Publicidade

FórumRelógios & Relógios

A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
Tópico:
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior
10/05/08 - 23:52
  Quote  #1
Mensagem por quim
Local: Fim do Mundo
Cadastro: 14/05/06
Posts: 236
Usuário nível:




Visualizar o perfil de quim Perfil  Busca de outros posts por quim Busca
“Quanto mais sei, sei e não sei.”

Olha só a resposta do genial e insuperável Rovel. Ano passado, por muito pouco eu não adquiri uma Tag, que utiliza esse calibre. Paguei por um Tissot que utiliza o mesmo calibre, refiro-me ao popular ETA, menos de 1/3 do preço que a H.Stern cobrava pelo Tag. Ainda assim, se tivesse hoje condições eu compraria aquele Tag.

Interessante Hélio e Aviasom é que venho lendo críticas, por vezes destrutivas, sobre a Breitling que sempre utilizou, e ainda utiliza, largamente calibres ETA em suas peças, não obstante o enorme prestígio de que desfruta lá fora. Não faz muito tempo escutei de um vendedor que ao lado da Rolex é uma das marcas que mais sofre com falsificações. A informação teve origem no fato de ao manusear um modelo eu ter observado que a peça era toda “carimbada” (havia números por toda parte, além de uma letrinha-o B-na parte lateral do besel). Se a informação procede, ou não, só vocês para confirmarem-na.

Muito recentemente eu tive acesso a um excelente artigo, traduzido pelo Flávio Maia, um aficcionado, tal qual o Hélio e o Rovel (que, ao menos para mim, encaixo na categoria de Mestres) que diz muito com assunto aqui abordado. O título do artigo: “Uma discussão sobre movimentos de relógios e sua originalidade, por Phil Baker”

Certamente vocês já o conhecem, caso contrário (o que não quero acreditar) aí vai o caminho: http://relogiosmecanicos.vilabol.uol.com.br/

Entre todas as homepages das marcas que eu visito vez ou outra, somente a Longines e a Tissot fazem expressa referência aos calibres ETA, que são utilizados em seus modelos. As demais (com raras exceções) preferem “rotular” os calibres utilizados com se próprios fossem.

Observem o que o Autor do artigo refere nos dois primeiros parágrafos, na parte da Introdução. É com base nisso que recebi em determinada ocasião o fato de certa marca vender “gato por lebre”, e vejam que eu ainda não tinha ciência da existência desse artigo. Puxa, eu sempre achei que tem de haver um diferencial. Se não, qual a razão para um Tissot crono; um Tag crono; uma Omega crono; um Mido crono; um Breitling crono; um Longines crono; um IWC crono e etc se valerem de um mesmo calibre.

Mas este é um assunto que dá pano pra muita manga. Aqui mesmo neste Fórum se vocês fizerem uma pesquisa sobre calibres verão que o assunto aqui abordado nada tem de novo. Aviasom se você ainda não viu, dê uma olhada nos comentários excelentes do M.Hélio e do M. Rovel acerca de calibres in house.

Peço desculpas a todos por essa mania de estender demais os meus comentários.

Um forte abraço!
Juca.


Total de Mensagens encontradas: 1
Página 1 de 1 1
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior

Se você deseja postar uma resposta a este tópico deve antes efetuar login
Se você não é cadastrado clique aqui para se cadastrar