FórumRelógios & Relógios
A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
16/12/07 - 00:21
Quote
#1
|
|
Mensagem por
helio
Local: RMC Cadastro: 01/01/07 Posts: 1990 Usuário nível: Perfil Busca |
Oswaldo eu não sei o quento voce entende de mercado, mas existem basicamente 3 (três) tipos de publico: -> o de volume que vê toda mercadoria como comoditie e NÃO paga nada mais além do menor preço possivel por um bem (qualquer que seja ele) e neste mercado sim o preço da mão de obra é fundamental, bem como qualquer modificação que vise redução fabril quando este for o caso (o custo dos impostos deveria ser, porém neste nicho em muitos casos existe muita sonegação) e é aqui que se encontra a maior parte da produção chinesa. -> um segundo que deveria ser o normal onde empresas produzem com a finalidade de aferir lucro, dai pequenos diferenciais podem ser valorados e cobrados, muitos destes diferenciais intangiveis como a propria MARCA; neste mercado o preço apesar de ser importante não é o maior diferencial competitivo. -> e finalmente um terceiro de luxo, onde o cliente paga não só pelo status, bem como pelo serviço agregado ao bem; muitas vezes os custos de produção neste nicho são absurdos, porém muitas vezes absorvidos pelo seu publico alvo (que é extremamente exigente). Eu sou engenheiro, com mais de 20 anos de formado, e digo que existe publico em todos estes tres mercados, e talvez o mais dificil deles seja o de comodities (apesar de ser com certeza o que gera maiores volumes é tambem o que tem maiores riscos); como quase todos trabalho visando o segundo grupo (que paga alguma coisa pelo valor que agregamos) e afirmo ainda que o mais exigente de todos é o de luxo (porém é neste que existem as maiores margens); dai afirmar que custo é tudo é uma falácia. Quanto a taxação de impostos no nosso pais, é ingenuo quem acredita que não paga imposto, em alguns mercados é quase impossivel burlar o fisco, tudo é taxado de maneira escorchante, e as classes mais abastadas pagam sim muito por qualquer luxo que possa vir a ter; inclusive pagando em duplicidade (e caro) por bens pelos quais deveria ter retribuição do estado pelos impostos recolhidos (saude, educação e segurança); talvez a retórica de que pagamos impostos de primeiro mundo por serviços de terceiro mundo fosse o que melhor expressa nossa realidade. Quanto a demagogia politica que reina neste pais, lembro que de 20% a 25% recebem uma esmola federal a titulo de auxilio social, sem que exista uma cultura de geração de valor ou mesmo de progresso social pela educação; puro coronelismo politico. []s p.s.- Embora nem todas linhas de raciocinio sejam convergentes a nossa, existe em pessoas divergentes um racionicio estruturado, se assim não o fosse não seria nescessaria a justiça para dirimir duvidas. p.s.II- no caso da Dell a mão de obra paulista é mais cara que a gaucha, os incentivos fiscais de SP quase inexistem; e apesar de uma mão de obra mais cara, uma taxação de impostos maior e um mercado extremamente competitivo onde custos e logistica são sim muito importantes (TI não é algo para principiantes), contradizendo sua linha de raciocinio a empresa concluiu que agregaria uma maior percepção de valor estando mais proxima e presente junto ao seu mercado (e de seus maiores fornecedores locais). p.s.III- Eu não tenho nenhum Orient, apesar de achar a marca algo honesto com excelente custo-beneficio; quanto a voce encontrar movimentos chineses (ou no melhor caso Miota) dentro de relógios low-end é uma questão de custos; as réplicas que voce citou em seu em seu outro post (que honestamente acho que já rendeu muito) não possuem embutido os impostos que concerteza multiplicariam aqueles preços citados por 2. |
Total de Mensagens encontradas: 1
Página 1 de 1 | 1 |