Adicionar aos Favoritos      Indique este Site quinta-feira, 17 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Fotos divulgação
Clique para zoom
Clique para zoom
O Metamorphosis em modo "Cronógrafo"
Clique para zoom
O Metamorphosis em modo "Relógio"
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
J. Girardin, D. Cabiddu (Institut Minerva), F. Orny
Fotos por Carlos E. Tiburcio Ramos
Clique para zoom
Franck Orny nos apresenta o Metamorphosis
Clique para zoom
Franck Orny e um jovem relojoeiro do Institut Minerva
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Um protótipo do Metamorphosis
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
O Metamorphosis – ou “Dr. Jekyll and Mr. Hyde”

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O “Institut Minerva de Recherche en Haute Horlogerie” apresentou, durante o recente SIHH 2010 em Genebra, o fruto do seu primeiro projeto de desenvolvimento, cujas novas ideias simbolizam o arranque para uma nova década por parte do setor de alta relojoaria da Montblanc.


O “Institut Minerva” tem como principais funções a preservação e promoção da arte da relojoaria, assim como o permanente desenvolvimento de tecnologias e conceitos inovadores que assegurem um futuro brilhante a este “metier”. Fundado pela Montblanc em 2008, o instituto é uma das últimas manufaturas onde boa parte das artes relojoeiras ainda são meticulosamente executadas à mão, quase como se cada peça fosse única. As tradições devem ser mantidas e preservadas, mas a inovação é uma outra vertente que assegura uma renovação e progresso permanente nesta atividade tão especializada.

Para alcançar este objetivo, torna-se necessário dar oportunidades a novos e jovens talentos, cujas ideias inovadoras irão enriquecer a arte da relojoaria contemporânea. Com este propósito, a Montblanc criou o conceito “TimeWriter”, sob o qual pretende assumir projetos de criadores independentes que ambicionem estabelecer-se por conta própria, e que deverá apresentar um novo conceito a cada dois anos. A marca da estrela branca irá ainda apoiar posteriormente estes novos talentos tanto material como intelectualmente no desafio de se estabelecerem como criadores autônomos. Agora, e apenas dois anos após a sua fundação, o “Institut Minerva by Montblanc” apresenta o primeiro resultado deste projeto de exceção!

TimeWriter 1 – “Metamorphosis”

Um relógio com dois mostradores e duas funções!

O “Metamorphosis” incorpora com sucesso a resposta criativa ao desafio de combinar os princípios da relojoaria tradicional com a criação de algo totalmente novo e sem precedentes. Este primeiro projeto da série “TimeWriter” foi baseado no calibre cronógrafo MBM 16.29 da Montblanc, e coube aos jovens especialistas Johnny Girardin e Franck Orny a tarefa de conceber a partir dele um relógio com dois mostradores. Evidentemente, um relógio com diversas funções e indicações dispersas sobre um mostrador não é uma novidade “per se”, mas a forma como o resultado do trabalho desta dupla genial se materializou revelou-se surpreendente e totalmente inovadora.

Ao se acionar um botão deslizante para baixo, este relógio transforma-se a partir de um modelo com apenas a indicação de horas, minutos e segundos, num cronógrafo completo, e viceversa! Para que o modelo alcançasse esta verdadeira metamorfose com recursos exclusivamente mecânicos, os criadores Johnny Girardin e Franck Orny não tiveram outra alternativa senão aplicar todos os seus conhecimentos e capacidades como engenheiros e relojoeiros, servindo-se de técnicas seculares já conhecidas, provenientes da construção de autômatos.

Assista a um vídeo de apresentação do "Metamorphosis":




A “Face” do Tempo Civil

No período que antecede a metamorfose deste relógio, o utilizador percebe uma caixa grande em forma de gota, com um mostrador que apresenta uma disposição fora do comum no que se refere às habituais indicações do tempo corrente, também conhecido como “Tempo Civil”. Um submostrador, numa disposição típica de regulador, apresenta-se com um ponteiro solitário destinado à marcação da passagem das horas no topo do relógio, enquanto um ponteiro retrógrado de minutos descreve um arco entre as habituais posições das 8 e das 4 horas a partir do centro do mostrador principal. Com eixo neste mesmo centro, um grande ponteiro de segundos completa uma rotação completa a cada minuto. Às 6 horas identifica-se uma indicação de data analógica. No entanto, acionado o botão deslizante localizado no flanco esquerdo da caixa, esta extraordinária criação empreende uma metamorfose que irá transformá-lo em cronógrafo, num processo concluído em pouco mais de 15 segundos.

A transformação, ou a versão relojoeira de Dr. Jekyll and Mr. Hyde!

Tal como com na famosa novela de Robert Louis Stevenson, “Dr. Jekyll and Mr. Hyde”, o “Metamorphosis” transfigura-se e assume uma apresentação e estética distintas. O submostrador localizado às 6h divide-se em quatro partes que deslizam em paralelo para baixo do mostrador principal revelando uma nova superfície que se eleva num movimento de ascensão, ocultando o ponteiro da data. Ao mesmo tempo, o submostrador das horas localizado às 12h movimenta-se em uníssono, separando-se em duas partes. Com a conclusão deste movimento hipnótico e fascinante, a transformação revela um novo disco com escalas de indicação de cronógrafo em baixo, e um novo sub mostrador das horas no topo, em sintonia estética com a nova função principal que o relógio agora assume.

O mostrador da medição de intervalos de tempo!

Com a conclusão desta metamorfose, o modelo apresenta-se agora em uma vertente são esportiva totalmente dedicada às funções de um cronógrafo. A aparência anterior expunha uma imagem mais conservadora de acordo com uma indicação exclusiva da hora atual, para a qual contribuíam a presença de uma numeração romana clássica e uma configuração de cores mais conservadora. Com a mudança para o modo cronógrafo, os submostradores mantêm no entanto a indicação das horas no topo e os minutos retrógrados na base a partir do centro.

Uma mudança mecânica invisível empreendeu entretanto uma alteração relacionada à função do ponteiro central, anteriormente dedicado à medição dos segundos da hora atual. O mesmo ponteiro agora assume a tarefa de indicar a passagem dos segundos das medições dos intervalos de tempo a cargo do cronógrafo monobotão. Por outro lado, o disco que se elevou às 6h apresenta uma escala rotativa destinada a medir a passagem dos minutos entre 01 e 31. O fato deste disco poder contabilizar até 31 minutos está associado à sua dupla função, que antes desta metamorfose se assumia como disco de data. O que torna este sistema mecânico extraordinariamente singular é sem dúvida a total independência das duas indicações (tempo atual e cronógrafo) sem que com isso estejam separadas na disposição de componentes que ocupam dentro deste calibre. Apenas poderemos imaginar a complexidade inerente a este mecanismo que numa mesma indicação permite que a passagem dos minutos se faça através de uma rotação contínua do disco, e que o movimento do ponteiro da data que se apoia neste mesmo disco decorra de forma semi-instantânea.

Micro mecânica de um gênero totalmente novo!

O complexo mecanismo responsável por esta transformação combina os seus componentes de forma a possibilitar a ação de uma função e movimento metamórfico obtido através da movimentação de cames que comandam alternadamente a abertura e fecho das “asas” lamelares que revelam ou ocultam o palco da dupla função deste relógio. São estas mesmas cames que regulam a velocidade do processo de transformação, e que bloqueiam todos os componentes associados após a conclusão dos movimentos. Tudo isto se passa numa sub-seção de apenas 4,3 mm de espessura e com 80 componentes individuais, que forçou a dupla de criadores a reposicionar e criar outros componentes como um tambor de corda dedicado, um regulador de força centrífuga, além de uma miríade de componentes minúsculos sem precedentes. A adaptação do calibre MBM 16.29 original foi por si só uma aventura e um desafio, passando-se dos 252 componentes de base para impressionantes 567, que transformam este movimento num dos relógios contemporâneos mais complicados da atualidade.

Com uma caixa em ouro esteticamente similar ao Grand Tourbillon Heures Mystérieuses da Montblanc Collection Villeret 1858, o modelo será produzido apenas 28 vezes, e as suas característica técnicas manter-se-ão como propriedade intelectual da dupla de relojoeiros Johnny Girardin e Franck Orny, que com esta criação escrevem uma página importante da curta história da sua empresa, a Télôs Watch SA.


Os inventores do Montblanc Metamorphosis!

Johnny Girardin é um engenheiro e construtor de movimentos especializado na relojoaria tendo trabalhado no passado com diversas manufaturas de prestígio. Franck Orny é um engenheiro especializado anteriormente responsável por divisões de produção individuais na maior empresa mundial de componentes para relojoaria, tendo também desempenhado funções numa manufatura responsável por lançar diversas complicações interessantes, e sobre cuja criação foi responsável. O projeto “Metamorphosis”, de que ambos são autores, será construído nos ateliers da manufactura Villeret com a participação dos mestres relojoeiros do “Institut Minerva”. A manufatura Villeret e o “Institut Minerva”, pertencem ambos à Montblanc.


Montblanc TimeWriter 1 Metamorphosis - características técnicas

Calibre: baseado no MBM 16.29

Tipo de movimento: cronógrafo mecânico monobotão, transformação mecânica de design e funções do relógio de simples indicação do tempo para cronógrafo
Cronógrafo: mecanismo de acionamento monobotão, cronógrafo com roda de colunas e embreagem horizontal
Dimensões: 16 linhas (38,40 mm); altura 11,20 mm (com o mecanismo de movimentação do mostrador)
Número de componentes: 567, incluindo 252 do calibre base MBM 16.29, 67 Rubis
Autonomia: 55 horas
Balanço: com parafusos de inércia, Ø 14,5 mm; 59 mgcm2
Mola de Balanço: com curva terminal Phillips
Frequência: 18.000 vph (2,5 hertz)
Platina: cobertura de ródio sobre prata niquelada, decorada com granulamento circular em ambos os lados
Pontes: cobertura de ródio sobre prata niquelada, decoração “côtes de Genève”
Trem de engrenagens: plaqueadas a ouro, braços facetados, cubas com superfícies polidas de diamante
Indicações clássicas: horas em submostrador às 12h, minutos retrógrados, segundos centrais, data às 6h
Indicações de cronógrafo: segundos central, totalizador de 31 minutos às 6h.

Caixa: em ouro branco 18 K, topo e fundo em cristal de safira
Dimensões: diâmetro 47 mm; espessura 14,8 mm
Estanqueidade: até 3 atm (30 metros)
Coroa: ouro 18 K com símbolo Montblanc em madrepérola / botão de cronógrafo embutido
Mostrador: titânio, aço inoxidável, cristal de safira
Ponteiros: ponteiro de data em “peraluman”, ponteiro de horas e minutos em latão, ponteiro de segundos do cronógrafo em aço
Pulseira: couro de crocodilo costurada à mão, fecho de fivela em ouro branco 18 K
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais