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FórumRelógios & Relógios

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05/03/09 - 12:31
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Mensagem por bruno
Local: Belo Horizonte - MG
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Olá Leo!

Meu conhecimento não é tão vasto quanto o de alguns colegas foristas que realmente conhecem profundamente sobre o mundo dos relógios. Por isso, prefiro aguardar a opinião deles.

Porém, consegui um breve resumo do histórico das duas marcas que pode ser interessante. Segue abaixo:

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ORIS

A Oris orgulha-se de ser, há mais de um século, uma marca especializada em relógios mecânicos. E tem motivos para isso: é actualmente a marca nº1 mundial dentro da sua gama de preços (abaixo dos €2,500), com um rigor e qualidade que a poderá mesmo colocar entre outras marcas de topo. O rotor vermelho que alimenta o mecanismo é uma verdadeira imagem de marca que simboliza todo o historial dos relógios Oris.

Fundada em 1904 por Paul Cattin e Georges Christian na cidade suíça de Hölstein, a Oris desde logo focou o seu engenho e perícia na criação de relógios mecânicos. Criada com 24 trabalhadores, este número multiplicou-se para 300 em 1911, e em 1961 empregava mais de 800 pessoas, sendo nessa altura uma das dez maiores marcas de relógios suíços. A crise do final dos anos 70 afectou largamente a empresa, que tentou ainda a produção de relógios de quartzo de baixo custo (sem nunca abandonar paralelamente a produção de relógios automáticos). No entanto, em meados dos anos 80, é descoberto um nicho de mercado entusiasta dos relógios mecânicos, que depressa viria a crescer e permitir a grande recuperação. Hoje está plenamente consolidada, e permanece ainda nas mesmas instalações em que foi criada – apenas ampliadas, naturalmente.

A estratégia da Oris passa em parte, pela sua associação a grandes eventos e a personalidades com maior visibilidade. Os relógios Oris são a marca oficial da equipa de Fórmula 1 Williams, dando continuidade a uma presença que se iniciou na década de 70. Tem também patrocinado outros eventos, como a viagem de circum-navegação de Polly Vacher, ou o restauro do avião da Segunda Guerra Mundial, Mark1 Hurricane R4118. A Oris tem também uma grande presença em eventos de jazz, como por exemplo o Festival de Jazz de Londres.

Mas aquela que é a aposta mais forte no que diz respeito à visibilidade é Hollywood. Os relógios Oris estiveram presentes nos pulsos de actores e personagens principais da série Sopranos e de filmes como Constantine, Parque Jurássico 3, Tempo de Matar, 8MM, Magnólia, Batman Para Sempre, entre muitos outros.

No que toca às colecções existentes, os relógios Oris estão divididos em quatro categorias, cada uma delas espelhando o espírito de cada colecção e o tipo de cliente a que se destina: Motor Sport, Diving, Aviation e Culture.

A colecção Motor Sport é talvez a mais conhecida. Com uma associação muito próxima à Fórmula 1, inclui modelos como o histórico Chronoris ou o mais recente TT3. Os relógios Oris desta gama caracterizam-se pelo seu tom fortemente desportivo e prático, alguns deles com pulseira em borracha negra, e que remetem na sua essência para a velocidade intensa.

A colecção Divers, como o próprio nome indica, é especialmente indicada para mergulhadores. À semelhança da Motor Sport, surge também associada a um dos maiores nomes desse desporto, o venezuelano Carlos Coste, que apadrinha o Oris Carlos Coste Chronograph, topo de gama desta categoria e com uma resistência até 2000 metros de profundidade.

O relógio Oris Big Crown é o modelo histórico da colecção Aviation, um modelo que remete para a Segunda Guerra Mundial, concebido especialmente para os aviadores suíços. Devido à necessidade de ajustar o relógio com frequência, e dada a dificuldade que as grossas luvas de couro colocavam, a Oris criou este modelo com uma coroa gigantesca, característica que acabaria por o baptizar. A colecção Aviation integra agora vários outros modelos, mais modernos, mas igualmente inspirados nas incursões pelos ares.

Por último, a Oris apresenta a colecção Culture, que é composta por relógios simples e clássicos, como o Oris Classic ou o Oris Tonneau, e também modelos de homenagem a grandes nomes como Dizzy Gillespie e Frank Sinatra.

Os relógios Oris encontram-se à venda em qualquer boa relojoaria, com preços relativamente acessíveis, tendo em conta que se trata de um relógio de qualidade superior. Com a excepção de edições especiais limitadas que podem ultrapassar os €4,000, na sua generalidade o tecto máximo de um relógio Oris encontra-se nos €2500, estando disponíveis alguns modelos a partir dos €630.

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TISSOT

Se por um lado a alta-relojoaria se caracteriza pela superioridade e perfeição dos seus relógios, por outro também é um facto que o seu alto valor é um obstáculo incontornável. Os relógios Tissot procuram inverter precisamente essa realidade, oferecendo a melhor tradição na arte de criar relógios de qualidade a preços acessíveis. Um conceito que a marca traduz por “democratização dos preços”, e que por si só é bastante apelativo.

A Tissot conta já com mais de 150 anos de experiência, criada em 1853 no Cantão Suíço de Neuchâtel, onde ainda hoje permanece. A sua história marca-se pela inovação e expansão: o primeiro modelo que produziu foi logo uma estreia mundial, (um relógio de bolso com dois fusos horários), e com apenas 5 anos de vida já vendia os seus produtos no Império Russo. Desde então os relógios Tissot continuam a inovar em todas as frentes, e têm passado pelos pulsos de grandes personalidades, como por exemplo Carmen Miranda, Nelson Mandela, Grace Kelly e Frank Sinatra. Hoje em dia, a Tissot é líder mundial no sector de relógios tradicionais suíços, e se sempre desejou ter no pulso um fruto da supremacia suíça nesta arte, esta é, de longe, a forma mais económica de concretizar esse sonho.

Falávamos em inovação, e a este propósito houve alguns modelos dos relógios Tissot que foram de facto surpreendentes. Não por causa do mecanismo utilizado, não devido às complicações, mas antes ao material com que foram feitos. A Tissot nunca temeu os caminhos nunca antes percorridos, e por isso mesmo em 1971, em plena alvorada da era electrónica, lançava o Astrolon, o primeiro relógio de plástico. Mas não se ficou por aqui: em 1985 lançava um relógio com caixa em… granito! Ainda não está surpreendido? Dois anos depois surgia um relógio em madrepérola, seguido de um modelo em madeira. Será possível inovar mais?

Depois destas autênticas expedições, a Tissot concebeu, no virar do milénio, o sistema T-Touch: o primeiro relógio que permite aceder às diversas funções através do toque no cristal de safira. Grande parte da colecção actual dos relógios Tissot assenta nesta inovação, que chegou ao grande ecrã pela mão (ou será mais correcto dizer pulso?) de Angelina Jolie em Tomb Raider e Mr. && Mrs. Smith.

Actualmente, a Tissot surge ainda associada a várias organizações desportivas de elevado gabarito, como por exemplo a Nascar, MotoGP e Federações Internacionais de Hóquei no Gelo, Ciclismo e Esgrima, numa prova da alta precisão e fiabilidade dos seus relógios.

A oferta dos relógios Tissot está distribuída por sete colecções, cada uma com várias dezenas de modelos e edições especiais tematizadas com os desportos apadrinhados pela marca. Com raras excepções, estes relógios têm uma essência puramente desportiva.

Uma das principais colecções é a T-Tactile, que incorpora a tecnologia T-Touch acima referida. Cada um dos vários modelos inclui diversas funções, todas elas acessíveis através do toque, como por exemplo cronómetro, bússola, altímetro, termómetro, calendário e alarme. Nesta colecção merece destaque o modelo Tissot Silen-T, que através do mesmo sistema táctil, informa as horas silenciosamente através de vibrações. Uma função extremamente útil para momentos em que não seja apropriado consultar o relógio, e particularmente, para invisuais.

A colecção T-Trend é feita sobretudo a pensar nas novas tendências da moda, e talvez por isso é quase inteiramente feminina, com pulseiras coloridas e em formatos originais.

Relativamente ao mundo do desporto, temos a T-Sport, colecção que inclui vários modelos altamente desportivos, com cronógrafo, e por entre os quais se destaca o Tissot T-Race, a coqueluche da vertente competitiva da marca.

Numa vertente mais clássica, a Tissot criou ainda as colecções T-Classic (que aparenta ser uma transição entre o sentido tradicionalmente clássico e o desportivo que marca as colecções anteriores), Heritage (puramente clássica) e ainda a T-Gold, com modelos cujas caixas são total ou parcialmente em ouro.

Curiosamente, a Tissot fabrica ainda relógios de bolso, com uma vasta oferta que vai desde a recriação do relógio tradicional, a novas e interessantes abordagens a esta tipologia. Um must para os adeptos deste género!

Como foi dito logo no início, o preço é uma das grandes vantagens dos relógios Tissot. Mesmo os modelos mais avançados dificilmente ultrapassarão os €1250 | R$3170, com a média a ficar um pouco abaixo dos €500 | R$1250. A partir de apenas €135 | R$340 já pode ter no pulso século e meio da melhor tradição suíça!

Fonte: relogiolandia.com

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Abraços,

Bruno.
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