FórumRelógios & Relógios
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05/07/12 - 07:22
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Mensagem por
fabio
Local: Não fornecido Cadastro: 08/11/11 Posts: 572 Usuário nível: ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
![]() ![]() PANERAI na guerra: ![]() Glycine: Fundada em Bienne, em 1914, a Glycine ganhou o seu espaço no mercado mundial ao mesclar valores da relojoaria com tecnologia de ponta. A fórmula de sucesso, então, foi aliar os preceitos clássicos da marca a um design moderno. Assim como a Breitling, a Glycine firmou forte conexão com os aviadores – profissionais e amadores – especialmente por meio de sua linha de relógios Airman. Eugène Meylan foi um engenheiro de relógios bem rígido e perfeccionista. Esta, talvez, tenha sido uma das razões para a Glycine decolar. Com o metodismo do seu fundador, a marca logo criou pequenos e precisos movimentos para inserir em relógios femininos, o que permitiu a ela se posicionar convincentemente no mercado. Aliás, a Glycine tornou-se uma das principais provedoras de itens de luxo para pessoas ricas que apreciavam o “artesanato tecnológico”. Assim como muitas empresas do ramo, a relojoaria passou por maus bocados durante a depressão de 29. Quando viver é o objetivo da maioria das pessoas, possuir relógios sofisticados cai na lista de prioridades. Foi nesta época que muitos expoentes relojoeiros sucumbiram antes mesmo de se firmarem. Mesmo com tudo contra, a Glycine sobreviveu e, em 1934, lançou uma linha de cronômetros que passou pelos rigorosos testes do Controle de Qualidade Oficial da Suíça. Quatro anos depois, em 1938, a relojoaria foi um dos 29 expositores da Feira de Basel, um evento anual que a marca não perde desde então. Linhas de relógios Em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, os mercados foram reabertos, oxigenando novamente a economia. Em 1952 surgem os cronômetros VACUUM, desenhados para aguentarem choques e funcionarem em condições adversas, inclusive na água. No ano seguinte, em 1953, a linha Airman – já citada no começo deste texto – foi apresentada ao público com bastante entusiasmo. Com o crescimento do número de pessoas acostumadas a viajar pelo mundo, estes relógios possibilitavam aos usuários terem dois fusos horários em seus pulsos. ![]() Foram os relógios da linha Airman, reconhecidos por exibirem integralmente as 24 horas do dia, que os pilotos norte-americanos utilizaram para fazer o monitoramento de diversos fusos horários no auge da Guerra do Vietnã. Por essas e outras, desde o seu lançamento, a linha nunca mais saiu de fabricação e ainda hoje é o carro-chefe da Glycine. Relógios usados por pilotos na guerra do Vietnã para monitorar fusos. ![]() Atualmente, além da Airman, outras 12 linhas são disponibilizadas pela marca, como a Altus, Combat, Lagunare, Observer e Stratoforte. ![]() Crise e retomada Em 1970, a indústria relojoeira suíça foi atingida pela disseminação dos relógios de quartzo do Extremo Oriente. A combinação de três fatores essenciais – recessão da economia, aumento do valor do franco suíço e revolução tecnológica dos modelos de quartzo – fizeram com que diversas marcas sucumbissem. Foram seis anos de crise e 60 mil postos de trabalho perdidos. A Glycine também sofreu duras penas, mas sobreviveu novamente. Em 1984, com uma equipe bem reduzida, a marca foi vendida para Hans Brechbühler, que já vinha trabalhando com a rede em um esquema de cooperação baseado no desenvolvimento conjunto e troca de modelos de relógio. Inovações foram promovidas por Hans, que fez da Glycine sucesso na Escandinávia, Itália, Holanda, Bélgica e Alemanha. Um linha de quartzo foi criada e modelos como TJalk, Heavy Duty e a linha Goldshield garantiram prestígio à relojoaria. Novas estratégias foram adotadas mais uma vez no começo dos anos 90, quando Katherina, filha de Hans, entrou na companhia e implantou o seu próprio conceito da marca, resultando em produtos mecânicos cada vez mais integrados às coleções. A intenção deu certo e acabou por posicionar a Glycine como especialista de longa tradição em relógios mecânicos, título e reconhecimento que detém até os dias de hoje. |
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