressão controlados reologicamente.

Hoje os Monaco V4 são montados à mão na TAG Heuer pelo “Meilleur Ouvrier de France”, o mestre relojoeiro Denis Badin, fechando assim o ciclo desta peça: das técnicas mais avançadas do presente às tradições mais veneradas da maestria artesanal.

Esta exclusiva edição de luxo de apenas 150 unidades de platina 950, lançada por ocasião do 150° aniversário da empresa, será vendida ao preço de 70.000 Euros.



Monaco V4 – Características técnicas


Referência: WAW2170.FC6261


Movimento

Automático com transmissão por correias
Massa linear de Tungstênio
2 pares de tambores em série, dispostos em paralelo e ligados por correias

Mostrador

7 pontes de prata finamente escovadas com acabamentos manuais “haute horlogerie”
Escapamento e transmissão por correias visíveis
Índices facetados aplicados à mão
Ponteiros de horas e minutos azuis facetados e polidos revestidos em ródio com marcadores luminescentes
Pequeno ponteiro de segundos azul às 4 horas
Gravação azul “V4”
Logo TAG Heuer em azul monocromático gravado

Caixa

Platina 950 polida
Diâmetro: 40,5 mm
Vidro em cristal de safira chanfrado com duplo tratamento antirrefletivo para assegurar a melhor legibilidade
Fundo em safira com três seções
Coroa em ouro branco polido às 3 horas
Resistência à água: 50 metros

Pulseira

Couro de jacaré azul costurado à mão
Fecho dobrável em platina com botões de segurança

Disponibilidade

1a. entrega (75 peças): Novembro de 2009
2a. entrega (75 peças): Junho de 2010
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais