Adicionar aos Favoritos      Indique este Site domingo, 2 de junho de 2024                                                                         
Relógios - uma cronologia
Antes de Cristo | Depois de Cristo
Século:
II  |  VI  |  VII  |  XI  |  XII  |  XIII  |  XIV  |  XV  |  XVI  |  XVII  |  XVIII  |  XIX  |  XX
 
1920-1930

O comandante Rupert T. Gould restaura o H3 de John Harrison.


1929 ca.

Warren A. Marrison constrói o primeiro relógio controlado por um cristal de quartzo.

1943 ca.

Relógios a quartzo são utilizados pela primeira vez em observatórios astronômicos.

1955

O primeiro relógio atômico de Louis Essen e J.V. Parry é instalado no Laboratório Nacional de Física em Teddington na Inglaterra, e é utilizado para sincronizar um relógio a quartzo.


1963

A 24 de Janeiro, 200 anos após a sua viagem às ilhas Barbados, o H4 de John Harrison viaja da Inglaterra para a Virgínia, nos EUA, para ser colocado em exposição. Regressa em 1964 para o local onde ainda hoje se encontra, o Museu da Marinha em Londres.

1904

Hans Wilsdorf lança uma produção em grande escala de relógios de pulso para mulheres. Ao mesmo tempo, Cartier cria seu icônico relógio Santos.

1907

LeCoultre cria o movimento para relógio de bolso mais fino do mundo, com uma espessura de 1,38 mm.

1913

O metalúrgico Harry Brearley desenvolve o primeiro aço inoxidável genuíno em seu laboratório de Sheffield, Inglaterra. Este novo aço, uma liga de ferro, cromo e níquel, poderia suportar agressões químicas.

1914

A Eterna realiza a primeira produção em série de relógios de pulso com alarme.

1916

É inaugurada a feira comercial MUBA na Basileia. Por sua vez, Heuer aplica a patente do Micrograph para 1/100 de segundo, e do Semi-micrograph para 1/50 de segundo.

1922

O relojoeiro inglês John Harwood busca melhorar a resistência à água, eliminando a coroa. Obteve a patente no ano seguinte.

1924

Harwood solicita a primeira patente para um relógio suíço automático com massa oscilante central.

1925

A Patek Philippe produz o primeiro relógio de pulso com calendário perpétuo que se conhece.

1926

Casas como Selza, Fortis e Blancpain iniciam a produção em série de relógios de pulso automáticos com massa oscilante, baseados na patente de Harwood. Neste ano a Rolex cria seu modelo Oyster com caixa e coroa resistentes à água.

1927

A Patek Philippe produz o relógio mais complicado do mundo, conhecido como Packard, encomendado pelo magnata James Packard.

1929

A LeCoultre revela o menor movimento do mundo, o calibre 101. Tinha 74 componentes, media 14 x 4,85 x 3,4 mm e pesava menos de um grama.

1930

Registra-se o primeiro relógio de pulso com turbilhão. Relógios de pulso e de bolso dividem o mercado em partes iguais.

1931

Emile Borer produz o primeiro relógio automático cujo rotor oscilava em um círculo completo: o Rolex Perpetual. Por sua parte, Louis Cottier (1894-1966) cria um relógio que mostra a hora universal (com 29 cidades) por encomenda do joalheiro genebrino Baszanger.

1933

Breitling completa as patentes para um cronógrafo com dois botões. Enquanto isso, a companhia Porte-Echappement Universel inventa o "Incabloc", sistema de absorção de impactos que podia ser adaptado a qualquer calibre. É introduzido o "Nivarox", uma espiral compensadora, e o "Nivaflex", uma mola principal.

1952

Nascem os primeiros relógios elétricos, produto de uma colaboração entre engenheiros da Elgin e Lip.

1956

Com cálculos desde 0 a primeiro de janeiro de 1900, o segundo foi definido como uma 1/31.556.925,947 parte do ano durante o qual a terra translada ao redor do Sol. Neste mesmo ano a Jaeger-LeCoultre lança o primeiro relógio automático com alarme: o Memovox.

1966

É criado o primeiro protótipo de um relógio a quartzo, conhecido como Beta 1.

1967

É apresentado o primeiro relógio analógico a quartzo, o Beta 21, no Centro de Relojoaria Eletrônica (CEH em francês), en Neuchâtel.

1969

O Omega Speedmaster é usado por Neil Armstrong e Buzz Aldrin durante a missão Apolo XI, que permitiu a seres humanos caminhar na lua. Neste ano, várias casas lançam quase simultaneamente os primeiros cronógrafos automáticos: Heuer, Breitling, Büren e Zenith.

1972

A Audemars Piguet surpreende com o Royal Oak, primeiro relógio de luxo feito de um material não precioso: aço inoxidável.

1978

Os relógios a quartzo superam em popularidade aos mecânicos, levando a indústria relojoeira suíça a uma grande crise.

1981

A crise da relojoaria suíça alcança seu ponto mais crítico.

1982

São comercializados os primeiros relógios Swatch nos Estados Unidos, que apenas chegariam à Europa um ano mais tarde.

1983

O Swatch é lançado oficialmente na Suíça e se converte em um elemento-chave para a recuperação da indústria. Ao mesmo tempo, Osvaldo Patrizzi organiza os primeiros leilões de relógios antigos (Antiquorum) e, assim, ajuda a fortalecer o mercado.

1985

É fundada a Academia Horológica de Criadores Independentes (AHCI), um grupo de mestres independentes e uma força significativa para impulsionar a inovação e criação na relojoaria mecânica.

1991

A Seiko revela em Basel 1986 um relógio a quartzo motorizado eletricamente por uma massa oscilante, similar à do relógio automático. Tanto a Seiko como outras marcas suíças continuam trabalhando com esta tecnologia. Neste ano também se realiza o primeiro Salão Internacional da Alta Relojoaria, que ocasião reuniu Baume & Mercier, Cartier, Piaget, Gérald Genta e Daniel Roth.

1992

O Vaticano retira sua condenação ao físico e astrônomo italiano Galileo, que no século XVII demostrara que a Terra se movia ao redor do Sol e não vice-versa, e que o Sol não era o centro do Universo.

1996

Philippe Dufour inventa o Duality, um relógio de pulso com duplo regulador. Esta complicação é considerada ainda mais complexa que o turbilhão.

1999

A Omega lança o escape coaxial, desenvolvido 20 anos antes por George Daniels.

2000

François-Paul Journe revela o primeiro relógio com ressonância.

2004

O turbilhão fascina a várias casas: nascem o GyroTourbillon da Jaeger-LeCoultre, o Tourbillon Révolution de Franck Muller, o Double-Tourbillon 30° da Greubel-Forsey e o triplo turbilhão de Thomas Prescher.

2005

É criada a Fundação da Alta Relojoaria (FHH, em francês).

 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2024


parceiros