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FórumRelógios & Relógios

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Tópico: Caixas rotativas
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17/05/11 - 07:55
  Quote  #2
Mensagem por Santos Silva
Local: Lisboa
Cadastro: 09/06/09
Posts: 154
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Cumprimentos a todos,
o problema das caixas rotativas, é a escolha da qualidade das mesmas, existem desde 50 euros a muitos milhares senão centenas de milhar de euros.
Na minha modesta opinião desde que o rotor seja de boa qualidade e que se tenha em atenção o nº de voltas necessárias para "carregar" cada mecanismo em particular acho que não há problema.
Aquando da primeira vez que senti falta de um aparelho destes, comprei uns modelos, baratos e tive uns modelos que rodavam sempre en continuo, ou seja rodavam muito devagar cerca de 2 rotações por minuto (do tipo scatola del tempo) mas rodavam em continuo isto perfazia cerca de 3000 rotações completas por dia, existem mecanismos que ficam completamente "carregados" com 900 é obvio que se as rotações neste caso são em excesso.
Mais tarde adquiri uma caixa de movimento que me permite escolher as direcções de rotação e inclusive o n de voltas para cada rotor isto aliado a uma tabela de rotações necessárias a cada mecanismo tenho sempre os relogios a trabalhar sem estarem com excesso de carga.

Cumprimentos
 
18/05/11 - 09:56
  Quote  #3
Mensagem por Lapa
Local: Lisboa
Cadastro: 10/03/11
Posts: 25
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É um tema bastante polémico, em que muitos opinam que essas caixas provocam um excessivo desgaste das peças do relógio e trazem problemas relacionados com a lubrificação.

Eu tenho uma caixa rotativa de um modelo barato mas que possui alguma regulação/programas.

http://prasvalnet.com/tienda/watch-winder-1-motor-1-relojes-ww01tbl-p-73.html?zenid=a7f8f619a4b7777fdffa637dd0b64bc9

O programa que uso trabalha 3 horas (alternando 5 minutos para a esquerda e outros 5 para a direita) e pára 9 horas.

Pela relação qualidade/preço estou muito satisfeito.

Deixo aqui uns videos muito interessantes com opção de escolha em português (peço desculpa se os mesmos já foram apresentados aqui no forum).

http://www.breitling.com/service/

No minuto 3:10 de um dos videos é possível observar um mecanismo que simula os movimentos naturais de um pulso humano.


 
18/05/11 - 16:52
  Quote  #4
Mensagem por Torres
Local: Lisboa
Cadastro: 05/09/06
Posts: 628
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Sobre este tema apenas posso avançar o que sei:

1 - A qualidade dos sistemas é crucial

2 - Os óleos num relógio mecânico moderno ou contemporâneo parado durante um periodo extenso de tempo deterioram-se alterando propriedades cruciais como a viscosidade. Quando após este periodo colocamos o relógio em funcionamento, as peças sujeitas a fricção acabam por ser também sujeitas a um desgaste superior.Um relógio moderno que funcione regularmente mantém as propriedades essenciais dos óleos de lubrificação durante o tempo que separa cada revisão por um relojoeiro qualificado.

3 - Um sistema de rotores de movimento deve contar invariavelmente com as seguintes características:

     a - Poder rodar opcionalmente para a direita, para a esquerda ou alternadamente nas duas direcções (os sistemas de corda automática dos relógios mecânicos dividem-se nestas três categorias). Um sistema que apenas rode para a direita não terá qualquer efeito num relógio que carregue apenas para a esquerda. O resultado será um desgaste prematuro do sistema de embraiagem ou cliquê. O mesmo se passa com sistemas que rodem apenas para a esquerda ou mesmo apenas em ambos os sentidos alternadamente. O único sistema válido adaptável a todos os calibres de carga automática convencionais tem obrigatoriamente de contemplar estas três possibilidades. O recurso aos valores recomendados por cada marca para cada modelo é também crucial.

     b - O nº de rotações tem forçosamente de ser programável. O sistema não deverá rodar indefinidamente devido ao resultado óbvio de alcançar a carga máxima da mola passando a exercer a sua acção sobre a embraiagem do sistema. Outra vez, aqui é o desgaste prematuro do sistema que se fará notar.

     c - O sistema deverá contemplar durante o processo de carga um período de repouso destinado a permitir o desenrolar da mola. Um sistema que ao fim de 24 horas alcance a carga máxima do relógio (ou perto dela) e que não contemple esta função, arrisca-se a manter este elemento em permanente tensão máxima com a natural perda das suas características e força originais.Adicionalmente este sistema irá permitir ao relógio mecânico funcionar ao longo de uma linha de força com valores dinamométricos ideais (nem demasiado baixos nem demasiado altos).

Estas são as características mínimas para um sistema de rotores de movimento que se preze, de maneira a poder garantir a longevidade de um movimento mecânico de corda automática moderno.

No que se refere a relógios antigos ou vintage, estes não devem á partida ser considerados para um uso diário intenso devido á sua idade e desgaste inerente, por melhor que se tenham mantido ao longo dos anos. O mesmo se aplicará á sua utilização em sistemas de rotores de movimento. Tal como por exemplo um Bugatti de 1930 (carro) não deve ser usado para ir para o trabalho todos os dias, o mesmo se passa com os relógios mais antigos. No entanto é benéfico o seu funcionamento regular e espaçado. Neste caso, também um relógio Vintgae automático poderá perfeitamente ser guardado numa caixa com um sistema de rotor de movimento desde que apenas seja accionado duas a três vezes por mês. Esta acção irá garantir que mesmo no relógio mais antigo, os óleos se mantenham bem distribuídos e com uma viscosidade ideal.

...grande redacção...espero que tenha esclarecido algumas dúvidas.

Acima de tudo devemos ter a noção de que qualquer mecanismo pode ser comprometido se utilizado indevidamente. O mesmo se passa com estes sistemas de carga, que não devem ser diabolizados. Antes pelo contrário...

Cumprimentos,

Carlos Torres
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