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FórumRelógios & Relógios

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Tópico: Profissionais de vendas das joalherias
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30/05/08 - 22:31
  Quote  #2
Mensagem por JOAO
Local: Divinópolis
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Caro Allan,
a situação em Belo Horizonte é desanimadora!

Uma vendedora da H. Stern enalteceu um relógio da grife porque ele tinha "uns" rubis! Outra não sabia me dizer se o relógio era mecânico ou a quartz!!!!
A ignorância é profunda, dá até raiva!
As empresas deveriam exigir um treinamento das vendedoras antes de credenciar a loja como representante da marca.
A situação só desprestigia os produtos!
Soma-se isso à baixa variedade de produtos, comprar relógios só em São Paulo!!!
 
30/05/08 - 23:24
  Quote  #3
Mensagem por quim
Local: Fim do Mundo
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Prezado Allan

Eu moro no RJ. E aqui, ao que tudo indica, a situação não é diferente da bela capital mineira.

Confesso que não sou assíduo frequentador de joalherias, sobretudo as expressivas, onde a tentação é enorme. Contudo, em duas situações eu me defrontei com o mesmo problema, não a ponto de ficar indignado. Não deixa de ser interessante o seu comentário

Com efeito, os vendedores muito pouco ou nada sabem acerca do produto. E posso assegurar-lhe que esse problema não é próprio do mercado de relógios, ao menos aqui no RJ.

Pior, os fabricantes parecem estar mais preocupados com a imagem do produto do que com as qualidades que lhe são próprias. Nós, entusiastas ferrenhos dessas maquinas, somos a exceção das exceções. A maioria (ou será minoria?) das pessoas que vai a uma joalheria e adquiri, por exemplo, um Rolex certamente não está preocupada com o seu recheio.

O curioso é que os fabricantes de automóveis e, salvo engano, até os vendedores, procuram enaltecer não só a estética e o conforto de seus veículos, mas, também, as características do motor, dos freios e etc.
Bem, em relação aos vendedores eu me considero um tolerante. Agora, o que me deixa indignado (p.dentro das calças!!) são os preços.
abs. quim

 
30/05/08 - 23:31
  Quote  #4
Mensagem por quim
Local: Fim do Mundo
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Caramba, João!

A situação em BH é grave!

Sendo assim, retifico a minha postagem anterior para fazer constar que os vendedores aqui no RJ sabem pouco, permanecendo o restante inalterado.
abs.quim
 
30/05/08 - 23:41
  Quote  #5
Mensagem por JOAO
Local: Divinópolis
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Caro quim,
é correto que o mercado consumidor em B.H. é pequeno, mas acredito que mereciamos mais respeito!!!
 
31/05/08 - 15:05
  Quote  #6
Mensagem por helio
Local: RMC
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Infelizmente quem atende nestas joalherias pouco sabe dos produtos que vende (em algumas pequenas o Dono possui algum conhecimento, afinal foi ele que pagou a grade, mas isso não é via de regra). Mesmo em algumas lojas refinadas e extremamente especializadas o conhecimento sobre os produtos oferecidos é raso.

Mas como a maioria dos clientes não quer saber do que está comprando e se contenta com o design e o status que a peça possa lhe agregar, a vida continua.

[]s

p.s.- Tem gente que acha que os Rubis são jóias (e não peças industriais sem nenhum valor, que funcioanam como os mancais num carro diminuindo atrito), ou que a quantidade deles reflita diretamente na qualidade do movimento (o que seria outra inverdade pois relógios modulares por se tratarem de peças autonomas acabam tendo quase o dobro deles), tem muita marca furreca que enfia rubis em todo o lugar (dava para fazer um colar, esquecendo-se da funcinalidade dos mesmos), chegando quase a centena; leiam este interessante post no Timezone que abordou sobre isso.

Agora experimentem perguntar qualquer coisa a respeito ao seu atendente.

p.s.II- Uma das maiores decepções que tive quando comecei a me interessar por horologia foi descobrir que a grande maioria dos 600 fabricantes de relógios que exitem, na maioria das vezes encaixotam ebauches. Outra pergunta interessante seria se eles por acaso sabem quem fabricou o movimento que move o relógio (até marcas conssagradas utilizam-se de movimentos de 3os, muitas vezes pagamos somente pelo nome )
 
31/05/08 - 19:45
  Quote  #7
Mensagem por rovel
Moderador
Local: Curitiba
Cadastro: 01/01/06
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Prezados amigos,

Realmente existe um despreparo muito grande por parte dos atendentes das relojoarias.

E isto não é culpa deles, mas sim dos níveis superiores...

Afinal, a maior parte do faturamento destas empresas vem da venda de jóias, e a venda de relógios ainda é vista como algo secundário.

Apenas alguns poucos funcionários mais interessados buscam aprender algo além do parco treinamento que lhes é oferecido.

Além do desinteresse, existe também uma certa arrogância por parte das relojoarias, que não admitem que seja necessário qualquer treinamento complementar.

No ano passado, logo após meu retorno dos salões suíços, fui convidado pela gerência da filial de Curitiba de uma renomada rede nacional a dar uma palestra a respeito das novidades apresentadas, tendências do mercado, questões técnicas, etc.

Como foi um evento muito interessante, que agradou tanto aos funcionários como à gerência, ocorreu-me de oferecer este serviço a outras redes de relojoarias.

Para minha surpresa, o que mais ouvi foi "não temos interesse", "não precisamos", "o treinamento que oferecemos já é suficiente", etc.

É mesmo de se lamentar...

Enquanto isto, os clientes são obrigados a ouvir as maiores barbaridades por parte daqueles que deveriam orientar corretamente suas aquisições.

Diante disso, não é de se estranhar que os dirigentes se queixem da concorrência do exterior, especialmente Miami.

Com a diferença de preço que temos em nosso mercado, as nossas relojoarias deveriam se preocupar um pouco mais em não desperdiçar oportunidades de venda para aqueles poucos que estão dispostos a pagar mais para adquirir os caríssimos relógios à disposição em nosso mercado.

Infelizmente, não é o que está ocorrendo...

Abraços,
César Rovel
 
31/05/08 - 22:12
  Quote  #8
Mensagem por bruno
Local: Belo Horizonte - MG
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Também sou de Belo Horizonte e já havia notado a tremenda falta de conhecimento dos vendedores desse segmento. Tem horas que dá raiva até. hehehe...

Os vendedores geralmente se guiam por marcas. Se eles vendem Diesel, por exemplo, eles falam: "Nooossa um relógio da Diesel, é maravilhoso!" Só que nem sabem o que está dentro do relógio.

Muito dessa incompetência vem dos próprios consumidores, pois a maioria não é exigente em saber o que está comprando. Talvez por não serem tão interessados quanto nós com relação a esse universo dos relógios.

Em geral, os consumidores se guiam por, digamos "marquinhas famosinhas" e acham que por estarem comprando um relógio com um emblema de uma marca renomada terão a garantia de um excelente produto. O que, conforme sabemos, nem sempre acontece.

É um comportamento que venho notando entre as pessoas, vocês também já perceberam isso?
 
01/06/08 - 01:19
  Quote  #9
Mensagem por aviasom
Local: Belo Horizonte
Cadastro: 01/12/07
Posts: 799
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Quote: Originalmente postado por quim em 30/05/2008 23:24:16


...... somos a exceção das exceções. A maioria (ou será minoria?) das

pessoas que vai a uma joalheria e adquiri, por exemplo, um Rolex

certamente não está preocupada com o seu recheio.








Quim concordo com tudo que você falou, apenas gostaria de salientar que quem entra em uma loja e pede um Rolex (ao contrario de IWC, Omega, Breitling e mais de uma centena de outras marcas) não precisa se preocupar com o "recheio", com toda certeza o recheio é Rolex rsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr



.
 
01/06/08 - 08:42
  Quote  #10
Mensagem por Lobo
Local: Campinas
Cadastro: 26/04/06
Posts: 66
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O problema destes comerciantes em geral é que eles pagam salário de "quinhentus reáu" e, convenhamos, com isso vc não contrata ninguém minimamente interessado e/ou em condiçõesde aprender mais do repetir coisas estúpidas e vazias.
[]s.
 
02/06/08 - 21:42
  Quote  #11
Mensagem por quim
Local: Fim do Mundo
Cadastro: 14/05/06
Posts: 236
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Boa Noite, a todos!

Prezado Aviason

Não é só o recheio, mas a casca também! Aliás, SALVO ENGANO, em relação a Rolex é incorreto falar-se em calibre "in house". O correto é "watch in house".

É impressionante o que venho descobrindo sobre essa marca. Não há nada que voces não saibam. Agora, para mim...Ufá! É de tirar o fôlego.
abs.quim.



 
02/06/08 - 21:53
  Quote  #12
Mensagem por aviasom
Local: Belo Horizonte
Cadastro: 01/12/07
Posts: 799
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.

Sou a pessoa menos indicada para falar de Rolex mas concordo com sua definição, muito boa!
 
04/06/08 - 18:32
  Quote  #13
Mensagem por José Mauro
Local: Rio de Janeiro
Cadastro: 29/05/07
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Queridos amigos,

o que acontece é a grande rotatividade de funcionários nas lojas e a pouca instrução que eles tem e também o grande interesse em aprender ,

geralmente todas as marcas dão treinamentos , é claro de muito em muito tempo , mais ai vem a rotatividade de funcionarios é muito grande,

e as poucas relojoarias de marca que existem no Brasil e cuidam bem disso , tem muito sucesso,

e também as joalherias que cuidam um pouco deste assunto tem levado grande vantajem em relação aos concorrentes,

como diz no ditado antigo , estão nadando de braçadas afrente dos demais,

abs,

Mauro
 
04/06/08 - 20:10
  Quote  #14
Mensagem por Allan
Local: Belo Horizonte
Cadastro: 11/04/08
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Prezado Mauro,

Eu moro em Belo Horizonte - MG e estou à procura de uma joalheria que tenha profissionais minimamente preparados, para prestar um atendimento balizado em um mínimo de qualidade técnica. Por favor, caso você possa me indicar alguma ficarei extremamente grato.

Muito Obrigado,

Allan
 
05/06/08 - 11:07
  Quote  #15
Mensagem por José Mauro
Local: Rio de Janeiro
Cadastro: 29/05/07
Posts: 834
Usuário nível:



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Allan,

Em Bh qeu eu saiba os melhores profissionais São da loja Manoel Bernardes,

Outro toque que eu dou , procure ser atendido por Vendedor Homem, geralmente gostam mais de relógios e tem mais conhecimento,

Isso é do nosso instinto, e as lojas que trabalham isso estão tendo sucesso,

abs,

Mauro
 
05/06/08 - 16:37
  Quote  #16
Mensagem por Allan
Local: Belo Horizonte
Cadastro: 11/04/08
Posts: 661
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Mauro,

Seguirei as suas dicas, muito obrigado

Allan
 
14/12/16 - 16:34
  Quote  #17
Mensagem por Mardscrhash
Local: Niterói
Cadastro: 12/07/14
Posts: 65
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Comprei um Edifice há pouco tempo na minha cidade. O problema é que, além dos profissionais serem mal informados, há pouca variedade de relógios. Pelo menos é assim aqui em Niterói, RJ.
Estava olhando uma prateleira onde tinha alguns Mido, e a mesma só soube me falar que "esse aqui é folheado a ouro, tem rubis dentro dele e é suíço". Não soube dizer que tipo de maquinário usavam.
Não sei se sou uma pessoa exigente demais, mas seria bom ser atendido por uma pessoa que sabe o que está vendendo.
Sem contar em algumas lojas que tem total descaso com você. Teve uma que eu saí pois a atendente preferiu dar atenção a um senhor que estava bem vestido. Perguntei se eles ajustavam o elo da pulseira e ela disse "Não" em um tom bem seco. Se estivesse num dia de transtorno, a mesma iria ouvir.
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