Publicidade

FórumRelógios & Relógios

A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
Tópico: Com comparar máquinas?
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior
02/10/15 - 15:45
  Quote  #1
Mensagem por Kraftman
Local: Jundiai
Cadastro: 15/09/15
Posts: 228
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Kraftman Perfil  Busca de outros posts por Kraftman Busca
Amigos,

me peguei em uma encruzilhada técnica.....

Apenas a título de conhecimento, gostaria de aprender a comparar as máquinas dos relógios, mas a princípio não sei nem quais seriam os pontos a serem comparados....

Alguém poderia me dar uma dicas de quais seriam os pontos a serem comparados ou onde posso encontrar esse tipo de informação?

Obrigado !
 
02/10/15 - 17:32
  Quote  #2
Mensagem por Cleiton
Local: Manaus
Cadastro: 03/08/15
Posts: 55
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Cleiton Perfil  Busca de outros posts por Cleiton Busca
Ola Kraftman,

Vou tentar de ajudar.

Primeiro, voce precisa definir o que você quer comparar entre os maquinismos. o tipo de complicação como dizem os suiços. Depois entenda como funciona cada uma delas, você vai perceber que muitos fabricantes de maquinismos como a Miyota, a ETA, a Ronda Haley,a Time Module e outras, produzem maquinas com as mesmas funções, então eu acredito que você podera comparar as maquinas de relogio com facilidades.

Na internet você encotrará os sites dos fornecedores citados.


Abraços

 
03/10/15 - 09:41
  Quote  #3
Mensagem por Wilson
Local: Osasco
Cadastro: 23/10/12
Posts: 852
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Wilson Perfil  Busca de outros posts por Wilson Busca
é verdade, Cleiton, as complicações são um bom fator a considerar na avaliação.

O objetivo seria comparar calibres diferentes e tentar descobrir o melhor? Minha opinião é de que relógios automáticos costumam superar em muito as necessidades de um usuário comum, então no dia-a-dia estas diferenças podem se mostrar totalmente indiferentes.

Por exemplo, a presença do turbilhão, que tenta anular os efeitos da gravidade, ou o Milgauss, um relógio anti-magnético. Coisa fantástica em termos de engenharia, coisa de artesão relojoeiro de primeirissima qualidade, mas que talvez nem se mostrem qualidades úteis a um usuário comum.

Uma coisa que é pouco comentada mas que traz benefícios é a frequencia dos batimentos dos relógios. Quanto mais alta a frequencia, melhor tende a ser a precisão, mas também tende a ser menor a reserva de marcha.

E num calibre automático a busca por precisão é um dos maiores objetivos, então o relógio deve contar com um bom projeto, e enquanto mecânica de alta precisão, precisa de peças finamente produzidas. Como ninguém fica desmontando os mecanismos para ficar medindo o tamanho das peças, a melhor referência é quem já usou o relógio e pôde conferir a qualidade da peça, por isto a tradição é tão importante. Um Seiko ou um Valjoux são respeitados exatamente pela tradição que conquistaram.

E fica sempre atento a resistência à agua do relógio. Quanto maior, melhor. Pois além do calibre do relógio ficar mais protegido, uma boa vedação protege o relógio de água e partículas de sujeira.
 
03/10/15 - 10:04
  Quote  #4
Mensagem por Kraftman
Local: Jundiai
Cadastro: 15/09/15
Posts: 228
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Kraftman Perfil  Busca de outros posts por Kraftman Busca
Cleiton,

Gostei das dicas, acho que vou partir deste princípio para aprender um pouco

Wilson,

Obrigado pelas informações!

Inicialmente a minha duvida era simplesmente como comparar duas maquinarias de marcas diferentes mas com as mesmas complicações de forma a definir qual seria a melhor....

Como disse, tudo isso á título de conhecimento, porque concordo que se levarmos ao pé da letra, realmente existem muitos recursos que raramente serão utilizados pela maioria dos usuários.

Mas agora estou vendo que a coisa é muito mais complexa do que eu imaginava..kkkk


 
03/10/15 - 16:21
  Quote  #5
Mensagem por Wilson
Local: Osasco
Cadastro: 23/10/12
Posts: 852
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Wilson Perfil  Busca de outros posts por Wilson Busca
pois é, Kraftman. De forma simplista, quando a gente fala de qualidades de um calibre, falamos de:

- precisão
- durabilidade

Mas é bem difícil de qualificar (nem vou dizer quantificar) os atributos de um relógio.

Em termos de precisão, é muito difícil de pré-determinar se a marca é igual ou melhor que as outras. Os valores apregoados nos manuais técnicos são fruto de testes em laboratorio. Por exemplo, meu Seiko deveria ter reserva de marcha para 40 horas, mas em geral ele resiste 24 horas até parar. A precisão varia, atrasa entre 1 e 3 minutos por semana, mas depende de fatores variáveis como temperatura, posição e quais atividades eu realizei naquele dia que usei o relógio. Então se um relógio apresenta discrepãncia de 1 minuto/semana, se comparamos com outro que apresenta variação de 2 minutos por semana, este segundo não é 100% pior. Na verdade, creio que podemos até dizer que a diferença é irrelevante.

Quanto a durabilidade, dependemos totalmente do testemunho de quem possui a máquina a mais tempo. Mas de forma geral, relógio dura facilmente décadas, mesmo os quartzos.

Quando comparamos preço, também ficamos em dúvida. Sei que eu já comprei Seiko 5 no Brasil por uns R$500. Já um TAG, deve ficar na faixa de R$20.000. Seria um TAG 40 vezes melhor que o Seiko 5?

Eu acho Tag uma marca boa, bem legal, mas muita gente torce o nariz, provavelmente porque podem ter um IWC ou Rolex. No outro extremo conheci um cara que colecionava réplica de Rolex, e realmente vi que estas réplicas até funcionavam a contento.

O que parece existir é uma afinidade que a marca consegue com cada um de nós. E os fatores parecem ser extremamente subjetivos, sem necessariamente estar relacionado a melhor qualidade.

Eu entendo o que voce quis fazer, mas tentar efetuar uma análise de custo/benefício em relógios é tarefa bastante complicada.
 
05/10/15 - 07:01
  Quote  #6
Mensagem por Kraftman
Local: Jundiai
Cadastro: 15/09/15
Posts: 228
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Kraftman Perfil  Busca de outros posts por Kraftman Busca
Wilson,

Muito obrigado pela sua opinião, a comparação do seiko com o tag foi bem educativa....

Realmente existem muitos fatores não palpáveis nessa comparação que eu queria fazer. O máximo que dá pra fazer é comparar as complicações, o resto é subjetivo....

Vou aprender um pouco mais pra ver quais as duvidas que surgirão depois....kkk

Abraço
 
05/10/15 - 18:31
  Quote  #7
Mensagem por helio
Local: RMC
Cadastro: 01/01/07
Posts: 1990
Usuário nível:




Visualizar o perfil de helio Perfil  Busca de outros posts por helio Busca
É uma pergunta complexa, poderia fazer analogia a motores automobilísticos, a Honda faz um 2.0 com 155 cv, a Volvo um com 245cv e outro com 306cv.
Talvez os materiais, o projeto, a aferição. Num projeto de cronógrafo possuir rodas de coluna é um diferencial como o turbo compressor seria num de motores. Marca não sei se é diferencial, o projeto in-house da Tag tão alardeado por ela a uns 5 anos foi comprado da Seiko e vinha nos Ananta.
Quantidade de rubis (mancais) também não seria, um projeto de cronógrafo modular possui mais que o dobro de um integrado e nem por isso é superior. Tem muita marca chinfrim que enche projetos ruins de rubis como se isso melhorasse a produto, não melhora.
Complicações também não são verdade, um Patek ou um Lange simples é infinitamente melhor acabado que um 775x ou um 289x ou mesmo um phc3019, coloque num microscópio e constate.
Como base quanto maior o cuidado utilizado, melhor o projeto.
 
06/10/15 - 07:36
  Quote  #8
Mensagem por Kraftman
Local: Jundiai
Cadastro: 15/09/15
Posts: 228
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Kraftman Perfil  Busca de outros posts por Kraftman Busca
Helio,

obrigado pelas novas informações, por sinal, muito importantes!
Total de Mensagens encontradas: 8
Página 1 de 1 1
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior

Se você deseja postar uma resposta a este tópico deve antes efetuar login
Se você não é cadastrado clique aqui para se cadastrar