Publicidade

FórumRelógios & Relógios

A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
Tópico:
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior
08/06/13 - 01:51
  Quote  #1
Mensagem por SmOk3r!!!
Local: Campinas
Cadastro: 28/01/11
Posts: 696
Usuário nível:




Visualizar o perfil de SmOk3r!!! Perfil  Busca de outros posts por SmOk3r!!! Busca
Achei bastante interessante a simbologia maçon, portanto quando cheguei em casa me aprofundei um pouco mais no tema e pesquisei melhor os simbolos que estão no dial do relógio produzido pela Waltham e vou complementar a minha resposta.

Começo pelas colunas, que estão nos lugares das 3 horas e 9 horas:
Coluna B na posição de 9 horas, se chama Boaz, sempre à esquerda. Remete ao bisavô do rei Davi e à mitológica 1ª coluna do templo de Salomão.
Coluna J, na posição de 3 horas, conhecida como Jachim, fica à direita. O nome é uma fusão das palavras hebraicas jah (Jeová) e achin (estabelecer). Remete à 2ª coluna do templo.

Nos lugares das 2 horas e 10 horas temos as figuras do Sol e da Lua. Na maçonaria são na verdade, um único símbolo, eles aparecem sempre juntos, em tamanhos iguais, na mesma altura e de lados opostos. O Sol é o emblema do meio-dia enquanto que a Lua é o emblema da meia-noite, figuram como o antagonismo entre o dia e a noite, entre a iluminação e as trevas, são vistos como a representação do bem e do mal que estão presentes em cada ser humano.

No lugar da 1 hora temos o fio de prumo que simboliza a profundidade e a retidão do conhecimento. E tal como, entre pedreiros, o fio de prumo, associado ao nível e ao esquadro, permite construir com perfeição um edifício, da mesma forma, entre os maçons, estes objetos são indispensáveis à perfeição do indivíduo.

No lugar das 4 horas temos o malhete (pequeno martelo), emblema da vontade ativa, do trabalho e da força material, instrumento de direção, poder e autoridade.

5 horas, o compasso, como instrumento simbólico, é emblema de medida e justiça. A maçonaria adota o compasso como um de seus grandes símbolos e o coloca sobre o Altar da Loja enlaçado com o esquadro e a Bíblia para significar a sabedoria que ilumina e dirige tanto o macrocosmo (universo) como o microcosmo (individuo).

6 horas, caveira com os ossos cruzados, emblema da morte, simbolo do fato invariável de que nós, homens, somos mortais, esse símbolo indica a nossa transitoriedade. A aceitação da própria mortalidade é o ponto de partida para uma mudança radical na vida, pois unicamente a consciência do fato de que a própria morte é inevitável poderá estabelecer outros critérios para todos os pensamentos e ações.

7 horas, na bíblia o machado cravado em uma árvore simboliza o juízo final. Na maçonaria o machado é simbolo de iniciação, da coragem na busca do conhecimento.

8 horas, o esquadro, resulta da união da linha vertical com a linha horizontal, é o símbolo da retidão e também da ação do homem sobre a matéria e da ação do homem sobre si mesmo. Significa que devemos regular a nossa conduta e as nossas ações pela linha e pela régua maçônica. Emite a ideia inflexível da imparcialidade e precisão de caráter, simboliza a moralidade.

11 horas, trolha (colher de pedreiro), adotado na maçonaria como instrumento simbólico com a qual se aplica a argamassa humana destinada a realizar a unidade. Tal qual o pedreiro cimenta as várias pedras para formar um todo que é um edificio.

Ufa....tai, se tiver alguem que quiser complementar ou corrigir algum simbolismo que eventualmete estiver incorreto, fique a vontade, afinal eu peguei todas estas informações na internet e de fato não sei se estão corretas, procurei diversas fontes diferentes para ser o mais fiavel possivel.

Abraços e bom final de semana.
Total de Mensagens encontradas: 1
Página 1 de 1 1
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior

Se você deseja postar uma resposta a este tópico deve antes efetuar login
Se você não é cadastrado clique aqui para se cadastrar