Publicidade

FórumRelógios & Relógios

A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
Tópico:
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior
10/01/12 - 22:08
  Quote  #1
Mensagem por anton
Local: Não fornecido
Cadastro: 04/01/08
Posts: 767
Usuário nível:



Visualizar o perfil de anton Perfil  Busca de outros posts por anton Busca
Só um off dentro do tópico, afinal o assunto não é sobre qual o melhor.

Um dia é composto por 24 horas ou 86400 segundos. Quando falamos em um engenho que é composto apenas por partes de metal desenhadas e feitas para trabalhar em conjunto, cuja força motriz vem de uma tira de metal enrolada pela mão humana e cujo órgão regulador, sem vibrações de cristal de quartzo, sem condutores, sem chip ou o escambau eletrônico, apenas com as leis da mecânica e da física atuando sobre pecinhas de metal e que consegue a proeza de trabalhar nesses 86400 segundos adiantando ou atrasando apenas 10 ou 15 segundos, creio que estamos falando sim em um dos pináculos da engenharia micromecanica e não se trata de uma visão distorcida ou nostálgica sobre engenhosidade. Ainda mais quando pensamos em um crono mecânico ou em um mecanismos com complicações (curiosamente a maioria das complicações úteis foi criada até o fim do século XIX - o que aparece hoje criado por relojoeiros independentes na sua maioria estão mais para brincadeiras mecânicas do que algo realmente útil). Tecnologia ecodrive, kinetic são algo engenhoso? sim. Algo complexo, igualmente. Mas são outro conceito, em que se utilizam outros elementos além das meras "pecinhas de metal" para marcar a passagem do tempo. Quando falamos em quartzo e mecânicos, estamos falando de conceitos tão diferentes quanto a água e o vinho. Ambos têm a mesma função, mas chegam lá por meios bem diversos.
Mecânicos são nostalgia? não creio. Acredito sim que são o apelo de algo mais exclusivo, de algo mais diferenciado (em um objeto de uso pessoal, ou acessório como alguns diriam) em tempos de baterias, chips e sensores eletrônicos.

Lembro agora de uma postagem que houve aqui no fórum sobre um vídeo que mostrava diversos tipos de escapamento montados com peças Lego (sim, aquelas pecinhas de brinquedo). Havia ali idéias e soluções em escapamento tremendamente engenhosas utilizando apenas aquele material& & & e as relações mecânico-físicas possiveis com ele (nada eletrônico no meio, apenas eu creio o motor de impulso do movimento). Novamente aqui, não se trata de uma percepção distorcida ou nostálgica sobre engenhosidade.

Abs.
anton
Total de Mensagens encontradas: 1
Página 1 de 1 1
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior

Se você deseja postar uma resposta a este tópico deve antes efetuar login
Se você não é cadastrado clique aqui para se cadastrar